Homenagem do Centro de Educação (CEDUC) ao escritor paraibano Ariano Suassuna

24 de julho de 2014

Ariano SuassunaEsta é a homenagem do Centro de Educação (CEDUC) ao homem e escritor paraibano que, com sua morte, nesta quarta-feira dia 23, reserva-nos um legado artístico e humanístico de valor inestimável para o povo paraibano e para o mundo. Com as palavras de nosso ex-aluno Sílvio Garcia, despedimo-nos, do Mestre Ariano Suassuna:

“Este foi o último slide que usei na defesa do meu TCC, agradeci a banca e aos que estavam presentes no auditório da universidade, mas no meu íntimo agradecia a Ariano Suassuna, o Imperador da Literatura Brasileira, que por sempre me encantar com suas obras sobre o Sertão e meu Taperoá merecia, nas minhas simples palavras, ser reverenciado ao término do meu curso de Letras através da minha monografia. Na ocasião defendi meus estudos sobre o “Romance da Pedra do Reino”, um trabalho tão prazeroso e que me deixou cada vez mais encantado pelo mundo literário de Ariano.

Hoje, não tenho palavras para descrever o misto de sentimentos num momento como este…

Lembro da vez que o vi de longe na Fazenda Carnaúba em Taperoá, mas recordo muito mais da grande emoção de encontrá-lo a primeira vez em Recife, meu nervosismo era sem tamanho, o fiz muitas perguntas e recebi as respostas de todas com muita atenção, guardei cada palavra, cada gesto e cada conselho, saí do seu gabinete prometendo voltar para lhe entregar minha monografia, mas isso não será mais possível… queria muito lhe dizer que eu conclui o trabalho e não fugi da “Pedra do Reino”, nem da Estética Armorial, cumprindo assim uma das promessas que o fiz de continuar meus estudos sobre sua obra e sobre o movimento Armorial. A segunda promessa feita levarei para eternidade, esta era a de guardar o dia, mês e ano daquele encontro (20 – VIII – 2012), 20 de agosto de 2012, data de grande importância, pois ele e D. Zélia (sua esposa) estavam comemorando 65 anos de namoro. Guardarei, mestre! E lembrarei sempre o exemplo de escritor, dramaturgo, professor, homem, esposo, pai e ser humano que fostes.
MUITO OBRIGADO! Adeus!”