CEDUC

CEDUC

Centro de Educação

Eventos / Atas / Publicações

Eventos


 

Click abaixo para acessar o folder do Movimento  Nacional de Defesa do Curso de  Pedagogia

Movimento nacional

 

________________________________________________________________________________

 

Como parte do ciclo de eventos promovidos pela UEPB em homenagem ao Centenário de Paulo Freire, neste mês de setembro uma série de minicursos on-line estão sendo ofertados. Neste arquivo abaixo em PDF, você encontra a lista e os detalhes de cada um e pode se inscrever até dia 14/09. Basta clicar em “INSCRIÇÃO” abaixo de cada tema, que você será redirecionado para a página de inscrição do minicurso escolhido. Mas corre, porque as vagas são limitadas!

Centenário Paulo Freire UEPB – Minicursos On-line

 

_______________________________________________________________________________

Prezados(as) professores(as),

A Comissão do Centenário Paulo Freire do CEDUC convida os docentes que estudam sobre as temáticas freiriana para oferecer minicursos de forma remota, no mês de setembro, como atividade da programação do centenário na UEPB. Escolha o título do seu minicurso, defina uma carga horária, o dia e o horário da realização e informe a comissão através do email do CEDUC até o dia 26 de agosto.
Antecipadamente agradecemos sua colaboração.
Att.
A Direção do CEDUC

______________________________________________________________________________

 

 

O GRUPEO – cadastrado CNPQ – é um grupo de pesquisa, ligado ao Departamento de Letras e Artes/Campus I/UEPB, cujo foco central está no acolhimento de pesquisas ligadas às diferentes manifestações da voz e objetiva:
1) Acolher e desenvolver pesquisas que se direcionem aos estudos das diversas manifestações da oralidade, suas diferentes matrizes, bases epistemológicas e/ou representações envolvidas diretamente com as diversas vozes – quer provenham das inúmeras poéticas orais (cordel, cantoria de viola, aboio, rezadeiras, etc) quer das manifestações que envolvem os diferentes cultos afrodescendentes, causos, memórias e/ou relatos orais provenientes das diversas áreas: literaturas, história, antropologia, sociologia, linguística, dentre outras que demonstrem afinidades e/ou identidade com a força da voz;
2) Integrar, através da realização de eventos culturais e científicos, os diferentes grupos, movimentos e manifestações culturais envolvidas com a oralidade;
3) Promover a inclusão, a continuidade e a manutenção de tais grupos, por meio de políticas públicas, captação de editais nos diferentes órgãos (universidades, centros de pesquisa, etc) para a realização de eventos, palestras, congressos e capacitações os mais diversos;
4) Incentivar a realização de eventos culturais e científicos ligados diretamente à oralidade como forma de dar o devido protagonismo a este fenômeno da expressão humana nas suas mais distintas formas;
O Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega, líder do GRUPEO, ministra no DLA componentes ligados ao ensino de Língua Materna e oralidade. Concluiu em 2020 seu doutorado no PROLING/UFPB com a tese intitulada A CANTORIA DE VIOLA NA CONTEMPORANEIDADE: SEUS POETAS EM PERFORMANCE E MEMÓRIAS; ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO POÉTICA DE APOLOGISTAS E REPENTISTAS.
No momento está em processo de planejamento de duas atividades:
1) SINPOV (I Simpósio Nacional de Poéticas da Voz) com previsão de realização para novembro deste;
2) Vozes das bordas: levantamento de expressões artísticas lá de nós. Objetiva captar e antologiar as diferentes manifestações artísticas cujas performances estejam protagonizadas pela voz, espalhadas na circunscrição geográfica dos alunos-pesquisadores envolvidos no projeto.

 

Contatos do grupo:

1) Link do blog do GRUPEO: https://grupeouepb.wordpress.com/
2) E-mail para contato: grupeo2021@gmail.com
Quaisquer dúvidas: (83) 9.8150-9416.

 

Atas


 

Publicações


Eleições – representante do CONSUNI

Homologação da Inscrição - CONSUNI

 


“Coordenação de Filosofia comunica novo endereço de e-mail institucional

A Coordenação do curso de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus I, em Campina Grande, comunica o seu novo endereço de e-mail para contato e demais expedientes administrativos a toda comunidade acadêmica, a saber: coord.filosofia.ceduc@setor.uepb.edu.br.

O canal institucional está disponível para todos os procedimentos acadêmicos, entre os quais o período de ajuste de matrículas, entre 28 de junho e 9 de julho, solicitações de dispensas e trancamentos, além de esclarecimentos, e será o principal instrumento de suporte do setor durante a vigência das excepcionalidades do atendimento remoto.”

At.te,

Coord. Filosofia

 

________________________________________________________________________________

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I

BOLETIM INFORMATIVO

 

  1. COMISSÃO PAULO FREIRE/CEDUC

A Comissão Paulo Freire do CEDUC está organizando a II RODA DE DIÁLOGOS sobre o centenário de Freire para o dia 25 de agosto, às 19 horas. O tema será Paulo Freire e a Cultura Popular. A Professora doutora Patrícia Cristina de Aragão será a mediadora, na roda estarão às professoras doutoras Ágda Aquino, CCSA, Nelsânia Batista da Silva, CEDUC e Letícia Rameh Barbosa, da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. O Grupo Acauã da Serra fará uma apresentação cultural e tudo será transmitido pelo canal do You Tube da UEPB. Contamos com o apoio de todas as pessoas que são do nosso centro.

Para o mês de setembro estamos organizando a realização de minicursos sobre a temática freiriana, quem desejar oferecer pode escolher dia, horário, carga horária, número de participantes e a temática. A comissão irá receber as propostas, divulgar e fazer as inscrições, será certificado a pessoa que ministrar e que participar do minicurso.

A Comissão do Centenário Freiriano do CEDUC sugeriu que fosse feita uma arte que marcasse o prédio da Central Acadêmica Paulo Freire e que fosse mudado o nome da fachada do mesmo. Depois de algumas reuniões, foi encaminhada para Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) uma solicitação de encaminhamento deste pleito. O projeto foi assinado pela artista Flora Santos. Serão imagens nas quatro (4) colunas do hall de entrada. Esperamos ainda neste ano fazer a inauguração desta obra. Quem desejar conhecer a Flora Santos, seu instagram é https://www.instagram.com/p/CRTwyGpB5wX/?utm_medium=share_sheet

  1. FÓRUM DAS LICENCIATURAS

O Fórum das Licenciaturas se reuniu na tarde do dia 27 de julho, pelo sistema remoto, contando com uma boa representação dos cursos de licenciatura da UEPB, após a apresentação dos presentes, foram discutidos os objetivos de retomada e articulação do fórum que será autônomo e independente, que irá discutir sobre a formação docente e terá um caráter consultivo e propositivo para as instancias deliberativas da instituição. Foi formada uma comissão provisória de coordenação do fórum que irá elaborar uma proposta de regimento interno que será discutida na próxima reunião do mesmo. Na coordenação ficaram as professoras Margareth Melo, Paula Castro (CEDUC), Ana Raquel (CCT) e o professor Arlandson Mateus (CCEA/Patos).  Também foi sugerido diversa temáticas de reflexão no fórum, tais como: Resolução sobre Curricularização da Extensão, Resolução n.2/2019, sobre a Formação Docente e o Edital 35/MEC. Também foi sugerido se discutir sobre os componentes curriculares das licenciaturas. Em breve nova reunião será convocada.

  1. ORÇAMENTO CEDUC

Com objetivo de garantir recursos para o Centro foram realizadas reuniões com as Pró-Reitorias Financeira (PROFIN), de Administração (PROAD), com direção do CCSA e com a Reitora Célia Regina. Junto com o estudo das resoluções próprias para cessão e autorização de uso dos espaços físicos, e conversas com a Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA). Foram garantidos os recursos para o exercício 2021 cuja execução será discutida em reunião do Conselho de Centro.

  1. DISTRIBUIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO

Após reuniões e conversas com os departamentos, com a direção do CCSA, direção do CCT e Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), além de estudo do mapeamento anterior, chegamos a um mapeamento atualizado da utilização das salas da Central Acadêmica. Há diversos pontos para discussão com o conselho para melhorar o uso dos espaços (múltiplas salas de informática e de professores, salas divididas, cursos com turmas separadas, núcleos e salas administrativas sem padronização de uso, etc…). Em reunião com Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) decidiu-se conjuntamente pela formulação de portaria regulando a marcação em sistema para utilização das salas na graduação a partir da direção do prédio e com supervisão das direções de centro.

  1. CONTRATOS TEMPORÁRIOS E PROGEP

Em contatos com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) a situação dos funcionários contratados está sendo prorrogada até a realização do processo seletivo de contratação temporária que foi suspenso devido à pandemia. A quantidade de servidores e sua distribuição foi atualizada nas planilhas enviadas à pró-reitoria, mas há necessidade de ajustes a serem discutidos, especificamente, com os departamentos envolvidos, e também em linhas gerais com o Conselho de Centro para melhor organização da estrutura administrativa com a aproximação do retorno presencial e adoção de modelos de trabalho híbrido.