Sociologia

Entendemos assim que a UEPB deva se colocar frente ao seu papel histórico de uma instituição dedicada à formação e à capacitação contínua de profissionais em diversas áreas, constituindo-se em um centro regional de referência na produção e difusão de novos conhecimentos. Dessa forma, a Licenciatura em Sociologia deverá cumprir uma posição estratégica no desenvolvimento regional, podendo contribuir decisivamente para o debate e a construção de propostas econômicas, políticas e sociais voltadas para o desenvolvimento com inclusão social viável e em resposta às demandas e interesses da sociedade nordestina, em especial, da paraibana.

Nesse sentido, a Licenciatura em Sociologia aqui proposta poderá formar professores que desejem ensinar Sociologia e profissionais que já se encontram atuando sem, no entanto, formação especifica. O curso também pretende contemplar educadores e lideranças de movimentos sociais, fomentando o estudo da vida social, a interação e a estrutura sociais, a constituição dos grupos sociais, o desenvolvimento e o funcionamento das comunidades, especialmente, a vida no campo e na cidade. Assim, serão formados profissionais que terão contato com teorias e metodologias para a construção de conhecimentos críticos e transdisciplinares sobre os fenômenos sociais, culturais, políticos e econômicos.

Uma outra questão diz respeito ao fato do curso apresentar ênfase e aprofundamento quanto ao exercício da docência objetivando formar educadores político-sociais da cidade e do campo de tal modo a também habilitar para o exercício de atividades tais como pesquisa, planejamento e assessoria técnico-científica, haja vista uma ampliação dos campos de atuação dos educadores que também poderão atuar em ONGs, sindicatos, partidos políticos, institutos de pesquisa e de planejamento, órgãos governamentais ligados aos poderes executivo, legislativo e judiciário, dentre outros.

Chefe do Departamento: Profa. Dra. Waltimar Batista Rodrigues Lula

E-mail: waltimar@gmail.com

Chefe Adjunto do Departamento: Prof. Dr. Jomar Ricardo da Silva

E-mail: jomarricardosilva@hotmail.com

Coordenador do Curso: Prof.  Me. Raniere Ferreira Torres

E-mail: ferreiratorres161@gmail.com

Coordenadora Adjunta do Curso: Profa. Me. Silvânia Karla de Farias Lima

E-mail: silvaniakarla@servidor.uepb.edu.br

Phablo Barbosa Pereira (Departamento)

Willames Diniz da Silva (Departamento)

Flaviano Aguiar Silva (Coordenação)