Letras e Artes

HISTÓRICO

O Curso de Letras originou-se com a criação da Faculdade de Filosofia, iniciando suas atividades no ano de 1955, autorizado pelo Decreto Nº 37.193, de 18 de abril de 1955, com o nome de Faculdade Católica de Filosofia de Campina Grande, mantida, então, pela Mitra Diocesana local. Em 1959, pelo Decreto Nº 45.820, de 16 de abril, a faculdade teve seus cursos de Letras, Anglo-germânicas e Neolatinas, reconhecidos. Em 24 de junho de 1963, foi autorizada a mudança de seu nome para Faculdade de Filosofia de Campina Grande, desvinculando-se, nesse período, da MitraDiocesana, para integrar-se à Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Técnica, entidade absorvida posteriormente pela Fundação Universidade Regional do Nordeste, criada sob os auspícios da Municipalidade, em 1966, através da Lei Nº 23, de 15 de março.

Posteriormente, foram criadas habilitações em Português/Inglês, com reconhecimento publicado em 17/04/1965, e em Português/Espanhol, em 1978. A habilitação em Português/Espanhol foi desativada pela Resolução 047/82 e os alunos que optaram por esta habilitação só tiveram seus diplomas reconhecidos através da portaria ministerial Nº 302, de 16 de março de 1988, publicada em D.O.U. em 18 de maio de 1988, seção I, p. 5.681.

O Curso de Letras da UEPB passou por várias reformas, tanto para se adequar às normas nacionais, quanto às exigências internas (composição e estruturação curriculares, habilitações, tipos de licenciatura-plena e/ou curta – e outras). Dentre essas reformas, citamos as resoluções CONSEPE/UEPB Nº 015/74 e Nº 021/74, que aprovaram a reformulação do Currículo do Curso de Licenciatura Curta. A Resolução CONSEPE/UEPB Nº 021/78 aprovou a inclusão da disciplina Dinâmica de Grupo, no Currículo de Licenciatura Plena, enquanto a Resolução CONSEPE/UEPB Nº 214/86 inclui sociologia I em 1993, passando o Curso de Letras por substancial reforma.

A Resolução CONSUNI/UEPB Nº 013/93, de 22 de dezembro de 1993, desmembrou as habilitações duplas Português/Francês e Português/Inglês, em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Licenciatura Plena em Língua Francesa e Licenciatura Plena em Língua Inglesa, justificando-se: a insatisfação dos alunos, por falta de aptidão para determinada língua; a atualização do Currículo, face à estrutura curricular de outras Universidades; a instalação da prática da opção, multiplicando as oportunidades para o aluno, de comparar e escolher; e o depoimento de professores egressos da habilitação dupla, que confirmavam o despreparo profissional, por força das circunstâncias oriundas das peculiaridades do Curso. Essa reformulação teve uma grande repercussão, inclusive havendo uma mudança significativa do elenco de disciplinas e em suas ementas. Esse projeto de reformulação, elaborado em julho de 1992 pelas professoras Maria da Felicidade Santos Silva (Coordenadora), Maria Divanira de Lima Arcoverde (Vice-Coordenadora) e Maria Lopes de Sousa, foi aperfeiçoado, após discussões com professores e alunos, culminando com apresentação de painel na VI Semana de Letras. A reformulação em pauta, com carga horária de 3.075 horas, foi dinamizada no primeiro semestre de 1994, quando coordenavam o Curso a professora Maria Divanira de Lima Arcoverde e a Professora Maria Lopes de Sousa.

Finalmente, a Resolução CONSEPE/UEPB Nº011/94 modificou, ainda, o Currículo do Curso, acrescentando Literatura Brasileira V e Literatura Paraibana; para os alunos que ingressassem a partir do semestre 95.1.

Além dessas reformulações curriculares, o Curso de Letras registra em seu histórico a criação de um Núcleo de Pesquisa em Literatura e Linguística – NUPELL –, com o objetivo de desenvolver atividades de extensão, transformadas em projetos que viessem beneficiar as comunidades, além de implementar projetos de pesquisa visando ao aprofundamento de estudos lingüísticos e literários. Aprovado pelo CONSEPE/UEPB em 25 de outubro de 1993, o NUPELL, sob a coordenação da professora Maria Divanira de Lima Arcoverde (nomeada para uma gestão de dois anos), se constitui em forte instrumento de dinamização do Curso de Letras, com caráter interdisciplinar e aberto a todos os Departamentos da UEPB para os docentes que se interessem a fazer parte de sua composição.

Dessa forma, o Curso de Letras, atendendo ao inciso II do artigo 53 da Lei 9394/96 (LDB), entrou com processo de renovação do Projeto Pedagógico para 1999, adequando-o “ao perfil do profissional de Letras e uma racionalização do tempo necessária à sua conclusão”. A proposta, organizada em torno de eixos, pretendia articular o conhecimento específico do Curso e o conhecimento da realidade social onde o graduado em Letras atuaria; integrando, de acordo com a Resolução 09/97 do CONSEPE/UEPB, atividades de ensino, pesquisa e extensão, necessárias à integralização do currículo, e remanejando conteúdos entre básicos, complementares e eletivos.

Com efeito, o Curso de Letras, atendendo a essa nova visão, desenvolveu suas atividades até o ano de 2006, obedecendo à implantação desse novo Projeto Pedagógico, com as habilitações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, nos turnos manhã e noite, contemplando conteúdos referentes à formação de educador/ professor e de especialista/ pesquisador, atendendo às exigências da sociedade e preparando o educando para o futuro, como profissional da Área de Letras.

Acrescente-se que, apesar de o Projeto incluir Francês e Espanhol, essas habilitações não lograram êxito e apenas as habilitações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa é que foram oferecidas, durante os anos de 1999 a 2006.

Chefia do Departamento: Profa. Dra. Gilda Carneiro Neves Ribeiro

E-mail: gildadla@servidor.uepb.edu.br

Chefia Adjunta do Departamento: Profa. Me. Luciene de Almeida Santos

E-mail: luciene.de.almeida.santos@servidor.uepb.edu.br

Coordenação do Curso de Letras/Português: Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega

E-mail: marcelonobrega@servidor.uepb.edu.br

Coordenação Adjunta do Curso de Letras/Português: Prof. Dr. Rinaldo José de Andrade Brandão

E-mail: rinaldo671980@servidor.uepb.edu.br

Coordenação do Curso de Letras/Inglês: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira

E-mail: karynesoares@servidor.uepb.edu.br

Coordenação Adjunta do Curso de Letras/Inglês: Prof. Dr. Valécio Irineu

E-mail: valecio@servidor.uepb.edu.br

Coordenação do Curso de Letras/Espanhol: Prof. Me. Alessandro Giordano

E-mail: alessandro@servidor.uepb.edu.br

Coordenação Adjunta do Curso de Letras/Espanhol: Prof. Dr. José Dantas da Silva Júnior

E-mail:

  • Felipe Pereira Rodrigues (Departamento);
  • Weldeciele Lima Gonçalves (Departamento);
  • Yohanna Letícia Alípio de Sousa (Departamento);
  • José Jardson e Fúlvio Rodrigo (Coordenação de Letras/Português);
  • Rayff Augusto Batista (Coordenação de Letras/Inglês);
  • Arthur de Brito Leano (Coordenação de Letras/Espanhol);