Curso de Extensão: Educação, Redes Sociais e Valorização da Vida: Diálogos entre Educação Básica e Superior

25 de abril de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), estará sediando nos dias 02; 08; 16 e 30 de maio de 2018, nos horários da manhã e da noite, o curso de extensão “Educação, redes sociais e valorização da vida” (EDUCAVIDA). O curso está sendo promovido pelo grupo de pesquisa em Políticas Educacionais e Processos Educativos, que é um componente curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia, objetivando promover um espaço  de diálogo, troca de experiências e intercâmbio entre profissionais e estudantes de ensino superior e educação básica acerca de temas/problemas educacionais, associados à utilização de redes sociais e à  desvalorização da vida. O evento terá carga horária de 40 horas de atividades a serem realizadas no Centro de Integração de Acadêmica (CIAc) da UEPB/campus I.

A proposição do evento decorre de nossas preocupações com problemas que se tornaram comuns no contexto da “Sociedades do conhecimento”, fortemente marcada pelo avanço de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Entendemos que nas últimas décadas as TIC têm proporcionado uma série de benesses às populações, tais como acesso ilimitado à informação; intensificação dos fluxos de pessoas, dinheiro, mercadorias entre diferentes países; múltiplas oportunidades de trabalho e negócios; maior acesso a produtos e serviços em diversas áreas como medicina/saúde, educação, comércio; circulação de conhecimentos entre diferentes países; aproximação entre diferentes culturas e outras. Todavia, também têm gerado uma série de consequências graves, a saber: utilização indiscriminada de redes sociais e jogos digitais; divulgação acelerada de notícias falsas (fake news); cyberbullying, que podem está associados ao aumento de casos de depressão, ansiedade, mutilação do próprio corpo, dependência e suicídio, que tem ocorrido especialmente entre estudantes.

Evidentemente que nem sempre esses problemas têm como causa as  TIC, no entanto,  são contemporâneos dos seus avanços e situados no contexto da sociedade do conhecimento. Portanto, sobre os quais necessitamos refletir e desenvolver ações no sentido da prevenção e ou da minização dos efeitos mais prejudiciais, bem como da valorização da vida, que é o nosso bem mais precioso.

Para mais informações acessar: https://educavida-b4aec.firebaseapp.com/.