26 de abril de 2018

Clique para exibir o slide.

Com o objetivo de apresentar os projetos de extensão desenvolvidos e evidenciar suas implicações na formação acadêmica, o Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou nesta quinta-feira (26), no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, Câmpus de Campina Grande, um Encontro de Extensão com o tema “A Extensão Universitária no Contexto Acadêmico e Social”.

A programação teve início com uma apresentação cultural na qual o aluno Felipe de Castro recitou o cordel “Que mundo vamos deixar?”, de sua autoria. Compuseram a mesa de abertura os professores Eduardo Onofre e Margarete Maria de Melo, do Departamento de Educação; Glória Maria Leitão, coordenadora do curso de Pedagogia; Nelsânia Batista da Silva, coordenadora de Extensão do Departamento de Educação; e Fabíola Gonçalves, coordenadora da Câmara de Extensão.

“Este encontro surgiu da necessidade de debatermos e discutirmos a Extensão, como ela vem sendo produzida no nosso departamento e como vem ocupando um contexto mais amplo, especialmente na realidade brasileira a qual estamos enfrentando”, justificou a professora Fabíola Gonçalves, explicando também a função da recém-criada Câmara de Extensão – uma equipe com a finalidade de discutir projetos, apoio aos alunos bolsistas e aos seus projetos, fomentando a divulgação e a publicação dos trabalhos dos extensionistas.

Ela acrescentou que as experiências de extensão em Educação normalmente procuram mobilizar o acesso à cultura, estimular a contação de histórias, apresentações teatrais e leituras de todas as formas e para todas as idades.

De acordo com a professora Nelsânia Batista da Silva, uma das organizadoras do evento, a intenção era proporcionar uma discussão aberta sobre a extensão universitária e construir um diálogo participativo entre alunos e professores, de modo a mobilizar a comunidade universitária, construir novos conhecimentos e pensar na interconexão entre ensino, pesquisa e extensão. “Nós pensamos a Extensão não como uma via de mão única, pois não apenas levamos o trabalho social para determinada comunidade, mas também aprendemos de forma conjunta com eles”, assegurou.

As professoras Glória Leitão e Margarete Melo destacaram a importância do Encontro como um exercício de diálogo e participação a respeito da extensão, o que contribui para a formação do aluno fora da Universidade e a sua integração com o meio social, fazendo uma ponte entre o que se aprende no curso e o que se promove fora dele.

Buscando a criação de revitalização de bibliotecas públicas nas comunidades onde atuam com seus projetos de pesquisa, alunos e professores doaram livros infantis e fizeram a exposição de livros artesanais, confeccionados pelos próprios estudantes de graduação, a partir da disciplina Educação popular e Psicologia e do curso de especialização. Todo material foi desenvolvido no intuito de socializar ainda mais a cultura com os estudantes de ensino fundamental das escolas públicas de Campina Grande e municípios circunvizinhos.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues

O post A extensão universitária no contexto acadêmico e social é discutida em evento do Departamento de Educação apareceu primeiro em UEPB.