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Já pensou em se dedicar durante quatro dias, sendo 12 horas por dia, a uma maratona de estudos? Puxado, não é? Pois esse é o desafio para cerca de 60 estudantes do Curso...
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1ª Semana de Química discute representações multimodiais e formação docente para a inclusão

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Em tempos de mudanças curriculares e de surgimento de novos desafios no campo da Educação, as universidades públicas precisam repensar a formação dos professores para a atuação na Educação Básica numa perspectiva mais ampla de inclusão. Esse está sendo um dos assuntos da 1ª Semana de Educação em Química da UEPB, aberta na manhã desta terça-feira (12), no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O evento, realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Química, envolve ainda a 10ª Olimpíada Paraibana de Química, cuja premiação aos cerca de 120 alunos que se destacaram na competição será realizada na próxima quinta-feira (14), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), marcando o encerramento da Semana de Química.

Mais de 200 pessoas entre estudantes, professores e pesquisadores de várias instituições brasileiras participam das atividades da 1ª Semana de Química da UEPB, desenvolvidas a partir do projeto de extensão “Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas da Paraíba”.

Na conferência “O papel das representações multimodiais no Ensino da Ciência”, proferida pela professora Ana Luíza de Quadros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram apresentadas as diversas formas de comunicação que o professor utiliza em sala de aula. Para as áreas de ciência, segundo Ana Luíza, além da linguagem oral e escrita, as representações têm um papel importante no processo de formação e precisam ser valorizadas pelos professores na sala de aula para construir conhecimentos.

O primeiro dia do evento também foi marcado pela palestra “Formação de professores de Química para a inclusão”, com o professor Gerson de Souza Mol, da Universidade Nacional de Brasília (UnB), que destacou a inclusão como uma realidade que impõe aos professores das universidades púbicas a necessidade de estarem preparados para lidar como o cenário envolvendo pessoas com necessidades educacionais especiais, uma ve que, a partir do momento que esse público supera as barreiras no Ensino Básico, a tendência é que chegue nas universidades em busca de formação profissional.

Como atitudes em sala de aula que favorecem a inclusão, o professor da UnB disse que o primeiro passo é o respeito ao aluno e a compreensão da lei, entendendo que a escola tem a missão de garantir a todos as condições para a formação humana, cidadã e profissional. “É preciso entender que não cabe a nós, professores, definirmos quem pode e quem não pode aprender. O que cabe a nós é buscar formas para que todos aprendam”, enfatizou Gerson.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero; pelo pró-feitor de Extensão, professor José Pereira; pelo coordenador da Olimpíada Paraibana de Química, professor Francisco Dantas; pela diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professora Maria Isabelle Silva; pela coordenadora da Licenciatura em Química, professora Sara Regina Ribeiro; pelo chefe de Departamento de Química, professor Antônio Nóbrega de Sousa; pelo coordenador do evento, professor Geraldo Medeiros; e pelo professor Joelson Pimentel, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Matemática.

Professor Flávio Romero lembrou que, desde quando foi criada, há 53 anos, ainda como Fundação Regional do Nordeste (Furne), a Universidade Estadual da Paraíba se destaca pelos investimentos na formação dos professores e, hoje, passadas mais de cinco décadas, é perceptível a presença de educadores egressos da Instituição em todos os municípios paraibanos. Como educador, Flávio disse que o maior desafio das universidades públicas ainda é estabelecer relações com as escolas que estão na ponta do processo educacional. A UEPB, segundo ele, tem cumprido o seu papel e hoje, inegavelmente, contribui no desenvolvimento da formação educacional.

Ao saudar os participantes, o pró-reitor de Extensão, José Pereira, ressaltou a importância do projeto do curso de Química, que incentiva os alunos a pensarem no conhecimento. Ele destacou que a inclusão das escolas da Educação Básica é sempre um tema que engloba a extensão e se reflete em melhorias para a sociedade. O Chefe do Departamento de Química, professor Antônio Nóbrega, enalteceu a espontaneidade e a voluntariedade existentes nas Olimpíadas de Química, enquanto a coordenadora do curso, professora Sara Regina, destacou o incentivo para o despertar dos alunos para a ciência química, historicamente tida como difícil de aprendizado.

Coordenador do evento e da Olimpíada Paraibana de Química, que funciona como projeto de extensão na UEPB, o professor Francisco Dantas destacou a temática a ser abordada durante os três dias de eventos, especificamente a metodologia de ensino, preparação dos alunos para as olimpíadas de Química e os desafios da área. Sobre as Olimpíadas científicas, ele ressaltou que o evento este ano superou a expectativa, com mais de 107 mil alunos inscritos na Paraíba nas duas primeiras etapas, realizadas em junho e outubro, fazendo a Paraíba o segundo Estado com maior participação de alunos na competição do conhecimento.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Raiane Silva

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Em tempos de mudanças curriculares e de surgimento de novos desafios no campo da Educação, as universidades públicas precisam repensar a formação dos professores para a atuação na Educação Básica numa perspectiva mais ampla de inclusão. Esse está sendo um dos assuntos da 1ª Semana de Educação em Química da UEPB, aberta na manhã desta Leia Mais...

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O evento, realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Química, envolve ainda a 10ª Olimpíada Paraibana de Química, cuja premiação aos cerca de 120 alunos que se destacaram na competição será realizada na próxima quinta-feira (14), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), marcando o encerramento da Semana de Química.

Mais de 200 pessoas entre estudantes, professores e pesquisadores de várias instituições brasileiras participam das atividades da 1ª Semana de Química da UEPB, desenvolvidas a partir do projeto de extensão “Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas da Paraíba”.

Na conferência “O papel das representações multimodiais no Ensino da Ciência”, proferida pela professora Ana Luíza de Quadros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram apresentadas as diversas formas de comunicação que o professor utiliza em sala de aula. Para as áreas de ciência, segundo Ana Luíza, além da linguagem oral e escrita, as representações têm um papel importante no processo de formação e precisam ser valorizadas pelos professores na sala de aula para construir conhecimentos.

O primeiro dia do evento também foi marcado pela palestra “Formação de professores de Química para a inclusão”, com o professor Gerson de Souza Mol, da Universidade Nacional de Brasília (UnB), que destacou a inclusão como uma realidade que impõe aos professores das universidades púbicas a necessidade de estarem preparados para lidar como o cenário envolvendo pessoas com necessidades educacionais especiais, uma ve que, a partir do momento que esse público supera as barreiras no Ensino Básico, a tendência é que chegue nas universidades em busca de formação profissional.

Como atitudes em sala de aula que favorecem a inclusão, o professor da UnB disse que o primeiro passo é o respeito ao aluno e a compreensão da lei, entendendo que a escola tem a missão de garantir a todos as condições para a formação humana, cidadã e profissional. “É preciso entender que não cabe a nós, professores, definirmos quem pode e quem não pode aprender. O que cabe a nós é buscar formas para que todos aprendam”, enfatizou Gerson.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero; pelo pró-feitor de Extensão, professor José Pereira; pelo coordenador da Olimpíada Paraibana de Química, professor Francisco Dantas; pela diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professora Maria Isabelle Silva; pela coordenadora da Licenciatura em Química, professora Sara Regina Ribeiro; pelo chefe de Departamento de Química, professor Antônio Nóbrega de Sousa; pelo coordenador do evento, professor Geraldo Medeiros; e pelo professor Joelson Pimentel, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Matemática.

Professor Flávio Romero lembrou que, desde quando foi criada, há 53 anos, ainda como Fundação Regional do Nordeste (Furne), a Universidade Estadual da Paraíba se destaca pelos investimentos na formação dos professores e, hoje, passadas mais de cinco décadas, é perceptível a presença de educadores egressos da Instituição em todos os municípios paraibanos. Como educador, Flávio disse que o maior desafio das universidades públicas ainda é estabelecer relações com as escolas que estão na ponta do processo educacional. A UEPB, segundo ele, tem cumprido o seu papel e hoje, inegavelmente, contribui no desenvolvimento da formação educacional.

Ao saudar os participantes, o pró-reitor de Extensão, José Pereira, ressaltou a importância do projeto do curso de Química, que incentiva os alunos a pensarem no conhecimento. Ele destacou que a inclusão das escolas da Educação Básica é sempre um tema que engloba a extensão e se reflete em melhorias para a sociedade. O Chefe do Departamento de Química, professor Antônio Nóbrega, enalteceu a espontaneidade e a voluntariedade existentes nas Olimpíadas de Química, enquanto a coordenadora do curso, professora Sara Regina, destacou o incentivo para o despertar dos alunos para a ciência química, historicamente tida como difícil de aprendizado.

Coordenador do evento e da Olimpíada Paraibana de Química, que funciona como projeto de extensão na UEPB, o professor Francisco Dantas destacou a temática a ser abordada durante os três dias de eventos, especificamente a metodologia de ensino, preparação dos alunos para as olimpíadas de Química e os desafios da área. Sobre as Olimpíadas científicas, ele ressaltou que o evento este ano superou a expectativa, com mais de 107 mil alunos inscritos na Paraíba nas duas primeiras etapas, realizadas em junho e outubro, fazendo a Paraíba o segundo Estado com maior participação de alunos na competição do conhecimento.

Texto: Severino Lopes
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1º Fórum Nordeste dos Programas de Pós-Graduação em Ensino acontece dias 13 e 14 de novembro na UEPB

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), sedia, nos dias 13 e 14 de novembro, as atividades do 1º Fórum Nordeste dos Programas de Pós-Graduação em Ensino. O evento debaterá diversas questões relacionadas à produção de conhecimento.

Conforme a programação, serão realizadas palestras, mesas redondas e apresentação de Grupos de Trabalhos (GTs), envolvendo abordagens como “Desafios da pós-graduação em Ensino”, “Pesquisa e produção de conhecimento nos programas de pós-graduação em Ensino na região Nordeste”, “Mapeamento e perfil dos programas de pós-graduação em Ensino”, entre outros. O evento acontece no Auditório da Biblioteca Central.

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), sedia, nos dias 13 e 14 de novembro, as atividades do 1º Fórum Nordeste dos Programas de Pós-Graduação em Ensino. O evento debaterá diversas questões relacionadas à produção de conhecimento. Conforme a programação, serão realizadas palestras, Leia Mais...

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Conforme a programação, serão realizadas palestras, mesas redondas e apresentação de Grupos de Trabalhos (GTs), envolvendo abordagens como “Desafios da pós-graduação em Ensino”, “Pesquisa e produção de conhecimento nos programas de pós-graduação em Ensino na região Nordeste”, “Mapeamento e perfil dos programas de pós-graduação em Ensino”, entre outros. O evento acontece no Auditório da Biblioteca Central.

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Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UEPB lança editais para seleções de Mestrado e Doutorado

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou editais para os processos seletivos de formação de novas turmas, com oferta de 22 vagas para Mestrado e oito vagas para Doutorado. As linhas de pesquisa dos cursos são “Biodiversidade e Conservação em Ecossistemas Terrestres e Aquáticos” e “Processos Ecológicos e Funcionamento em Ecossistemas Terrestres e Aquáticos”.

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição on-line (clicando AQUI), bem como os formulários anexos ao Edital que deseja concorrer e encaminhar toda a documentação exigida, no formato PDF, para o e-mail ppgec@uepb.edu.br. As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro.

A seleção constará de prova de conhecimento específico (Mestrado e Dourado) e de suficiência em Língua Inglesa (Mestrado). O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 10 de dezembro. As matrículas dos aprovados serão realizadas de 2 a 6 de março de 2020.

Acesse:

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou editais para os processos seletivos de formação de novas turmas, com oferta de 22 vagas para Mestrado e oito vagas para Doutorado. As linhas de pesquisa dos cursos são “Biodiversidade e Conservação em Ecossistemas Terrestres e Aquáticos” e Leia Mais...

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou editais para os processos seletivos de formação de novas turmas, com oferta de 22 vagas para Mestrado e oito vagas para Doutorado. As linhas de pesquisa dos cursos são “Biodiversidade e Conservação em Ecossistemas Terrestres e Aquáticos” e Leia Mais...

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Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental lança edital de seleção para turmas de Mestrado e Doutorado

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital com as normas do processo seletivo para o preenchimento de vagas do Mestrado e Doutorado. No total estão sendo oferecidas 40 vagas, sendo 13 para o Doutorado e 27 para o Mestrado.

Os interessados devem efetuar inscrição até o dia 27 de novembro, no endereço eletrônico https://academico.uepb.edu.br/mestrado/index.php/inscricoes. Para que seja homologada a inscrição, é necessário o candidato entregar o formulário e os outros documentos exigidos devidamente autenticados, na Secretaria do Programa, localizada no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Bloco C, Sala C 307, 2º andar, Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, até o dia 29 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para o Doutorado, a seleção se dará em duas etapas: apresentação do Plano de Trabalho e análise da produção científica. Para o Mestrado, o processo seletivo envolve prova escrita e análise de currículo. O resultado final das seleções será divulgado no dia 18 de dezembro. Tanto o Mestrado quanto o Doutorado possuem as seguintes linhas de pesquisa: “Tecnologia de tratamento de água e de resíduos” e “Qualidade de sistemas ambientais”.

Acesse:

Texto: Severino Lopes

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Para o Doutorado, a seleção se dará em duas etapas: apresentação do Plano de Trabalho e análise da produção científica. Para o Mestrado, o processo seletivo envolve prova escrita e análise de currículo. O resultado final das seleções será divulgado no dia 18 de dezembro. Tanto o Mestrado quanto o Doutorado possuem as seguintes linhas de pesquisa: “Tecnologia de tratamento de água e de resíduos” e “Qualidade de sistemas ambientais”.

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Texto: Severino Lopes

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Mestrado em Química da Universidade Estadual da Paraíba abre seleção de nova turma com oferta de 28 vagas

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O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital do processo seletivo para formação de nova turma, com oferta de 28 vagas. Podem concorrer às vagas portadores de diploma de graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Química Industrial, Farmácia, Ciências Biológicas, Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e áreas afins

Também podem se submeter ao edital candidatos que comprovem estarem aptos a concluir curso de graduação plena nas áreas citadas, antes do início das aulas do Programa de Pós-graduação em Química. As inscrições para a seleção acontecem até o dia 28 de novembro, no endereço eletrônico https://academico.uepb.edu.br/scapg/index.php/inscricoes.

A seleção constará de prova de conhecimentos, prova de títulos e entrevista. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de fevereiro de 2020. As matrículas dos aprovados acontecem nos dias 2 e 3 de março e as aulas começam no dia 9 do mesmo mês. O edital completo com todas as normas e demais informações sobre o processo seletivo pode ser conferido clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

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Texto: Tatiana Brandão

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UEPB e Funasa discutem possibilidade de parceria para implantação de Centro de Referência em Saúde Ambiental

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) iniciaram discussões para a formalização de parceria voltada a implantação de um Centro de Referência em Saúde Ambiental do órgão federal na Universidade. O assunto foi pauta de reunião entre o reitor Rangel Junior e a superintendente da Funasa na Paraíba, Virgínia Veloso Borges, na tarde desta quarta-feira (17), no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Conforme discutido entre as instituições, a ideia é que, a partir da instalação do Centro de Referência, sejam desenvolvidas pesquisas na área de Saúde Ambiental voltadas à qualidade da água, tratamento de esgoto e resíduos sólidos, bem como estabelecidas iniciativas que auxiliem a Funasa no que diz respeito à capacitação dos municípios para o gerenciamento de ações nessas áreas.

Os recursos para a execução dessa parceria seriam oriundos de emenda parlamentar individual da senadora Daniella Ribeiro, que foi quem articulou a aproximação da Funasa com a UEPB. Como parte desse projeto, a ideia também é garantir que, com os recursos da emenda parlamentar, seja possível concluir as obras do Complexo de Laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia da (CCT) Instituição, obra realizada pela atual gestão, com sua primeira etapa já inaugurada, mas que não dispõe de recursos para a construção da segunda etapa, com dois pavimentos que abrigarão laboratórios de todos os cursos do CCT e contribuirão ainda mais para o desenvolvimento de pesquisas diversas e iniciativas voltadas à Saúde Ambiental.

Para a superintendente da Funasa na Paraíba, Virgínia Veloso, a reunião foi bastante positiva por sinalizar uma oportunidade concreta para a implantação do Centro de Referência que, uma vez em funcionamento, trará diversos benefícios para a população em geral que será assistida com pesquisas e ações capazes de promover mudanças positivamente significativas no tocante à Saúde Ambiental.

O reitor Rangel Junior considerou importante essa aproximação entre a Universidade Estadual e a Funasa, por indicar que muito pode ser feito pelas instituições em prol da população, já que cada vez mais se faz necessário executar ações que solucionem problemas ambientais e, assim, garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Também participaram da reunião a professora Weruska Brasileiro; o professor Cidoval Morais, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB; a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Instituição, professora Isabelle Dias; o diretor adjunto do CCT, professor Gustavo Henriques; a chefe do serviço de Saúde Ambiental da Funasa, Roseane Batista; as assessoras técnicas da Funasa, Michelle Rodrigues e Sivia Silva de Melo; e o vereador Lucas Ribeiro.

Texto e fotos: Tatiana Brandão

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Conforme discutido entre as instituições, a ideia é que, a partir da instalação do Centro de Referência, sejam desenvolvidas pesquisas na área de Saúde Ambiental voltadas à qualidade da água, tratamento de esgoto e resíduos sólidos, bem como estabelecidas iniciativas que auxiliem a Funasa no que diz respeito à capacitação dos municípios para o gerenciamento de ações nessas áreas.

Os recursos para a execução dessa parceria seriam oriundos de emenda parlamentar individual da senadora Daniella Ribeiro, que foi quem articulou a aproximação da Funasa com a UEPB. Como parte desse projeto, a ideia também é garantir que, com os recursos da emenda parlamentar, seja possível concluir as obras do Complexo de Laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia da (CCT) Instituição, obra realizada pela atual gestão, com sua primeira etapa já inaugurada, mas que não dispõe de recursos para a construção da segunda etapa, com dois pavimentos que abrigarão laboratórios de todos os cursos do CCT e contribuirão ainda mais para o desenvolvimento de pesquisas diversas e iniciativas voltadas à Saúde Ambiental.

Para a superintendente da Funasa na Paraíba, Virgínia Veloso, a reunião foi bastante positiva por sinalizar uma oportunidade concreta para a implantação do Centro de Referência que, uma vez em funcionamento, trará diversos benefícios para a população em geral que será assistida com pesquisas e ações capazes de promover mudanças positivamente significativas no tocante à Saúde Ambiental.

O reitor Rangel Junior considerou importante essa aproximação entre a Universidade Estadual e a Funasa, por indicar que muito pode ser feito pelas instituições em prol da população, já que cada vez mais se faz necessário executar ações que solucionem problemas ambientais e, assim, garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Também participaram da reunião a professora Weruska Brasileiro; o professor Cidoval Morais, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB; a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Instituição, professora Isabelle Dias; o diretor adjunto do CCT, professor Gustavo Henriques; a chefe do serviço de Saúde Ambiental da Funasa, Roseane Batista; as assessoras técnicas da Funasa, Michelle Rodrigues e Sivia Silva de Melo; e o vereador Lucas Ribeiro.

Texto e fotos: Tatiana Brandão

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) iniciaram discussões para a formalização de parceria voltada a implantação de um Centro de Referência em Saúde Ambiental do órgão federal na Universidade. O assunto foi pauta de reunião entre o reitor Rangel Junior e a superintendente da Funasa na Paraíba, Virgínia Leia Mais...

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Professores debatem futuro do ensino da Matemática durante 1º Encontro Campinense do PROFMAT

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Historicamente, a Matemática sempre foi vista com temor pelos estudantes da rede pública de ensino. Lidar com os números e ensinar os alunos de forma atrativa é um desafio para os professores. Nos últimos anos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem ajudado a quebrar esse paradigma e mostrado que é possível tornar a Matemática uma disciplina agradável.

E uma das ferramentas que têm levado os professores a transpor os muros da Instituição e chegar às escolas do ensino básico com a missão de melhorar o ensino de Matemática é o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), implantado há oito anos na Instituição. Na Paraíba, além da UEPB, integram o programa a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Como forma de integrar as instituições e avaliar o programa, a Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional realizou, durante toda essa sexta-feira (20), o 1º Encontro Campinense do PROFMAT. Organizado pelas coordenações da referida pós-graduação da UEPB e UFCG, o evento teve como objetivo divulgar e estimular os trabalhos e projetos dos atuais alunos e dos egressos do programa nas instituições, além de promover a interação entre eles. Mais de 90 pessoas participaram do Encontro.

No total, foram ministradas sete palestras proferidas por profissionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), UFCG e UFPB. Todos os temas abordados estavam relacionados ao ensino básico. Na abertura dos trabalhos, no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, alguns professores destacaram a importância do programa, que tem mudado os rumos do ensino da Matemática na escola pública.

Coordenador do PROFMAT na UEPB, o professor Aldo Trajano Lourêdo disse que o programa tem cumprido o seu papel e o Encontro nasceu com intuito de divulgar os trabalhos dos aluno, bem como mostrar como essas iniciativas têm melhorado o ensino. Ele anunciou que no próximo ano o Encontro será realizado em nível estadual. Na UEPB, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional oferta, em média, 20 vagas por ano. O curso é semipresencial e as aulas acontecem nas sextas-feiras, no CCT, e são ministradas por 10 professores da Instituição e um visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A diretora do CCT e professora do programa, Maria Isabelle Silva Dias Yanes, disse que o PROFMAT só veio a somar na pós-graduação e possibilitar aos professores da Instituição conhecer outras realidades nas escolas públicas e privadas. “Como consequência desse programa, a gente tem visto uma melhora muito grande nas escolas públicas. Ele tem aproximado a Universidade das escolas e favorecido o ensino da Matemática. O programa tem cumprido o seu papel positivamente”, destacou.

O coordenador do PROFMAT na UFCG, professor Luiz Antônio da Silva Medeiros, disse que o 1º ECP possibilitou às instituições envolvidas no programa socializar as ações e, com isso, darem uma resposta a sociedade. Ele lembrou que o Mestrado é bastante conceituado junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A mesma linha de pensamento foi seguida pelo representante da UFPB, professor Bruno Henrique Carvalho Ribeiro.

A palestra de abertura, “Mestrado Profissional, Formação Docente e Conhecimento Matemático”, foi ministrada pelo professor Jhone Caldeira Silva, da Universidade Federal de Goiás. Em sua exposição, ele trouxe uma discussão em torno da formação do professor de Matemática. O grande desafio, segundo ele, é articular melhor a formação do professor nas licenciaturas, para que o impacto desse conhecimento consiga transformar a realidade em sala de aula. Em meio a tudo isso, Jhone trouxe alguns resultados de pesquisas investigativas sobre níveis de conhecimento matemático por meio do projeto “Letramento Brasil”.

O docente salientou que os professores precisam realizar intervenções para tornar o ensino atrativo e quebrar o paradigma da dureza da Matemática. Para ele, o ensino da Matemática hoje enfrenta um grande desafio, visto que o mundo está diante de uma geração digital acostumada com respostas rápidas e prontas.

Uma das palestrantes do evento foi a professora Giovana Siracusa, da Universidade Federal de Sergipe, que abordou o tema “Planaridade em grafos”. A proposta da palestra foi apresentar uma breve introdução da teoria e discutir acerca da planaridade de grafos, apresentando um importante resultado que caracteriza grafos planares, que é o teorema de Kuratowski.

Além de assistirem a palestras, os alunos apresentaram diversos trabalhos em forma de pôsteres, como resultado dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. Na UEPB, o programa já titulou cerca de 100 profissionais.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

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Historicamente, a Matemática sempre foi vista com temor pelos estudantes da rede pública de ensino. Lidar com os números e ensinar os alunos de forma atrativa é um desafio para os professores. Nos últimos anos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem ajudado a quebrar esse paradigma e mostrado que é possível tornar a Matemática Leia Mais...

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Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Professores debatem futuro do ensino da Matemática durante 1º Encontro Campinense do PROFMAT

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E uma das ferramentas que têm levado os professores a transpor os muros da Instituição e chegar às escolas do ensino básico com a missão de melhorar o ensino de Matemática é o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), implantado há oito anos na Instituição. Na Paraíba, além da UEPB, integram o programa a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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No total, foram ministradas sete palestras proferidas por profissionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), UFCG e UFPB. Todos os temas abordados estavam relacionados ao ensino básico. Na abertura dos trabalhos, no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó, alguns professores destacaram a importância do programa, que tem mudado os rumos do ensino da Matemática na escola pública.

Coordenador do PROFMAT na UEPB, o professor Aldo Trajano Lourêdo disse que o programa tem cumprido o seu papel e o Encontro nasceu com intuito de divulgar os trabalhos dos aluno, bem como mostrar como essas iniciativas têm melhorado o ensino. Ele anunciou que no próximo ano o Encontro será realizado em nível estadual. Na UEPB, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional oferta, em média, 20 vagas por ano. O curso é semipresencial e as aulas acontecem nas sextas-feiras, no CCT, e são ministradas por 10 professores da Instituição e um visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A diretora do CCT e professora do programa, Maria Isabelle Silva Dias Yanes, disse que o PROFMAT só veio a somar na pós-graduação e possibilitar aos professores da Instituição conhecer outras realidades nas escolas públicas e privadas. “Como consequência desse programa, a gente tem visto uma melhora muito grande nas escolas públicas. Ele tem aproximado a Universidade das escolas e favorecido o ensino da Matemática. O programa tem cumprido o seu papel positivamente”, destacou.

O coordenador do PROFMAT na UFCG, professor Luiz Antônio da Silva Medeiros, disse que o 1º ECP possibilitou às instituições envolvidas no programa socializar as ações e, com isso, darem uma resposta a sociedade. Ele lembrou que o Mestrado é bastante conceituado junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A mesma linha de pensamento foi seguida pelo representante da UFPB, professor Bruno Henrique Carvalho Ribeiro.

A palestra de abertura, “Mestrado Profissional, Formação Docente e Conhecimento Matemático”, foi ministrada pelo professor Jhone Caldeira Silva, da Universidade Federal de Goiás. Em sua exposição, ele trouxe uma discussão em torno da formação do professor de Matemática. O grande desafio, segundo ele, é articular melhor a formação do professor nas licenciaturas, para que o impacto desse conhecimento consiga transformar a realidade em sala de aula. Em meio a tudo isso, Jhone trouxe alguns resultados de pesquisas investigativas sobre níveis de conhecimento matemático por meio do projeto “Letramento Brasil”.

O docente salientou que os professores precisam realizar intervenções para tornar o ensino atrativo e quebrar o paradigma da dureza da Matemática. Para ele, o ensino da Matemática hoje enfrenta um grande desafio, visto que o mundo está diante de uma geração digital acostumada com respostas rápidas e prontas.

Uma das palestrantes do evento foi a professora Giovana Siracusa, da Universidade Federal de Sergipe, que abordou o tema “Planaridade em grafos”. A proposta da palestra foi apresentar uma breve introdução da teoria e discutir acerca da planaridade de grafos, apresentando um importante resultado que caracteriza grafos planares, que é o teorema de Kuratowski.

Além de assistirem a palestras, os alunos apresentaram diversos trabalhos em forma de pôsteres, como resultado dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. Na UEPB, o programa já titulou cerca de 100 profissionais.

Texto: Severino Lopes
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1º Encontro Campinense do PROFMAT será realizado dia 20 de setembro na Universidade Estadual

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A Coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional realiza, no dia 20 de setembro, o 1º Encontro Campinense do PROFMAT, organizado pelas coordenações da referida pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento tem como objetivo divulgar e estimular os trabalhos e projetos dos atuais alunos e dos egressos dos programas PROFMAT na UEPB e UFCG, bem como de outras instituições associadas ao PROFMAT.

Também é objetivo do Encontro promover a interação entre atuais e ex-alunos do programa, oferecendo uma série de palestras proferidas por profissionais de diversas regiões do Brasil. As inscrições para o público em geral seguem até o dia do evento. As atividades do 1º Encontro Campinense do PROFMAT serão desenvolvidas no Auditório do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, localizado na Rua Juvêncio Arruda, S/N, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Entre os temas a serem debatidos no 1º ECP estão “O que sabemos sobre o infinito?”, “O último teorema de Fermat”, “O cálculo de Newton e Leibniz”, “PROFMAR: O desafio de formar professores de Matemática para a contemporaneidade”, “Planaridade em gráficos”, “Mestrado Profissional, formação docente e conhecimento matemático” e “Assimetrias, máquinas, cisnes negros e linguagem: a revolução 4.0 da Matemática em sala de aula”. Outras informações podem ser obtidas no endereço https://www.even3.com.br/iencontrocampinenseprofmat/.

Texto: Tatiana Brandão

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Texto: Tatiana Brandão

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Grupo de Pesquisa promove palestra sobre uso da Geogebra 3D para dinamizar aulas de Matemática

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Em sua terceira temporada, o Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GPDM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza, no dia 28 de agosto, a palestra “Possibilidades de uso da Geogebra 3D para dinamizar as aulas de Matemática”, a ser ministrada pela professora Jussara Cardoso.

O encontro começa às 13h, no Laboratório de Matemática, localizado no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Câmpus de Bodocongó. Na palestra, a professora Janaína Cardoso apresentará várias tarefas matemáticas com o uso do aplicativo GeoGebra 3D. No total, serão ofertadas 15 vagas, destinadas a alunos e professores de Matemática. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo interessado na Secretaria do Curso de Matemática, no CCT.

A pesquisa a ser abordada na palestra procura contribuir com pesquisas relacionadas ao Ensino de Cálculo, tendo por objetivo geral analisar como o futuro professor de Matemática formula e resolve problemas matemáticos com o conteúdo “Cálculo de Volumes”, a partir do aplicativo Geogebra 3D, explorando os significados formal e referencial. Propõe, ainda, formular e resolver problemas matemáticos a partir do Geogebra 3D com cálculo de volumes, atribuindo significado formal e referencial às ideias matemáticas e refletir com os futuros professores de Matemática sobre os aspectos semânticos e sintáticos das formulações e resoluções de problemas matemáticos.

A pesquisa foi composta por três estudos de caso, desenvolvida no Laboratório de Informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Câmpus Campina Grande. O Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática da UEPB está em andamento há três anos e regularmente vem promovendo atividades acadêmicas voltadas ao desenvolvimento dos alunos e formação complementar de professores da área de Matemática.

Texto: Severino Lopes

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Em sua terceira temporada, o Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GPDM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza, no dia 28 de agosto, a palestra “Possibilidades de uso da Geogebra 3D para dinamizar as aulas de Matemática”, a ser ministrada pela professora Jussara Leia Mais...

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Em sua terceira temporada, o Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GPDM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza, no dia 28 de agosto, a palestra “Possibilidades de uso da Geogebra 3D para dinamizar as aulas de Matemática”, a ser ministrada pela professora Jussara Cardoso.

O encontro começa às 13h, no Laboratório de Matemática, localizado no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Câmpus de Bodocongó. Na palestra, a professora Janaína Cardoso apresentará várias tarefas matemáticas com o uso do aplicativo GeoGebra 3D. No total, serão ofertadas 15 vagas, destinadas a alunos e professores de Matemática. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo interessado na Secretaria do Curso de Matemática, no CCT.

A pesquisa a ser abordada na palestra procura contribuir com pesquisas relacionadas ao Ensino de Cálculo, tendo por objetivo geral analisar como o futuro professor de Matemática formula e resolve problemas matemáticos com o conteúdo “Cálculo de Volumes”, a partir do aplicativo Geogebra 3D, explorando os significados formal e referencial. Propõe, ainda, formular e resolver problemas matemáticos a partir do Geogebra 3D com cálculo de volumes, atribuindo significado formal e referencial às ideias matemáticas e refletir com os futuros professores de Matemática sobre os aspectos semânticos e sintáticos das formulações e resoluções de problemas matemáticos.

A pesquisa foi composta por três estudos de caso, desenvolvida no Laboratório de Informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Câmpus Campina Grande. O Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática da UEPB está em andamento há três anos e regularmente vem promovendo atividades acadêmicas voltadas ao desenvolvimento dos alunos e formação complementar de professores da área de Matemática.

Texto: Severino Lopes

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Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB

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Em uma noite para ficar na posteridade e eternizada no tempo, nas mentes e nos corações de centenas de formandos que realizaram o sonho de conquistar um diploma de curso superior, 750 formandos de 30 cursos de Graduação dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colaram grau acadêmico neste sábado (27) e encerraram o ciclo de formaturas da Instituição do semestre letivo 2019/1.

A Assembleia Solene de Colação de Grau dos câmpus I e II aconteceu na casa de shows Spazzio, em Campina Grande, e contou com a participação dos concluintes dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA).

Presidida pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior, a cerimônia reuniu docentes e pró-reitores da Instituição, além de diretores de centros, coordenadores de cursos, familiares e amigos dos formandos. Nesse semestre, a UEPB formou mais de 1.200 novos profissionais nos oito câmpus da Instituição.

Em meio a ansiedade, júbilo e regozijo, os graduandos assistiram emocionados a entrada da congregação de professores de todos os Centros de Ensino que integram os câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca. Entre os formandos, destaque para Marta Maria dos Santos Araújo, a mais experiente da turma. Aos 59 anos e já formada em Serviço Social, ela concluiu o curso de Ciências Biológicas, seguindo os passos da filha, Elaine Cristina dos Santos Araújo, que hoje faz Doutorado na área.

A atmosfera festiva tomou conta do local, com a entrada do Paraninfo Geral das turmas concluintes, o professor José Tavares de Sousa, conduzido pela comissão de honra formada por alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Direito, Ciências Contábeis e Agroecologia.

Os futuros profissionais, orgulhosamente vestidos com a beca, prestaram o juramento, comprometendo-se diante de professores e familiares a honrar os princípios da UEPB, lutar para aperfeiçoar a ciência e a técnica, além de transformar os conhecimentos adquiridos e utilizá-los para melhorar a sociedade sob a égide da justiça e da igualdade. Eles foram representados pelo graduando Lindomar Pereira da Silva, do curso de Agroecologia.

A Oradora Oficial das turmas foi a graduanda Amanda Vanuza de Arruda Barbosa, do curso de Direito, que fez um discurso emocionado e cheio de sentimentos e poesia. Ela destacou que o momento representava uma conquista pessoal para todos e agradeceu a Deus, aos familiares e professores, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos e formação dos novos profissionais.

Amanda observou que, apesar de parecerem todos iguais, vestidos de beca, os formandos eram diferentes, com suas histórias, particularidades e dificuldades. Cada um carregava, segundo ela, marcas e sonhos. Em um reconhecimento à UEPB, Amanda destacou a missão da Instituição, que a despeito de todas as dificuldades, continua exercendo seu papel de formar cidadãos preparados para a vida. “Obrigado UEPB, que apesar de tantas dificuldades, nos dá asas para voar alto e sonharmos com dias melhores. Temos uma nova jornada pela frente”, frisou.

O Paraninfo Geral, professor José Tavares de Sousa, também fez um discurso emocionante e conclamou os formandos a usarem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para diminuírem as desigualdades sociais. Ele agradeceu a homenagem e disse que era uma honra o momento. O paraninfo focou parte do seu discurso nas desigualdades sociais que ainda existem no Brasil, principalmente no Nordeste, enfatizou que ainda faltam políticas públicas eficazes para combater essas desigualdades e que a educação é o caminho para mudar essa realidade, acabando de vez com esse flagelo social.

José Tavares ainda falou dos gargalos no Ensino Fundamental e Médio, mas ressaltou que, nos últimos anos, o Ensino Superior registrou avanços com as portas das universidades sendo abertas para alunos vindos da escola pública. Para ele, a expansão do ensino superior foi resultado de políticas públicas que reduziram as desigualdades regionais. O docente também destacou que a UEPB foi pioneira nas políticas de inclusão, tendo permitido o acesso ao curso superior a milhares de paraibanos.

A solenidade prosseguiu com o discurso do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que enfatizou que os sonhos dos concluintes é o mesmo da UEPB, que está profundamente enraizada e comprometida com o Estado da Paraíba. Eli disse, ainda, que o dia era importante para os graduandos e para a Universidade, que atualmente tem 75% dos seus alunos advindos da escola pública. A cerimônia, segundo ele, se reveste de grande importância, pois marca o ponto de chegada e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para o futuro e novos desafios.

O professor enfatizou que a UEPB está presente em toda a Paraíba, sempre comprometida com o desenvolvimento científico e cultural dos paraibanos, tendo duplicado o número de vagas nos últimos anos. Ao olhar para o futuro, Eli Brandão manifestou preocupação e disse que as universidades públicas estão em meio a uma forte crise que compromete o ensino em nome do capital financeiro.

Ele lembrou ainda que a Educação é um investimento social, e não gasto indevido, e justificou mostrando que 90% da produção de ciência e tecnologia no país é obra das universidades públicas. Segundo ele, sem universidade pública não há pesquisa comprometida com a ética e com o bem-estar humano. “Sintam-se vitoriosos por concluírem um curso de graduação numa instituição pública. São poucos os que conseguem ingressar em uma universidade e alcançar essa vitória”, parabenizou.

Presidente da solenidade, o reitor Rangel Junior transmitiu sua mensagem aos graduandos e parabenizou a todos pela conquista. O reitor disse que o momento era de orgulho para a UEPB, principalmente pela sensação de dever cumprido, visto que a situação econômica e política do país tem se mostrado muito difícil.

“Somos resistentes. O que nós estamos fazendo aqui nada mais é do que um movimento de resistência. Ao colocar para a sociedade mais de 1.200 profissionais formados, estamos dizendo que a universidade continua cumprindo com o seu papel e dando conta das responsabilidades com a sociedade”, afirmou o reitor, destacando ainda que a UEPB segue fazendo pesquisa e promovendo a cultura, mas, principalmente, formando pessoas qualificadas, competentes e comprometidas com a mudança do mundo.

Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos concluintes. A formanda Anna Vitória Gerra Nunes, do curso de Educação Física, recebeu o grau conferido pela professora Alessandra Teixeira, representando os colegas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A concluinte Diana Maria de Lima Pereira, do curso de Matemática, recebeu o grau em nome dos formandos do Centro de Ciência e Tecnologia, conferido pela professora Maria Isabelle Dias.

Os concluintes do Centro de Educação foram representados pelo formando Alexandre Naildo da Silva, do curso de Geografia, que recebeu o grau conferido pelo professor Francisco de Assis Batista. Os concluintes do Centro de Ciências Jurídicas foram representados pelo formando Anderson Valdir da Silva Santos, que recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Laplace Guedes.

Em nome dos formandos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, a concluinte Hakyanna Karla de Oliveira, do curso de Serviço Social, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Geraldo Medeiros. Já os formandos do curso de Agroecologia, do Câmpus de Lagoa Seca, foram representados pela concluinte Maria Betânia Francisca Santa Cruz, que recebeu o grau do professor e diretor do Centro de Ciências Ambientais e Agrárias, José Félix de Brito Neto.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

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Presidida pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior, a cerimônia reuniu docentes e pró-reitores da Instituição, além de diretores de centros, coordenadores de cursos, familiares e amigos dos formandos. Nesse semestre, a UEPB formou mais de 1.200 novos profissionais nos oito câmpus da Instituição.

Em meio a ansiedade, júbilo e regozijo, os graduandos assistiram emocionados a entrada da congregação de professores de todos os Centros de Ensino que integram os câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca. Entre os formandos, destaque para Marta Maria dos Santos Araújo, a mais experiente da turma. Aos 59 anos e já formada em Serviço Social, ela concluiu o curso de Ciências Biológicas, seguindo os passos da filha, Elaine Cristina dos Santos Araújo, que hoje faz Doutorado na área.

A atmosfera festiva tomou conta do local, com a entrada do Paraninfo Geral das turmas concluintes, o professor José Tavares de Sousa, conduzido pela comissão de honra formada por alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Direito, Ciências Contábeis e Agroecologia.

Os futuros profissionais, orgulhosamente vestidos com a beca, prestaram o juramento, comprometendo-se diante de professores e familiares a honrar os princípios da UEPB, lutar para aperfeiçoar a ciência e a técnica, além de transformar os conhecimentos adquiridos e utilizá-los para melhorar a sociedade sob a égide da justiça e da igualdade. Eles foram representados pelo graduando Lindomar Pereira da Silva, do curso de Agroecologia.

A Oradora Oficial das turmas foi a graduanda Amanda Vanuza de Arruda Barbosa, do curso de Direito, que fez um discurso emocionado e cheio de sentimentos e poesia. Ela destacou que o momento representava uma conquista pessoal para todos e agradeceu a Deus, aos familiares e professores, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos e formação dos novos profissionais.

Amanda observou que, apesar de parecerem todos iguais, vestidos de beca, os formandos eram diferentes, com suas histórias, particularidades e dificuldades. Cada um carregava, segundo ela, marcas e sonhos. Em um reconhecimento à UEPB, Amanda destacou a missão da Instituição, que a despeito de todas as dificuldades, continua exercendo seu papel de formar cidadãos preparados para a vida. “Obrigado UEPB, que apesar de tantas dificuldades, nos dá asas para voar alto e sonharmos com dias melhores. Temos uma nova jornada pela frente”, frisou.

O Paraninfo Geral, professor José Tavares de Sousa, também fez um discurso emocionante e conclamou os formandos a usarem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para diminuírem as desigualdades sociais. Ele agradeceu a homenagem e disse que era uma honra o momento. O paraninfo focou parte do seu discurso nas desigualdades sociais que ainda existem no Brasil, principalmente no Nordeste, enfatizou que ainda faltam políticas públicas eficazes para combater essas desigualdades e que a educação é o caminho para mudar essa realidade, acabando de vez com esse flagelo social.

José Tavares ainda falou dos gargalos no Ensino Fundamental e Médio, mas ressaltou que, nos últimos anos, o Ensino Superior registrou avanços com as portas das universidades sendo abertas para alunos vindos da escola pública. Para ele, a expansão do ensino superior foi resultado de políticas públicas que reduziram as desigualdades regionais. O docente também destacou que a UEPB foi pioneira nas políticas de inclusão, tendo permitido o acesso ao curso superior a milhares de paraibanos.

A solenidade prosseguiu com o discurso do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que enfatizou que os sonhos dos concluintes é o mesmo da UEPB, que está profundamente enraizada e comprometida com o Estado da Paraíba. Eli disse, ainda, que o dia era importante para os graduandos e para a Universidade, que atualmente tem 75% dos seus alunos advindos da escola pública. A cerimônia, segundo ele, se reveste de grande importância, pois marca o ponto de chegada e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para o futuro e novos desafios.

O professor enfatizou que a UEPB está presente em toda a Paraíba, sempre comprometida com o desenvolvimento científico e cultural dos paraibanos, tendo duplicado o número de vagas nos últimos anos. Ao olhar para o futuro, Eli Brandão manifestou preocupação e disse que as universidades públicas estão em meio a uma forte crise que compromete o ensino em nome do capital financeiro.

Ele lembrou ainda que a Educação é um investimento social, e não gasto indevido, e justificou mostrando que 90% da produção de ciência e tecnologia no país é obra das universidades públicas. Segundo ele, sem universidade pública não há pesquisa comprometida com a ética e com o bem-estar humano. “Sintam-se vitoriosos por concluírem um curso de graduação numa instituição pública. São poucos os que conseguem ingressar em uma universidade e alcançar essa vitória”, parabenizou.

Presidente da solenidade, o reitor Rangel Junior transmitiu sua mensagem aos graduandos e parabenizou a todos pela conquista. O reitor disse que o momento era de orgulho para a UEPB, principalmente pela sensação de dever cumprido, visto que a situação econômica e política do país tem se mostrado muito difícil.

“Somos resistentes. O que nós estamos fazendo aqui nada mais é do que um movimento de resistência. Ao colocar para a sociedade mais de 1.200 profissionais formados, estamos dizendo que a universidade continua cumprindo com o seu papel e dando conta das responsabilidades com a sociedade”, afirmou o reitor, destacando ainda que a UEPB segue fazendo pesquisa e promovendo a cultura, mas, principalmente, formando pessoas qualificadas, competentes e comprometidas com a mudança do mundo.

Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos concluintes. A formanda Anna Vitória Gerra Nunes, do curso de Educação Física, recebeu o grau conferido pela professora Alessandra Teixeira, representando os colegas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A concluinte Diana Maria de Lima Pereira, do curso de Matemática, recebeu o grau em nome dos formandos do Centro de Ciência e Tecnologia, conferido pela professora Maria Isabelle Dias.

Os concluintes do Centro de Educação foram representados pelo formando Alexandre Naildo da Silva, do curso de Geografia, que recebeu o grau conferido pelo professor Francisco de Assis Batista. Os concluintes do Centro de Ciências Jurídicas foram representados pelo formando Anderson Valdir da Silva Santos, que recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Laplace Guedes.

Em nome dos formandos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, a concluinte Hakyanna Karla de Oliveira, do curso de Serviço Social, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Geraldo Medeiros. Já os formandos do curso de Agroecologia, do Câmpus de Lagoa Seca, foram representados pela concluinte Maria Betânia Francisca Santa Cruz, que recebeu o grau do professor e diretor do Centro de Ciências Ambientais e Agrárias, José Félix de Brito Neto.

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Trabalho de pesquisador da UEPB é publicado em revista internacional de alto impacto na área de Química

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Professor doutor Francisco Rodrigues, em Laboratório de Química da UEPB

Um dos mistérios mais complexos da ciência – o estudo acerca da “Origem da Vida” – pode ter ganho uma importante peça para a conclusão desse quebra-cabeça que há décadas tenta ser explicado por pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Isso, porque um servidor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) integra uma equipe que desenvolveu pesquisa com uma descoberta relevante no campo científico, que foi publicada em revista internacional de alto impacto na área de Química.

Francisco Rodrigues, que é professor substituto do Departamento de Química da UEPB e também químico no Complexo de Laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), em parceria com a professora Maria Gardennia de Fonseca, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de sete pesquisadores franceses e um chinês, publicou o artigo “Confinement and Time Immemorial: Prebiotic Synthesis of Nucleotides on a Porous Mineral Nanoreactor” (Confinamento e Tempo Imemorativo: A Síntese Prebiótica de Nucleotídeos em um Nanoreator Mineral Poroso – em tradução livre), no Journal of Physical Chemistry Letters, revista Qualis A1 (de impacto de 8,7), indexada como um dos 68 periódicos de Ciências Físicas e da Vida na base de dados da Nature.

A publicação parte da tese que os minerais catalisaram a vida, confirmando a máxima da Grande Escola que diz: “sem minerais, sem vida”. De acordo com professor Francisco, que realizou um pós-doutorado na Sorbonne Université (Paris), na área de Química de Superfície, a pesquisadora Maguy Jaber (França) fez o convite para que ele trabalhasse com o tema “Origem da Vida”, o que possibilitou uma contribuição muito relevante na temática com a síntese prebiótica de três nucleotídeos, considerados como blocos formadores de RNA, dentre eles o ATP, um importante nucleotídeo reportado pela primeira vez na literatura em um ambiente confinado de um mineral poroso.

“Fui para o pós-doutorado para pesquisar sobre pigmentos no Laboratoire d’Archéologie Moléculaire et Structurale. Chegando lá, fui questionado se queria trabalhar paralelamente na temática da ‘Origem da Vida’, o que prontamente aceitei. Isso significou em trazer duas linhas de pesquisa altamente relevantes para o Brasil. Então, após alguns testes, conseguimos importantes resultados que foram previamente divulgados em 2018 no “Gordon Research Conference – Origins of Life”, no Texas. Buscamos reproduzir nesse trabalho uma atmosfera não oxidante, similar ao que tínhamos na Terra Nova (quando as características do planeta eram bem diferentes da que temos hoje), uma atmosfera basicamente inerte. Quando fizemos as caracterizações do material obtido, foi confirmada a obtenção de três nucleotídeos: adenosina monofosfato (AMP), adenosina trifosfato (ADP) e adenosina trifosfato (ATP). Este último atua como uma importante fonte de energia em processos biológicos, além de ser um importantíssimo precursor de cofatores na Biologia (NADH e coenzima A), sendo uma biomolécula extremamente importante para a vida”, explicou o professor.

Reprodução de dados em imagem do trabalho desenvolvido pelo professor Francisco

Ainda segundo professor Francisco, até então o ATP nunca tinha sido sintetizado em uma superfície mineral, o que comprova o ineditismo da pesquisa e a importância para os avanços dos estudos acerca da “Origem da Vida”. “Dizemos que esse foi o ‘boom’ do trabalho. Se nós conseguimos, a partir do mineral, esse nucleotídeo tão energético e importante para processos biológicos, então estamos seguindo o caminho certo de como a vida pode ter surgido”, acrescentou o professor. O artigo “Confinement and Time Immemorial: Prebiotic Synthesis of Nucleotides on a Porous Mineral Nanoreactor” foi publicado no da 19 de junho, em versão impressa, e em 15 de julho, na internet. Ele ainda afirma que o conteúdo já vem repercutindo muito positivamente na comunidade científica.

“Por conta dessas descobertas, outras publicações internacionais já estão em contato conosco para repercutirem os resultados encontrados”, disse professor Francisco. Ele ainda conta que essa mesma pesquisa deverá ser publicada em nota, através do “Centre National de La Recherche Scientifique” (CNRS), na França, uma vez que o órgão já emitiu mensagem parabenizando pelos excelentes resultados e demonstrando interesse em ampliar o alcance da pesquisa.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Foto: Arquivo Pessoal

O post Trabalho de pesquisador da UEPB é publicado em revista internacional de alto impacto na área de Química apareceu primeiro em UEPB.

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Um dos mistérios mais complexos da ciência – o estudo acerca da “Origem da Vida” – pode ter ganho uma importante peça para a conclusão desse quebra-cabeça que há décadas tenta ser explicado por pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Isso, porque um servidor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) integra uma equipe que desenvolveu Leia Mais...

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Professor doutor Francisco Rodrigues, em Laboratório de Química da UEPB

Um dos mistérios mais complexos da ciência – o estudo acerca da “Origem da Vida” – pode ter ganho uma importante peça para a conclusão desse quebra-cabeça que há décadas tenta ser explicado por pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Isso, porque um servidor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) integra uma equipe que desenvolveu pesquisa com uma descoberta relevante no campo científico, que foi publicada em revista internacional de alto impacto na área de Química.

Francisco Rodrigues, que é professor substituto do Departamento de Química da UEPB e também químico no Complexo de Laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), em parceria com a professora Maria Gardennia de Fonseca, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de sete pesquisadores franceses e um chinês, publicou o artigo “Confinement and Time Immemorial: Prebiotic Synthesis of Nucleotides on a Porous Mineral Nanoreactor” (Confinamento e Tempo Imemorativo: A Síntese Prebiótica de Nucleotídeos em um Nanoreator Mineral Poroso – em tradução livre), no Journal of Physical Chemistry Letters, revista Qualis A1 (de impacto de 8,7), indexada como um dos 68 periódicos de Ciências Físicas e da Vida na base de dados da Nature.

A publicação parte da tese que os minerais catalisaram a vida, confirmando a máxima da Grande Escola que diz: “sem minerais, sem vida”. De acordo com professor Francisco, que realizou um pós-doutorado na Sorbonne Université (Paris), na área de Química de Superfície, a pesquisadora Maguy Jaber (França) fez o convite para que ele trabalhasse com o tema “Origem da Vida”, o que possibilitou uma contribuição muito relevante na temática com a síntese prebiótica de três nucleotídeos, considerados como blocos formadores de RNA, dentre eles o ATP, um importante nucleotídeo reportado pela primeira vez na literatura em um ambiente confinado de um mineral poroso.

“Fui para o pós-doutorado para pesquisar sobre pigmentos no Laboratoire d’Archéologie Moléculaire et Structurale. Chegando lá, fui questionado se queria trabalhar paralelamente na temática da ‘Origem da Vida’, o que prontamente aceitei. Isso significou em trazer duas linhas de pesquisa altamente relevantes para o Brasil. Então, após alguns testes, conseguimos importantes resultados que foram previamente divulgados em 2018 no “Gordon Research Conference – Origins of Life”, no Texas. Buscamos reproduzir nesse trabalho uma atmosfera não oxidante, similar ao que tínhamos na Terra Nova (quando as características do planeta eram bem diferentes da que temos hoje), uma atmosfera basicamente inerte. Quando fizemos as caracterizações do material obtido, foi confirmada a obtenção de três nucleotídeos: adenosina monofosfato (AMP), adenosina trifosfato (ADP) e adenosina trifosfato (ATP). Este último atua como uma importante fonte de energia em processos biológicos, além de ser um importantíssimo precursor de cofatores na Biologia (NADH e coenzima A), sendo uma biomolécula extremamente importante para a vida”, explicou o professor.

Reprodução de dados em imagem do trabalho desenvolvido pelo professor Francisco

Ainda segundo professor Francisco, até então o ATP nunca tinha sido sintetizado em uma superfície mineral, o que comprova o ineditismo da pesquisa e a importância para os avanços dos estudos acerca da “Origem da Vida”. “Dizemos que esse foi o ‘boom’ do trabalho. Se nós conseguimos, a partir do mineral, esse nucleotídeo tão energético e importante para processos biológicos, então estamos seguindo o caminho certo de como a vida pode ter surgido”, acrescentou o professor. O artigo “Confinement and Time Immemorial: Prebiotic Synthesis of Nucleotides on a Porous Mineral Nanoreactor” foi publicado no da 19 de junho, em versão impressa, e em 15 de julho, na internet. Ele ainda afirma que o conteúdo já vem repercutindo muito positivamente na comunidade científica.

“Por conta dessas descobertas, outras publicações internacionais já estão em contato conosco para repercutirem os resultados encontrados”, disse professor Francisco. Ele ainda conta que essa mesma pesquisa deverá ser publicada em nota, através do “Centre National de La Recherche Scientifique” (CNRS), na França, uma vez que o órgão já emitiu mensagem parabenizando pelos excelentes resultados e demonstrando interesse em ampliar o alcance da pesquisa.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Foto: Arquivo Pessoal

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Um dos mistérios mais complexos da ciência – o estudo acerca da “Origem da Vida” – pode ter ganho uma importante peça para a conclusão desse quebra-cabeça que há décadas tenta ser explicado por pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Isso, porque um servidor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) integra uma equipe que desenvolveu Leia Mais...

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Reitor Rangel Junior e prefeito de Juazeirinho discutem parceria para implantação de Observatório Espacial

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O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, reuniu-se com o prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias, na manhã desta segunda-feira (15), no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, com o qual tratou de questões relacionadas à implantação, naquele município, de um Observatório Espacial voltado a estudos de Astronomia e Física Espacial e Atmosférica, dentro de uma parceria que vem sendo estabelecida entre a UEPB e o Observatório Astronômico de Xangai, o qual faz parte da Academia de Ciências Chinesa.

A ideia dos pesquisadores da UEPB e da China é instalar equipamentos de análises, desenvolvidos pelas instituições chinesas, em regiões que possuam boas condições de observação de fenômenos que podem ter impactos no meio ambiente terrestre. Na Paraíba, conforme avaliação dos pesquisadores, o município de Juazeirinho é o ponto ideal para realização desses estudos, por suas condições climatológicas propícias à realização de monitoramento, apresentando possibilidade de mais de 200 noites por ano de céu aberto para observações ópticas.

Para o projeto ser concretizado, o prefeito Bevilacqua Matias decretou a utilidade pública, para fins de desapropriação, de um terreno com 100 mil metros quadrados, situado na Zona Rural do município de Juazeirinho. Agora, um Projeto de Lei será encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal de Juazeirinho (CMJ), para que a área desapropriada seja doada à Universidade Estadual da Paraíba para execução do projeto de implantação do Observatório.

O Observatório permitirá fazer monitoramento de fenômenos que podem ter impactos no meio ambiente terrestre e sistemas de engenharia, visando possibilitar a realização de estudos na área de clima espacial, relações Sol-Terra, entre outros aspectos ambientais. O reitor Rangel Junior, que enxerga a ciência como fator preponderante para o desenvolvimento de uma região, ressaltou que a ideia do Observatório é antiga e resultado de uma proposta lançada ainda pelos professores Edvaldo de Oliveira Alves (Mará), ex-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (UEPB), e Lourivaldo Mota Lima. “Trata-se de um ganho inestimável para estudos que podem ser revertidos em ações concretas para um trabalho ambiental cada vez mais eficiente”, disse.

Conforme explicou o professor Fernando Bertoni, do Departamento de Física da UEPB, essa iniciativa resultará em importante cooperação científica entre as instituições, com a instalação dos equipamentos e treinamento a ser realizado pelos pesquisadores chineses com pesquisadores da UEPB, o que só beneficiará o setor de pesquisa da Instituição, com consequente projeção mundial da Universidade, do município e do Estado. Inicialmente, os cientistas chineses instalarão o telescópio “FocusGeo” para monitorar o chamado “lixo espacial” (pedaços de satélites desativados que estão em órbita da Terra) e trabalhar na previsão de ocorrência de colisões, uma vez que tais rejeitos podem se chocar com satélites operacionais e causar danos.

Posteriormente, será instalado um telescópio com 1,2 metro de diâmetro e 8 metros de altura para o monitoramento de asteroides de órbita próxima à Terra e que apresentam risco de entrar em órbita de colisão com nosso planeta. Mais adiante, outros equipamentos poderão ser instalados para monitorar camadas da alta atmosfera terrestre e as bolhas ionosféricas de plasma, as quais podem afetar ondas eletromagnéticas transionosféricas utilizadas em telecomunicações e sistemas de posicionamento global.

Segundo o prefeito de Juazeirinho, a humanidade está voltando novamente o interesse para a exploração espacial e fazer parte desse campo de pesquisa é muito importante para o município. “Toda pesquisa resulta em benefícios para a população. Os estudos que serão desenvolvidos no Observatório terão potencial para promover o desenvolvimento da nossa região, representando avanços significativos. Estudos na área de Desenvolvimento Regional poderão ser ampliados e, com isso, toda a população ganha”, frisou.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Planejamento da UEPB, professor Luciano Albino; o presidente da Câmara Municipal de Juazeirinho, Cícero do Ônibus; Humberto Gonçalves Araújo, proprietário do terreno desapropriado; além de assessores do prefeito.

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Tatiana Brandão e Ítalo Vilarim

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A ideia dos pesquisadores da UEPB e da China é instalar equipamentos de análises, desenvolvidos pelas instituições chinesas, em regiões que possuam boas condições de observação de fenômenos que podem ter impactos no meio ambiente terrestre. Na Paraíba, conforme avaliação dos pesquisadores, o município de Juazeirinho é o ponto ideal para realização desses estudos, por suas condições climatológicas propícias à realização de monitoramento, apresentando possibilidade de mais de 200 noites por ano de céu aberto para observações ópticas.

Para o projeto ser concretizado, o prefeito Bevilacqua Matias decretou a utilidade pública, para fins de desapropriação, de um terreno com 100 mil metros quadrados, situado na Zona Rural do município de Juazeirinho. Agora, um Projeto de Lei será encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal de Juazeirinho (CMJ), para que a área desapropriada seja doada à Universidade Estadual da Paraíba para execução do projeto de implantação do Observatório.

O Observatório permitirá fazer monitoramento de fenômenos que podem ter impactos no meio ambiente terrestre e sistemas de engenharia, visando possibilitar a realização de estudos na área de clima espacial, relações Sol-Terra, entre outros aspectos ambientais. O reitor Rangel Junior, que enxerga a ciência como fator preponderante para o desenvolvimento de uma região, ressaltou que a ideia do Observatório é antiga e resultado de uma proposta lançada ainda pelos professores Edvaldo de Oliveira Alves (Mará), ex-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (UEPB), e Lourivaldo Mota Lima. “Trata-se de um ganho inestimável para estudos que podem ser revertidos em ações concretas para um trabalho ambiental cada vez mais eficiente”, disse.

Conforme explicou o professor Fernando Bertoni, do Departamento de Física da UEPB, essa iniciativa resultará em importante cooperação científica entre as instituições, com a instalação dos equipamentos e treinamento a ser realizado pelos pesquisadores chineses com pesquisadores da UEPB, o que só beneficiará o setor de pesquisa da Instituição, com consequente projeção mundial da Universidade, do município e do Estado. Inicialmente, os cientistas chineses instalarão o telescópio “FocusGeo” para monitorar o chamado “lixo espacial” (pedaços de satélites desativados que estão em órbita da Terra) e trabalhar na previsão de ocorrência de colisões, uma vez que tais rejeitos podem se chocar com satélites operacionais e causar danos.

Posteriormente, será instalado um telescópio com 1,2 metro de diâmetro e 8 metros de altura para o monitoramento de asteroides de órbita próxima à Terra e que apresentam risco de entrar em órbita de colisão com nosso planeta. Mais adiante, outros equipamentos poderão ser instalados para monitorar camadas da alta atmosfera terrestre e as bolhas ionosféricas de plasma, as quais podem afetar ondas eletromagnéticas transionosféricas utilizadas em telecomunicações e sistemas de posicionamento global.

Segundo o prefeito de Juazeirinho, a humanidade está voltando novamente o interesse para a exploração espacial e fazer parte desse campo de pesquisa é muito importante para o município. “Toda pesquisa resulta em benefícios para a população. Os estudos que serão desenvolvidos no Observatório terão potencial para promover o desenvolvimento da nossa região, representando avanços significativos. Estudos na área de Desenvolvimento Regional poderão ser ampliados e, com isso, toda a população ganha”, frisou.

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Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Tatiana Brandão e Ítalo Vilarim

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