Ciclo de Encontros com temas que envolvem a Matemática tem primeiro encontro virtual nesta sexta-feira, 25

21 de fevereiro de 2022

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UPB) está dando início ao projeto “Ciclo de Encontros para Debates e Exposições acerca de Temas que Circundam, Circunscrevem ou Tangenciam a Matemática”. A iniciativa tem o objetivo de promover conversas, palestras, debates e discussões sobre temáticas que permeiam a Matemática, o Ensino de Matemática e a Educação Matemática. O primeiro encontro virtual do projeto será nesta sexta-feira (25), às 10h30.

A mesa virtual intitulada “Me formei! E agora?”, discorrerá sobre as possibilidades de pós-graduações para egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática. Participarão da discussão os professores Gustavo da Silva Araújo, membro do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (PPGMat/UFCG) e coordenador adjunto do Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT/UEPB); e Silvanio de Andrade, membro do Doutorado em Ensino (RENOEN) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB). A mediação ficará a cargo do professor Israel Buriti Galvão, coordenador adjunto do curso de Matemática.

A mesa virtual é parte do Ciclo de Atividades do Curso de Matemática previsto para 2022. As inscrições estão sendo recebidas por este link. As atividades serão transmitidas pelo canal da Coordenação de Matemática da UEPB no YouTube.

Debatedores
O professor Gustavo Araújo é bacharel e mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Matemática pela UFPB/UFCG. Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria dos Espaços de Banach, Geometria dos Espaços de Banach, Teoria de Operadores, Polinômios e Mapas Multilineares em Espaços de Banach, entre outras.

O professor Silvanio de Andrade é licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus de Rio Claro) e doutor em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo (USP). É docente permanente do Doutorado RENOEN, na área de Ensino de Ciências e Matemática. Seus trabalhos têm como foco o cotidiano e a multicontextualidade da sala de aula, olhados em uma perspectiva crítica e pós-crítica.

Todos os links do evento também estão disponíveis no perfil da Coordenação de Matemática da UEPB no Instagram.

Texto: Juliana Rosas