Universidade Estadual da Paraíba promove ato cultural em homenagem ao centenário de Paulo Freire

26 de novembro de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Comissão do Centenário de Paulo Freire, da Direção do Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Instituição, realizará ato cultural em homenagem ao patrono da educação brasileira na recém-nomeada Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. O evento acontece na próxima terça-feira (30), a partir das 9h, no Câmpus de Campina Grande, em Bodocongó e terá transmissão ao vivo pelo canal Rede UEPB.

Presencialmente, haverá um número limitado de pessoas, devido a questões sanitárias e protocolos em decorrência da pandemia. Estarão no evento a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz; professor José Arlindo de Aguiar, diretor do CEDUC; professor Geraldo Medeiros, diretor do CCSA e membros da Comissão Paulo Freire. O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra fará uma apresentação cultural e os representantes da Instituição irão discorrer sobre a importância do momento histórico e do legado de Paulo Freire para a educação.

Na ocasião, poderão ser vistas as novas imagens em grafite que adornam o prédio da Central de Aulas. As imensas imagens em grafite de Paulo Freire foram feitas pela artistas Flora Santos, Camila Asco e Alice Avelino. Os desenhos ocupam boa parte das colunas de 15 metros de altura no prédio da Central de Integração Acadêmica, que após aprovação no Conselho Universitário (Consuni) passou a se chamar Central de Integração Acadêmica Paulo Freire.

A presidente da Comissão Paulo Freire e professora do CEDUC, Elisabete Vale, destacou que o trabalho de arte na UEPB em homenagem ao educador será lembrado por muito tempo. A definição do novo nome da Central de Aulas foi uma entre as tantas homenagens e atividades organizadas por diversos Centros, cursos e setores da UEPB em 2021 para celebração dos 100 anos de nascimento do educador, pedagogo, filósofo e escritor Paulo Freire.

Aula magna do CEDUC
Na noite da terça-feira (30), a partir das 19h, o Centro de Educação (CEDUC) promoverá outro evento, sua aula magna de abertura do semestre 2021.2. Os professores José Arlindo e Margareth Maria de Melo, diretor e diretora adjunta do CEDUC, convidam a comunidade acadêmica a assistir à aula, que será transmitida pelo canal Rede UEPB e ministrada pela professora Eliete Santiago, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro da Cátedra Paulo Freire.

Texto: Juliana Rosas