Seminário propõe discussão sobre o livro “O futuro de uma ilusão”, do psicanalista Sigmund Freud

4 de novembro de 2016

No dia 24 de novembro, às 19h, no Auditório I da Central de Integração Acadêmica, Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ocorrerá mais uma edição do Seminário Filosófico, projeto de extensão cujo objetivo é divulgar junto à comunidade, acadêmica ou não, a Filosofia como possibilidade de reflexão sobre os fenômenos atuais. Desta feita, o livro abordado será “O futuro de uma ilusão”, de Sigmund Freud.

Conforme o professor do Departamento de Filosofia da UEPB, Reginaldo Oliveira, que ministrará a atividade, apesar de o livro ter como tema central uma investigação da religião, sua natureza e os seus motivos, sempre do ponto de vista da psicanálise, a ênfase será dada ao tema da cultura, às exigências feitas ao homem para o desenvolvimento da civilização, e, por fim, à proposta da primazia do intelecto como forma de renovar o pacto exigido pela cultura, a fim de garantir a sua dupla finalidade: proteger o homem dos poderes da natureza e de regulamentar, com as instituições, as relações interpessoais.

“Se a religião, até o século de Freud, mediou as exigências, o que o psicanalista observa é o futuro da cultura, quando a religião começa a perder a sua força, ao lançar como proposta, inclusive em termos de projeto educacional, uma nova forma de realizar o que a religião noutros tempos tornou possível: viabilizar os objetivos da cultura”, explicou.

O docente acrescentou que o Seminário se destina a alunos de graduação e pós-graduação, e aos interessados nos temas explanados: filosofia, cultura e psicanálise. Ao final, serão conferidos certificados aos participantes. A próxima atividade terá como cerne o livro “O mal-estar na civilização”, também de Freud, em data ainda não definida.

Texto: Oziella Inocêncio