APRESENTAÇÃO
Os desafios da sociedade contemporânea exigem das universidades a constante revisão de seus projetos pedagógicos para darem suporte a práticas educativas que atendam às diversas realidades.
Visando programar uma nova prática acadêmica que atenda aos desafios da sociedade contemporânea, a universidade sente a necessidade de promover o debate e a análise de seus currículos a fim de rever e reafirmar os princípios político-pedagógicos que orientam a sua práxis
Após a última reforma curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, ocorrida no ano de 1999, tornou-se necessário praticar mudanças na estrutura curricular do curso em vigor, fundamentada em dados de pesquisas realizadas, naquele momento histórico, com alunos/as e professores/as – desejosos/as de mudanças – mudanças essas que doravante estão sendo implementadas para melhorar a qualidade e o fortalecimento do referido curso, embasadas na Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de Maio de 2006.
Este Projeto Político-Pedagógico preserva o princípio de uma caminhada coletiva, voltada para atitudes de abertura sem preconceitos e marcada pela coragem de mudar, ao entender o educar como um ato político e um ato de coragem.
Neste sentido, buscando atender à formação do/a pedagogo/a, este novo currículo toma outra dimensão, na medida em que procura avançar da condição de pedagogo/a especialista para a de pedagogo/a, cuja formação continua, assim como no Projeto anterior, incorporando os princípios da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE.
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Curso: PEDAGOGIA;
Modalidade: Licenciatura;
Regime do Escolar: Seriado Semestral.
Turnos de funcionamento e duração do curso:
Diurno: Mínimo 08 (oito) semestres;
Máximo 12 (doze) semestres letivos;
Noturno: Mínimo: 10 (dez) semestres;
Máximo 14 (catorze) semestres letivos;
Carga Horária Total: 4.080 horas/aulas;
Autorização de Funcionamento: Resolução nº 36 / 71 do Conselho Estadual de Educação;
Reformulações do Curso: Resolução URNE/CONSEPE/21/80; Resolução UEPB/CONSEPE/35/99; Resolução UEPB/CONSEPE/04/01;
Áreas de Atuação Profissional: Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Gestão Educacional;
Base Legal: LDB 9394/1996; Resolução CNE/CP N.º 1, DE 15 DE MAIO DE 2006 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia; Resolução/UEPB/CONSEPE/13/2005.
O CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPB
A exemplo dos demais cursos, o Curso de Pedagogia da UEPB* surgiu da reformulação das Faculdades de Filosofia, na década de 1960, e começou a funcionar em 1969. Como a maioria dos cursos do país, optou pela corrente técnico-administrativa.
O referido curso teve seu funcionamento autorizado pela Resolução 36/71 do Conselho Estadual de Educação, e sua organização curricular obedecia à Resolução 02 / 69 do Conselho Federal de Educação. Neste ato o C.F.E. fixou os mínimos de conteúdo e duração do Curso de Pedagogia, tendo em vista o Parecer 252/69, e, considerando o que dispõe a Lei 5.540 de novembro de 1968, na qual não se encontra prevista a habilitação para Formação de Professores para Educação Infantil. Nessa perspectiva, a habilitação de Educação Infantil veio a ser concebida nas discussões em torno da formação do/a educador/a, sendo concretizada a sua autorização em 16 de novembro de 1979, através da Resolução 38/79 – CONSEPE – URNe. A referida habilitação veio a ser reconhecida pela Portaria Ministerial 385/89 de 19/06/89, publicada no D.O.U. em 21/06/89, que se fundamentou no Parecer 253/89 do Conselho Federal de Educação.
O Curso de Pedagogia, ao longo de sua existência, contribuiu, sobremaneira, na formação de profissionais para o exercício da Administração e Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Magistério da Educação Infantil.
Em 1980, seu currículo passou pela primeira reformulação, regulamentada através da Resolução URNE/CONSEPE/21/80, ainda sob a égide da Resolução 02/69 do Conselho Federal de Educação.
No contexto das influências do movimento nacional de educadores/as (CONARCFE) o Curso de Pedagogia da UEPB, em 1992, promoveu seu primeiro Seminário Interno para discussão sobre seu currículo e a elaboração de proposta para sua reformulação.
Em 1993, ocorreu o II Seminário Interno do Curso de Pedagogia concomitante com a VI Semana de Pedagogia, para aprofundar a proposta de reformulação, bem como a elaboração de sua proposta de ementário. Embora algumas ementas tenham sido elaboradas, poucas modificações foram implementadas.
Retomando o processo de discussão em 1995, desencadeou-se um movimento de avaliação do curso contribuindo com elementos para reflexão e estudos em diversas comissões e grupos.
A partir da divulgação do documento “UEPB – A reforma necessária”, em 1997, um novo impulso é dado ao processo de reformulação, visto ser seu objetivo a reforma curricular em todos os cursos de graduação.
Para tanto, a Comissão de Reformulação, à época, promoveu um Seminário de Reformulação, em 1997, para discutir, aprofundar e decidir sobre uma proposta curricular.
Retomadas as comissões e grupos de estudo, o processo se desencadeou culminando com a aprovação do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, em 23 de agosto de 1999, embora já estivesse funcionando desde março/1999.
O Projeto do Curso de Pedagogia da UEPB, Implementado em 1999, priorizou a docência, oferecendo uma formação obrigatória em Magistério das Quatro Primeiras Séries do Ensino Fundamental, seguida de uma outra habilitação que poderia ser em Magistério da Educação Infantil, Supervisão Educacional ou Orientação Educacional.
Considerando reivindicações dos/as alunos/as do turno noturno, algumas alterações foram realizadas no Projeto do referido curso, a exemplo, a redução do tempo de cinco anos para quatro anos e meio. Assim, em 2001, foi aprovada a Resolução UEPB/CONSEPE/04/01.
Desde 2002, se desencadeou um processo de avaliação no curso que culminou com a formação de uma nova Comissão de Reformulação. Dentre os problemas detectados destacamos: as dificuldades do seriado anual tanto para professores/as como para alunos/as, a metodologia de alguns professores/as, a ausência de alguns conteúdos cobrados na avaliação nacional realizada pelo MEC.
A Comissão de Reformulação 2002 provocou o coletivo de docentes e discentes para refletir e repensar uma proposta que viesse somar com a que estava em curso, visto que muitos pontos positivos se constatavam no cotidiano das práticas e das posturas de docentes e discentes.
Diversas propostas foram discutidas ao longo de seis anos 2002 a 2007 entretanto, os desafios vivenciados como: as condições de trabalho, a falta de tempo e a precariedade dos espaços institucionais, além, da demora de promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, contribuíram para dificultar a conclusão dos trabalhos desta Comissão de Reformulação. Entretanto, um grupo de professores persistiu caracterizando o curso e definindo sua estruturação.
O Curso de Pedagogia integra o Centro de Educação – CEDUC. Este é o curso, no Centro, que trabalha com o maior número de alunos/as e, como seus congêneres, abriga estudantes oriundos de diversos municípios polarizados pela cidade de Campina Grande.
O corpo discente é, na sua maioria, do sexo feminino, confirmando a tão comum presença feminina nos cursos da área de Educação e, especificamente, no de Pedagogia. A clientela do curso, na sua maior parte, provém de escolas públicas, e cursou o Pedagógico ou Normal como curso Médio, confirmando muitos dos estudos sobre o assunto. Uma parte deste alunado começou a trabalhar antes de entrar no Curso, ou durante o mesmo.
O corpo docente do curso é formado por professores/as lotados aos Departamentos de Educação (em sua maioria), de Letras, de Filosofia e de Ciências Sociais, o que permite a construção de um rico espaço interdisciplinar. Além disso, o conjunto de professores/as, quase na sua totalidade, possui pós-graduação stricto sensu.
Quanto à estruturação, um novo momento se instala no curso. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais nos desafia para uma nova dinâmica acadêmica, de estudos em grupos e produção científica, gerando entusiasmo no corpo discente e docente e conseqüentemente melhoria na qualidade do trabalho desenvolvido, respaldada por razões científicas, sociais e políticas que acenam para um novo Curso de Pedagogia na UEPB.
OBJETIVO
As transformações da sociedade contemporânea consolidam a educação como fenômeno plurifacetado, o que afeta a pedagogia como teoria e prática da educação, com a internalização e disseminação de saberes e modos de ação. Acentuam-se as práticas formais e não-formais, surgem iniciativas de formação continuada nas escolas, nas indústrias e em diversos espaços sociais.
O pedagógico perpassa todos os setores da sociedade, de forma direta e indireta, extrapolando o âmbito escolar e abrangendo esferas amplas da educação não-escolar.
Neste contexto, o Curso de Licenciatura em Pedagogia deve considerar a necessidade de um profissional multiqualificado. Sendo assim, o objetivo do Curso é formar pedagogos/as, capacitados a atuarem na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão de Processos Educativos.
CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Quanto à atuação profissional, o/a Pedagogo/a poderá atuar como:
- Professor/a de instituições de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
- Gestor/a de sistemas de ensino e de instituições educacionais;
- Educador/a social em organizações não-governamentais, movimentos sociais e instituições assistenciais.