Curso de Extensão Educação e Cidadania inicia atividades com palestra sobre Educação Inclusiva

12 de julho de 2021

O Curso de Extensão Educação e Cidadania: os Direitos Humanos e o ECA no Currículo Escolar, oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem início nesta terça-feira (13), de forma remota. A atividade terá início às 18h30 com a palestra “A Educação em Direitos Humanos na perspectiva da Educação Inclusiva”.
A professora do Departamento de Educação, Lenilda Cordeiro de Macêdo, é a coordenadora do Curso. Segundo a docente, entre os objetivos do curso estão realizar ciclos de estudos e debates para aprofundar os conhecimentos sobre os Direitos Humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; além de identificar o papel e a responsabilidade da sociedade e, em específico, da instituição escolar sobre a proteção e a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
O curso tem uma carga horária de 40h e será realizado na modalidade remota, com propostas de atividades síncronas quinzenais, pela plataforma Google Meet, às terças feiras, a partir das 18h30. Haverá também atividades assíncronas, pelo Google Sala de Aula, no qual os inscritos já estão com acesso ao projeto do curso, materiais para aprofundamento e atividades propostas.
A coordenação do curso de extensão informou que houve 90 pessoas inscritas, sendo 35 professores da Educação Infantil e Fundamental da rede pública e privada de vários municípios da Paraíba e de Pernambuco; e 55 estudantes de licenciaturas da UEPB e de outras instituições públicas e privadas da Paraíba. “As inscrições foram encerradas por não termos estrutura tecnológica para ofertar mais de 90 vagas”, comentou Lenilda Cordeiro.
A coordenadora ressaltou a importância de um curso de formação com esta temática, especialmente na atual conjuntura, quando se vê o ECA sendo atacado por parte da sociedade civil e política. O Estatuto, Lei 8069/90, completa 31 anos justamente no dia 13 de julho de 2021. “Em uma conjuntura de ataque aos direitos humanos e das crianças e adolescentes, promover tais estudos e debates constitui um ato de resistência e de compromisso da UEPB, em especial do PROBEX, cuja missão tem sido propagar conhecimentos científicos e defender valores e princípios democráticos para a sociedade paraibana”, afirmou Lenilda.
O curso é uma oferta do Departamento de Educação e da PROEX, por meio do edital PROBEX 2020/2021. A programação desta terça (13) contará com uma mesa inicial de abertura, seguida pela palestra a ser proferida pelo professor Eduardo Gomes Onofre, chefe do Departamento de Educação, Câmpus de Campina Grande.
Texto: Juliana Rosas