Centro de Educação promove série de minicursos sobre a vida e a pedagogia de Paulo Freire

10 de setembro de 2021

Como parte do ciclo de eventos promovidos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em homenagem ao Centenário de Paulo Freire, o Centro de Educação (CEDUC) realiza neste mês de setembro e início de outubro, uma série de minicursos on-line sobre a vida do educador que influenciou de forma impactante a educação brasileira. Ao todo, serão realizados 11 minicursos virtuais com vagas limitadas a partir da temática “Paulo Freire: educação como resistência”. As inscrições estão abertas até 14 de setembro e poderão ser feitas AQUI.

Serão realizados os minicursos “Fundamentos da tolerância e do diálogo no pensamento de Paulo Freire”, “As contribuições de Paulo Freire para pensar uma escola democrática a partir da pedagogia da autonomia”; “Os Meandros das Competências da Área de Humanas do Novo Ensino Médio a Luz de Professora, Sim; Tia, Não”; “Paulo Freire e a educação como perspectiva de emancipação humana”; e “Paulo Freire e Legado Social: ações populares, literatura de cordel e cultura popular.

Também serão ministrados os cursos “Paulo Freire: do mundo da palavra para a leitura do mundo”; “Ser professor, ser autônomo: os olhares e as reflexões de Paulo Freire nas práticas pedagógicas”; “A história da Educação de Jovens e Adultos e a contribuição de Paulo Freire nesta modalidade”, “A práxis da Educação Popular: por uma pedagogia crítica e libertadora”; “Contribuições Freireanas na Formação do Educador da EJA/UEPB”, e “A contribuição de Paulo Freire para a educação descolonial na África”.

Os cursos serão realizados entre 15 de setembro a 10 de outubro, em horários variados de acordo com a disponibilidade dos professores. Mais de 20 professores do CEDUC estarão envolvidos na aplicação dos minicursos. De acordo com a professora Margareth Maria de Melo, integrante da Comissão Paulo Freire, os cursos serão destinados a docentes e discentes das Licenciaturas e da Educação Básica, interessados em aprofundar a contribuição da obra de Paulo Freire para a educação atual.

Texto: Severino Lopes