CEDUC

CEDUC

Centro de Educação

Universidade Estadual da Paraíba sedia Conferência Internacional de História da Ciência e Educação Científica

26 de junho de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sediará, no mês de agosto, a 11ª Conferência Internacional de História da Ciência e Educação Científica (International Conference on History of Science and Science Education), que acontece a cada dois anos, em diferentes países, reunindo pesquisadores do mundo inteiro, especializados em História e Filosofia da Ciência e Educação científica.

Esses especialistas promovem um rico debate sobre os múltiplos aspectos da abordagem histórica e filosófica para melhorar a educação científica em um mundo globalizado. Esta será a segunda vez que a conferência acontecerá no Brasil. Em 2010, o evento aconteceu em Maresias (SP). A existência do Grupo de Pesquisa em História do Ensino da Ciência (GHCEN) da UEPB foi determinante para a escolha de Campina Grande como local da próxima conferência.

Em seus 10 anos de existência, o GHCEN contribui para a pesquisa brasileira sobre a abordagem histórica e filosófica do ensino de ciências. Composto por alunos de graduação e pós-graduação, além de professores do ensino médio, o grupo pesquisou e implementou estratégias de ensino para difundir a História e a Filosofia da Ciência no ensino de ciências.

Seu foco tem sido a aprendizagem baseada em investigação apoiada por materiais didáticos com abordagens histórica e filosófica. Isso inclui pesquisa histórica baseada na historiografia moderna da ciência, planos de aula com uma abordagem histórica e baseada na investigação, replicação de experimentos e instrumentos históricos, materiais multimídia (vídeos e desenhos animados) e peças teatrais.

 

Texto: Severino Lopes

O post Universidade Estadual da Paraíba sedia Conferência Internacional de História da Ciência e Educação Científica apareceu primeiro em UEPB.