9 de outubro de 2018

Com dois prêmios jabutis conquistados, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) mais uma vez estará representada na final do mais importante prêmio literário do Brasil. Desta vez, a Instituição integra os finalistas com a revista Tertúlia, de autoria da professora do Departamento de Letras, Patrícia Silva Rosas Araújo. Em sua terceira edição, a revista, que conta com crônicas, contos, poesias e outras obras literárias produzidas por estudantes e professores de Letras e outras áreas, concorre com dez publicações.

Os vencedores da 60ª edição do Prêmio Jabuti serão conhecidos no dia 8 de novembro e a expectativa da professora Patrícia Silva em trazer para a UEPB mais um troféu é grande. Publicada em dezembro de 2017, em sua segunda edição, a Revista Tertúlia tem como tema central “Desmascarando a prática de bullying na escola” e concorre na categoria “Inovação”. A revista foi publicada pela Editora Leve, tendo como editor Linaldo Bezerra Nascimento. Criado em 1958, o Prêmio Jabuti completou 60 anos de existência com 18 categorias concorrendo ao troféu. O vencedor de cada categoria receberá R$ 5 mil.

A Revista Tertúlia foi lançada no ano passado e está na sua terceira edição, com o objetivo de produzir e fazer circular os textos dos alunos e professores da UEPB, além do público em geral. “A revista está dividida em três partes. A primeira é reservada para publicar textos dos alunos; a segunda publica textos de professores e a terceira é aberta ao público em geral”, explicou professora Patrícia, ressaltando que a revista é relativamente nova e chegar a final do Prêmio Jabuti é um grande feito. “Fazer parte desse grupo seleto já é motivo de grande alegria”, comentou.

Com vasta produção na área científica e literária, a UEPB, através da Editora Universitária (EDUEPB), já conquistou dois Prêmios Jabutis, com o livro “Becquerel e a Descoberta da Radioatividade: uma Análise Crítica”, de autoria do professor Roberto de Andrade Martins, e “Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais”, dos professores e pesquisadores Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg.

Texto: Severino Lopes
Foto: Tatiana Brandão

O post Revista produzida por professora do curso de Letras da Universidade Estadual é finalista do Prêmio Jabuti apareceu primeiro em UEPB.