2 de julho de 2020

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) chegou a sua 50ª defesa de dissertação, com trabalho apresentado no dia 29 de junho, pela mestranda Elinadja Fonsêca Silva, orientada pela professora Silvana Mara. Devido à pandemia do novo coronavírus, a defesa foi realizada de forma virtual, através da plataforma Google Meet.

Com o título “Organização feminista no levante popular da juventude: análise da construção do feminismo”, a dissertação passou pelo crivo da banca examinadora formada pelas professoras Sheyla Suely de Souza Silva (UEPB), Rita de Lourdes de Lima (UFRN) e Andrea Lima da Silva (UFRN). A coordenadora do programa, professora Moema Amélia Serpa, disse que essa marca traduz a qualidade do Mestrado e frisou que os temas abordados nas dissertações têm contribuído para enriquecer a formação do profissional de Serviço Social.

A coordenadora adjunta do programa, professora Jordeana Davi Pereira, lembrou que o PPGSS foi criado em 2013 e, desde então, tem dado grande contribuição na formação dos assistentes sociais. “O PPGSS felicita a discente e celebra esse marco importante para o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UEPB, diante dos ataques à universidade pública, especialmente na pós-graduação, que vem sofrendo grandes desmontes tanto que no diz respeito aos recursos quanto à desqualificação da ciência e da pesquisa”, observou.

A coordenadora adjunta enfatizou que o PPGSS, ao longo desses sete anos, vem contribuindo com o desenvolvimento do Estado da Paraíba com reflexões e pesquisas que revelam as expressões da questão social como a desigualdade social, o desemprego, as políticas sociais, especialmente estudando as políticas de ajuste fiscal e sua repercussão. Também tem contribuído para a formação e o exercício do assistente social, além de propor debates em tornos de temas como gênero, etnias, raça e sexualidade.

Jordeana enfatizou, ainda, que a 50ª dissertação marca um momento importante no Programa, que é preciso celebrar, mas continuar na luta e resistência pela sua consolidação. A Pós-Graduação em Serviço Social, em nível de Mestrado Acadêmico, estrutura-se na área de concentração “Serviço Social, Questão Social e Direitos Sociais”. O programa contempla duas linhas de pesquisa: “Serviço Social, Estado, Trabalho e Políticas Sociais” e “Gênero, Diversidade e Relações de Poder.

O Mestrado em Serviço Social da UEPB tem como objetivo formar pessoal qualificado para o exercício da pesquisa e para o exercício do magistério superior em Serviço Social e áreas afins, bem como formar pesquisadores e docentes que atendam, qualitativa e quantitativamente, à expansão da interiorização do ensino de Serviço Social na região Nordeste e, particularmente, na Paraíba, além de preparar pesquisadores que desenvolvam conhecimentos relativos à realidade social e às exigências de intervenção nessa realidade.

Texto: Severino Lopes

O post Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba chega a 50ª defesa de dissertação apareceu primeiro em UEPB.