CEDUC

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Centro de Educação

História

Sobre o Curso


– APRESENTAÇÃO:

O melhor cartão de visitas do Curso de História é seu Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado a partir das demandas e propostas dos docentes e discentes e das experiências acumuladas por um dos cursos mais antigos da Universidade Estadual da Paraíba. Com base numa extensa bibliografia sobre o ensino de história e na sistemática participação em debates promovidos pela Associação Nacional dos Professores Universitários de História – ANPUH, além da leitura de modelos curriculares, é que o PPP de História foi sendo montado.

Considerando as Diretrizes Curriculares para os Cursos de História, este PPP traz mudanças significativas para nosso curso. Reorganizamos a grade curricular, no sentido de aprimorá-la, e pensando em ampliar os espaços de produção de conhecimento para melhor atender às expectativas da comunidade acadêmica e estreitar as relações com a própria sociedade.

O projeto situa o Curso de História num debate teórico mais amplo, que nas últimas décadas tem possibilitado o alargamento e aproximação das fronteiras entre as várias áreas de conhecimento e que, de diversas formas, acabou resultando na necessidade da reformulação do currículo atual. A questão era acompanhar as mudanças face à emergência de novos grupos sociais, com suas reivindicações de direitos e lutas contra preconceitos, e estabelecer conexões com o mundo informatizado, ampliando horizontes para a diversidade cultural. Tudo isso impôs ao corpo acadêmico do Curso de História novas posturas profissionais e novas habilidades, principalmente uma visão cultural mais ampla que possibilita um exercício pedagógico atualizado com o presente. Assim, esse corpo de mudanças tem como base a Resolução/UEPB/CONSEPE/13/2005 e elenca os seguintes pontos:

– efetivação de estágios supervisionados e prática docência, de acordo com as novas exigências do MEC; percepção da necessidade de ampliação dos estudos na área de teoria e metodologia de História; investimento na relação entre ensino e pesquisa para amplo exercício profissional do educando; reafirmação do uso das múltiplas linguagens e tecnologias no ensino de História; valorização da autonomia profissional do educando, possibilitando estabelecer amplas conexões com sua área de trabalho; aprimoramento de postura política e ética face à diversidade cultural.

– HISTÓRICO:

Aprovado e autorizado pela Resolução nº. 16 de 28 de julho de 1974, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNe), o Curso de Licenciatura Plena em História foi, durante cerca de 20 anos, ministrado simultaneamente com o curso de Licenciatura em Estudos Sociais, que foi extinto após o reconhecimento definitivo do Curso de Licenciatura Plena em História em 02 de junho de 1982 de acordo com a portaria nº 196. O fato é com o fim do Regime Militar instalado em 1964 não fazia mais sentido permanecer com um curso criado para atender interesses político-ideológicos de uma ditadura militar que perdurou por longos 21 anos.

No período de sua efetivação, o corpo docente era composto por vinte e quatro professores[1] e funcionava em dois prédios, um destes na União dos Moços Católicos, prédio da Diocese. Com sede em Campina Grande, a FURNe, mantenedora do curso, que foi criada pela Lei Municipal nº 23, de 15 de março de 1966, e pela Lei Municipal nº 201, de 20 de março de 1968 tinha por “finalidade criar e manter a Universidade Regional do Nordeste, prestar assistência social e filantrópica”. Com a estadualização e gratuidade do ensino, em 1987, através da Lei nº 4.977, a URNE passa a ser denominada Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. O processo de autonomia financeira da instituição foi institucionalizada através da Lei nº 7.643, de 6 de agosto de 2004.

Até 1993, o curso de História compunha a Faculdade de Educação, Letras e Ciências Sociais – FELCS. Atualmente a Universidade encontra-se organizada por Centros e o curso de História pertence ao CEDUC. Contando hoje com um corpo docente, composto por professores efetivos, substitutos e visitantes, o curso de História encontra-se em franco crescimento. Além da realização de eventos destinados ao debate e a divulgação da produção de conhecimento, tem alargado o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas e programas de monitorias, bem como possibilitado a qualificação do seu corpo docente através do doutoramento em universidades conceituadas.

            No que concerne à estrutura curricular, algumas mudanças foram efetivadas ao longo dos últimos anos com vistas a aperfeiçoar a formação dos discentes e dinamizar a produção de conhecimento na graduação. Em 1999, mediante a Resolução UEPB/CONCEP/90/97 foi efetivada uma Reforma Curricular do Curso de História, que possibilitou a realização do sistema seriado. Seguindo as diretrizes do MEC e dos órgãos competentes que regem as Instituições de Ensino Superior, em 2009 o Projeto Político Pedagógico foi elaborado a partir de debates realizados junto ao corpo docente do Curso de História e dos referenciais teórico-metodológicos atualizados, que norteiam os objetivos e a prática educativa do Curso de Licenciatura Plena em História da UEPB. Tal reformulação visa ampliar as contribuições relativas ao ensino e a pesquisa na História, visando o aperfeiçoamento do curso.

– OBJETIVO DO CURSO:

O perfil do curso de história se articula aos novos paradigmas teóricos da área, para possibilitar aos educandos e educadores a inserção na maquinaria que engendra o próprio conhecimento histórico. Entendendo que esse conhecimento não está dado para ninguém, e diante da impossibilidade de ser arquivado e “repassado” em sala de aula, ele deve ser problematizado em sua própria materialidade, atentando-se para seu lugar de constituição, para o olhar teórico que o engendra e lhe oferece autoridade. Enfim, temos uma produção de conhecimento profundamente comprometida em desnaturalizar noções de acontecimento, de verdade, de documento e do próprio sujeito histórico.

Essa forma dos educandos e educadores se inscreverem no campo da história, anuncia que a produção do conhecimento histórico não deve estar, portanto, desvinculada de um olhar mais amplo para o seu tempo, para a sociedade que partilham, mas estar apta a problematizar os problemas emergentes no presente. É com base nesses princípios gerais que o curso se norteia pelos seguintes objetivos:

– Propiciar a articulação entre ensino-pesquisa-extensão, de maneira que seja possível ao graduando inserir-se plenamente no campo de atuação prático da História, ao mesmo tempo, conectados aos anseios da sociedade.

– Possibilitar aos educandos as diversas concepções teórico-metodológicas que validam categorias de análise e orientam as produções no campo de saber histórico.

– Problematizar as produções de subjetividades e de identidades em suas relações com as múltiplas dimensões do tempo e do espaço.

– produzir um conhecimento comprometido com práticas política e ética, voltadas para as relações de alteridade, de respeito aos grupos sócio-culturais e étnicos.

 

Chefias


Chefe do Departamento: Prof. Dr. Matusalém Alves Oliveira

E-mail: matusala@terra.com.br

Chefe Adjunta do Departamento: Profª. Ms. Maria de Lourdes Lôpo Ramos

E-mail: hebreia@uol.com.br

Coordenadora do Curso: Profa. Dra. Auricélia Lopes Pereira

E-mail: auricelialpereira@yahoo.com.br

Coordenador Adjunto do Curso: Prof. Dr. Juvandi de Souza Santos

E-mail: juvandi@terra.com.br

Secretários


– Alana Ramos Alves (Departamento);

– Arleide Vicente da Silva (Coordenação).

Horário de Funcionamento


De 07h. às 12h., e de 18:30h., às 21:30h.