20 de novembro de 2019

Como parte das atividades acadêmicas da Semana da Consciência Negra no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, foi realizada, na manhã desta quarta-feira (20), uma exposição de trabalhos com a temática da cultura e história do povo negro. “Ativismo contra a Violência”, organizado pela professora do Centro de Educação (CEDUC), Lígia Pereira dos Santos, envolveu mais de 100 alunos de sete cursos que mergulharam a fundo nas questões que contribuem para o diálogo sobre a temática negra.

Ao todo, 21 pôsteres foram expostos no hall da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. Esse material reúne pesquisas sobre a literatura negra, produção agroecológica, além de temas relativos à violência contra a mulher a partir da obra da teatróloga Lourdes Ramalho. Segundo explicou a professora Lígia, essa exposição acontece para sensibilizar as pessoas a incentivar que elas se inseram no debate sobre a consciência social a partir das questões do povo negro.

“Esses trabalhos oferecem uma contribuição para que todos façam uma reflexão sobre tantos temas relacionados à cultura negra. A luta pelo trabalho, as conquistas sociais, o enfrentamento da violência contra a mulher, a valorização do trabalho manual que as comunidades negras realizam. Além das pesquisas, os alunos participaram de atividades no Museu do Semiárido, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), como também no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP)”, explicou a coordenadora da exposição.

Participaram das pesquisas estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras, Biologia, História, Sociologia, Ciências Contábeis e Administração. Jéssica Rayla, aluna do 5º período de Pedagogia – Câmpus I, participou da iniciativa pela primeira vez e destacou a importância de evidenciar tantas questões importantes para a formação profissional na Universidade, bem como a formação cidadã. “Essa atividade serviu para nós abrirmos nossos olhos e os das outras pessoas para temas que são muito importantes. É uma experiência muito válida ter desenvolvido essa pesquisa para conhecer mais sobre a cultura do negro no Brasil”, disse.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Exposição de trabalhos acadêmicos aborda cultura, literatura e história do povo negro na Paraíba apareceu primeiro em UEPB.