CEDUC

CEDUC

Centro de Educação

Departamento de Filosofia da Universidade Estadual promove oficina de tradução de textos filosóficos

19 de setembro de 2019

Como forma de promover a popularização e tornar acessível o texto filosófico a diversas plateias, o Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, a partir do dia 24 de setembro, uma oficina de tradução de textos filosóficos. A oficina é aberta a toda comunidade e segue com inscrições abertas até o dia de início das atividades, através de formulário eletrônico, clicando AQUI.

A oficina de tradução de textos filosóficos pretende desenvolver, de forma ampla e colaborativa, um papel importante na vida daquele que se interessa pela arte da tradução, promovendo a popularização do texto filosófico e criando competências e habilidades na compreensão e tradução desses textos.

De modo geral, a Filosofia não deixa de enfrentar confrontos com o problema da tradução e manuseio de textos filosóficos. A característica principal deste gênero textual é o trato com os conceitos. Por isso o tradutor deve entender os mecanismos estruturais e fundamentais dentro de um texto filosófico, evitando as generalizações no trabalho de tradução.

Segundo o professor Arthur Marinho, coordenador da oficina, a generalização de textos traduzidos e a incapacidade da tradução em diferentes línguas parece ser um problema central. “A tradução de textos filosóficos leva em consideração a interpretação e a criação de conceitos, principalmente quando se depara com a limitação de textos filosóficos em língua portuguesa e os desafios de tradução. Como alternativa, apresentamos na oficina a possibilidade de tradução de textos filosóficos”, destaca.

A oficina de tradução de textos filosóficos tem início na próxima terça-feira (24), das 14h às 18h, na Sala 126 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. A atividade tem carga de 60 horas/aula e está dividida em dois módulos: o primeiro é o estudo da teoria da tradução e o segundo é pôr em prática as técnicas de tradução de textos filosóficos desenvolvidas no curso.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no Instagram (https://www.instagram.com/oftraducaofilosofica/), pelo telefone (83) 3344-5318 ou pelo e-mail arthurlsmarinho@hotmail.com. A chamada pública para participação na oficina de tradução de textos filosóficos pode ser conferida clicando AQUI.

O post Departamento de Filosofia da Universidade Estadual promove oficina de tradução de textos filosóficos apareceu primeiro em UEPB.