19 de junho de 2020

Com a proposta de oferecer formação inicial e continuada voltada para professores da Educação Básica das redes pública e privada, no contexto do ensino remoto emergencial, os cursos de Letras/Português, Letras/Inglês e Letras/Espanhol do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciam, no dia 29 de junho, as atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto”.

O levantamento das necessidades dos professores da Educação Básica no âmbito do ensino remoto foi feito por meio de um “Questionário de Sondagem”, no período de 11 a 16 de junho, que foi respondido por mais de 500 docentes de línguas de escolas particulares e públicas da Paraíba. No momento, a equipe do projeto está recebendo as inscrições dos professores que desejam participar da formação. O link para inscrição foi enviado via e-mail para todos aqueles que responderam ao questionário.

A ideia do projeto é realizar oficinas, minicursos, rodas de conversas, palestras e atividades de suporte didático-metodológico que auxiliem os docentes no domínio das novas tecnologias de ensino para ministrar aulas remotas, diante do cenário de pandemia da Covid-19, que tem obrigado a população a cumprir o distanciamento social como medida de prevenção da doença.

De acordo com o cronograma inicial das atividades, no dia 29 de junho, será realizada a oficina “Google Meet”, com o professor Alessandro Giordano. No dia 1º de julho, o professor Alessandro também ministra a oficina “Google Classroom”. No dia 6 de julho, a professora Daniela Gomes abordará o tema “Uso de memes nas aulas remotas: uma proposta pedagógica”. Já no dia 15 de julho, haverá uma roda de conversa com docentes das áreas de Espanhol, Inglês e Português.

Ainda, conforme a programação, nos dias 20 e 22 de julho, será ofertado suporte didático e metodológico para os professores das áreas de Espanhol, Inglês e Português. Essa primeira etapa da formação será concluída no dia 29 de julho, com a mesa redonda “Ensino remoto emergencial”. Todas as atividades serão realizadas das 19h às 21h.

Integram a equipe do plano de ação de formação inicial e continuada os seguintes professores da UEPB: Telma Ferreira, Karyne Soares e Daniela Gomes (Letras/Inglês); Alessandro Giordano e Gilda Carneiro (Letras/Espanhol); Tatiana Fernandes e Iara Francisca (Letras/Português). Outras informações sobre o projeto podem ser acessadas no endereço eletrônico https://dolferletrasuepb.wixsite.com/dofler.

Texto: Tatiana Brandão

O post Atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto” serão iniciadas dia 29 de junho apareceu primeiro em UEPB.