4 de outubro de 2017

Será lançado na próxima segunda-feira (9), no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o livro “Contos que se interpenetram – Leituras de ‘Santa Rita’, de José Condé”, organizado pelo professor Edson Tavares, do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O lançamento acontecerá em dois horários: pela manhã, às 8h30, e a noite, às 19h30.

A obra é o resultado da pesquisa de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) – Cota 2014/2015, coordenada pelo professor Edson Tavares e desenvolvida pelos alunos Leiliane Thaís Pereira de Lima, Renaly Kamillah Ynnaiãnh, Nathália de Sá Tavares Azevedo e Gilson Batista Gonzaga. Durante o período de vigência da pesquisa, foram realizados cerca de 20 encontros para estudo do livro de contos “Santa Rita”, do escritor pernambucano José Condé, sob vários vieses críticos, do que resultou a confecção dos artigos que estão agora reunidos no livro.

Prefaciado pelo professor Luciano Justino, o compêndio traz os artigos “O Brasil pós-abolição da escravatura: a quem interessava o treze de maio?”, do professor Edson Tavares; “As relações entre Narrador e Narratário nos contos do livro ‘Santa Rita’, de José Condé”, por Leiliane Thaís; “A presença da chuva como elemento intensificador nas narrativas condeanas de ‘Santa Rita’”, de Renally Kamillah; “O cachorro como referência actancial nas narrativas de ‘Santa Rita’, de José Condé”, por Nathália de Sá Tavares; e “Satu e o bodegueiro: personagens que atravessam as narrativas de ‘Santa Rita’, de José Condé”, assinado por Gilson Gonzaga.

Organizador da obra, o professor Edson destaca que “a empreitada de visibilizar autores escondidos na penumbra do silêncio acadêmico costuma render frutos férteis e grávidos de reflexão literária. Não foi diferente com este projeto de iniciação científica, em que elegemos José Condé como escritor a ser discutido pelo grupo de alunos que compuseram a equipe de pesquisa”.

Antes de sua publicação, os artigos alimentaram discussões em mesas redondas realizadas pelos autores em Caruaru (PE), durante as comemorações dos 70 anos de literatura do escritor, em 2015, e na própria UEPB, em evento realizado pelo Departamento de Letras e Artes. Além disso, o projeto foi o segundo colocado no 22º Encontro de Iniciação Científica, realizado em novembro de 2015 na UEPB, segundo avaliação de pesquisadores do CNPq.

O livro “Contos que se interpenetram” foi editado pela WDimeron e impresso nas oficinas d’A União (João Pessoa). O projeto gráfico é da Salsa Live Marketing e a capa e diagramação – de um dinamismo e atualidade evidentes – foram produzidas por Wilson Morais. O lançamento, que será transmitido ao vivo pelo Facebook, constará de apresentação pelos autores dos assuntos abordados no livro, os quais representam excelentes exemplos de análise crítica acadêmica. Ao final da solenidade, os autores estarão autografando a obra.

O livro também tem lançamentos programados para acontecer na cidade de Caruaru, durante a realização da “Semana Condé”, de 17 a 22 de outubro, e em Gravatá do Ibiapina (Taquaritinga do Norte).

Serviço:
O que: Lançamento do livro “Contos que se interpenetram – Leituras de ‘Santa Rita’, de José Condé”
Quando: Dia 9 de outubro de 2017
Onde: Auditório III da Central de Integração Acadêmica
Horário: 8h30 e 19h30
Valor do livro: R$ 30,00

Colaboração: professor Edson Tavares

O post Alunos de PIBIC da Universidade Estadual da Paraíba lançam livro com resultados de pesquisa em Letras apareceu primeiro em UEPB.