CCTS

CCTS

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde

Sobre o CCTS


DIREÇÃO


Diretor: Prof. Dr. Manuel Antonio Gordón-Núñez

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. É membro do corpo editorial da RBPO- Revista Brasileira de Patologia Oral (1677-9630). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica e Patologia Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: Manifestações estomatológicas de doenças sistêmicas, câncer oral, cisto e tumores odontogênicos e sialodiagnóstico. Professor de Processos Patológicos, Biossegurança e Clínica de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UEPB. Diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB, Campus VIII.

 

Diretor Adjunto: Prof. Raimundo Leidimar Bezerra

Possui graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestrado em Engenharia Civil [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1976) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Fundações e Escavações, atuando principalmente nos seguintes temas: fundações, estruturas de contenção, barragens de terra, Investigações e ensaios “in situ”, e aterros sobre solos moles.

 


SECRETARIA


Flávia Bertoldo Ferreira

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande(2007) e especialização em Geopolítica e História pela Faculdades Integradas de Patos(2009). Tem experiência na área de História.

 

e-mail: flavia12.uepb@gmail.com

 

Criado em 20 de Setembro de 2010, o Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da Universidade Estadual da Paraíba – CCTS encontra-se sediado na cidade de Araruna, na região do Curimataú Ocidental Paraibano.

Em sua inauguração, que contou com as presenças do Governador em Exercício além da Reitora da UEPB à época, Desembargador Luiz Sílvio Ramalho e a Profa. Marlene Alves Souza Luna, respectivamente, o CCTS ofereceu 130 vagas para 130 vagas para os cursos de Engenharia Civil, Odontologia e Ciências da Natureza, nos turnos da manhã e tarde.

O Campus recebeu o nome da Professora Maria da Penha, profissional que atuou na edificação da educação na cidade de Araruna.

A primeira docente a assumir a direção do CCTS, a convite da Magnífica Reitora, foi a Professora Profa. Dra. Alessandra Gomes Brandão, que cuidou do processo de instalação dos cursos com um quadro docente selecionado para este importante momento de expansão que a Universidade Estadual da Paraíba viveu até o ano de 2010, ficando à frente da gestão até agosto de 2012.

Em 2012 foi convidado o professor Prof. Raimundo Leidimar Bezerra para assumir a gestão do CCTS, ficando até a primeira eleição para direção do campus, em 2014, quando foi reconduzido ao cargo de Diretor passando a ser o primeiro docente eleito pela comunidade universitária, sendo acompanhado pelo Prof. Dr. Manuel Antonio Gordón-Núñez como Diretor Adjunto.

No ano de 2016, o Prof. Manuel Antonio Gordón-Núñez é escolhido para o próximo ciclo da gestão do campus, juntamente como o Prof. Raimundo Leidimar Bezerra ocupando desta vez o cargo de Diretor Adjunto. Na eleição para Direção de Centro ocorrida em 2018, o dois professores foram reconduzidos aos cargos.

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Câmpus VIII da Universidade Estadual celebra 10 anos de fundação com palestras e mesa redonda virtuais

Array ( [post_title] => Câmpus VIII da Universidade Estadual celebra 10 anos de fundação com palestras e mesa redonda virtuais [post_content] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, instalado na cidade de Araruna, está completando 10 anos de fundação. E, para marcar a data, a direção preparou uma série de atividades que, devido à pandemia, serão realizadas de forma on-line. Apenas a parte protocolar será realizada presencialmente, no Câmpus, mas seguindo todos os protocolos de segurança e as medidas de prevenção de contágio da Covid-19.

Com o título “CCTS/UEPB: 10 anos de superação e transformação educacional”, a programação será aberta às 8h do dia 23 de setembro pelo diretor do câmpus, professor Manuel Antônio Gordón Núñez, e pelo diretor adjunto, professor Raimundo Leidimar. Em seguida acontece uma apresentação cultural em homenagem ao CCTS, que será transmitida pelo Canal da UEPB no YouTube. O Grupo de Projeções Folclóricas Panamá del Alma Mia fará a apresentação do espetáculo “De Panamá, Puente del Mundo Corazón del Universo ao CCTS da UEPB”.

Às 10h será proferida a primeira conferência virtual, com o tema “Genomas de beta coronavírus: como a informação genética tem sido utilizada para enfrentar brotes passados e a atual pandemia de Covid-19”. Os palestrantes serão os professores Carlos Mario Restrepo Arboleda, da Universitaria San Martín (Panamá); e Alejandro Llanes Mazón, pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas Avançadas e Serviços de Alta Tecnologia (INDICASAT-AIP) da República do Panamá.

A partir das 14h acontece a mesa redonda “A Física no CCTS/UEPB: 10 anos de superação e transformação social”, a ser ministrada pelos professores Altamir Souto Dias, Jamilton Rodrigues e Mário César Soares, todos vinculados ao Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde. O evento celebrativo segue na quinta-feira (24), às 8h, com a palestra “Inovações nos projetos de fundações de edifícios”. O tema será abordado pelo professor Wilson Cartaxo Soares, engenheiro civil e professor titular no Centro Universitário UNIPE.

Às 10h será a vez dos alunos, técnicos e professores do Câmpus assistirem a palestra “Conselho Regional de Odontologia: o que os acadêmicos precisam saber para exercer a profissão com ética e responsabilidade”. O tema será apresentado pelo professor Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, cirurgião-dentista e especialista em cirurgia Buco-Maxilo-Facial.

O ciclo de palestras retoma às 14h, com o tema “As competências para o profissional do futuro”. A palestrante desta atividade será a professora Clarissa Maria Ramalho de Sá Rocha, consultora interna da Unifacisa e coordenadora do MBA em Marketing. O link do formulário de inscrições para a participação em todas as palestras é https://forms.gle/8ttXhtBdMYroxTUm8.

O diretor do Centro, professor Manuel Antônio Gordón Núñez, ressaltou que, apesar das dificuldades, o Câmpus de Araruna tem cumprido o seu papel e formado bons profissionais que já estão no mercado de trabalho. Ele registrou o apoio da Administração Central e a parceria com a Prefeitura de Araruna como fundamentais para a realização de obras que, antes, eram um sonho. Para ele, o Câmpus foi um divisor de águas na história de Araruna, mudando a realidade da região.

“Hoje, depois de 10 anos, eu considero a grandeza desse câmpus. Eu considero um divisor de águas e um dos projetos de inclusão social mais exitosos da UEPB. Com a criação desse Câmpus, desde o seu início, as pessoas que foram buscar uma formação acadêmica nos cursos de Odontologia, Engenharia Civil e, inicialmente, Ciência da Natureza, que posteriormente foi transformado no curso de Física, era uma população do interior da Paraíba e de outros estados”, afirmou.

Para ele, muitos estudantes da região dificilmente teriam condições de ingressar em curso superior devido às condições, mas tiveram uma chance de ter um futuro melhor com a chegada do Câmpus em Araruna. “Hoje em dia nós vemos que essas pessoas que foram formadas nos primeiros anos, nas primeiras turmas que surgiram, eram de escassos recursos econômicos, e hoje são de muito sucesso na sua formação e no exercício da sua profissão”, destacou o professor Manuel Gordón Núñez.

Em 10 anos de existência, mais de 350 profissionais já foram formados pelo CCTS. Os projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes, com orientação dos professores, levam serviços gratuitos e melhora a qualidade de vida da população. No total, 35 projetos extensionistas estão em pleno andamento, beneficiando não só os moradores de Araruna, mas também das cidades circunvizinhas.

O Câmpus de Araruna “Professora Maria da Penha” foi inaugurado no dia 20 de setembro de 2010 e, atualmente, abriga os cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Física e Bacharelado em Odontologia. Conta com mais de 600 alunos matriculados e 73 docentes em atividade no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde.

Texto: Severino Lopes

O post Câmpus VIII da Universidade Estadual celebra 10 anos de fundação com palestras e mesa redonda virtuais apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, instalado na cidade de Araruna, está completando 10 anos de fundação. E, para marcar a data, a direção preparou uma série de atividades que, devido à pandemia, serão realizadas de forma on-line. Apenas a parte protocolar será realizada presencialmente, Leia Mais...

O post Câmpus VIII da Universidade Estadual celebra 10 anos de fundação com palestras e mesa redonda virtuais apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-09-15 15:10:26 [post_date] => 2020-09-15 15:10:26 [post_modified_gmt] => 2020-09-15 15:10:26 [post_modified] => 2020-09-15 15:10:26 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=57162 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-celebra-10-anos-de-fundacao-com-palestras-e-mesa-redonda-virtuais/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-celebra-10-anos-de-fundacao-com-palestras-e-mesa-redonda-virtuais/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-celebra-10-anos-de-fundacao-com-palestras-e-mesa-redonda-virtuais/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 544def6544cce8911dfa4612cb92b98b [1] => 42926a0a6bda790f0a3abcf7592dae8d ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-viii-da-universidade-estadual-celebra-10-anos-de-fundacao-com-palestras-e-mesa-redonda-virtuais )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Câmpus VIII da Universidade Estadual celebra 10 anos de fundação com palestras e mesa redonda virtuais

Array ( [post_title] => Câmpus VIII da Universidade Estadual celebra 10 anos de fundação com palestras e mesa redonda virtuais [post_content] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, instalado na cidade de Araruna, está completando 10 anos de fundação. E, para marcar a data, a direção preparou uma série de atividades que, devido à pandemia, serão realizadas de forma on-line. Apenas a parte protocolar será realizada presencialmente, no Câmpus, mas seguindo todos os protocolos de segurança e as medidas de prevenção de contágio da Covid-19.

Com o título “CCTS/UEPB: 10 anos de superação e transformação educacional”, a programação será aberta às 8h do dia 23 de setembro pelo diretor do câmpus, professor Manuel Antônio Gordón Núñez, e pelo diretor adjunto, professor Raimundo Leidimar. Em seguida acontece uma apresentação cultural em homenagem ao CCTS, que será transmitida pelo Canal da UEPB no YouTube. O Grupo de Projeções Folclóricas Panamá del Alma Mia fará a apresentação do espetáculo “De Panamá, Puente del Mundo Corazón del Universo ao CCTS da UEPB”.

Às 10h será proferida a primeira conferência virtual, com o tema “Genomas de beta coronavírus: como a informação genética tem sido utilizada para enfrentar brotes passados e a atual pandemia de Covid-19”. Os palestrantes serão os professores Carlos Mario Restrepo Arboleda, da Universitaria San Martín (Panamá); e Alejandro Llanes Mazón, pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas Avançadas e Serviços de Alta Tecnologia (INDICASAT-AIP) da República do Panamá.

A partir das 14h acontece a mesa redonda “A Física no CCTS/UEPB: 10 anos de superação e transformação social”, a ser ministrada pelos professores Altamir Souto Dias, Jamilton Rodrigues e Mário César Soares, todos vinculados ao Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde. O evento celebrativo segue na quinta-feira (24), às 8h, com a palestra “Inovações nos projetos de fundações de edifícios”. O tema será abordado pelo professor Wilson Cartaxo Soares, engenheiro civil e professor titular no Centro Universitário UNIPE.

Às 10h será a vez dos alunos, técnicos e professores do Câmpus assistirem a palestra “Conselho Regional de Odontologia: o que os acadêmicos precisam saber para exercer a profissão com ética e responsabilidade”. O tema será apresentado pelo professor Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, cirurgião-dentista e especialista em cirurgia Buco-Maxilo-Facial.

O ciclo de palestras retoma às 14h, com o tema “As competências para o profissional do futuro”. A palestrante desta atividade será a professora Clarissa Maria Ramalho de Sá Rocha, consultora interna da Unifacisa e coordenadora do MBA em Marketing. O link do formulário de inscrições para a participação em todas as palestras é https://forms.gle/8ttXhtBdMYroxTUm8.

O diretor do Centro, professor Manuel Antônio Gordón Núñez, ressaltou que, apesar das dificuldades, o Câmpus de Araruna tem cumprido o seu papel e formado bons profissionais que já estão no mercado de trabalho. Ele registrou o apoio da Administração Central e a parceria com a Prefeitura de Araruna como fundamentais para a realização de obras que, antes, eram um sonho. Para ele, o Câmpus foi um divisor de águas na história de Araruna, mudando a realidade da região.

“Hoje, depois de 10 anos, eu considero a grandeza desse câmpus. Eu considero um divisor de águas e um dos projetos de inclusão social mais exitosos da UEPB. Com a criação desse Câmpus, desde o seu início, as pessoas que foram buscar uma formação acadêmica nos cursos de Odontologia, Engenharia Civil e, inicialmente, Ciência da Natureza, que posteriormente foi transformado no curso de Física, era uma população do interior da Paraíba e de outros estados”, afirmou.

Para ele, muitos estudantes da região dificilmente teriam condições de ingressar em curso superior devido às condições, mas tiveram uma chance de ter um futuro melhor com a chegada do Câmpus em Araruna. “Hoje em dia nós vemos que essas pessoas que foram formadas nos primeiros anos, nas primeiras turmas que surgiram, eram de escassos recursos econômicos, e hoje são de muito sucesso na sua formação e no exercício da sua profissão”, destacou o professor Manuel Gordón Núñez.

Em 10 anos de existência, mais de 350 profissionais já foram formados pelo CCTS. Os projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes, com orientação dos professores, levam serviços gratuitos e melhora a qualidade de vida da população. No total, 35 projetos extensionistas estão em pleno andamento, beneficiando não só os moradores de Araruna, mas também das cidades circunvizinhas.

O Câmpus de Araruna “Professora Maria da Penha” foi inaugurado no dia 20 de setembro de 2010 e, atualmente, abriga os cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Física e Bacharelado em Odontologia. Conta com mais de 600 alunos matriculados e 73 docentes em atividade no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde.

Texto: Severino Lopes

O post Câmpus VIII da Universidade Estadual celebra 10 anos de fundação com palestras e mesa redonda virtuais apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, instalado na cidade de Araruna, está completando 10 anos de fundação. E, para marcar a data, a direção preparou uma série de atividades que, devido à pandemia, serão realizadas de forma on-line. Apenas a parte protocolar será realizada presencialmente, Leia Mais...

O post Câmpus VIII da Universidade Estadual celebra 10 anos de fundação com palestras e mesa redonda virtuais apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-09-15 15:10:26 [post_date] => 2020-09-15 15:10:26 [post_modified_gmt] => 2020-09-15 15:10:26 [post_modified] => 2020-09-15 15:10:26 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=57162 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-celebra-10-anos-de-fundacao-com-palestras-e-mesa-redonda-virtuais/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-celebra-10-anos-de-fundacao-com-palestras-e-mesa-redonda-virtuais/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-celebra-10-anos-de-fundacao-com-palestras-e-mesa-redonda-virtuais/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 544def6544cce8911dfa4612cb92b98b [1] => 42926a0a6bda790f0a3abcf7592dae8d ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-viii-da-universidade-estadual-celebra-10-anos-de-fundacao-com-palestras-e-mesa-redonda-virtuais )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Livro fotográfico publicado por pesquisadores da UEPB apresenta riquezas do Parque Pedra da Boca

Array ( [post_title] => Livro fotográfico publicado por pesquisadores da UEPB apresenta riquezas do Parque Pedra da Boca [post_content] =>

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou o livro fotográfico intitulado “Pedra da Boca: o parque das gigantes”. A obra, publicada pela EDUEPB, é fruto de um programa de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca”, desenvolvido no Câmpus da Instituição em Araruna, financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado durante dois anos no Parque Estadual Pedra da Boca. Trata-se de um convite à sociedade para um olhar sobre a importante unidade de conservação paraibana.

A proposta do livro é apresentar as imagens captadas durante a realização dos projetos de educação ambiental, que alcançou mais de 10 mil pessoas, entre fieis da Romaria de Fátima, estudantes da rede pública da região e membros da comunidade local. O livro aborda, em uma linguagem acessível, respeitando ao máximo os dados científicos, a relação da comunidade local com a natureza, a riqueza histórica, social, geológica e biológica do lugar.

Conforme os autores, a expressão “Parque das Gigantes” se remete às “pedras gigantes” que alcançam 180 metros, como é o caso da Pedra da Boca. A imponência das rochas da unidade de conservação tem despertado diversas lendas em seus povos originários, que retratam castelos encantados, pedras gigantes que protegem plantas e animais, além de botijas e espingardas de ouro escondidas entre as pedras gigantes.

Sobre o projeto extensionista

O começo dessa história foi a instalação do Câmpus VIII da UEPB, em 2010, na cidade de Araruna. Afinal, quando um grupo de pesquisadores chega a um lugar, especialmente nos ambientes com grande potencial de pesquisa, se mobiliza toda uma expertise para estudar as questões locais. É o caso da professora Alessandra Brandão, que trabalha com temas ligados ao ensino de ciências, educação para o meio ambiente e comunicação pública da ciência.

Em 2015, a pesquisadora propôs ao Ministério da Educação (MEC), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEPB, um programa de extensão que visava minimizar impactos negativos no Parque Pedra da Boca, através de estratégias de comunicação e educação ambiental, dialogando, inclusive, com recomendações federais, para uso de tais estratégias nas unidades de conservação. Para a professora, o edital era uma oportunidade muito importante de contribuir com o Parque Pedra da Boca e, ao mesmo tempo, com a formação de dezenas de estudantes que participaram do projeto. Outro ponto importante previsto diz respeito à possibilidade de distribuição de renda no entorno, uma vez que os monitores, responsáveis por acompanhar os estudantes nas trilhas, deveriam ser preferencialmente do local.

Pedra da Boca

O Parque Estadual Pedra da Boca foi instituído como área de preservação no ano 2000, com o intuito de proteger um conjunto rochoso com geoformas únicas, que têm sido associadas, ao longo do tempo, a feições diversas, recebendo nomes como Pedra da Boca, Pedra da Caveira, Pedra do Coelho, Pedra do Letreiro (pelas pinturas rupestres), entre outras. Não à toa, diversas lendas de castelos, princesas, gigantes, espingardas e botijas de ouro tentam explicar, nas vozes dos nativos, tão magnífica beleza natural.

Segundo professora Alessandra, o Parque está localizado em um importante ecossistema e havia alguns pontos sobre o parque que mereciam atenção especial, tais como o desconhecimento das pessoas da região sobre a importância do parque, sendo mais conhecido por visitantes, inclusive, com erros de localização geográfica, sendo por vezes creditado a outro estado; aumento da visitação sem estratégias de discussão sobre o mesmo, com consequências negativas; turismo religioso forte, bonito, no Santuário de Fátima, mas que impacta a área preservada; sítios arqueológicos, com pinturas de grande importância que, além de estarem praticamente sem estudos, estão sujeitos a uma grande deterioração; e ausência de uma publicação capaz de divulgar as riquezas do parque para um público mais amplo.

Segundo a coordenadora, que divide autoria do livro com Rafael Xavier (Geografia), Marcionila Fernandes (Sociologia) e Caio Silva (biólogo e fotógrafo), ao desenvolver um plano de trabalho que considerou tudo isso, o programa de extensão conseguiu bons resultados. O projeto tem entrevistas com o público das romarias, que pode apoiar intervenções específicas. Foram levados mais de 600 estudantes da região para as rodas de conversa e “aventuras no parque”, com trilhas e escaladas nas rochas, em uma metodologia chamada de reflexão-ação-reflexão. Também foi realizado um ensaio fotográfico sobre o parque, inclusive sobre as pinturas rupestres, apresentando uma análise sobre algumas delas.

Além disso, o projeto aproximou membros da comunidade local para falar sobre sua visão sobre o lugar. O resultado final foi o livro fotográfico que aborda e apresenta boa parte desses aspectos para sociedade, em uma linguagem acessível, uma vez que a riqueza do parque, quando descrita, se restringe ao ambiente acadêmico. Portanto, de acordo com professora Alessandra Brandão, a obra é um tipo de publicação ampla, que se ocupa de vários vários aspectos, se comparada a outras obras mais especializadas sobre a Boca da Pedra, que possuem característica predominantemente acadêmica.

Os exemplares na versão impressa do livro serão doados a escolas públicas de Araruna e outras regiões do Estado. O e-book está sendo organizado e, em breve, será disponibilizado ao público na plataforma da EDUEPB.

Texto e fotos: Equipe do projeto de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca”

O post Livro fotográfico publicado por pesquisadores da UEPB apresenta riquezas do Parque Pedra da Boca apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou o livro fotográfico intitulado “Pedra da Boca: o parque das gigantes”. A obra, publicada pela EDUEPB, é fruto de um programa de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca”, desenvolvido no Câmpus da Instituição em Araruna, financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado Leia Mais...

O post Livro fotográfico publicado por pesquisadores da UEPB apresenta riquezas do Parque Pedra da Boca apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-02 15:24:13 [post_date] => 2020-07-02 15:24:13 [post_modified_gmt] => 2020-07-02 15:24:13 [post_modified] => 2020-07-02 15:24:13 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56187 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/livro-fotografico-publicado-por-pesquisadores-da-uepb-apresenta-riquezas-do-parque-estadual-pedra-da-boca/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/livro-fotografico-publicado-por-pesquisadores-da-uepb-apresenta-riquezas-do-parque-estadual-pedra-da-boca/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/livro-fotografico-publicado-por-pesquisadores-da-uepb-apresenta-riquezas-do-parque-estadual-pedra-da-boca/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 81d50df30fc2cd6768f5d2291deb4a4b [1] => 126039d97f8cf1191ff4b430433a4c0b ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 8 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => livro-fotografico-publicado-por-pesquisadores-da-uepb-apresenta-riquezas-do-parque-pedra-da-boca )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Livro fotográfico publicado por pesquisadores da UEPB apresenta riquezas do Parque Pedra da Boca

Array ( [post_title] => Livro fotográfico publicado por pesquisadores da UEPB apresenta riquezas do Parque Pedra da Boca [post_content] =>

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou o livro fotográfico intitulado “Pedra da Boca: o parque das gigantes”. A obra, publicada pela EDUEPB, é fruto de um programa de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca”, desenvolvido no Câmpus da Instituição em Araruna, financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado durante dois anos no Parque Estadual Pedra da Boca. Trata-se de um convite à sociedade para um olhar sobre a importante unidade de conservação paraibana.

A proposta do livro é apresentar as imagens captadas durante a realização dos projetos de educação ambiental, que alcançou mais de 10 mil pessoas, entre fieis da Romaria de Fátima, estudantes da rede pública da região e membros da comunidade local. O livro aborda, em uma linguagem acessível, respeitando ao máximo os dados científicos, a relação da comunidade local com a natureza, a riqueza histórica, social, geológica e biológica do lugar.

Conforme os autores, a expressão “Parque das Gigantes” se remete às “pedras gigantes” que alcançam 180 metros, como é o caso da Pedra da Boca. A imponência das rochas da unidade de conservação tem despertado diversas lendas em seus povos originários, que retratam castelos encantados, pedras gigantes que protegem plantas e animais, além de botijas e espingardas de ouro escondidas entre as pedras gigantes.

Sobre o projeto extensionista

O começo dessa história foi a instalação do Câmpus VIII da UEPB, em 2010, na cidade de Araruna. Afinal, quando um grupo de pesquisadores chega a um lugar, especialmente nos ambientes com grande potencial de pesquisa, se mobiliza toda uma expertise para estudar as questões locais. É o caso da professora Alessandra Brandão, que trabalha com temas ligados ao ensino de ciências, educação para o meio ambiente e comunicação pública da ciência.

Em 2015, a pesquisadora propôs ao Ministério da Educação (MEC), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEPB, um programa de extensão que visava minimizar impactos negativos no Parque Pedra da Boca, através de estratégias de comunicação e educação ambiental, dialogando, inclusive, com recomendações federais, para uso de tais estratégias nas unidades de conservação. Para a professora, o edital era uma oportunidade muito importante de contribuir com o Parque Pedra da Boca e, ao mesmo tempo, com a formação de dezenas de estudantes que participaram do projeto. Outro ponto importante previsto diz respeito à possibilidade de distribuição de renda no entorno, uma vez que os monitores, responsáveis por acompanhar os estudantes nas trilhas, deveriam ser preferencialmente do local.

Pedra da Boca

O Parque Estadual Pedra da Boca foi instituído como área de preservação no ano 2000, com o intuito de proteger um conjunto rochoso com geoformas únicas, que têm sido associadas, ao longo do tempo, a feições diversas, recebendo nomes como Pedra da Boca, Pedra da Caveira, Pedra do Coelho, Pedra do Letreiro (pelas pinturas rupestres), entre outras. Não à toa, diversas lendas de castelos, princesas, gigantes, espingardas e botijas de ouro tentam explicar, nas vozes dos nativos, tão magnífica beleza natural.

Segundo professora Alessandra, o Parque está localizado em um importante ecossistema e havia alguns pontos sobre o parque que mereciam atenção especial, tais como o desconhecimento das pessoas da região sobre a importância do parque, sendo mais conhecido por visitantes, inclusive, com erros de localização geográfica, sendo por vezes creditado a outro estado; aumento da visitação sem estratégias de discussão sobre o mesmo, com consequências negativas; turismo religioso forte, bonito, no Santuário de Fátima, mas que impacta a área preservada; sítios arqueológicos, com pinturas de grande importância que, além de estarem praticamente sem estudos, estão sujeitos a uma grande deterioração; e ausência de uma publicação capaz de divulgar as riquezas do parque para um público mais amplo.

Segundo a coordenadora, que divide autoria do livro com Rafael Xavier (Geografia), Marcionila Fernandes (Sociologia) e Caio Silva (biólogo e fotógrafo), ao desenvolver um plano de trabalho que considerou tudo isso, o programa de extensão conseguiu bons resultados. O projeto tem entrevistas com o público das romarias, que pode apoiar intervenções específicas. Foram levados mais de 600 estudantes da região para as rodas de conversa e “aventuras no parque”, com trilhas e escaladas nas rochas, em uma metodologia chamada de reflexão-ação-reflexão. Também foi realizado um ensaio fotográfico sobre o parque, inclusive sobre as pinturas rupestres, apresentando uma análise sobre algumas delas.

Além disso, o projeto aproximou membros da comunidade local para falar sobre sua visão sobre o lugar. O resultado final foi o livro fotográfico que aborda e apresenta boa parte desses aspectos para sociedade, em uma linguagem acessível, uma vez que a riqueza do parque, quando descrita, se restringe ao ambiente acadêmico. Portanto, de acordo com professora Alessandra Brandão, a obra é um tipo de publicação ampla, que se ocupa de vários vários aspectos, se comparada a outras obras mais especializadas sobre a Boca da Pedra, que possuem característica predominantemente acadêmica.

Os exemplares na versão impressa do livro serão doados a escolas públicas de Araruna e outras regiões do Estado. O e-book está sendo organizado e, em breve, será disponibilizado ao público na plataforma da EDUEPB.

Texto e fotos: Equipe do projeto de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca”

O post Livro fotográfico publicado por pesquisadores da UEPB apresenta riquezas do Parque Pedra da Boca apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou o livro fotográfico intitulado “Pedra da Boca: o parque das gigantes”. A obra, publicada pela EDUEPB, é fruto de um programa de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca”, desenvolvido no Câmpus da Instituição em Araruna, financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado Leia Mais...

O post Livro fotográfico publicado por pesquisadores da UEPB apresenta riquezas do Parque Pedra da Boca apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-02 15:24:13 [post_date] => 2020-07-02 15:24:13 [post_modified_gmt] => 2020-07-02 15:24:13 [post_modified] => 2020-07-02 15:24:13 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56187 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/livro-fotografico-publicado-por-pesquisadores-da-uepb-apresenta-riquezas-do-parque-estadual-pedra-da-boca/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/livro-fotografico-publicado-por-pesquisadores-da-uepb-apresenta-riquezas-do-parque-estadual-pedra-da-boca/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/livro-fotografico-publicado-por-pesquisadores-da-uepb-apresenta-riquezas-do-parque-estadual-pedra-da-boca/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 81d50df30fc2cd6768f5d2291deb4a4b [1] => 126039d97f8cf1191ff4b430433a4c0b ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 8 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => livro-fotografico-publicado-por-pesquisadores-da-uepb-apresenta-riquezas-do-parque-pedra-da-boca )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19 debate nova realidade da prática odontológica

Array ( [post_title] => 1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19 debate nova realidade da prática odontológica [post_content] =>

Nos dias 3 e 4 de junho, professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promovem o 1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19”. Estão à frente desta iniciativa o professor Sérgio Carvalho, do Curso de Odontologia do Câmpus VIII da UEPB; a professora Marianne de Vasconcelos, docente de Odontologia do Câmpus de Arcoverde da UPE e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação da FOP; e o professor Gustavo Pina Godoy, docente do Curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação de Odontologia da UFPE.

O evento é 100% virtual, gratuito, com certificação e participação de palestrantes de vários lugares do Brasil. O objetivo é tentar elucidar os principais questionamentos da Odontologia relacionada à Covid-19 e ajudar a classe odontológica a atuar de forma mais segura. O intuito também é ajudar a organização Samaritanos Recife (@samaritanos.recife) que está trabalhando nas consequências da pandemia.

As inscrições para participação no encontro estão sendo feitas no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/odontologia_covid19/, por meio do qual também é possível fazer doações à instituição Samaritanos Recife. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pela rede social Instagram, no perfil @odontologia.covid19.

O post 1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19 debate nova realidade da prática odontológica apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Nos dias 3 e 4 de junho, professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promovem o 1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19”. Estão à frente desta iniciativa o professor Sérgio Carvalho, do Curso de Odontologia do Câmpus VIII da UEPB; a professora Leia Mais...

O post 1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19 debate nova realidade da prática odontológica apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-05-21 15:42:50 [post_date] => 2020-05-21 15:42:50 [post_modified_gmt] => 2020-05-21 15:42:50 [post_modified] => 2020-05-21 15:42:50 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=55737 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-on-line-de-odontologia-e-covid-19-debate-nova-realidade-da-pratica-odontologica-em-tempos-de-pandemia/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-on-line-de-odontologia-e-covid-19-debate-nova-realidade-da-pratica-odontologica-em-tempos-de-pandemia/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-on-line-de-odontologia-e-covid-19-debate-nova-realidade-da-pratica-odontologica-em-tempos-de-pandemia/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 81fbe477259ebcbc41d3f3cd5e54b056 [1] => 99f17c13ac12930b17af84f998d73952 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 19 [1] => 7 [2] => 59 [3] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 1o-encontro-on-line-de-odontologia-e-covid-19-debate-nova-realidade-da-pratica-odontologica-em-tempos-de-pandemia )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19 debate nova realidade da prática odontológica

Array ( [post_title] => 1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19 debate nova realidade da prática odontológica [post_content] =>

Nos dias 3 e 4 de junho, professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promovem o 1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19”. Estão à frente desta iniciativa o professor Sérgio Carvalho, do Curso de Odontologia do Câmpus VIII da UEPB; a professora Marianne de Vasconcelos, docente de Odontologia do Câmpus de Arcoverde da UPE e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação da FOP; e o professor Gustavo Pina Godoy, docente do Curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação de Odontologia da UFPE.

O evento é 100% virtual, gratuito, com certificação e participação de palestrantes de vários lugares do Brasil. O objetivo é tentar elucidar os principais questionamentos da Odontologia relacionada à Covid-19 e ajudar a classe odontológica a atuar de forma mais segura. O intuito também é ajudar a organização Samaritanos Recife (@samaritanos.recife) que está trabalhando nas consequências da pandemia.

As inscrições para participação no encontro estão sendo feitas no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/odontologia_covid19/, por meio do qual também é possível fazer doações à instituição Samaritanos Recife. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pela rede social Instagram, no perfil @odontologia.covid19.

O post 1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19 debate nova realidade da prática odontológica apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Nos dias 3 e 4 de junho, professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promovem o 1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19”. Estão à frente desta iniciativa o professor Sérgio Carvalho, do Curso de Odontologia do Câmpus VIII da UEPB; a professora Leia Mais...

O post 1º Encontro On-line de Odontologia e Covid-19 debate nova realidade da prática odontológica apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-05-21 15:42:50 [post_date] => 2020-05-21 15:42:50 [post_modified_gmt] => 2020-05-21 15:42:50 [post_modified] => 2020-05-21 15:42:50 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=55737 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-on-line-de-odontologia-e-covid-19-debate-nova-realidade-da-pratica-odontologica-em-tempos-de-pandemia/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-on-line-de-odontologia-e-covid-19-debate-nova-realidade-da-pratica-odontologica-em-tempos-de-pandemia/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-on-line-de-odontologia-e-covid-19-debate-nova-realidade-da-pratica-odontologica-em-tempos-de-pandemia/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 81fbe477259ebcbc41d3f3cd5e54b056 [1] => 99f17c13ac12930b17af84f998d73952 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 19 [1] => 7 [2] => 59 [3] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 1o-encontro-on-line-de-odontologia-e-covid-19-debate-nova-realidade-da-pratica-odontologica-em-tempos-de-pandemia )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Divulgado edital de Bolsa Alimentação para câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna

Array ( [post_title] => Divulgado edital de Bolsa Alimentação para câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna [post_content] =>

A Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital de seleção para estudantes dos câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna que queiram concorrer às vagas destinadas ao Programa Bolsa Alimentação da Instituição. Ao todo serão ofertadas 39 bolsas, no valor de R$ 180 cada uma. As inscrições estarão abertas entre os dias 9 e 23 de março, podendo ser feitas diretamente da PROEST ou nas Secretarias dos câmpus aos quais este edital se refere.

A inscrição será feita presencialmente, mediante preenchimento de ficha de inscrição, do questionário socioeconômico e justificativa, bem como apresentação de toda documentação exigida no edital. A distribuição das bolsas está definida da seguinte forma: Guarabira, 20 bolsas; João Pessoa, 10 bolsas; Monteiro, uma bolsa; Patos, duas bolsas; e Araruna, seis bolsas. É preciso ficar atendo ao edital no que diz respeito às bolsas destinadas à ampla concorrência e para pessoas com deficiência.

Serão classificados os estudantes que se encontrem em maior grau de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com avaliação realizada pela equipe da Pró-Reitoria Estudantil, com fundamento no questionário socioeconômico. Para fins de informações sobre composição de núcleo familiar, para comprovação de renda, os candidatos às bolsas de assistência estudantil devem observar o informe da PROEST a respeito deste tópico, clicando AQUI.

A PROEST também divulgou uma cartilha com orientações sobre o preenchimento do formulário socioeconômico dos programas de assistência estudantil. O material esclarece dúvidas sobre quem pode se inscrever nos programas, tipos de bolsas ofertadas, o que é considerado núcleo familiar, documentação, cálculo de renda familiar e per capita, entre outras questões.

O resultado final da seleção está programado para ser divulgado no dia 30 de abril. As demais informações necessárias sobre o processo de seleção da Bolsa Alimentação podem ser conferidas no edital, clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Divulgado edital de Bolsa Alimentação para câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital de seleção para estudantes dos câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna que queiram concorrer às vagas destinadas ao Programa Bolsa Alimentação da Instituição. Ao todo serão ofertadas 39 bolsas, no valor de R$ 180 cada uma. As inscrições estarão abertas Leia Mais...

O post Divulgado edital de Bolsa Alimentação para câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-02-21 10:24:52 [post_date] => 2020-02-21 10:24:52 [post_modified_gmt] => 2020-02-21 10:24:52 [post_modified] => 2020-02-21 10:24:52 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=54764 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/proest-divulga-edital-de-bolsa-alimentacao-para-campus-de-guarabira-joao-pessoa-monteiro-patos-e-araruna/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/proest-divulga-edital-de-bolsa-alimentacao-para-campus-de-guarabira-joao-pessoa-monteiro-patos-e-araruna/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/proest-divulga-edital-de-bolsa-alimentacao-para-campus-de-guarabira-joao-pessoa-monteiro-patos-e-araruna/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => aadd2f20e56614e77e9955022472311e [1] => 16bce590ec412c58dc795afd45cccebd ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 22 [1] => 25 [2] => 7 [3] => 33 [4] => 2 [5] => 40 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => divulgado-edital-de-bolsa-alimentacao-para-campus-de-guarabira-joao-pessoa-monteiro-patos-e-araruna )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Divulgado edital de Bolsa Alimentação para câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna

Array ( [post_title] => Divulgado edital de Bolsa Alimentação para câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna [post_content] =>

A Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital de seleção para estudantes dos câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna que queiram concorrer às vagas destinadas ao Programa Bolsa Alimentação da Instituição. Ao todo serão ofertadas 39 bolsas, no valor de R$ 180 cada uma. As inscrições estarão abertas entre os dias 9 e 23 de março, podendo ser feitas diretamente da PROEST ou nas Secretarias dos câmpus aos quais este edital se refere.

A inscrição será feita presencialmente, mediante preenchimento de ficha de inscrição, do questionário socioeconômico e justificativa, bem como apresentação de toda documentação exigida no edital. A distribuição das bolsas está definida da seguinte forma: Guarabira, 20 bolsas; João Pessoa, 10 bolsas; Monteiro, uma bolsa; Patos, duas bolsas; e Araruna, seis bolsas. É preciso ficar atendo ao edital no que diz respeito às bolsas destinadas à ampla concorrência e para pessoas com deficiência.

Serão classificados os estudantes que se encontrem em maior grau de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com avaliação realizada pela equipe da Pró-Reitoria Estudantil, com fundamento no questionário socioeconômico. Para fins de informações sobre composição de núcleo familiar, para comprovação de renda, os candidatos às bolsas de assistência estudantil devem observar o informe da PROEST a respeito deste tópico, clicando AQUI.

A PROEST também divulgou uma cartilha com orientações sobre o preenchimento do formulário socioeconômico dos programas de assistência estudantil. O material esclarece dúvidas sobre quem pode se inscrever nos programas, tipos de bolsas ofertadas, o que é considerado núcleo familiar, documentação, cálculo de renda familiar e per capita, entre outras questões.

O resultado final da seleção está programado para ser divulgado no dia 30 de abril. As demais informações necessárias sobre o processo de seleção da Bolsa Alimentação podem ser conferidas no edital, clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Divulgado edital de Bolsa Alimentação para câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou edital de seleção para estudantes dos câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna que queiram concorrer às vagas destinadas ao Programa Bolsa Alimentação da Instituição. Ao todo serão ofertadas 39 bolsas, no valor de R$ 180 cada uma. As inscrições estarão abertas Leia Mais...

O post Divulgado edital de Bolsa Alimentação para câmpus de Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-02-21 10:24:52 [post_date] => 2020-02-21 10:24:52 [post_modified_gmt] => 2020-02-21 10:24:52 [post_modified] => 2020-02-21 10:24:52 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=54764 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/proest-divulga-edital-de-bolsa-alimentacao-para-campus-de-guarabira-joao-pessoa-monteiro-patos-e-araruna/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/proest-divulga-edital-de-bolsa-alimentacao-para-campus-de-guarabira-joao-pessoa-monteiro-patos-e-araruna/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/proest-divulga-edital-de-bolsa-alimentacao-para-campus-de-guarabira-joao-pessoa-monteiro-patos-e-araruna/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => aadd2f20e56614e77e9955022472311e [1] => 16bce590ec412c58dc795afd45cccebd ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 22 [1] => 25 [2] => 7 [3] => 33 [4] => 2 [5] => 40 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => divulgado-edital-de-bolsa-alimentacao-para-campus-de-guarabira-joao-pessoa-monteiro-patos-e-araruna )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma novos profissionais em Engenharia Civil, Física e Odontologia

Array ( [post_title] => Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma novos profissionais em Engenharia Civil, Física e Odontologia [post_content] =>

A noite desta quinta-feira (19) foi emocionante para os novos profissionais formados pelo Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi nesta data que 47 formandos do período 2019.2 dos cursos de Engenharia Civil, Licenciatura em Física e Odontologia participaram da solenidade de Colação de Grau e confirmaram sua compromisso em, a partir de então, iniciar uma carreira profissional. A assembleia solene foi presidida pelo pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, que na oportunidade representou o reitor em exercício da Instituição, professor Flávio Romero Guimarães.

Os momentos de emoção tiveram início com a leitura do juramento dos formandos. A aluna de Engenharia Civil, Brenda Gomes de Sousa, representou seus colegas e conduziu a leitura do voto profissional. Já o graduando Arielly Sander Araújo, do Curso de Odontologia, foi escolhido como Orador Oficial das turmas e, durante o seu discurso, fez inúmeros agradecimentos aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica, sobretudo aos professores que, durante todo o percurso de formação, sempre estiveram lutando para que todos obtivessem os melhores resultados.

“Todo esse trajeto nos marcou. São marcas que nos formaram profissionalmente e pessoalmente. De fato, não somos os mesmos de cinco anos atrás. Vivemos, sobrevivemos e amadurecemos. Podemos comparar essa trajetória com a de um alpinista. Ninguém tenta encarar o Monte Everest da noite para o dia. A técnica de progressão exige que diferentes alturas sejam escaladas aos poucos. Durante a escalada, momentos de exaustão são esperados, semelhantes aos nossos sentimentos quando nos empenhamos a conquistar nosso sonho. Mas tudo é superado quando chegamos ao topo da montanha. Desse local, a vista é maravilhosa. Agora, somos como os alpinistas que atingiram seus objetivos”, disse Arielly Sander.

Outro momento de emoção foi o discurso do Paraninfo Geral das turmas, senador José Targino Maranhão. Um dos responsáveis pela fundação do Câmpus de Araruna quando era governador da Paraíba, José Maranhão relembrou histórias, destacou a luta para que o Câmpus VIII se firmasse como alternativa profissional para jovens paraibanos e também de estados vizinhos, bem como agradeceu imensamente a escolha do seu nome que, segundo ele, o encheu de felicidade por acompanhar de perto todas as melhorias que a UEPB trouxe à cidade de Araruna ao longo desses anos que o cCmpus passou a funcionar na cidade.

“Esta solenidade de hoje me trouxe muita alegria, porque vi que a boa semente encontrou o bom solo para gerar bons frutos. Vocês, formandos, são a boa semente que foi a criação do Câmpus da Universidade Estadual da Paraíba em Araruna. Estou orgulhoso porque participei historicamente disso. Eu tenho um compromisso definitivo com aquilo que são as minhas convicções ideológicas e são elas que ajudaram o ensino público que está permitindo esse dia tão festivo, tão bonito para pais, parentes e amigos de vocês, formandos. Por isso, estarei sempre buscando por mais recursos para que essa Universidade cresça e se desenvolva”, destacou José Maranhão.

O diretor do CCTS, professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, também parabenizou os formandos pela conquista, destacou a participação dos familiares nesse processo de formação e dirigiu suas palavras aos alunos reforçando a esperança que o mundo tem no desempenho das atividades que todos passarão a cumprir a partir de então. Já o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, se inspirou em um pensamento de Mahatma Gandhi para se dirigir aos alunos nesse momento de reflexão e agradecimento pela conquista celebrada.

“Quero aqui lembrar um pensando de Mahatma Gandhi que dizia: ‘o que destrói a humanidade: a política sem princípios, o prazer sem compromisso, a riqueza sem trabalho, a sabedoria sem caráter, os negócios sem moral, a ciência sem humanidade e a oração sem caridade’. O caminho se faz ao caminhar. Plantem, reguem, que certamente vocês colherão as sementes do saber e da cidadania, buscando contribuir para a transformação social, a partir do lugar que cada um ocupará pessoal e profissionalmente”, ressaltou professor Eli.

Após todas as falas foi realizada a conferência do Grau Acadêmico aos formandos. O coordenador do Curso de Engenharia Civil, professor Daniel Baracuy da Cunha Campos, conferiu o grau acadêmico a Suellington Oliveira Santos, que representou todos os seus colegas de turma. Já Jansen Félix dos Anjos foi o responsável em receber o grau pelos formandos do Curso de Licenciatura em Física, sendo conferido pelo professor João Hugo Barcuy da Cunha Campos, coordenador do Curso de Física. O coordenador do Curso de Odontologia, professor Fernando Antônio de Farias Aires Júnior, conferiu o grau acadêmico a formanda Lucrécia da Silva Barros, representante dos formandos do Curso de Odontologia.

A entrega dos certificados de Láurea Acadêmica foi feita para duas alunas do Curso de Odontologia. Pelo melhor desempenho ao longo do curso, as alunas Nassara Beatriz de Pontes Santos e Aretha Hellen Aragão Lourenço, receberam seus certificados das mãos do diretor do CCTS, professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, e do diretor adjunto do CCTS, professor Raimundo Leidimar Bezerra. Também participaram da solenidade de Colação de Grau do Câmpus VIII o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Altamir Souto Dias; professor Laplace Guedes, presidente do Fórum de Centros e Escolas da UEPB; e Ícaro Morais, chefe de Gabinete da Prefeitura de Araruna, que na oportunidade representou o prefeito Vital da Costa.

Acesse também: UEPB solicita que concluintes 2019.2 enviem mídias e dados das turmas para atualização do Portal das Placas

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma novos profissionais em Engenharia Civil, Física e Odontologia apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A noite desta quinta-feira (19) foi emocionante para os novos profissionais formados pelo Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi nesta data que 47 formandos do período 2019.2 dos cursos de Engenharia Civil, Licenciatura em Física e Odontologia participaram da solenidade de Colação de Grau e confirmaram sua Leia Mais...

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma novos profissionais em Engenharia Civil, Física e Odontologia apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-12-20 12:37:05 [post_date] => 2019-12-20 12:37:05 [post_modified_gmt] => 2019-12-20 12:37:05 [post_modified] => 2019-12-20 12:37:05 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=54228 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-novos-profissionais-em-engenharia-civil-fisica-e-odontologia/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-novos-profissionais-em-engenharia-civil-fisica-e-odontologia/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-novos-profissionais-em-engenharia-civil-fisica-e-odontologia/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ee8dbf6ba1aebe6d709fd886d24d0e20 [1] => cc629e57f4aba31afacb0a3c4e723441 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-novos-profissionais-em-engenharia-civil-fisica-e-odontologia )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma novos profissionais em Engenharia Civil, Física e Odontologia

Array ( [post_title] => Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma novos profissionais em Engenharia Civil, Física e Odontologia [post_content] =>

A noite desta quinta-feira (19) foi emocionante para os novos profissionais formados pelo Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi nesta data que 47 formandos do período 2019.2 dos cursos de Engenharia Civil, Licenciatura em Física e Odontologia participaram da solenidade de Colação de Grau e confirmaram sua compromisso em, a partir de então, iniciar uma carreira profissional. A assembleia solene foi presidida pelo pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, que na oportunidade representou o reitor em exercício da Instituição, professor Flávio Romero Guimarães.

Os momentos de emoção tiveram início com a leitura do juramento dos formandos. A aluna de Engenharia Civil, Brenda Gomes de Sousa, representou seus colegas e conduziu a leitura do voto profissional. Já o graduando Arielly Sander Araújo, do Curso de Odontologia, foi escolhido como Orador Oficial das turmas e, durante o seu discurso, fez inúmeros agradecimentos aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica, sobretudo aos professores que, durante todo o percurso de formação, sempre estiveram lutando para que todos obtivessem os melhores resultados.

“Todo esse trajeto nos marcou. São marcas que nos formaram profissionalmente e pessoalmente. De fato, não somos os mesmos de cinco anos atrás. Vivemos, sobrevivemos e amadurecemos. Podemos comparar essa trajetória com a de um alpinista. Ninguém tenta encarar o Monte Everest da noite para o dia. A técnica de progressão exige que diferentes alturas sejam escaladas aos poucos. Durante a escalada, momentos de exaustão são esperados, semelhantes aos nossos sentimentos quando nos empenhamos a conquistar nosso sonho. Mas tudo é superado quando chegamos ao topo da montanha. Desse local, a vista é maravilhosa. Agora, somos como os alpinistas que atingiram seus objetivos”, disse Arielly Sander.

Outro momento de emoção foi o discurso do Paraninfo Geral das turmas, senador José Targino Maranhão. Um dos responsáveis pela fundação do Câmpus de Araruna quando era governador da Paraíba, José Maranhão relembrou histórias, destacou a luta para que o Câmpus VIII se firmasse como alternativa profissional para jovens paraibanos e também de estados vizinhos, bem como agradeceu imensamente a escolha do seu nome que, segundo ele, o encheu de felicidade por acompanhar de perto todas as melhorias que a UEPB trouxe à cidade de Araruna ao longo desses anos que o cCmpus passou a funcionar na cidade.

“Esta solenidade de hoje me trouxe muita alegria, porque vi que a boa semente encontrou o bom solo para gerar bons frutos. Vocês, formandos, são a boa semente que foi a criação do Câmpus da Universidade Estadual da Paraíba em Araruna. Estou orgulhoso porque participei historicamente disso. Eu tenho um compromisso definitivo com aquilo que são as minhas convicções ideológicas e são elas que ajudaram o ensino público que está permitindo esse dia tão festivo, tão bonito para pais, parentes e amigos de vocês, formandos. Por isso, estarei sempre buscando por mais recursos para que essa Universidade cresça e se desenvolva”, destacou José Maranhão.

O diretor do CCTS, professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, também parabenizou os formandos pela conquista, destacou a participação dos familiares nesse processo de formação e dirigiu suas palavras aos alunos reforçando a esperança que o mundo tem no desempenho das atividades que todos passarão a cumprir a partir de então. Já o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, se inspirou em um pensamento de Mahatma Gandhi para se dirigir aos alunos nesse momento de reflexão e agradecimento pela conquista celebrada.

“Quero aqui lembrar um pensando de Mahatma Gandhi que dizia: ‘o que destrói a humanidade: a política sem princípios, o prazer sem compromisso, a riqueza sem trabalho, a sabedoria sem caráter, os negócios sem moral, a ciência sem humanidade e a oração sem caridade’. O caminho se faz ao caminhar. Plantem, reguem, que certamente vocês colherão as sementes do saber e da cidadania, buscando contribuir para a transformação social, a partir do lugar que cada um ocupará pessoal e profissionalmente”, ressaltou professor Eli.

Após todas as falas foi realizada a conferência do Grau Acadêmico aos formandos. O coordenador do Curso de Engenharia Civil, professor Daniel Baracuy da Cunha Campos, conferiu o grau acadêmico a Suellington Oliveira Santos, que representou todos os seus colegas de turma. Já Jansen Félix dos Anjos foi o responsável em receber o grau pelos formandos do Curso de Licenciatura em Física, sendo conferido pelo professor João Hugo Barcuy da Cunha Campos, coordenador do Curso de Física. O coordenador do Curso de Odontologia, professor Fernando Antônio de Farias Aires Júnior, conferiu o grau acadêmico a formanda Lucrécia da Silva Barros, representante dos formandos do Curso de Odontologia.

A entrega dos certificados de Láurea Acadêmica foi feita para duas alunas do Curso de Odontologia. Pelo melhor desempenho ao longo do curso, as alunas Nassara Beatriz de Pontes Santos e Aretha Hellen Aragão Lourenço, receberam seus certificados das mãos do diretor do CCTS, professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, e do diretor adjunto do CCTS, professor Raimundo Leidimar Bezerra. Também participaram da solenidade de Colação de Grau do Câmpus VIII o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Altamir Souto Dias; professor Laplace Guedes, presidente do Fórum de Centros e Escolas da UEPB; e Ícaro Morais, chefe de Gabinete da Prefeitura de Araruna, que na oportunidade representou o prefeito Vital da Costa.

Acesse também: UEPB solicita que concluintes 2019.2 enviem mídias e dados das turmas para atualização do Portal das Placas

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma novos profissionais em Engenharia Civil, Física e Odontologia apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A noite desta quinta-feira (19) foi emocionante para os novos profissionais formados pelo Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi nesta data que 47 formandos do período 2019.2 dos cursos de Engenharia Civil, Licenciatura em Física e Odontologia participaram da solenidade de Colação de Grau e confirmaram sua Leia Mais...

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma novos profissionais em Engenharia Civil, Física e Odontologia apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-12-20 12:37:05 [post_date] => 2019-12-20 12:37:05 [post_modified_gmt] => 2019-12-20 12:37:05 [post_modified] => 2019-12-20 12:37:05 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=54228 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-novos-profissionais-em-engenharia-civil-fisica-e-odontologia/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-novos-profissionais-em-engenharia-civil-fisica-e-odontologia/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-novos-profissionais-em-engenharia-civil-fisica-e-odontologia/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ee8dbf6ba1aebe6d709fd886d24d0e20 [1] => cc629e57f4aba31afacb0a3c4e723441 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-novos-profissionais-em-engenharia-civil-fisica-e-odontologia )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Programa de Educação Ambiental da UEPB inscreve estudantes para visita ao Parque Estadual Pedra da Boca

Array ( [post_title] => Programa de Educação Ambiental da UEPB inscreve estudantes para visita ao Parque Estadual Pedra da Boca [post_content] =>

No próximo dia 23 de novembro, o programa de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca”, desenvolvido pelo Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna, promoverá uma visita ecológica ao Parque Estadual Pedra da Boca e está abrindo 50 vagas para alunos dos diversos câmpus da Instituição vivenciarem as riquezas geológicas, biológicas, históricas e culturais do local. Aqueles que desejarem participar desta atividade devem realizar inscrição on-line, clicando AQUI.

O ônibus que levará a equipe para o Parque Estadual Pedra da Boca sairá da Central de Integração Acadêmica da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, às 6h do próximo sábado (23). Outro ônibus sairá às 7h do Câmpus VIII. Conforme a professora Alessandra Brandão, coordenadora do programa extensionista, “para quem gosta de natureza, o parque é um paraíso, um verdadeiro patrimônio geológico, com cavernas e formações rochosas variadas, ideais para a prática de esportes de aventura. Em algumas das grutas do parque existem pinturas rupestres, o que é um atrativo bônus para os visitantes”.

Na estrutura do parque há a Pedra da Caveira, a Mata do Gemedouro, a Pedra da Santa, o Açude do Calabouço e a Pedra da Boca, que dá nome ao parque. O programa “Educação Ambiental na Pedra da Boca” vem sendo desenvolvido desde 2018 e uma de suas ações é levar estudantes para conhecer o espaço, com o intuito de aumentar a conscientização sobre essa importante unidade de conservação da Paraíba. Outras informações sobre o passeio ecológico podem ser obtidas pelo telefone (83) 99647-7464.

Texto: Tatiana Brandão

O post Programa de Educação Ambiental da UEPB inscreve estudantes para visita ao Parque Estadual Pedra da Boca apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

No próximo dia 23 de novembro, o programa de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca”, desenvolvido pelo Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna, promoverá uma visita ecológica ao Parque Estadual Pedra da Boca e está abrindo 50 vagas para alunos dos diversos câmpus da Instituição vivenciarem as riquezas geológicas, biológicas, Leia Mais...

O post Programa de Educação Ambiental da UEPB inscreve estudantes para visita ao Parque Estadual Pedra da Boca apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-19 08:42:49 [post_date] => 2019-11-19 08:42:49 [post_modified_gmt] => 2019-11-19 08:42:49 [post_modified] => 2019-11-19 08:42:49 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=53067 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-educacao-ambiental-da-uepb-inscreve-estudantes-para-visita-ao-parque-estadual-pedra-da-boca/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-educacao-ambiental-da-uepb-inscreve-estudantes-para-visita-ao-parque-estadual-pedra-da-boca/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-educacao-ambiental-da-uepb-inscreve-estudantes-para-visita-ao-parque-estadual-pedra-da-boca/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 1797b7fc732c819a91d42a733ab63545 [1] => a390ae179c4d4e1e6a4c7b7d89c1b489 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 8 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => programa-de-educacao-ambiental-da-uepb-inscreve-estudantes-para-visita-ao-parque-estadual-pedra-da-boca )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Programa de Educação Ambiental da UEPB inscreve estudantes para visita ao Parque Estadual Pedra da Boca

Array ( [post_title] => Programa de Educação Ambiental da UEPB inscreve estudantes para visita ao Parque Estadual Pedra da Boca [post_content] =>

No próximo dia 23 de novembro, o programa de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca”, desenvolvido pelo Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna, promoverá uma visita ecológica ao Parque Estadual Pedra da Boca e está abrindo 50 vagas para alunos dos diversos câmpus da Instituição vivenciarem as riquezas geológicas, biológicas, históricas e culturais do local. Aqueles que desejarem participar desta atividade devem realizar inscrição on-line, clicando AQUI.

O ônibus que levará a equipe para o Parque Estadual Pedra da Boca sairá da Central de Integração Acadêmica da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, às 6h do próximo sábado (23). Outro ônibus sairá às 7h do Câmpus VIII. Conforme a professora Alessandra Brandão, coordenadora do programa extensionista, “para quem gosta de natureza, o parque é um paraíso, um verdadeiro patrimônio geológico, com cavernas e formações rochosas variadas, ideais para a prática de esportes de aventura. Em algumas das grutas do parque existem pinturas rupestres, o que é um atrativo bônus para os visitantes”.

Na estrutura do parque há a Pedra da Caveira, a Mata do Gemedouro, a Pedra da Santa, o Açude do Calabouço e a Pedra da Boca, que dá nome ao parque. O programa “Educação Ambiental na Pedra da Boca” vem sendo desenvolvido desde 2018 e uma de suas ações é levar estudantes para conhecer o espaço, com o intuito de aumentar a conscientização sobre essa importante unidade de conservação da Paraíba. Outras informações sobre o passeio ecológico podem ser obtidas pelo telefone (83) 99647-7464.

Texto: Tatiana Brandão

O post Programa de Educação Ambiental da UEPB inscreve estudantes para visita ao Parque Estadual Pedra da Boca apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

No próximo dia 23 de novembro, o programa de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca”, desenvolvido pelo Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna, promoverá uma visita ecológica ao Parque Estadual Pedra da Boca e está abrindo 50 vagas para alunos dos diversos câmpus da Instituição vivenciarem as riquezas geológicas, biológicas, Leia Mais...

O post Programa de Educação Ambiental da UEPB inscreve estudantes para visita ao Parque Estadual Pedra da Boca apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-19 08:42:49 [post_date] => 2019-11-19 08:42:49 [post_modified_gmt] => 2019-11-19 08:42:49 [post_modified] => 2019-11-19 08:42:49 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=53067 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-educacao-ambiental-da-uepb-inscreve-estudantes-para-visita-ao-parque-estadual-pedra-da-boca/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-educacao-ambiental-da-uepb-inscreve-estudantes-para-visita-ao-parque-estadual-pedra-da-boca/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-educacao-ambiental-da-uepb-inscreve-estudantes-para-visita-ao-parque-estadual-pedra-da-boca/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 1797b7fc732c819a91d42a733ab63545 [1] => a390ae179c4d4e1e6a4c7b7d89c1b489 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 8 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => programa-de-educacao-ambiental-da-uepb-inscreve-estudantes-para-visita-ao-parque-estadual-pedra-da-boca )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Educação científica em tempos de fake news será tema da 4ª Semec do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde

Array ( [post_title] => Educação científica em tempos de fake news será tema da 4ª Semec do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde [post_content] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus VIII, na cidade de Araruna, realiza entre os dias 20 e 22 de novembro, a 4ª Semana de Educação para a Ciência, com o tema “Educação científica em tempos de fake news”. O evento reunirá estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores com atuação nas áreas de Ensino de Física e Matemática da UEPB, além de professores da Educação Básica.

A 4ª Semec contará com palestras, minicursos, oficinas, mesa redonda, mostra científica e atividades culturais, encerrando com um passeio guiado ao Parque Estadual da Pedra da Boca, no dia 22. As atividades prévias ao evento acontecem já na terça-feira (19), às 13h, com minicursos e palestras.

Conforme a programação, a conferência “Os disfarces da falsa ciência e os cuidados necessários”, ministrada pelo professor Peter Schulz, da Unicamp, marcará a abertura oficial da Semec, no dia 20 de novembro, às 17h30, no Câmpus VIII. As inscrições de participantes estão abertas e podem ser feitas pela internet, no endereço eletrônico semecccts.wixsite.com/ivsemec, até o próximo dia 19.

Texto: Severino Lopes

O post Educação científica em tempos de fake news será tema da 4ª Semec do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus VIII, na cidade de Araruna, realiza entre os dias 20 e 22 de novembro, a 4ª Semana de Educação para a Ciência, com o tema “Educação científica em tempos de fake news”. O evento reunirá estudantes de graduação Leia Mais...

O post Educação científica em tempos de fake news será tema da 4ª Semec do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-15 12:17:08 [post_date] => 2019-11-15 12:17:08 [post_modified_gmt] => 2019-11-15 12:17:08 [post_modified] => 2019-11-15 12:17:08 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=53000 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/educacao-cientifica-em-tempos-de-fake-news-sera-tema-da-4a-semec-promovida-pelo-ccts/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/educacao-cientifica-em-tempos-de-fake-news-sera-tema-da-4a-semec-promovida-pelo-ccts/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/educacao-cientifica-em-tempos-de-fake-news-sera-tema-da-4a-semec-promovida-pelo-ccts/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => b90387ad49ac9e49551135fdf6ffaf90 [1] => b90387ad49ac9e49551135fdf6ffaf90 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => educacao-cientifica-em-tempos-de-fake-news-sera-tema-da-4a-semec-do-centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Educação científica em tempos de fake news será tema da 4ª Semec do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde

Array ( [post_title] => Educação científica em tempos de fake news será tema da 4ª Semec do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde [post_content] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus VIII, na cidade de Araruna, realiza entre os dias 20 e 22 de novembro, a 4ª Semana de Educação para a Ciência, com o tema “Educação científica em tempos de fake news”. O evento reunirá estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores com atuação nas áreas de Ensino de Física e Matemática da UEPB, além de professores da Educação Básica.

A 4ª Semec contará com palestras, minicursos, oficinas, mesa redonda, mostra científica e atividades culturais, encerrando com um passeio guiado ao Parque Estadual da Pedra da Boca, no dia 22. As atividades prévias ao evento acontecem já na terça-feira (19), às 13h, com minicursos e palestras.

Conforme a programação, a conferência “Os disfarces da falsa ciência e os cuidados necessários”, ministrada pelo professor Peter Schulz, da Unicamp, marcará a abertura oficial da Semec, no dia 20 de novembro, às 17h30, no Câmpus VIII. As inscrições de participantes estão abertas e podem ser feitas pela internet, no endereço eletrônico semecccts.wixsite.com/ivsemec, até o próximo dia 19.

Texto: Severino Lopes

O post Educação científica em tempos de fake news será tema da 4ª Semec do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus VIII, na cidade de Araruna, realiza entre os dias 20 e 22 de novembro, a 4ª Semana de Educação para a Ciência, com o tema “Educação científica em tempos de fake news”. O evento reunirá estudantes de graduação Leia Mais...

O post Educação científica em tempos de fake news será tema da 4ª Semec do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-15 12:17:08 [post_date] => 2019-11-15 12:17:08 [post_modified_gmt] => 2019-11-15 12:17:08 [post_modified] => 2019-11-15 12:17:08 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=53000 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/educacao-cientifica-em-tempos-de-fake-news-sera-tema-da-4a-semec-promovida-pelo-ccts/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/educacao-cientifica-em-tempos-de-fake-news-sera-tema-da-4a-semec-promovida-pelo-ccts/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/educacao-cientifica-em-tempos-de-fake-news-sera-tema-da-4a-semec-promovida-pelo-ccts/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => b90387ad49ac9e49551135fdf6ffaf90 [1] => b90387ad49ac9e49551135fdf6ffaf90 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => educacao-cientifica-em-tempos-de-fake-news-sera-tema-da-4a-semec-do-centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Reunião da Sociedade NE/N de Pesquisa Odontológica discute uso de tecnologias no diagnóstico bucal

Array ( [post_title] => Reunião da Sociedade NE/N de Pesquisa Odontológica discute uso de tecnologias no diagnóstico bucal [post_content] =>

O uso da tecnologia e de recursos cada vez mais avançados nos tratamentos odontológicos e sua aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS) tomou conta da agenda de discussões no primeiro dia da 21ª Reunião da Sociedade Nordeste/Norte de Pesquisa Odontológica, promovida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO). O evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), reúne até quarta-feira (13) quase 500 pessoas entre estudantes de pós-graduação, professores e cirurgiões dentistas de importantes instituições do Norte/Nordeste.

Na programação constam apresentações orais, de painéis, apresentação de vídeo-abstract e mesas redondas com temas ligados aos impactos da pós-graduação e sua visibilidade. A primeira atividade do evento foi a mesa redonda “O impacto de inovações tecnológicas e mídias no diagnóstico de patologias orais”, conduzida pelos professores Danyel Elias da Cruz Perez, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Paulo Rogério Ferreti Bonan, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e pela professora Éricka Janine Dantas da Silveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A atividade foi mediada pelo professor da UEPB, Sérgio D’Avila Cavalcanti.

Ao abrir o debate, professor Danyel Elias falou sobre o uso de tecnologias para o uso de lesões bucais, sobretudo na especialidade de Patologia Oral. Em sua explanação, ele mostrou como as lâminas digitalizadas e scaneadas podem ser utilizadas para o ensino, para a pesquisa e para o diagnóstico, ressaltando que, no ensino, a vantagem é que essa tecnologia torna o aprendizado mais atrativo, visto que os alunos são mais familiarizados com as ferramentas modernas. Para o diagnóstico, a vantagem é permitir aos patologistas fazer interconsultas e emitir opiniões apenas com o acesso à internet. Danyel enfatizou que a tecnologia tem sido atualizada e aperfeiçoada a cada dia, caminhando para revolucionar os tratamentos odontológicos no país, especificamente no diagnóstico de lesões do tecido mole da boca.

O uso das mídias digitais auxiliando no diagnóstico foi abordado pelo professor e cirurgião Paulo Rogério Ferreti Bonan, que citou algumas experiências na UFPB, a partir do emprego das tecnologias aplicadas. Ele destacou que, hoje, os novos odontólogos já estão utilizando diversas plataformas nos tratamentos, a exemplo do youtube e das próprias redes sociais como o WhatsApp e Instagram, o que tem favorecido o tratamento. Além de permitir uma comunicação melhor entre o cirurgião-dentista e o paciente, essas ferramentas, segundo ele, favorecem a troca de experiências entre os profissionais. “Nós temos feito uso dessas plataformas, fazendo uma comunicação direta não somente com os colegas, mas também com os pacientes. E tem sido uma ferramenta muito útil, que tem nos auxiliado”, enfatizou.

Já a professora Éricka Janine abordou a utilização de tecnologias no aperfeiçoamento de diagnóstico de lesões orais. Ela tratou especificamente do uso de modernas tecnologias de imagens, que têm auxiliado o cirurgião-dentista no diagnóstico. Para Éricka, o uso das novas tecnologias tem contribuído bastante para o aperfeiçoamento do diagnóstico de doenças orais. As redes sociais, segundo ela, têm possibilitado a realização de consultas com eficácia por profissionais que muitas vezes estão em locais distantes do paciente.

Um dos focos do evento é conhecer e debater as mais recentes pesquisas realizadas dentro das pós-graduações das regiões Norte e Nordeste no campo odontológico. A conferência “Impacto das pesquisas da Pele da Tilápia realizadas nas Pós-Graduações do Norte e Nordeste na Sociedade”, proferida pela professora Ana Paula Negreiros Nunes Alves da Universidade Federal do Ceará (UFC), mostrou como os estudos científicos podem melhorar a vida das pessoas que dependem dos serviços públicos. Ela ressaltou que essa pesquisa ganhou visibilidade nacional e internacional pelos resultados alcançados com o tratamento de pacientes que sofreram queimaduras de 2º grau, superficial e profundo.

A tecnologia simples, segundo ela, assegura a cicatrização na pele humana das lesões causadas pelas queimaduras. A professora disse que o sucesso da pesquisa abriu o horizonte para a utilização da pele da tilápia para outras especialidades, como a Odontologia, e mostra como a produção científica surgida nas universidades pode impactar na população. Dentro da programação, e simultaneamente às conferências, foi realizada a reunião com os coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Odontologia das regiões Nordeste e Norte com a Coordenação da Área de Odontologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Presidente da reunião, a professora da UEPB, Daniela Pita de Melo, disse que os coordenadores debateram sobre o que vem sendo feito nos programas de pós-graduação para contemplar a ficha de avaliação imposta pela Capes e procuraram ainda mostrar qual o impacto desses programas para a sociedade. A meta foi traçar estratégias para alcançar o nível de excelência, visto que não existe nenhum programa com nota 6 no Norte e Nordeste. No total, 12 coordenadores participaram da reunião, que terminou com um debate na parte da tarde. Daniela enfatizou que a pós-graduação da UEPB está em fase de consolidação, havendo uma vontade da Universidade em fazer políticas de incentivo, visto que existe potencial para melhoras.

Com conceito 4 da Capes e 10 anos de existência, o programa da UEPB conta com Mestrado e Doutorado, qualificado quadro de docentes e busca avançar na política de internacionalização. “Nós estamos em um momento crescente de destaque dentro da nossa Instituição”, frisou Daniela. Presidente da Sociedade Nordeste Norte e Pesquisa Odontológica e coordenador geral do evento, o professor Sérgio D’Avila Cavalcanti ressaltou que, durante os três dias de atividades, os professores convidados vão debater sobre a visibilidade da pesquisa na pós-graduação e sua inserção social.

Sérgio D’Avila observou que o uso da tecnologia pode representar diminuição de custos sem comprometer a qualidade do diagnóstico. “Estamos democratizando o ensino da Odontologia. As mídias sociais estão inseridas nas nossas vidas e precisamos discutir isso na Odontologia”, salientou o professor. A chefe do Departamento de Odontologia, professora Nadja Maria da Silva Oliveira, classificou toda a discussão promovida no evento como atual e em consonância com o conceito de saúde 4.0, que consiste em utilizar recursos tecnológicos no atendimento médico.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Reunião da Sociedade NE/N de Pesquisa Odontológica discute uso de tecnologias no diagnóstico bucal apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O uso da tecnologia e de recursos cada vez mais avançados nos tratamentos odontológicos e sua aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS) tomou conta da agenda de discussões no primeiro dia da 21ª Reunião da Sociedade Nordeste/Norte de Pesquisa Odontológica, promovida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Leia Mais...

O post Reunião da Sociedade NE/N de Pesquisa Odontológica discute uso de tecnologias no diagnóstico bucal apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-12 11:45:08 [post_date] => 2019-11-12 11:45:08 [post_modified_gmt] => 2019-11-12 11:45:08 [post_modified] => 2019-11-12 11:45:08 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52873 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/21a-reuniao-da-sociedade-nordeste-norte-de-pesquisa-odontologica-discute-uso-de-tecnologias-no-diagnostico-bucal/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/21a-reuniao-da-sociedade-nordeste-norte-de-pesquisa-odontologica-discute-uso-de-tecnologias-no-diagnostico-bucal/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/21a-reuniao-da-sociedade-nordeste-norte-de-pesquisa-odontologica-discute-uso-de-tecnologias-no-diagnostico-bucal/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ad50f6658a29301a28bf3bfe9e50f6d1 [1] => f3914636d9f2c145d2e144509e33c94d ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 19 [1] => 7 [2] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 21a-reuniao-da-sociedade-nordeste-norte-de-pesquisa-odontologica-discute-uso-de-tecnologias-no-diagnostico-bucal )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Reunião da Sociedade NE/N de Pesquisa Odontológica discute uso de tecnologias no diagnóstico bucal

Array ( [post_title] => Reunião da Sociedade NE/N de Pesquisa Odontológica discute uso de tecnologias no diagnóstico bucal [post_content] =>

O uso da tecnologia e de recursos cada vez mais avançados nos tratamentos odontológicos e sua aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS) tomou conta da agenda de discussões no primeiro dia da 21ª Reunião da Sociedade Nordeste/Norte de Pesquisa Odontológica, promovida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO). O evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), reúne até quarta-feira (13) quase 500 pessoas entre estudantes de pós-graduação, professores e cirurgiões dentistas de importantes instituições do Norte/Nordeste.

Na programação constam apresentações orais, de painéis, apresentação de vídeo-abstract e mesas redondas com temas ligados aos impactos da pós-graduação e sua visibilidade. A primeira atividade do evento foi a mesa redonda “O impacto de inovações tecnológicas e mídias no diagnóstico de patologias orais”, conduzida pelos professores Danyel Elias da Cruz Perez, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Paulo Rogério Ferreti Bonan, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e pela professora Éricka Janine Dantas da Silveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A atividade foi mediada pelo professor da UEPB, Sérgio D’Avila Cavalcanti.

Ao abrir o debate, professor Danyel Elias falou sobre o uso de tecnologias para o uso de lesões bucais, sobretudo na especialidade de Patologia Oral. Em sua explanação, ele mostrou como as lâminas digitalizadas e scaneadas podem ser utilizadas para o ensino, para a pesquisa e para o diagnóstico, ressaltando que, no ensino, a vantagem é que essa tecnologia torna o aprendizado mais atrativo, visto que os alunos são mais familiarizados com as ferramentas modernas. Para o diagnóstico, a vantagem é permitir aos patologistas fazer interconsultas e emitir opiniões apenas com o acesso à internet. Danyel enfatizou que a tecnologia tem sido atualizada e aperfeiçoada a cada dia, caminhando para revolucionar os tratamentos odontológicos no país, especificamente no diagnóstico de lesões do tecido mole da boca.

O uso das mídias digitais auxiliando no diagnóstico foi abordado pelo professor e cirurgião Paulo Rogério Ferreti Bonan, que citou algumas experiências na UFPB, a partir do emprego das tecnologias aplicadas. Ele destacou que, hoje, os novos odontólogos já estão utilizando diversas plataformas nos tratamentos, a exemplo do youtube e das próprias redes sociais como o WhatsApp e Instagram, o que tem favorecido o tratamento. Além de permitir uma comunicação melhor entre o cirurgião-dentista e o paciente, essas ferramentas, segundo ele, favorecem a troca de experiências entre os profissionais. “Nós temos feito uso dessas plataformas, fazendo uma comunicação direta não somente com os colegas, mas também com os pacientes. E tem sido uma ferramenta muito útil, que tem nos auxiliado”, enfatizou.

Já a professora Éricka Janine abordou a utilização de tecnologias no aperfeiçoamento de diagnóstico de lesões orais. Ela tratou especificamente do uso de modernas tecnologias de imagens, que têm auxiliado o cirurgião-dentista no diagnóstico. Para Éricka, o uso das novas tecnologias tem contribuído bastante para o aperfeiçoamento do diagnóstico de doenças orais. As redes sociais, segundo ela, têm possibilitado a realização de consultas com eficácia por profissionais que muitas vezes estão em locais distantes do paciente.

Um dos focos do evento é conhecer e debater as mais recentes pesquisas realizadas dentro das pós-graduações das regiões Norte e Nordeste no campo odontológico. A conferência “Impacto das pesquisas da Pele da Tilápia realizadas nas Pós-Graduações do Norte e Nordeste na Sociedade”, proferida pela professora Ana Paula Negreiros Nunes Alves da Universidade Federal do Ceará (UFC), mostrou como os estudos científicos podem melhorar a vida das pessoas que dependem dos serviços públicos. Ela ressaltou que essa pesquisa ganhou visibilidade nacional e internacional pelos resultados alcançados com o tratamento de pacientes que sofreram queimaduras de 2º grau, superficial e profundo.

A tecnologia simples, segundo ela, assegura a cicatrização na pele humana das lesões causadas pelas queimaduras. A professora disse que o sucesso da pesquisa abriu o horizonte para a utilização da pele da tilápia para outras especialidades, como a Odontologia, e mostra como a produção científica surgida nas universidades pode impactar na população. Dentro da programação, e simultaneamente às conferências, foi realizada a reunião com os coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Odontologia das regiões Nordeste e Norte com a Coordenação da Área de Odontologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Presidente da reunião, a professora da UEPB, Daniela Pita de Melo, disse que os coordenadores debateram sobre o que vem sendo feito nos programas de pós-graduação para contemplar a ficha de avaliação imposta pela Capes e procuraram ainda mostrar qual o impacto desses programas para a sociedade. A meta foi traçar estratégias para alcançar o nível de excelência, visto que não existe nenhum programa com nota 6 no Norte e Nordeste. No total, 12 coordenadores participaram da reunião, que terminou com um debate na parte da tarde. Daniela enfatizou que a pós-graduação da UEPB está em fase de consolidação, havendo uma vontade da Universidade em fazer políticas de incentivo, visto que existe potencial para melhoras.

Com conceito 4 da Capes e 10 anos de existência, o programa da UEPB conta com Mestrado e Doutorado, qualificado quadro de docentes e busca avançar na política de internacionalização. “Nós estamos em um momento crescente de destaque dentro da nossa Instituição”, frisou Daniela. Presidente da Sociedade Nordeste Norte e Pesquisa Odontológica e coordenador geral do evento, o professor Sérgio D’Avila Cavalcanti ressaltou que, durante os três dias de atividades, os professores convidados vão debater sobre a visibilidade da pesquisa na pós-graduação e sua inserção social.

Sérgio D’Avila observou que o uso da tecnologia pode representar diminuição de custos sem comprometer a qualidade do diagnóstico. “Estamos democratizando o ensino da Odontologia. As mídias sociais estão inseridas nas nossas vidas e precisamos discutir isso na Odontologia”, salientou o professor. A chefe do Departamento de Odontologia, professora Nadja Maria da Silva Oliveira, classificou toda a discussão promovida no evento como atual e em consonância com o conceito de saúde 4.0, que consiste em utilizar recursos tecnológicos no atendimento médico.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Reunião da Sociedade NE/N de Pesquisa Odontológica discute uso de tecnologias no diagnóstico bucal apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O uso da tecnologia e de recursos cada vez mais avançados nos tratamentos odontológicos e sua aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS) tomou conta da agenda de discussões no primeiro dia da 21ª Reunião da Sociedade Nordeste/Norte de Pesquisa Odontológica, promovida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Leia Mais...

O post Reunião da Sociedade NE/N de Pesquisa Odontológica discute uso de tecnologias no diagnóstico bucal apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-12 11:45:08 [post_date] => 2019-11-12 11:45:08 [post_modified_gmt] => 2019-11-12 11:45:08 [post_modified] => 2019-11-12 11:45:08 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52873 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/21a-reuniao-da-sociedade-nordeste-norte-de-pesquisa-odontologica-discute-uso-de-tecnologias-no-diagnostico-bucal/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/21a-reuniao-da-sociedade-nordeste-norte-de-pesquisa-odontologica-discute-uso-de-tecnologias-no-diagnostico-bucal/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/21a-reuniao-da-sociedade-nordeste-norte-de-pesquisa-odontologica-discute-uso-de-tecnologias-no-diagnostico-bucal/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ad50f6658a29301a28bf3bfe9e50f6d1 [1] => f3914636d9f2c145d2e144509e33c94d ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 19 [1] => 7 [2] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 21a-reuniao-da-sociedade-nordeste-norte-de-pesquisa-odontologica-discute-uso-de-tecnologias-no-diagnostico-bucal )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB sedia 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral

Array ( [post_title] => Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB sedia 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral [post_content] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna, sediou, na última quarta-feira (16), o 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral (RENDO). Trata-se de uma iniciativa multi-institucional e de plataformas digitais que visa estimular boas práticas em Diagnóstico Oral.

A atividade é semestral e tem a proposta de fomentar a apresentação de casos clínicos por discentes de graduação e pós-graduação em Odontologia relacionados ao Diagnóstico Oral. Esta segunda edição do evento foi presidida pelo professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, diretor do CCTS.

Cerca de 150 pessoas de várias instituições de ensino odontológico participaram das discussões, no Auditório do Câmpus VIII da UEPB. A programação de qualidade científica elevada do evento contou com a apresentação de 13 casos clínicos e duas palestras. A professora Daniela Pita, da Pós-Graduação em Odontologia da UEPB, ministrou o tema “Imaginologia aplicada ao diagnóstico oral”, e o profesor Lúcio Castellano, da Pós-Graduação em Odontologia da UFPB, apresentou o tema “Imunologia aplicada ao diagnóstico oral”.

Graduandos da área odontológica do Câmpus VIII da UEPB apresentaram trabalhos no Simpósio. O graduando Adryel Lira apresentou o estudo “Manifestações orais no diagnóstico precoce da dermatomiosite juvenil: relato de caso” e Matheus Andrade Rodrigues apresentou o trabalho “Rabdomiossarcoma orofacial: relato de caso”.

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB sedia 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna, sediou, na última quarta-feira (16), o 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral (RENDO). Trata-se de uma iniciativa multi-institucional e de plataformas digitais que visa estimular boas práticas em Diagnóstico Oral. A atividade é semestral e tem a Leia Mais...

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB sedia 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-18 10:54:26 [post_date] => 2019-10-18 10:54:26 [post_modified_gmt] => 2019-10-18 10:54:26 [post_modified] => 2019-10-18 10:54:26 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52054 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-sedia-2o-simposio-da-rede-nordestina-de-diagnostico-oral/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-sedia-2o-simposio-da-rede-nordestina-de-diagnostico-oral/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-sedia-2o-simposio-da-rede-nordestina-de-diagnostico-oral/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 6bc66f7e5fc04433bf3ab327dd82c279 [1] => 2c73658963e68f41d0bd9e661fc4d8fe ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-sedia-2o-simposio-da-rede-nordestina-de-diagnostico-oral )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB sedia 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral

Array ( [post_title] => Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB sedia 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral [post_content] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna, sediou, na última quarta-feira (16), o 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral (RENDO). Trata-se de uma iniciativa multi-institucional e de plataformas digitais que visa estimular boas práticas em Diagnóstico Oral.

A atividade é semestral e tem a proposta de fomentar a apresentação de casos clínicos por discentes de graduação e pós-graduação em Odontologia relacionados ao Diagnóstico Oral. Esta segunda edição do evento foi presidida pelo professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, diretor do CCTS.

Cerca de 150 pessoas de várias instituições de ensino odontológico participaram das discussões, no Auditório do Câmpus VIII da UEPB. A programação de qualidade científica elevada do evento contou com a apresentação de 13 casos clínicos e duas palestras. A professora Daniela Pita, da Pós-Graduação em Odontologia da UEPB, ministrou o tema “Imaginologia aplicada ao diagnóstico oral”, e o profesor Lúcio Castellano, da Pós-Graduação em Odontologia da UFPB, apresentou o tema “Imunologia aplicada ao diagnóstico oral”.

Graduandos da área odontológica do Câmpus VIII da UEPB apresentaram trabalhos no Simpósio. O graduando Adryel Lira apresentou o estudo “Manifestações orais no diagnóstico precoce da dermatomiosite juvenil: relato de caso” e Matheus Andrade Rodrigues apresentou o trabalho “Rabdomiossarcoma orofacial: relato de caso”.

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB sedia 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Araruna, sediou, na última quarta-feira (16), o 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral (RENDO). Trata-se de uma iniciativa multi-institucional e de plataformas digitais que visa estimular boas práticas em Diagnóstico Oral. A atividade é semestral e tem a Leia Mais...

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB sedia 2º Simpósio da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-18 10:54:26 [post_date] => 2019-10-18 10:54:26 [post_modified_gmt] => 2019-10-18 10:54:26 [post_modified] => 2019-10-18 10:54:26 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52054 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-sedia-2o-simposio-da-rede-nordestina-de-diagnostico-oral/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-sedia-2o-simposio-da-rede-nordestina-de-diagnostico-oral/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-sedia-2o-simposio-da-rede-nordestina-de-diagnostico-oral/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 6bc66f7e5fc04433bf3ab327dd82c279 [1] => 2c73658963e68f41d0bd9e661fc4d8fe ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-sedia-2o-simposio-da-rede-nordestina-de-diagnostico-oral )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB inaugura nova estrutura

Array ( [post_title] => Biblioteca Setorial do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB inaugura nova estrutura [post_content] =>

A Biblioteca Severino Perillo de Oliveira, localizada no Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Araruna, inaugurou, no último dia 25 de setembro, sua nova estrutura que conta com mais cinco dependências. A biblioteca passou de uma área de 259,23 metros quadrados para 390,95 metros quadrados. O local ganhou espaço no hall com armários para guardar os pertences dos alunos, um salão de estudo individual com 21 cabines, um espaço de processos técnicos, um almoxarifado e um miniauditório com espaço para 30 pessoas.

As reformas foram iniciadas em 2018 e são fruto do empenho dos bibliotecários Andrelino da Silva e Tiago José junto à Direção do CCTS, na pessoa do professor Manuel Gordón, que empreendeu esforços para garantir que a ampliação acontecesse. A biblioteca aproveitou o momento de comemoração do nono aniversário do Câmpus para inaugurar sua ampliação. Junto com a inauguração aconteceram as exposições do artista plástico Ronaldo Ferreira, da cidade de Cacimba de Dentro-PB, e do projeto Flores do Câmpus VIII, composto por fotografias de flores existentes no CCTS feitas pelo bibliotecário Andrelino da Silva (Lino Sapo), pelo auxiliar de biblioteca João Maria Andrade e pela professora de Odontologia, Amanda do Ó.

Também houve uma inovadora exposição de epígrafes, frases de efeitos, muitas delas motivacionais, retiradas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) entregues pelos alunos do Centro durante os nove anos de existência do Câmpus e que têm a função, nessa exposição, de motivar os alunos em sua jornada através de uma mensagem deixada por quem já passou por esses momentos. Junto às exposições também foi inaugurada a árvore do conhecimento, criação do diretor do Câmpus, Manuel Gordón, pintada no hall da biblioteca e na qual os alunos novatos contribuíram com a obra colocando as marcas de suas mãos em tinta nas pontas dos galhos, simbolizando os frutos.

No mesmo dia a biblioteca também inaugurou sua “Cordelteca”, que homenageia a primeira mulher a escrever um Cordel, a paraibana de João Pessoa, Maria das Neves Batista Pimentel (Maria das Neves), que utilizava o codinome de Altino Alagoano. A biblioteca recebeu e expôs o fole que pertenceu a Cabralzinho do Fole de Oito Baixos, da cidade de Barra de Santa Rosa, artista popular muito conhecido na região e que tocou seu fole até os 91 anos, sendo homenageado, no ano de 2018, na cidade de Araruna, no 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Ffole de Oito Baixos da Paraíba, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UEPB.

A Biblioteca do Câmpus VIII, através de sua equipe técnica, vem buscando tornar o espaço um lugar mais atrativo para seus usuários, fornecendo diversas opções de contato com o mundo científico-cultural. Nas palavras do bibliotecário Tiago José, “todo trabalho realizado pela equipe do Câmpus VIII visa contemplar não apenas o público acadêmico, com um trabalho técnico, mas também com um trabalho social e cultural, de forma a abranger toda comunidade, tornando não apenas a biblioteca, mas o Câmpus VIII, um ambiente mais acolhedor e difusor do conhecimento”.

Para o bibliotecário Andrelino da Silva, “ampliar nossa forma de acessibilidade ao conhecimento, seja ela por qual suporte for, ajuda a melhorar o desempenho dos nossos alunos, ao mesmo tempo que fomentamos o desenvolvimento artístico-cultural, tanto do Câmpus como da comunidade externa envolvida. Ainda temos muito que inovar, mas já estamos no caminho certo”.

Colaboração de texto e fotos: Andrelino Silva (Bibliotecário CCTS)

O post Biblioteca Setorial do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB inaugura nova estrutura apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Biblioteca Severino Perillo de Oliveira, localizada no Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Araruna, inaugurou, no último dia 25 de setembro, sua nova estrutura que conta com mais cinco dependências. A biblioteca passou de uma área de 259,23 metros quadrados para 390,95 metros quadrados. O local ganhou espaço no Leia Mais...

O post Biblioteca Setorial do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB inaugura nova estrutura apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-01 09:17:23 [post_date] => 2019-10-01 09:17:23 [post_modified_gmt] => 2019-10-01 09:17:23 [post_modified] => 2019-10-01 09:17:23 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51749 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/biblioteca-setorial-do-centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-inaugura-nova-estrutura/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/biblioteca-setorial-do-centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-inaugura-nova-estrutura/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/biblioteca-setorial-do-centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-inaugura-nova-estrutura/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 13098074c834e1b5fc8e6406860d70af [1] => 53b1ba1ef6493707cb95249284c12990 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => biblioteca-setorial-do-centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-inaugura-nova-estrutura )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Biblioteca Setorial do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB inaugura nova estrutura

Array ( [post_title] => Biblioteca Setorial do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB inaugura nova estrutura [post_content] =>

A Biblioteca Severino Perillo de Oliveira, localizada no Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Araruna, inaugurou, no último dia 25 de setembro, sua nova estrutura que conta com mais cinco dependências. A biblioteca passou de uma área de 259,23 metros quadrados para 390,95 metros quadrados. O local ganhou espaço no hall com armários para guardar os pertences dos alunos, um salão de estudo individual com 21 cabines, um espaço de processos técnicos, um almoxarifado e um miniauditório com espaço para 30 pessoas.

As reformas foram iniciadas em 2018 e são fruto do empenho dos bibliotecários Andrelino da Silva e Tiago José junto à Direção do CCTS, na pessoa do professor Manuel Gordón, que empreendeu esforços para garantir que a ampliação acontecesse. A biblioteca aproveitou o momento de comemoração do nono aniversário do Câmpus para inaugurar sua ampliação. Junto com a inauguração aconteceram as exposições do artista plástico Ronaldo Ferreira, da cidade de Cacimba de Dentro-PB, e do projeto Flores do Câmpus VIII, composto por fotografias de flores existentes no CCTS feitas pelo bibliotecário Andrelino da Silva (Lino Sapo), pelo auxiliar de biblioteca João Maria Andrade e pela professora de Odontologia, Amanda do Ó.

Também houve uma inovadora exposição de epígrafes, frases de efeitos, muitas delas motivacionais, retiradas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) entregues pelos alunos do Centro durante os nove anos de existência do Câmpus e que têm a função, nessa exposição, de motivar os alunos em sua jornada através de uma mensagem deixada por quem já passou por esses momentos. Junto às exposições também foi inaugurada a árvore do conhecimento, criação do diretor do Câmpus, Manuel Gordón, pintada no hall da biblioteca e na qual os alunos novatos contribuíram com a obra colocando as marcas de suas mãos em tinta nas pontas dos galhos, simbolizando os frutos.

No mesmo dia a biblioteca também inaugurou sua “Cordelteca”, que homenageia a primeira mulher a escrever um Cordel, a paraibana de João Pessoa, Maria das Neves Batista Pimentel (Maria das Neves), que utilizava o codinome de Altino Alagoano. A biblioteca recebeu e expôs o fole que pertenceu a Cabralzinho do Fole de Oito Baixos, da cidade de Barra de Santa Rosa, artista popular muito conhecido na região e que tocou seu fole até os 91 anos, sendo homenageado, no ano de 2018, na cidade de Araruna, no 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Ffole de Oito Baixos da Paraíba, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UEPB.

A Biblioteca do Câmpus VIII, através de sua equipe técnica, vem buscando tornar o espaço um lugar mais atrativo para seus usuários, fornecendo diversas opções de contato com o mundo científico-cultural. Nas palavras do bibliotecário Tiago José, “todo trabalho realizado pela equipe do Câmpus VIII visa contemplar não apenas o público acadêmico, com um trabalho técnico, mas também com um trabalho social e cultural, de forma a abranger toda comunidade, tornando não apenas a biblioteca, mas o Câmpus VIII, um ambiente mais acolhedor e difusor do conhecimento”.

Para o bibliotecário Andrelino da Silva, “ampliar nossa forma de acessibilidade ao conhecimento, seja ela por qual suporte for, ajuda a melhorar o desempenho dos nossos alunos, ao mesmo tempo que fomentamos o desenvolvimento artístico-cultural, tanto do Câmpus como da comunidade externa envolvida. Ainda temos muito que inovar, mas já estamos no caminho certo”.

Colaboração de texto e fotos: Andrelino Silva (Bibliotecário CCTS)

O post Biblioteca Setorial do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB inaugura nova estrutura apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Biblioteca Severino Perillo de Oliveira, localizada no Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Araruna, inaugurou, no último dia 25 de setembro, sua nova estrutura que conta com mais cinco dependências. A biblioteca passou de uma área de 259,23 metros quadrados para 390,95 metros quadrados. O local ganhou espaço no Leia Mais...

O post Biblioteca Setorial do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da UEPB inaugura nova estrutura apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-01 09:17:23 [post_date] => 2019-10-01 09:17:23 [post_modified_gmt] => 2019-10-01 09:17:23 [post_modified] => 2019-10-01 09:17:23 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51749 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/biblioteca-setorial-do-centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-inaugura-nova-estrutura/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/biblioteca-setorial-do-centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-inaugura-nova-estrutura/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/biblioteca-setorial-do-centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-inaugura-nova-estrutura/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 13098074c834e1b5fc8e6406860d70af [1] => 53b1ba1ef6493707cb95249284c12990 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => biblioteca-setorial-do-centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-da-uepb-inaugura-nova-estrutura )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

3° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos tem início no Câmpus de Araruna

Array ( [post_title] => 3° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos tem início no Câmpus de Araruna [post_content] =>

Começou na manhã de quinta-feira (25), em Araruna, a terceira edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa, realizada pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Instituição, estendeu-se por todo o dia, sendo integrada ao aniversário de nove anos do Câmpus VIII e à Feira Científica e Cultural (FECC) que compunha a programação.

O Encontro foi sediado no auditório do CCTS. À mesa de abertura estavam o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade; os músicos Luizinho e João Calixto; o escritor Kydelmir Dantas; os pesquisadores Xico Nóbrega e Jocelino Tomaz; o coordenador local do evento em Araruna, Lino Sapo; e o diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), professor Manuel Antonio Gordón-Núñes.

As apresentações artísticas ficaram por conta dos sanfoneiros inscritos no Encontro, além dos músicos João Batista, Erivan Ferreira, Luizinho Calixto, João Calixto, Sabrina Gomes e Bruno Geovanni, e do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra. Mais tarde, todos eles participaram das exibições propostas pela Feira Científica e Cultural.

Por ocasião de seu centenário, Jackson do Pandeiro era o farol a nortear as atividades, sem dúvida o nome mais lembrado tanto no Encontro, como na FECC. O artista de Alagoa Grande foi figura marcante em todas as práticas: a imagem de Zé Jack, que estampou desde o folder da Feira, passando por exposições, livros e cordéis trazendo um pouco da sua obra, ecoou no auditório durante as palestras e, teve, por fim, seu ápice, quando músicas dele foram cantadas e dançarinos, ao som do Rei do Ritmo, bailaram.

O pró-reitor de Cultura da UEPB endossou a satisfação por mais uma vez o Encontro ser iniciado em Araruna. Em sua fala, Andrade ressaltou, ainda, o legado deixado pelo sanfoneiro Abraão Basílio Bezerra, o Cabralzim. O artista faleceu em novembro do ano passado, aos 93 anos. Poucos meses antes, recebeu uma homenagem do Encontro. Cabralzim foi lembrado, igualmente, por Lino Sapo. “Hoje teremos a inauguração de um miniauditório que leva o nome dele. O fole de oito baixos que ele usava foi cedido pela família à UEPB e agora faz parte do acervo da Instituição. Cabralzim esteve no Encontro desde o começo e ficou na memória como um retrato da arte da nossa gente”, explicou.

O agricultor aposentado Ednaldo Correa, de 69 anos, morador de Barra de Santa Rosa era um dos presentes ao Encontro. Ele detalhou que começou a tocar aos 13 anos. “Mas ainda não aprendi totalmente”, pontuou sorrindo. Fã de Jorge de Altinho e Flávio José, ele asseverou que ainda se apresenta com sua sanfona, especialmente no São João. “Nasci no meio da música, fui criado pelo meu avô, ele tocava fole de oito baixos. A primeira sanfona só pude comprar aos 20 anos, porque era um valor alto. Precisei dividir em várias prestações. Hoje tenho um neto e um filho que também tocam. Para mim é assim: em primeiro lugar está Deus, depois meus filhos e em terceiro lugar a sanfona”, explanou.

A comunidade dentro da Universidade

O Câmpus VIII estava cheio de gente. Muitas cores, muita algazarra. Eram crianças e adolescentes de todas as idades. “Nossa ideia era que o aniversário do Câmpus não ficasse restrito à Universidade. Queríamos celebrá-lo de portas abertas. Não faz sentido comemorarmos sozinhos. A comunidade tem que usufruir de tudo que a Universidade possui. Muitas vezes, ela nem conhece o que dispomos aqui. Então nosso objetivo este ano foi reunir esse público e fazer parcerias com diversas prefeituras. Temos a Prefeitura de Barra de Santa Rosa, Damião, Tacima, Passa e Fica (RN), Cacimba de Dentro e Araruna. A Feira também é uma espécie de vitrine para que essas prefeituras mostrem o que estão desenvolvendo”, disse.

Para Manuel Antonio, as pessoas devem se sentir atraídas pelo Câmpus. “Queremos que tenham vontade de participar do que fazemos, que conheçam o Câmpus e quem sabe, futuramente, sejam os nossos alunos, sejam os nossos funcionários, sejam os nossos professores. O Encontro se juntou a essa festa”, concluiu.

Professor de Engenharia Civil do Campus VIII, Lauandes Marques explicou que todas as escolas municipais de Araruna foram convidadas. “Tivemos uma média de seis escolas, o que significou aproximadamente 300 alunos conosco”, assinalou. Dentre os projetos de extensão da UEPB que compuseram a Feira Científica e Cultural, ele apontou o Laboratório Itinerante (LABIT), a Empresa Júnior de Engenharia Civil, denominada “Pilares” e o “Lixo do Bom”, que versa sobre a implantação da coleta seletiva em Araruna. “Todas as crianças que estiveram aqui hoje conheceram nossos três laboratórios de Odontologia e os outros seis que contemplam os cursos de Engenharia e Física”, acrescentou.

Além da apresentação dos sanfoneiros, o aniversário do Campus VIII contou com dezenas de exibições culturais. Lançamentos de livros, instalação de cordelteca, oficinas de dança e declamações, entre outros, deram a tônica do evento. Raí Bezerra, Isabela Alcantâra, Boi de Reis e Jaraguá com Grupo Iterliga, Escola de Capoeira Filhos de Araruna, Projeto Centenário Jackson do Pandeiro – Escola Sagrada Família, Projeto Viver de Tacima, os artistas mirins Bia Cortez, Clara Bezerra, João Pedro, Samuel Levi e Reginho Tatu, bem como a Banda Filarmônica de Araruna foram alguns dos destaques da programação.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Hugo Tabosa e Uirá Agra

O post 3° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos tem início no Câmpus de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Começou na manhã de quinta-feira (25), em Araruna, a terceira edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa, realizada pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Instituição, estendeu-se por todo o dia, sendo integrada ao aniversário de nove anos do Câmpus VIII e à Leia Mais...

O post 3° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos tem início no Câmpus de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-27 10:24:31 [post_date] => 2019-09-27 10:24:31 [post_modified_gmt] => 2019-09-27 10:24:31 [post_modified] => 2019-09-27 10:24:31 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51612 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/3-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-tem-inicio-no-campus-de-araruna/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/3-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-tem-inicio-no-campus-de-araruna/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/3-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-tem-inicio-no-campus-de-araruna/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f2f23c123746e86347059414ec4841a9 [1] => 83d0923f0b8b8a1193cf0b8f989143e5 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 3-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-tem-inicio-no-campus-de-araruna )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :3° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos tem início no Câmpus de Araruna

Array ( [post_title] => 3° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos tem início no Câmpus de Araruna [post_content] =>

Começou na manhã de quinta-feira (25), em Araruna, a terceira edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa, realizada pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Instituição, estendeu-se por todo o dia, sendo integrada ao aniversário de nove anos do Câmpus VIII e à Feira Científica e Cultural (FECC) que compunha a programação.

O Encontro foi sediado no auditório do CCTS. À mesa de abertura estavam o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade; os músicos Luizinho e João Calixto; o escritor Kydelmir Dantas; os pesquisadores Xico Nóbrega e Jocelino Tomaz; o coordenador local do evento em Araruna, Lino Sapo; e o diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), professor Manuel Antonio Gordón-Núñes.

As apresentações artísticas ficaram por conta dos sanfoneiros inscritos no Encontro, além dos músicos João Batista, Erivan Ferreira, Luizinho Calixto, João Calixto, Sabrina Gomes e Bruno Geovanni, e do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra. Mais tarde, todos eles participaram das exibições propostas pela Feira Científica e Cultural.

Por ocasião de seu centenário, Jackson do Pandeiro era o farol a nortear as atividades, sem dúvida o nome mais lembrado tanto no Encontro, como na FECC. O artista de Alagoa Grande foi figura marcante em todas as práticas: a imagem de Zé Jack, que estampou desde o folder da Feira, passando por exposições, livros e cordéis trazendo um pouco da sua obra, ecoou no auditório durante as palestras e, teve, por fim, seu ápice, quando músicas dele foram cantadas e dançarinos, ao som do Rei do Ritmo, bailaram.

O pró-reitor de Cultura da UEPB endossou a satisfação por mais uma vez o Encontro ser iniciado em Araruna. Em sua fala, Andrade ressaltou, ainda, o legado deixado pelo sanfoneiro Abraão Basílio Bezerra, o Cabralzim. O artista faleceu em novembro do ano passado, aos 93 anos. Poucos meses antes, recebeu uma homenagem do Encontro. Cabralzim foi lembrado, igualmente, por Lino Sapo. “Hoje teremos a inauguração de um miniauditório que leva o nome dele. O fole de oito baixos que ele usava foi cedido pela família à UEPB e agora faz parte do acervo da Instituição. Cabralzim esteve no Encontro desde o começo e ficou na memória como um retrato da arte da nossa gente”, explicou.

O agricultor aposentado Ednaldo Correa, de 69 anos, morador de Barra de Santa Rosa era um dos presentes ao Encontro. Ele detalhou que começou a tocar aos 13 anos. “Mas ainda não aprendi totalmente”, pontuou sorrindo. Fã de Jorge de Altinho e Flávio José, ele asseverou que ainda se apresenta com sua sanfona, especialmente no São João. “Nasci no meio da música, fui criado pelo meu avô, ele tocava fole de oito baixos. A primeira sanfona só pude comprar aos 20 anos, porque era um valor alto. Precisei dividir em várias prestações. Hoje tenho um neto e um filho que também tocam. Para mim é assim: em primeiro lugar está Deus, depois meus filhos e em terceiro lugar a sanfona”, explanou.

A comunidade dentro da Universidade

O Câmpus VIII estava cheio de gente. Muitas cores, muita algazarra. Eram crianças e adolescentes de todas as idades. “Nossa ideia era que o aniversário do Câmpus não ficasse restrito à Universidade. Queríamos celebrá-lo de portas abertas. Não faz sentido comemorarmos sozinhos. A comunidade tem que usufruir de tudo que a Universidade possui. Muitas vezes, ela nem conhece o que dispomos aqui. Então nosso objetivo este ano foi reunir esse público e fazer parcerias com diversas prefeituras. Temos a Prefeitura de Barra de Santa Rosa, Damião, Tacima, Passa e Fica (RN), Cacimba de Dentro e Araruna. A Feira também é uma espécie de vitrine para que essas prefeituras mostrem o que estão desenvolvendo”, disse.

Para Manuel Antonio, as pessoas devem se sentir atraídas pelo Câmpus. “Queremos que tenham vontade de participar do que fazemos, que conheçam o Câmpus e quem sabe, futuramente, sejam os nossos alunos, sejam os nossos funcionários, sejam os nossos professores. O Encontro se juntou a essa festa”, concluiu.

Professor de Engenharia Civil do Campus VIII, Lauandes Marques explicou que todas as escolas municipais de Araruna foram convidadas. “Tivemos uma média de seis escolas, o que significou aproximadamente 300 alunos conosco”, assinalou. Dentre os projetos de extensão da UEPB que compuseram a Feira Científica e Cultural, ele apontou o Laboratório Itinerante (LABIT), a Empresa Júnior de Engenharia Civil, denominada “Pilares” e o “Lixo do Bom”, que versa sobre a implantação da coleta seletiva em Araruna. “Todas as crianças que estiveram aqui hoje conheceram nossos três laboratórios de Odontologia e os outros seis que contemplam os cursos de Engenharia e Física”, acrescentou.

Além da apresentação dos sanfoneiros, o aniversário do Campus VIII contou com dezenas de exibições culturais. Lançamentos de livros, instalação de cordelteca, oficinas de dança e declamações, entre outros, deram a tônica do evento. Raí Bezerra, Isabela Alcantâra, Boi de Reis e Jaraguá com Grupo Iterliga, Escola de Capoeira Filhos de Araruna, Projeto Centenário Jackson do Pandeiro – Escola Sagrada Família, Projeto Viver de Tacima, os artistas mirins Bia Cortez, Clara Bezerra, João Pedro, Samuel Levi e Reginho Tatu, bem como a Banda Filarmônica de Araruna foram alguns dos destaques da programação.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Hugo Tabosa e Uirá Agra

O post 3° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos tem início no Câmpus de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Começou na manhã de quinta-feira (25), em Araruna, a terceira edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa, realizada pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Instituição, estendeu-se por todo o dia, sendo integrada ao aniversário de nove anos do Câmpus VIII e à Leia Mais...

O post 3° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos tem início no Câmpus de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-27 10:24:31 [post_date] => 2019-09-27 10:24:31 [post_modified_gmt] => 2019-09-27 10:24:31 [post_modified] => 2019-09-27 10:24:31 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51612 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/3-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-tem-inicio-no-campus-de-araruna/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/3-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-tem-inicio-no-campus-de-araruna/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/3-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-tem-inicio-no-campus-de-araruna/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f2f23c123746e86347059414ec4841a9 [1] => 83d0923f0b8b8a1193cf0b8f989143e5 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 3-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-tem-inicio-no-campus-de-araruna )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Curso de Odontologia do Câmpus de Araruna lança edital para Empréstimo de Instrumental Odontológico

Array ( [post_title] => Curso de Odontologia do Câmpus de Araruna lança edital para Empréstimo de Instrumental Odontológico [post_content] =>

O Curso de Odontologia do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Araruna, lançou edital para inscrição dos alunos interessados no empréstimo de instrumental odontológico na forma de comodato, ou seja, aquele que possibilita a utilização gratuita do material, contanto que este seja devolvido dentro do prazo estipulado.

As inscrições serão realizadas até o dia 18 de outubro e podem se submeter ao processo os alunos que estejam cursando a partir do 4º período do Curso de Odontologia do referido Câmpus. Os interessados devem comprovar renda familiar de até três salários mínimos e também que não mantêm qualquer vínculo empregatício formal ou informal.

O candidato deve comparecer à Secretaria de Clínicas Odontológicas do CCTS, situado na Avenida Coronel Pedro Targino, S/N, Centro de Araruna, no horário das 8h às 10h e das 14h às 16h, para apresentar o formulário de inscrição devidamente preenchido, além de cópias autenticadas de toda documentação listada no edital.

Serão selecionados prioritariamente os acadêmicos que apresentarem as menores rendas familiares per capta comprovadas e todos os documentos exigidos. A lista dos classificados será divulgada no site da UEPB, com previsão para o dia 23 de Outubro. O edital completo pode ser conferido clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

O post Curso de Odontologia do Câmpus de Araruna lança edital para Empréstimo de Instrumental Odontológico apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Curso de Odontologia do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Araruna, lançou edital para inscrição dos alunos interessados no empréstimo de instrumental odontológico na forma de comodato, ou seja, aquele que possibilita a utilização gratuita do material, contanto que este seja devolvido dentro do prazo estipulado. As inscrições serão realizadas Leia Mais...

O post Curso de Odontologia do Câmpus de Araruna lança edital para Empréstimo de Instrumental Odontológico apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-27 10:10:31 [post_date] => 2019-09-27 10:10:31 [post_modified_gmt] => 2019-09-27 10:10:31 [post_modified] => 2019-09-27 10:10:31 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51610 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/curso-de-odontologia-do-campus-de-araruna-lanca-edital-para-emprestimo-de-instrumental-odontologico-2/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/curso-de-odontologia-do-campus-de-araruna-lanca-edital-para-emprestimo-de-instrumental-odontologico-2/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/curso-de-odontologia-do-campus-de-araruna-lanca-edital-para-emprestimo-de-instrumental-odontologico-2/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d564e20c493ccd78d50045dd2eb88d29 [1] => bb23ee5b296b8af6d531084612648352 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => curso-de-odontologia-do-campus-de-araruna-lanca-edital-para-emprestimo-de-instrumental-odontologico-2 )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Curso de Odontologia do Câmpus de Araruna lança edital para Empréstimo de Instrumental Odontológico

Array ( [post_title] => Curso de Odontologia do Câmpus de Araruna lança edital para Empréstimo de Instrumental Odontológico [post_content] =>

O Curso de Odontologia do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Araruna, lançou edital para inscrição dos alunos interessados no empréstimo de instrumental odontológico na forma de comodato, ou seja, aquele que possibilita a utilização gratuita do material, contanto que este seja devolvido dentro do prazo estipulado.

As inscrições serão realizadas até o dia 18 de outubro e podem se submeter ao processo os alunos que estejam cursando a partir do 4º período do Curso de Odontologia do referido Câmpus. Os interessados devem comprovar renda familiar de até três salários mínimos e também que não mantêm qualquer vínculo empregatício formal ou informal.

O candidato deve comparecer à Secretaria de Clínicas Odontológicas do CCTS, situado na Avenida Coronel Pedro Targino, S/N, Centro de Araruna, no horário das 8h às 10h e das 14h às 16h, para apresentar o formulário de inscrição devidamente preenchido, além de cópias autenticadas de toda documentação listada no edital.

Serão selecionados prioritariamente os acadêmicos que apresentarem as menores rendas familiares per capta comprovadas e todos os documentos exigidos. A lista dos classificados será divulgada no site da UEPB, com previsão para o dia 23 de Outubro. O edital completo pode ser conferido clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

O post Curso de Odontologia do Câmpus de Araruna lança edital para Empréstimo de Instrumental Odontológico apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Curso de Odontologia do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Araruna, lançou edital para inscrição dos alunos interessados no empréstimo de instrumental odontológico na forma de comodato, ou seja, aquele que possibilita a utilização gratuita do material, contanto que este seja devolvido dentro do prazo estipulado. As inscrições serão realizadas Leia Mais...

O post Curso de Odontologia do Câmpus de Araruna lança edital para Empréstimo de Instrumental Odontológico apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-27 10:10:31 [post_date] => 2019-09-27 10:10:31 [post_modified_gmt] => 2019-09-27 10:10:31 [post_modified] => 2019-09-27 10:10:31 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51610 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/curso-de-odontologia-do-campus-de-araruna-lanca-edital-para-emprestimo-de-instrumental-odontologico-2/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/curso-de-odontologia-do-campus-de-araruna-lanca-edital-para-emprestimo-de-instrumental-odontologico-2/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/curso-de-odontologia-do-campus-de-araruna-lanca-edital-para-emprestimo-de-instrumental-odontologico-2/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d564e20c493ccd78d50045dd2eb88d29 [1] => bb23ee5b296b8af6d531084612648352 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => curso-de-odontologia-do-campus-de-araruna-lanca-edital-para-emprestimo-de-instrumental-odontologico-2 )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba celebra nove anos de fundação com inaugurações

Array ( [post_title] => Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba celebra nove anos de fundação com inaugurações [post_content] =>

Há nove anos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ampliava sua abrangência e chegava ao Curimataú paraibano, consolidando, assim, sua presença em todas as regiões do Estado. O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), instalado na cidade de Araruna, mudou a realidade da região. A chegada do Câmpus VIII à localidade atraiu novos investimentos, impulsionou o comércio, modificou costumes e alavancou toda uma cadeia econômica em torno da cidade. A UEPB passou a disseminar conhecimentos e a formar novos profissionais na região, sem a necessidade deles se deslocarem para Campina Grande ou outros centros em busca do curso superior, novas perspectivas e novos horizontes.

Nesse período, mais de 350 profissionais já foram formados pelo CCTS e mais de 600 estudantes estão matriculados seguindo na trilha do conhecimento para se tornarem engenheiros, odontólogos ou físicos. Os projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes, com orientação dos professores, levam serviços gratuitos e melhora a qualidade de vida da população. No total, 35 projetos extensionistas estão em pleno andamento, beneficiando não só os moradores de Araruna, mas também das cidades circunvizinhas.

Como não podia ser diferente, as comemorações alusivas aos nove anos de fundação do Câmpus VIII foram realizadas em grande estilo, com direito a banda filarmônica, bolo, encontro de sanfoneiros, apresentação do Acauã da Serra, Feira Científica, homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro, exposição fotográfica e inaugurações. O ato solene de aniversário contou com a presença do reitor Rangel Junior; do diretor do Câmpus, professor Manuel Antônio Gordón Núñez; do diretor adjunto do CCTS, professor Raimundo Leidimar Bezerra; do prefeito de Araruna, Vital Costa; professores, estudantes e técnicos do CCTS.

O diretor do Centro, professor Manuel Antônio Gordón Núñez, ressaltou que apesar das dificuldades enfrentadas pelo Brasil e das ameaças às instituições públicas, o Câmpus VIII tem obtido importantes conquistas, o que é motivo para comemorar. Ele registrou o apoio da Administração Central e a parceria com a Prefeitura de Araruna como fundamentais para a realização de obras que, antes, eram um sonho. “Completamos nove anos de muito esforço, muita luta e trabalho intenso. Essa comemoração é um marco, pois mostra o papel da Universidade aberta para a comunidade”, destacou, acrescentando que o Câmpus VIII foi um divisor de águas na história de Araruna, mudando a realidade da região.

O reitor Rangel Junior parabenizou a gestão do CCTS pela luta, criatividade, ideias inovadoras e tenacidade para potencializar as ações e superar as adversidades. Diante da ausência de alguns gestores do Curso de Odontologia do Câmpus VIII, o reitor lamentou que as divergências políticas se sobreponham aos interesses institucionais e registrou que todos precisam saber exercer a tolerância, ter grandeza para conviver com o diferente e realizar gestos simples, mas significantes.

Rangel ressaltou que a presença da UEPB em Araruna ajudou a região a se desenvolver, o que demostra a importância dos investimentos feitos na Instituição. Ele disse que o Câmpus VIII sempre vai simbolizar o que é mais complexo em termos de esforço administrativo para fazer com que as coisas aconteçam na UEPB. Ele lembrou ainda que, mesmo sem as condições orçamentárias ideais para garantir a execução de obras grandes já planejadas, a Administração Central, com muita luta, estruturou as clínicas de Odontologia e concluiu o prédio do Curso de Engenharia Civil. “Temos aqui, em Araruna, dois dos cursos mais caros da Universidade. Eles são caros, porque eles têm uma importância muito grande pela necessidade existente na sociedade. O benefício é social. É um investimento para o povo da região”, destacou.

Como segundo diretor do Câmpus VIII, o professor Raimundo Leidimar disse que a chegada da UEPB foi um marco na história do Curimataú, devido aos benefícios levados para toda a comunidade, através dos projetos de Odontologia e Engenharia Civil. Com autoridade de quem acompanhou toda evolução do Câmpus, o professor disse que o CCTS supriu uma lacuna educacional da região. “A UEPB está de parabéns por ter instalado um Câmpus em uma região muito carente. Depois de nove anos, já vemos os frutos dessa iniciativa”, ressaltou.

Primeira gestora do Câmpus, a professora Alessandra Brandão enfatizou que a Universidade mudou o entorno de Araruna. A cidade, segundo ela, teve que se organizar para oferecer serviços que antes não existiam. Para ela, o CCTS deu grande contribuição ao Curimataú paraibano, não só na formação profissional, mas no fortalecimento cultural, social e econômico. “Não é possível imaginar mais Araruna e a região sem o Câmpus VIII”, analisou.

Presente na solenidade, o prefeito de Araruna, Vital Costa, disse que a UEPB tem colaborado com o município de Araruna, com parcerias que já geraram frutos proveitosos. “A Universidade tem nos ajudado nas nossas unidades de saúde, com os alunos de Odontologia e Engenharia Civil. Isso tem sido um resultado extremamente positivo para Araruna”, frisou. Sabendo da importância da Universidade para o desenvolvimento da cidade, ele garantiu que as parcerias vão continuar.

Inaugurações

Como parte das celebrações de aniversário, o Câmpus VIII ganhou novos equipamentos que ajudarão os estudantes no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, projetos e programas de extensão. Foi entregue ao CCTS o novo setor da Biblioteca Setorial, que foi totalmente reformado e passou a ter um mini auditório e sala de leitura. O descerramento da placa inaugural e o desenlace da fita foi feito pelo reitor Rangel Junior, pelos diretores do Câmpus e pelo prefeito de Araruna. O ato foi prestigiado pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Altamir Souto, e pelo pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade.

Na entrada da Biblioteca foi pintada uma “árvore do saber”, que simboliza o marco da inauguração. A obra idealizada e pintada pelo diretor significa todo o conhecimento que brota no Câmpus e as sementes que já deram frutos. Os diretores do Câmpus VIII e o reitor Rangel Junior foram os primeiros a deixarem as marcas de suas mãos impressas na parede colorida. As digitais de todos os 45 alunos envolvidos da Mostra Científica também ficaram para a posteridade na “árvore do saber”.

Em seguida os professores, estudantes, técnicos e visitantes conheceram as novas dependências da Biblioteca e a exposição do artista plástico de Cacimba de Dentro, Ronaldo Ferreira. Depois conheceram os outros equipamentos do Curso de Odontologia, que ganhou o novo Laboratório de Histopatologia, novas estruturas do Laboratório de Prótese Dentária e a Central de Esterilização II. As obras foram realizadas com recursos próprios da UEPB e por funcionários da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA).

O marco da 4ª Feira Científica

A 4ª Feira Científica e Cultural do Câmpus de Araruna foi um marco no 9º aniversário do CCTS. O evento, realizado ao longo de todo o dia, superou as expectativas. Mais de 1.500 pessoas passaram pela Feira e visitaram as tendas. Em sua 4ª edição, a Feira prestou homenagens ao centenário de Jackson do Pandeiro, com exposição de várias obras do “Rei do Ritmo”. O evento também contou com a presença de diversos estandes de prefeituras do Curimataú paraibano, que levaram exposição de artesanatos e apresentações culturais para o espaço.

No total, foram montadas 11 tendas abrigando projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes nas três áreas do conhecimento existentes no Centro, além das exposições das prefeituras de Araruna, Tacima, Riachão, Dona Inês, Solidade, Damião, Barra de Santa Rosa e Passa e Fica (RN). Uma das tendas abrigou o projeto “Meninas na Física e na Engenharia”, que há pouco menos de um ano realiza uma série de atividades voltadas a incentivar alunas dos ensinos fundamental e médio a se interessarem por carreiras científicas.

No curso de Engenharia Civil, o destaque foi a tenda do projeto “Pilares”. Trata-se de uma empresa júnior que tem ajudado a revolucionar a construção civil na região. O representante da empresa, o estudante Caio Sérgio Alves, do 8º período, revelou que o projeto visa aplicar na prática os conhecimentos do curso. Funcionando no CCTS, a empresa reúne equipamentos de um escritório da área, atuando de forma concreta na elaboração de projetos de engenharia, com serviços orçamentários e arquitetônicos. No momento, 15 alunos integram o projeto.

O cuidado com o meio ambiente foi representado pela tenda “Lixo Bom”, também realizado por estudantes de Engenharia Civil. O projeto, conforme explicou o professor Igor Sousa, tem o objetivo de modificar todo o manejo dos resíduos sólidos de Araruna através da coleta seletiva. Do curso de Odontologia, o destaque foi a tenda do projeto “Sorrindo sem cárie”. A estudante Maria Isabel Araújo, do 4º período, disse que o projeto mostra às crianças, de maneira divertida, utilizando música e teatro, quais os procedimentos voltados para a saúde bucal. O trabalho é realizado nas creches da região e, no momento, cinco estudantes estão envolvidos na iniciativa.

O Câmpus de Araruna “Professora Maria da Penha” foi inaugurado no dia 20 de setembro de 2010 e, atualmente, abriga os cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Física e Bacharelado em Odontologia. Conta com mais de 600 alunos matriculados, 42 técnicos administrativos e 73 docentes em atividade no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba celebra nove anos de fundação com inaugurações apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Há nove anos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ampliava sua abrangência e chegava ao Curimataú paraibano, consolidando, assim, sua presença em todas as regiões do Estado. O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), instalado na cidade de Araruna, mudou a realidade da região. A chegada do Câmpus VIII à localidade atraiu novos investimentos, Leia Mais...

O post Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba celebra nove anos de fundação com inaugurações apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-27 08:38:16 [post_date] => 2019-09-27 08:38:16 [post_modified_gmt] => 2019-09-27 08:38:16 [post_modified] => 2019-09-27 08:38:16 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51555 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-celebra-nove-anos-de-fundacao-com-inauguracoes/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-celebra-nove-anos-de-fundacao-com-inauguracoes/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-celebra-nove-anos-de-fundacao-com-inauguracoes/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => c561dbaae181f3b278a5a83c6850c96e [1] => 94ed21602ccf6198aad0fde6e231d7a3 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-celebra-nove-anos-de-fundacao-com-inauguracoes )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba celebra nove anos de fundação com inaugurações

Array ( [post_title] => Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba celebra nove anos de fundação com inaugurações [post_content] =>

Há nove anos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ampliava sua abrangência e chegava ao Curimataú paraibano, consolidando, assim, sua presença em todas as regiões do Estado. O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), instalado na cidade de Araruna, mudou a realidade da região. A chegada do Câmpus VIII à localidade atraiu novos investimentos, impulsionou o comércio, modificou costumes e alavancou toda uma cadeia econômica em torno da cidade. A UEPB passou a disseminar conhecimentos e a formar novos profissionais na região, sem a necessidade deles se deslocarem para Campina Grande ou outros centros em busca do curso superior, novas perspectivas e novos horizontes.

Nesse período, mais de 350 profissionais já foram formados pelo CCTS e mais de 600 estudantes estão matriculados seguindo na trilha do conhecimento para se tornarem engenheiros, odontólogos ou físicos. Os projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes, com orientação dos professores, levam serviços gratuitos e melhora a qualidade de vida da população. No total, 35 projetos extensionistas estão em pleno andamento, beneficiando não só os moradores de Araruna, mas também das cidades circunvizinhas.

Como não podia ser diferente, as comemorações alusivas aos nove anos de fundação do Câmpus VIII foram realizadas em grande estilo, com direito a banda filarmônica, bolo, encontro de sanfoneiros, apresentação do Acauã da Serra, Feira Científica, homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro, exposição fotográfica e inaugurações. O ato solene de aniversário contou com a presença do reitor Rangel Junior; do diretor do Câmpus, professor Manuel Antônio Gordón Núñez; do diretor adjunto do CCTS, professor Raimundo Leidimar Bezerra; do prefeito de Araruna, Vital Costa; professores, estudantes e técnicos do CCTS.

O diretor do Centro, professor Manuel Antônio Gordón Núñez, ressaltou que apesar das dificuldades enfrentadas pelo Brasil e das ameaças às instituições públicas, o Câmpus VIII tem obtido importantes conquistas, o que é motivo para comemorar. Ele registrou o apoio da Administração Central e a parceria com a Prefeitura de Araruna como fundamentais para a realização de obras que, antes, eram um sonho. “Completamos nove anos de muito esforço, muita luta e trabalho intenso. Essa comemoração é um marco, pois mostra o papel da Universidade aberta para a comunidade”, destacou, acrescentando que o Câmpus VIII foi um divisor de águas na história de Araruna, mudando a realidade da região.

O reitor Rangel Junior parabenizou a gestão do CCTS pela luta, criatividade, ideias inovadoras e tenacidade para potencializar as ações e superar as adversidades. Diante da ausência de alguns gestores do Curso de Odontologia do Câmpus VIII, o reitor lamentou que as divergências políticas se sobreponham aos interesses institucionais e registrou que todos precisam saber exercer a tolerância, ter grandeza para conviver com o diferente e realizar gestos simples, mas significantes.

Rangel ressaltou que a presença da UEPB em Araruna ajudou a região a se desenvolver, o que demostra a importância dos investimentos feitos na Instituição. Ele disse que o Câmpus VIII sempre vai simbolizar o que é mais complexo em termos de esforço administrativo para fazer com que as coisas aconteçam na UEPB. Ele lembrou ainda que, mesmo sem as condições orçamentárias ideais para garantir a execução de obras grandes já planejadas, a Administração Central, com muita luta, estruturou as clínicas de Odontologia e concluiu o prédio do Curso de Engenharia Civil. “Temos aqui, em Araruna, dois dos cursos mais caros da Universidade. Eles são caros, porque eles têm uma importância muito grande pela necessidade existente na sociedade. O benefício é social. É um investimento para o povo da região”, destacou.

Como segundo diretor do Câmpus VIII, o professor Raimundo Leidimar disse que a chegada da UEPB foi um marco na história do Curimataú, devido aos benefícios levados para toda a comunidade, através dos projetos de Odontologia e Engenharia Civil. Com autoridade de quem acompanhou toda evolução do Câmpus, o professor disse que o CCTS supriu uma lacuna educacional da região. “A UEPB está de parabéns por ter instalado um Câmpus em uma região muito carente. Depois de nove anos, já vemos os frutos dessa iniciativa”, ressaltou.

Primeira gestora do Câmpus, a professora Alessandra Brandão enfatizou que a Universidade mudou o entorno de Araruna. A cidade, segundo ela, teve que se organizar para oferecer serviços que antes não existiam. Para ela, o CCTS deu grande contribuição ao Curimataú paraibano, não só na formação profissional, mas no fortalecimento cultural, social e econômico. “Não é possível imaginar mais Araruna e a região sem o Câmpus VIII”, analisou.

Presente na solenidade, o prefeito de Araruna, Vital Costa, disse que a UEPB tem colaborado com o município de Araruna, com parcerias que já geraram frutos proveitosos. “A Universidade tem nos ajudado nas nossas unidades de saúde, com os alunos de Odontologia e Engenharia Civil. Isso tem sido um resultado extremamente positivo para Araruna”, frisou. Sabendo da importância da Universidade para o desenvolvimento da cidade, ele garantiu que as parcerias vão continuar.

Inaugurações

Como parte das celebrações de aniversário, o Câmpus VIII ganhou novos equipamentos que ajudarão os estudantes no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, projetos e programas de extensão. Foi entregue ao CCTS o novo setor da Biblioteca Setorial, que foi totalmente reformado e passou a ter um mini auditório e sala de leitura. O descerramento da placa inaugural e o desenlace da fita foi feito pelo reitor Rangel Junior, pelos diretores do Câmpus e pelo prefeito de Araruna. O ato foi prestigiado pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Altamir Souto, e pelo pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade.

Na entrada da Biblioteca foi pintada uma “árvore do saber”, que simboliza o marco da inauguração. A obra idealizada e pintada pelo diretor significa todo o conhecimento que brota no Câmpus e as sementes que já deram frutos. Os diretores do Câmpus VIII e o reitor Rangel Junior foram os primeiros a deixarem as marcas de suas mãos impressas na parede colorida. As digitais de todos os 45 alunos envolvidos da Mostra Científica também ficaram para a posteridade na “árvore do saber”.

Em seguida os professores, estudantes, técnicos e visitantes conheceram as novas dependências da Biblioteca e a exposição do artista plástico de Cacimba de Dentro, Ronaldo Ferreira. Depois conheceram os outros equipamentos do Curso de Odontologia, que ganhou o novo Laboratório de Histopatologia, novas estruturas do Laboratório de Prótese Dentária e a Central de Esterilização II. As obras foram realizadas com recursos próprios da UEPB e por funcionários da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA).

O marco da 4ª Feira Científica

A 4ª Feira Científica e Cultural do Câmpus de Araruna foi um marco no 9º aniversário do CCTS. O evento, realizado ao longo de todo o dia, superou as expectativas. Mais de 1.500 pessoas passaram pela Feira e visitaram as tendas. Em sua 4ª edição, a Feira prestou homenagens ao centenário de Jackson do Pandeiro, com exposição de várias obras do “Rei do Ritmo”. O evento também contou com a presença de diversos estandes de prefeituras do Curimataú paraibano, que levaram exposição de artesanatos e apresentações culturais para o espaço.

No total, foram montadas 11 tendas abrigando projetos de extensão desenvolvidos pelos estudantes nas três áreas do conhecimento existentes no Centro, além das exposições das prefeituras de Araruna, Tacima, Riachão, Dona Inês, Solidade, Damião, Barra de Santa Rosa e Passa e Fica (RN). Uma das tendas abrigou o projeto “Meninas na Física e na Engenharia”, que há pouco menos de um ano realiza uma série de atividades voltadas a incentivar alunas dos ensinos fundamental e médio a se interessarem por carreiras científicas.

No curso de Engenharia Civil, o destaque foi a tenda do projeto “Pilares”. Trata-se de uma empresa júnior que tem ajudado a revolucionar a construção civil na região. O representante da empresa, o estudante Caio Sérgio Alves, do 8º período, revelou que o projeto visa aplicar na prática os conhecimentos do curso. Funcionando no CCTS, a empresa reúne equipamentos de um escritório da área, atuando de forma concreta na elaboração de projetos de engenharia, com serviços orçamentários e arquitetônicos. No momento, 15 alunos integram o projeto.

O cuidado com o meio ambiente foi representado pela tenda “Lixo Bom”, também realizado por estudantes de Engenharia Civil. O projeto, conforme explicou o professor Igor Sousa, tem o objetivo de modificar todo o manejo dos resíduos sólidos de Araruna através da coleta seletiva. Do curso de Odontologia, o destaque foi a tenda do projeto “Sorrindo sem cárie”. A estudante Maria Isabel Araújo, do 4º período, disse que o projeto mostra às crianças, de maneira divertida, utilizando música e teatro, quais os procedimentos voltados para a saúde bucal. O trabalho é realizado nas creches da região e, no momento, cinco estudantes estão envolvidos na iniciativa.

O Câmpus de Araruna “Professora Maria da Penha” foi inaugurado no dia 20 de setembro de 2010 e, atualmente, abriga os cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Física e Bacharelado em Odontologia. Conta com mais de 600 alunos matriculados, 42 técnicos administrativos e 73 docentes em atividade no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba celebra nove anos de fundação com inaugurações apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Há nove anos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ampliava sua abrangência e chegava ao Curimataú paraibano, consolidando, assim, sua presença em todas as regiões do Estado. O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), instalado na cidade de Araruna, mudou a realidade da região. A chegada do Câmpus VIII à localidade atraiu novos investimentos, Leia Mais...

O post Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba celebra nove anos de fundação com inaugurações apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-27 08:38:16 [post_date] => 2019-09-27 08:38:16 [post_modified_gmt] => 2019-09-27 08:38:16 [post_modified] => 2019-09-27 08:38:16 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51555 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-celebra-nove-anos-de-fundacao-com-inauguracoes/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-celebra-nove-anos-de-fundacao-com-inauguracoes/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-celebra-nove-anos-de-fundacao-com-inauguracoes/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => c561dbaae181f3b278a5a83c6850c96e [1] => 94ed21602ccf6198aad0fde6e231d7a3 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-celebra-nove-anos-de-fundacao-com-inauguracoes )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde divulga resultado de seleção para contratação de técnico em informática

Array ( [post_title] => Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde divulga resultado de seleção para contratação de técnico em informática [post_content] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna, divulgou, nesta terça-feira (17), o resultado final da seleção simplificada para contratação de técnico em informática para atuação no Câmpus VIII da Instituição. O candidato aprovado deve entregar o restante da documentação para contratação na Secretaria do Câmpus. O resultado final pode ser conferido clicando AQUI.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3373-1040 / 1415.

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde divulga resultado de seleção para contratação de técnico em informática apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna, divulgou, nesta terça-feira (17), o resultado final da seleção simplificada para contratação de técnico em informática para atuação no Câmpus VIII da Instituição. O candidato aprovado deve entregar o restante da documentação para contratação na Secretaria Leia Mais...

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde divulga resultado de seleção para contratação de técnico em informática apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-17 09:54:26 [post_date] => 2019-09-17 09:54:26 [post_modified_gmt] => 2019-09-17 09:54:26 [post_modified] => 2019-09-17 09:54:26 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51352 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-divulga-resultado-de-selecao-para-contratacao-de-tecnico-em-informatica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-divulga-resultado-de-selecao-para-contratacao-de-tecnico-em-informatica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-divulga-resultado-de-selecao-para-contratacao-de-tecnico-em-informatica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f8bbd8f6eaca43ef732d9a0c55b95915 [1] => f8bbd8f6eaca43ef732d9a0c55b95915 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-divulga-resultado-de-selecao-para-contratacao-de-tecnico-em-informatica )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde divulga resultado de seleção para contratação de técnico em informática

Array ( [post_title] => Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde divulga resultado de seleção para contratação de técnico em informática [post_content] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna, divulgou, nesta terça-feira (17), o resultado final da seleção simplificada para contratação de técnico em informática para atuação no Câmpus VIII da Instituição. O candidato aprovado deve entregar o restante da documentação para contratação na Secretaria do Câmpus. O resultado final pode ser conferido clicando AQUI.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3373-1040 / 1415.

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde divulga resultado de seleção para contratação de técnico em informática apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna, divulgou, nesta terça-feira (17), o resultado final da seleção simplificada para contratação de técnico em informática para atuação no Câmpus VIII da Instituição. O candidato aprovado deve entregar o restante da documentação para contratação na Secretaria Leia Mais...

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde divulga resultado de seleção para contratação de técnico em informática apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-17 09:54:26 [post_date] => 2019-09-17 09:54:26 [post_modified_gmt] => 2019-09-17 09:54:26 [post_modified] => 2019-09-17 09:54:26 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51352 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-divulga-resultado-de-selecao-para-contratacao-de-tecnico-em-informatica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-divulga-resultado-de-selecao-para-contratacao-de-tecnico-em-informatica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-divulga-resultado-de-selecao-para-contratacao-de-tecnico-em-informatica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f8bbd8f6eaca43ef732d9a0c55b95915 [1] => f8bbd8f6eaca43ef732d9a0c55b95915 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-divulga-resultado-de-selecao-para-contratacao-de-tecnico-em-informatica )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Projeto “Meninas na Física e na Engenharia” desenvolve série de atividades no Câmpus de Araruna

Array ( [post_title] => Projeto “Meninas na Física e na Engenharia” desenvolve série de atividades no Câmpus de Araruna [post_content] =>

Implantado há pouco menos de um ano no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, em Araruna, o projeto “Meninas na Física e na Engenharia”, realiza, nesta quinta-feira (12), uma série de atividades voltadas a incentivar as alunas dos ensinos fundamental e médio a se interessarem por carreiras científicas.

Ao todo, são 25 bolsistas e cerca de 500 meninas de cinco escolas da região do Curimataú paraibano que, por meio de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), participam de atividades científicas ofertadas por um grupo de professores da Licenciatura em Física do Câmpus VIII da UEPB.

A coordenadora do projeto, professora Alessandra Brandão, explica que serão realizadas diversas atividades, entre elas o “Ciência com Pipoca”, que inclui sempre um filme, seguido de uma roda de conversa sobre mulheres na ciência. Será realizada ainda uma oficina de Astronomia, sob coordenação do professor Jamilton Rodrigues, com observação do céu noturno.

Além destas atividades, o evento será marcado pelo reconto sobre a história de Malala Yousafzai, uma militante dos direitos das crianças, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. A apresentação será feita por uma das bolsistas do projeto, que recebeu o livro da ativista na última atividade do projeto, em agosto. Até junho do próximo ano, o projeto deve realizar diversas atividades científico-culturais que incluem reuniões de grupos de pesquisa entre docentes da UEPB e professores da rede pública, visitas a laboratórios, capacitação de professores, criação e montagem da peça teatral “Mulheres na Ciência”, entre outras.

O projeto nasceu em 2018, com a finalidade de conscientizar jovens estudantes do sexo feminino sobre a importância da aquisição de conhecimentos científicos e tecnológicos e envolvê-las cada vez mais nestas atividades. A iniciativa é coordenada pela professora Alessandra Brandão e reúne um grupo de professores da Licenciatura em Física, ofertando atividades científico-culturais para quase mil meninas, alunas de cinco escolas públicas dos municípios de Araruna, Tacima e Cacimba de Dentro.

O post Projeto “Meninas na Física e na Engenharia” desenvolve série de atividades no Câmpus de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Implantado há pouco menos de um ano no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, em Araruna, o projeto “Meninas na Física e na Engenharia”, realiza, nesta quinta-feira (12), uma série de atividades voltadas a incentivar as alunas dos ensinos fundamental e médio a se interessarem por Leia Mais...

O post Projeto “Meninas na Física e na Engenharia” desenvolve série de atividades no Câmpus de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-11 12:54:43 [post_date] => 2019-09-11 12:54:43 [post_modified_gmt] => 2019-09-11 12:54:43 [post_modified] => 2019-09-11 12:54:43 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51192 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-meninas-na-fisica-e-na-engenharia-desenvolve-serie-de-atividades-no-campus-de-araruna-nesta-quinta/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-meninas-na-fisica-e-na-engenharia-desenvolve-serie-de-atividades-no-campus-de-araruna-nesta-quinta/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-meninas-na-fisica-e-na-engenharia-desenvolve-serie-de-atividades-no-campus-de-araruna-nesta-quinta/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => c253e255bc291370b4d0242073e5c210 [1] => c253e255bc291370b4d0242073e5c210 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-meninas-na-fisica-e-na-engenharia-desenvolve-serie-de-atividades-no-campus-de-araruna )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Projeto “Meninas na Física e na Engenharia” desenvolve série de atividades no Câmpus de Araruna

Array ( [post_title] => Projeto “Meninas na Física e na Engenharia” desenvolve série de atividades no Câmpus de Araruna [post_content] =>

Implantado há pouco menos de um ano no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, em Araruna, o projeto “Meninas na Física e na Engenharia”, realiza, nesta quinta-feira (12), uma série de atividades voltadas a incentivar as alunas dos ensinos fundamental e médio a se interessarem por carreiras científicas.

Ao todo, são 25 bolsistas e cerca de 500 meninas de cinco escolas da região do Curimataú paraibano que, por meio de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), participam de atividades científicas ofertadas por um grupo de professores da Licenciatura em Física do Câmpus VIII da UEPB.

A coordenadora do projeto, professora Alessandra Brandão, explica que serão realizadas diversas atividades, entre elas o “Ciência com Pipoca”, que inclui sempre um filme, seguido de uma roda de conversa sobre mulheres na ciência. Será realizada ainda uma oficina de Astronomia, sob coordenação do professor Jamilton Rodrigues, com observação do céu noturno.

Além destas atividades, o evento será marcado pelo reconto sobre a história de Malala Yousafzai, uma militante dos direitos das crianças, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. A apresentação será feita por uma das bolsistas do projeto, que recebeu o livro da ativista na última atividade do projeto, em agosto. Até junho do próximo ano, o projeto deve realizar diversas atividades científico-culturais que incluem reuniões de grupos de pesquisa entre docentes da UEPB e professores da rede pública, visitas a laboratórios, capacitação de professores, criação e montagem da peça teatral “Mulheres na Ciência”, entre outras.

O projeto nasceu em 2018, com a finalidade de conscientizar jovens estudantes do sexo feminino sobre a importância da aquisição de conhecimentos científicos e tecnológicos e envolvê-las cada vez mais nestas atividades. A iniciativa é coordenada pela professora Alessandra Brandão e reúne um grupo de professores da Licenciatura em Física, ofertando atividades científico-culturais para quase mil meninas, alunas de cinco escolas públicas dos municípios de Araruna, Tacima e Cacimba de Dentro.

O post Projeto “Meninas na Física e na Engenharia” desenvolve série de atividades no Câmpus de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Implantado há pouco menos de um ano no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VIII, em Araruna, o projeto “Meninas na Física e na Engenharia”, realiza, nesta quinta-feira (12), uma série de atividades voltadas a incentivar as alunas dos ensinos fundamental e médio a se interessarem por Leia Mais...

O post Projeto “Meninas na Física e na Engenharia” desenvolve série de atividades no Câmpus de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-11 12:54:43 [post_date] => 2019-09-11 12:54:43 [post_modified_gmt] => 2019-09-11 12:54:43 [post_modified] => 2019-09-11 12:54:43 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51192 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-meninas-na-fisica-e-na-engenharia-desenvolve-serie-de-atividades-no-campus-de-araruna-nesta-quinta/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-meninas-na-fisica-e-na-engenharia-desenvolve-serie-de-atividades-no-campus-de-araruna-nesta-quinta/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-meninas-na-fisica-e-na-engenharia-desenvolve-serie-de-atividades-no-campus-de-araruna-nesta-quinta/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => c253e255bc291370b4d0242073e5c210 [1] => c253e255bc291370b4d0242073e5c210 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-meninas-na-fisica-e-na-engenharia-desenvolve-serie-de-atividades-no-campus-de-araruna )