Pesquisa

Projetos de Pesquisa

LICENCIATURA EM FÍSICA

[wptabs mode=”horizontal” type=”accordion”]

[wptabtitle]PIBID – UEPB[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação:José Jamilton Rodrigues dos Santos

Integrantes: João Hugo Baracuy da Cunha Campos / Altamir Souto Dias

Descrição: O

O PIBID é um programa concebido pelo Ministério da Educação, atendendo às atribuições legais da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para incentivar e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério (Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007), dentro das diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007), aos princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e Lei n° 11.947, de 16 de junho de 2009, no seu art. 31), à Portaria Normativa MEC n° 9, de 30 de junho de 2009, às normas do Edital CAPES/DEB N. 61/2013 – PIBID e à legislação em vigor aplicável à matéria. Em nosso subprojeto contempla 24 bolsistas discentes, 06 discentes voluntários e 3 bolsistas docentes, supervisores de escolas subjacentes ao Campus VIII da UEPB – Araruna.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES MICROCLIMÁTICAS DO CAMPUS VIII – CCTS/UEPB[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Prof. Dr. João Hugo Baracuy da Cunha Campos

Integrantes: Marcos Aurélio de Oliveira Santos

Descrição: O sistema atmosférico vem sendo um dos mais afetados nesses últimos séculos, principalmente no que diz respeito ao seu estado de equilíbrio termoquímico, pois as diversas atividades antrópicas têm alterado significativamente sua composição química. As alterações ambientais presentes nos centros urbanos são os mais sentidos pela população e geram microclimas específicos que podem ocasionar a formação de ilhas de calor e consequentemente o desconforto térmico. Tais mudanças podem ser provocadas, principalmente, pela expansão das cidades com uso e ocupação do solo sem planejamento, desmatamento das áreas verdes e poluição do ar. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa é estudar a dinâmica do sistema microclimático no campus VIII da UEPB a partir da análise do campo térmico e de suas relações com o uso e a ocupação do solo. A área de estudo será constituída por pontos com superfícies distintas, principalmente por conter área construída e áreas com superfícies vegetadas. A metodologia será conduzida com base nas seguintes fases: levantamento de dados meteorológicos da área; definição os pontos de coleta baseado na escala microclimática; cálculo do nível de desconforto térmico e estabelecimento de correlação com mapas gerados e elaboração de diretrizes. Espera-se que esse estudo forneça dados para pesquisas futuras, contribuindo assim para a difusão científica do conhecimento entre vários pesquisadores e instituições científicas e tecnológicas do país.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO COMO SUBTITUIÇÃO PARCIAL DE AGREGADOS GRAUDOS EM CONCRETOS[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Prof. Dr. João Hugo Baracuy da Cunha Campos

Integrantes: Celiane Cabral Belarmino

Descrição: Um grande problema atrelado a urbanização é o elevado volume de resíduos oriundos dos processos construtivos das cidades. Tais resíduos necessitam de uma destinação adequada devido as suas características nocivas ao ambiente. Uma solução viável é a reutilização desse material na própria construção civil, transformando-os em agregados reciclados. Esse processo promove os efeitos da sustentabilidade, além de minorar a contínua extração de matéria prima, adentrando na problemática da possível escassez dos recursos utilizados nas obras. Diante disso, este trabalho objetiva analisar a substituição parcial dos agregados graúdos naturais do concreto por agregados graúdos provenientes da reciclagem dos Resíduos da Construção e Demolição. Para isso, serão analisados traços de concreto contendo três porcentagens de substituição (10%, 20% e 30%) do agregado natural pelo agregado reciclado, partindo-se de um traço de concreto estrutural com resistência média em torno de 30 Mpa, e realizando uma análise quanto ao comportamento mecânico de resistência à compressão simples e a verificação quando a abrasão do agregado reciclado.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GOVERNANÇA[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Profa. Dra. Alessandra Gomes Brandão

Integrantes: Marcionila Fernandes / Carlos Henrique Ruyz / João Hugo Baracuy da Cunha Campos Descrição:

Descrição: Contribuir para a renovação teórica e conceitual da ação pública orientada para o desenvolvimento do Estado da Paraíba através da: Produção e Difusão do conhecimento, buscando subsidiar a ação pública governamental; Pesquisa, avaliação e monitoramento de políticas públicas; Preparação e Formação de quadros para o estado.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE CIÊNCIA[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Profa. Dra. Alessandra Gomes Brandão

Integrantes: Altamir Souto Dias

Descrição: No âmbito do Ensino de Ciências, o Ensino Não Formal ou, os Espaços não Formais de Ensino, como é atualmente denominado, têm tido um importante crescimento, uma vez que o mesmo é atualmente entendido como um importante aliado do Ensino de Ciências em âmbito Formal. O aumento das experiências nessa área deve-se, especialmente, a busca por alternativas que auxiliem no enfrentamento de uma já histórica crise no Ensino de Ciências, que inclui desde dificuldades para formar professores e, especialmente com uma formação renovada, até a constatação de que o ensino de ciências tradicionalmente realizado é desinteressante e privilegia a memorização de conceitos estanques, como está bem registrado nos PCN´s (BRASIL, 1999). Por outro lado, o campo de Ensino não Formal das Ciências é uma área de estudo recente, mas que tem se mostrado como uma importante alternativa para tornar o Ensino de Ciências mais dinâmico e prazeroso. Dessa forma, torna-se importante conhecer a analisar o que tem sido feito nessa área e o potencial pedagógico dessas atividades.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]MENINAS NA FÍSICA E NA ENGENHARIA CIVIL: ESTRATÉGIAS PARA ENTRADA E MANUTENÇÃO DE MENINAS NOS CURSOS DA UEPB (ARARUNA)[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Profa. Dra. Alessandra Gomes Brandão

Integrantes: Altamir Souto Dias / Marcionila Fernandes

Descrição: O projeto oferece um conjunto de atividades cientifico-culturais a cerca de mil meninas de escolas públicas da região do curimataú paraíbano, com vistas a incentivá-las e prepara-las para os curso de Física e Engenharia Civil do campus VIII da UEPB.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL PEDRA DA BOCA: UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL(ARARUNA)[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Profa. Dra. Alessandra Gomes Brandão

Integrantes: Altamir Souto Dias / João Hugo Baracuy da Cunha Campos

Descrição: O projeto de extensão, aprovado com recursos no Edital MEC 2016, prevê a execução de três projetos dentro do Parque Estadual Pedra da Boca, em Araruna-PB. (1) um plano de Comunicação Ambiental para o PEPB; (2) Ações de Educação Ambiental: Domingo no Parque (realizado a cada 15 dias no PEPB durante 01 ano; Pesquisa, organização para geração de um catálogo com as principais formações rochosas (Pedras), Fauna e Flora do Parque.

[/wptabcontent]

[/wptabs]

 

DEMAIS CURSOS

[wptabs mode=”horizontal” type=”accordion”]

[wptabtitle]Análise de Fourier e Equações Diferenciais Parciais[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Curso de Engenharia Civil  – Prof. Valdecir Alves dos Santos Júnior

Aluno (a) envolvida: José Elianderson Gomes de Almeida, matrícula 11670675 e Jandeilson da silva Oliveira, matrícula 11167052

Descrição: É vasta a aplicabilidade do estudo dos modelos matemáticos nas Engenharias. Tais modelos são expressos principalmente por Equações Diferenciais, sejam elas ordinárias ou parciais. As mesmas, em alguns casos, são difíceis de obter soluções. Para isso, faremos estudos sobre Equações Diferenciais Parciais e veremos que será necessário um estudo aprofundado sobre Análise de Fourier para entender e expressar matematicamente alguns desses modelos e fenômenos.  Teremos como enfoque principal a Equação do Calor. Estudando assim sua aplicabilidade em diversos áreas e campos.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Monitoramento Hidrometeorológico da Região do Curimataú Oriental do Estado da Paraíba[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Laércio Leal dos Santos

Aluno (a) envolvida: HERIVELTON RUAN OLIVEIRA LUNA, 102670455

Descrição: O monitoramento contínuo do comportamento hidrometeorológico é uma alternativa para o entendimento dos fenômenos hidrológicos e meteorológicos, como também serve para fornecer dados para análises, tais como: identificação das culturas que provocam a menor perda do solo da região e de técnicas de cultivo que favorecem a conservação do solo. Para isso, a utilização de estações hidrometeorológicas automáticas tem contribuído para a formação de uma planilha eletrônica de várias variáveis climatológicas.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Tratamento de água através da radiação solar em comunidades rurais do Curimataú oriental paraibano[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Laércio Leal dos Santos

Aluno(a) envolvida: Tulio Raunyr Candido Felipe ; José Valter Alves

Descrição: A água é um recurso fundamental à vida, recurso indispensável à agricultura e nos processos produtivos e metabólicos. A região do curimataú oriental paraibano sofre com a falta d’água em razão dos baixos índices pluviométricos e da seca prolongada. Como saída para essa problemática, os habitantes dessa região utilizam água de poços e cisternas. Localizada nessa região, e numa região serrana, o município de Araruna sofre constantemente com a falta d’água e a sua população também recorre ao uso da água de poços, cuja qualidade da água raramente é avaliada. Sem o tratamento prévio, essa água pode provocar doenças como diarreia, cólera, entre outras ocasionadas por coliformes fecais presentes, principalmente nas crianças. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um sistema inovador de tratamento de água utilizando painéis de zinco e através da radiação solar minimizar ou eliminar poluentes presentes na água. A água passará por pequenos condutos presos a placa de zinco, recebendo assim, uma grande quantidade de radiação durante o dia. Espera-se com esse projeto, adequar as águas retiradas dos poços a índices de potabilidade aceitáveis.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Aplicabilidade do tratamento de água através da radiação solar em comunidades do curimataú paraibano[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Laércio Leal dos Santos

Aluno (a) envolvida: Yuri Tomaz Neves

Descrição: No Brasil, principalmente na região Nordeste, um grande número de pessoas não tem acesso à água tratada, e a maior parte da água distribuída em áreas rurais não é desinfetada, expondo os usuários a consideráveis riscos de saúde. Insere-se aí uma problemática relacionada as cisternas, os quais representam um grande número como forma de garantir água e sustentabilidade. Muitos desses cisternas são construídos próximos de fossas séptica, o que pode ocasionar a contaminação. O consumo dessa água pode causar várias doenças, como exemplos, a cólera e a diarreia, dentre outros. Nesse sentido, será desenvolvido um sistema inovador que utiliza a radiação solar implementado por painéis feitos de zinco (Zn) com o objetivo de verificar a melhoria da qualidade da água das cisternas da cidade de Araruna e municípios circunvizinhos, numa região de grandes altitudes, semiárida, onde o recurso hídrico é bastante escasso.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]O uso racional da água em edificações: Aplicação da tecnologia de Teto Verde.[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Laércio Leal dos Santos

Aluno (a) envolvida: Bruno Menezes da Cunha Gomes

Descrição: Desde os primórdios da humanidade o homem tenta se organizar de maneira a estabelecer uma correlação com o meio em que vive. Os agrupamentos populacionais começaram a partir do século II a.C., através das conquistas territoriais realizadas pelo império romano, tornando-se assim, Roma uma cidade rica, com grande circulação de produtos e pessoas de diferentes regiões. A expansão territorial e o contato com outras regiões propiciaram uma expansão nas atividades comerciais e um aumento da população que afetou diretamente no crescimento da cidade e ocasionou diversos problemas urbanos, entre eles, o da gestão e abastecimento de água. Esses problemas são encontrados até hoje e necessitam de soluções para que sejam amenizados. A solicitação da bolsa de iniciação científica decorre do interesse de investigar a funcionalidade de telhados verdes como alternativa para o manejo sustentável de águas pluviais, além verificar a velocidade do seu escoamento.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Potência complexa na voz dos discentes de engenharia civil da UEPB[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Cláudio Pereira da Costa

Aluno (a) envolvida:  ELONIR DAYANNA IZIDORO DO NASCIMENTO
Descrição:  Avaliação didática do conceito potência complexa compreendido pelos discentes do curso de engenharia civil da UEPB.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Eficiência energética em prédios públicos: estudo de caso no município de Araruna – PB[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Laércio Leal dos Santos e Cláudio Pereira da Costa

Aluno (a) envolvida: Diego Rocha Barreto, Diogo De Lima Amorim, Hugo Lavor Fernandes

Descrição: Projeto de eficiência energética em edificações públicas novas e existentes.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Utilização da ferramenta planejamento experimental para análise das propriedades físico-mecânicas do tijolo ecológico de argila vermelha[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Prof. Msc. Daniel Baracuy da Cunha Campos

Aluno (a) envolvida: Thiarly Feitosa Afonso de LavôR

Descrição: Tradicionalmente a tecnologia usada na produção de tijolos cerâmicos, utiliza como matéria-prima, argila plástica vermelha, e na sua queima geralmente utiliza-se como combustível lenha, serragem, cavaco, gás natural, energia elétrica, bagaço de cana de açúcar que gera prejuízos ambientais. Recentemente com a utilização da tecnologia de tijolos solo-cimento, cujo material é resultante da mistura homogênea do solo compactado com cimento e água em proporções adequadas, reduz-se estes prejuízos, produzindo assim um produto ecologicamente correto, visto que estes tijolos não vão ao forno. A metodologia adotada consiste no beneficiamento de uma argila vermelha arenosa, seguido da caracterização física que é constituída pela análise granulométrica, tamanho de partículas por peneiras; das características de plasticidade e dos processos de mistura e prensagem que será utilizado um planejamento experimental 22 + 3 repetições no ponto central, e assim a cura dos tijolos feita em ambiente coberto. O presente projeto tem como objetivo analisar em laboratório as propriedades físico-mecânicas do tijolos solo-cimento, usando uma argila vermelha arenosa, avaliando a influência do traço (proporção do cimento:solo) e do tempo de cura sobre as propriedades mecânicas do tijolo e verificar a viabilidade teórica de aplicação apresentada pelos corpos de prova.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Acessibilidade nos edifícios públicos no município de Araruna-PB: discurso, realidade e estratégias de ação. (Projeto de Extensão)[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Maria das Vitórias do Nascimento

Aluno (a) envolvida: Drielly Rodrigues de Lima

Descrição: Este Projeto de Extensão visa alertar a população da cidade de Araruna quanto à necessidade e importância da adequação urbanística, de forma que possa satisfazer os mais diversos estereótipos.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Técnicas de construção e manutenção de cisternas de armazenamento de água no município de Araruna – PB. (Projeto de Extensão)[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: Maria das Vitórias do Nascimento

Aluno (a) envolvida: Thiago Pires Bezerra

Descrição: Este projeto tem como objetivo orientar a comunidade em geral de Araruna sobre as formas adequadas de construção e manutenção de cisternas para o armazenamento da água.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Formalismo de Primeira Ordem e Fluidos Lagrangianos[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Coordenação: José Jamilton Rodrigues dos Santos

Alunos (as) envolvidos (as): Júlio Vinícius Miranda de Queiroz, Kássia dos Santos Sinhorelli.

Descrição: A presença de defeitos topológicos em modelos da física dos fluidos permite uma interface com a teoria de campos e torna a pesquisa sobre a criação de vórtices (em sistemas de um único fluido) e paredes de domínio (em sistemas de dois ou mais fluidos) bastante interessante. Durante esse projeto, focamos a nossa atenção em desenvolver e aplicar técnicas da teoria de campos à física dos fluidos, afim de entender melhor as propriedades relacionadas aos defeitos topológicos, além do interesse matemático envolvendo a busca por soluções analíticas para sistemas de equações diferenciais de segunda ordem, parciais, acopladas e não lineares, tópicas dessa linha de atuação. O mecanismo utilizado será o da redução de ordem de equações diferenciais de segunda ordem, mais conhecido como Formalismo de Primeira Ordem, nesse caso aplicado a sistemas de fluidos que podem ser descritos em uma formulação lagrangeana.

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Soluções da Equação de Schrödinger Não-Linear Aplicadas a Sistemas Fluidos.[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Aluno (a) envolvido (a): Maria Júlia de Oliveira Holanda

Descrição: A interface no estudo dos fenômenos quânticos não-lineares e a física dos fluidos, permite abranger uma variedade de técnicas advindas da teoria de campos e torna a pesquisa envolta a física de fenômenos não-lineares bastante interessante. Durante esse projeto, focamos a nossa atenção em desenvolver e aplicar essas técnicas a partir da similaridade relacionando as soluções da equação de Schrödinger não-linear às soluções de sistemas fluidos. Outro interesse advém do próprio tratamento matemático envolvendo a busca por soluções analíticas para sistemas de equações diferenciais de segunda ordem, parciais, acopladas e não lineares; tópicas dessa linha de atuação. Entre os mecanismos utilizados, abordaremos principalmente o da redução de ordem de equações diferenciais de segunda ordem, mais conhecido como Formalismo de Primeira Ordem.

[/wptabcontent]

[/wptabs]