25 de setembro de 2018

Clique para exibir o slide.

Formada por professores e alunos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Araruna, a Pilares Empresa Júnior foi fundada no ano de 2014 e passou, recentemente, por um processo de reestruturação. Com sede no Câmpus VIII, a empresa oferece serviços diversos na área da Engenharia Civil beneficiando populares e comerciantes de Araruna. A Pilares funciona como qualquer outra empresa atuante no mercado e possui uma hierarquia de diretorias formada pelos próprios alunos e supervisionada pelos professores da Instituição, com registro e CNPJ.

A empresa oferece serviços de planejamento elétrico, hidrossanitário, orçamentário, estrutural, arquitetônico, de pavimentação, prevenção de incêndio, reforma, laudo técnico, dentre outros. Ação da Pilares é limitada a projeção, não executando a obra em si. Todo processo de elaboração do projeto é realizado por uma equipe de alunos e repassado a outras diretorias para que possa ser aprovado. Além da orientação dos mestres, a equipe também conta com a colaboração de profissionais e empresas parceiras que atuam no mercado.

Para os alunos, a experiência com a Empresa Júnior é uma oportunidade de contato inicial com o mercado de trabalho e une a prática com a teoria estudada durante a graduação. Qualquer aluno do curso interessado pelo projeto pode fazer parte da empresa após passar por um processo seletivo dividido em três etapas (análise de currículo, entrevista e “período dos pilares”, no qual os alunos seguem instruções de como lidar com alguns desafios enfrentados na empresa). Todo processo é realizado e avaliado pelos alunos que compõem a diretoria da Empresa Júnior.

Os serviços são direcionados a qualquer pessoa que esteja precisando de auxílio na construção civil com relação a elaboração de um projeto. O valor arrecadado, que é baseado nos custos de produção, é revertido no investimento e desenvolvimento da empresa. Os alunos ou quaisquer outros membros da diretoria ou colaboradores não recebem nenhuma remuneração pelos trabalhos desenvolvidos. A empresa tem como fundamento o desenvolvimento profissional dos alunos e a oferta de serviços com qualidade.

Uma Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, funcionando com os objetivos de fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, aproximar o mercado de trabalho do meio acadêmico, gerir com autonomia em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico e elaborar projetos de consultoria na área de formação dos alunos. Para criar uma Empresa Júnior é necessário formar uma equipe, pensar a empresa dentro da sua área de atuação, contatar a sua Instituição de Ensino Superior, criar uma sede e regulamentar a empresa.

Texto: Mirelly Passos (Estagiária Codecom)
Fotos: Empresa Júnior Pilares

O post Empresa Júnior da Universidade Estadual presta serviços em engenharia civil para população de Araruna apareceu primeiro em UEPB.