CCTS

CCTS

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde

Atividades esportivas promovidas pela Coel movimentam câmpus da Universidade Estadual da Paraíba

10 de abril de 2018

Dentro da proposta de descentralizar as atividades esportivas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), através da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), está apoiando uma série de atividades programadas para esse mês de abril em três câmpus da Instituição. Inicialmente, a COEL incentivou a realização a 1º edição do Saúde e Atividade Física no Câmpus VIII, que está acontecendo no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), em Araruna.

Os jogos foram abertos na última segunda-feira (9), no ginásio O Maranhão, e seguem até sexta-feira (13) , com atividades como torneio de futsal, aula de zumba, torneio de musculação, aulão de Jiu Jitsu e serviços de saúde gratuitos voltados à comunidade acadêmica. A abertura contou com a presença do coordenador de esportes do CCTS, Ayrton Sena, professores, estudantes e alunos do Câmpus.

Já no dia 19 desse mês acontece, no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII, em Patos, o 1º Campeonato de Xadrez da UEPB. O evento acontecerá no Auditório Celso Furtado, no Câmpus VII, a partir das 8h, nas categorias masculino e feminino. As inscrições podem ser feitas até o dia 16. As atividades esportivas também prometem movimentar o Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV, em Catolé do Rocha, onde será realizado um campeonato de Jiu Jitsu, no dia 29 de abril, reunindo atletas de toda a Paraíba

O coordenador de Esportes e Lazer na UEPB, professor Eugênio Eloi, destaca que todos esses eventos visam descentralizar as atividades esportivas na Instituição, além de incentivar a comunidade universitária a praticar esportes, gerando saúde e qualidade de vida. Ele frisa que a meta é promover atividades semelhantes em todos os câmpus nas mais diversas modalidades esportivas.

 

Texto: Severino Lopes

O post Atividades esportivas promovidas pela Coel movimentam câmpus da Universidade Estadual da Paraíba apareceu primeiro em UEPB.

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma profissionais dos cursos de Física, Engenharia Civil e Odontologia

Array ( [post_title] => Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma profissionais dos cursos de Física, Engenharia Civil e Odontologia [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

Na tarde desta quinta-feira (20), no espaço Vila Requinte, o Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou a cerimônia de Colação de Grau das turmas concluintes do Câmpus VIII, na cidade de Araruna. A solenidade, presidida pelo reitor da Instituição, professor Rangel Junior, marcou a formatura dos novos profissionais dos cursos de Licenciatura em Física, Bacharelado em Engenharia Civil e Bacharelado em Odontologia.

A formanda Danielle Gouveia de Araújo, do curso de Engenharia Civil, foi a responsável por representar os seus colegas para prestar o juramento de conclusão. Após todos confirmarem sua intenção em continuar honrando o nome da UEPB e praticando sua atividade profissional com ética, foi a vez da Oradora Oficial das turmas, a estudante Júlia Quintela Brandão de Gusmão, do curso de Odontologia, proferir seu discurso. Júlia agradeceu a todos pela oportunidade de representar seus colegas formandos e fez diversas referências aos momentos marcantes ao longo dos últimos anos vivenciados no Câmpus VIII.

“À nossa Instituição, deixemos nosso sentimento de gratidão e respeito. O Câmpus VIII foi o diferencial na vida de todos. Muito nos orgulha saber da qualidade, competência e dos muitos diferenciais nos cursos aqui oferecidos. Saímos sabendo que, apesar de todas as dificuldades e limitação enfrentadas por nossos mestres, o conhecimento foi construído da melhor forma possível. As amizades que construímos aqui, ainda que o tempo desgaste, será impossível apagar da nossa história. E é isso que a graduação na UEPB representa: uma parte inexorável e indelével da nossa história”, discursou a Oradora.

Paraninfa Geral das turmas do CCTS, professora Alessandra Gomes Brandão Câmara fez um discurso emocionado pela homenagem que recebeu e também destacou vários acontecimentos que a levaram a fazer parte do corpo docente do Câmpus. Desde 2010 ela está ligada à Instituição, tendo a oportunidade de participar da coordenação de cursos e direção do Câmpus, algo que a possibilitou ter um aprendizado muito grande. Professora Alessandra ainda fez referência à família, aos amigos, professores e servidores que participaram e ainda participam dessa jornada ao lado dela.

“A universidade pública não pode deixar de cumprir seu importantíssimo papel. Em certa medida, isso depende de como vocês, formandos, a percebem, pois vocês são o futuro. Neste Câmpus eu vi filho de agricultor se tornar engenheiro, se tornar cirurgião, se tornar professor de Física. O conhecimento para mim são asas da liberdade. Ao entrarem nesta Universidade vocês receberam a primeira delas. Hoje, ao receber o grau acadêmico, vocês completam seu par de asas. A todos vocês, meu sincero desejo que alcem seus melhores e maiores voos”, disse professora Alessandra.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, destacou a conquista dos formandos, desejou que todos nunca parem de sonhar, além de ressaltar o papel da Universidade Estadual na vida e no desenvolvimento da Paraíba. “Que o coração de estudante nunca deixe de ser estudante. Nunca deixe de ter motivos para festejar, nunca deixe de se indignar, nunca deixe de sonhar e, acima de tudo, nunca deixe de lutar. Parabéns a todos os graduandos. Multipliquem e dividam os saberes conquistados, mantendo sempre a supremacia do ser sobre o ter. Construam novas histórias cheias de poesia, paixão e esperança”, enfatizou professor Eli.

Já nas palavras do reitor da UEPB, professor Rangel Junior, todos os formandos merecem aproveitar esse momento de conclusão do curso por terem superado todas as dificuldades encontradas ao longo do curso. Ele destacou o empenho dos professores e frisou que, além da conquista dos alunos, outros importantes atores deste momento são os pais dos formandos, por testemunharem mais uma vitória de seus filhos. “Esse momento para os pais e para as mães é especial, é muito mais importante. Eu sei como eles se realizam quando verem o filho conquistar algo. Foi assim quando vocês aprenderam a andar sozinhos, a falar, a comer sozinhos, quando aprenderam a escrever e ler as primeiras palavras. São emoções fantásticas. Voem com cuidado e voltem sempre para abraçarem o pai e a mãe de vocês. Parabéns por mais esta conquista e sejam muito felizes nessa nova etapa que começa a partir de agora”, desejou o reitor.

Para a conferência do grau acadêmico, foram chamados estudantes que representaram todos os formandos em seus respectivos cursos. Djaelson do Nascimento Silva, representante dos concluintes do curso de Física, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor João Hugo Baracuhy da Cunha Campos. Em seguida, a estudante Maria Josiele Lopes, representou os alunos do curso de Engenharia Civil e recebeu o grau conferido pelo professor Alan Barbosa Cavalcanti, coordenador adjunto do curso. Por fim, o formando Antônio Antas Diniz Neto, representou seus colegas do curso de Odontologia e recebeu o grau do coordenador do curso, professor Fernando Antônio de Farias Aires Júnior.

A mesa solene da Colação de Grau do Câmpus VIII também foi composta pelo professor Manuel Antonio Gordón Nuñez, diretor do CCTS. A solenidade contou ainda com a participação do prefeito da cidade de Araruna, Vital da Costa.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma profissionais dos cursos de Física, Engenharia Civil e Odontologia apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Na tarde desta quinta-feira (20), no espaço Vila Requinte, o Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou a cerimônia de Colação de Grau das turmas concluintes do Câmpus VIII, na cidade de Araruna. A solenidade, presidida pelo reitor da Instituição, professor Rangel Junior, marcou a formatura dos novos Leia Mais...

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma profissionais dos cursos de Física, Engenharia Civil e Odontologia apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-12-21 13:30:44 [post_date] => 2018-12-21 13:30:44 [post_modified_gmt] => 2018-12-21 13:30:44 [post_modified] => 2018-12-21 13:30:44 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=45943 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-profissionais-dos-cursos-de-fisica-engenharia-civil-e-odontologia/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-profissionais-dos-cursos-de-fisica-engenharia-civil-e-odontologia/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-profissionais-dos-cursos-de-fisica-engenharia-civil-e-odontologia/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => edcb75e43b3c1cc852779f9b5ceb2c97 [1] => a9bfc4cd6ee44242c523c04995f59c0e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-profissionais-dos-cursos-de-fisica-engenharia-civil-e-odontologia )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma profissionais dos cursos de Física, Engenharia Civil e Odontologia

Array ( [post_title] => Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma profissionais dos cursos de Física, Engenharia Civil e Odontologia [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

Na tarde desta quinta-feira (20), no espaço Vila Requinte, o Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou a cerimônia de Colação de Grau das turmas concluintes do Câmpus VIII, na cidade de Araruna. A solenidade, presidida pelo reitor da Instituição, professor Rangel Junior, marcou a formatura dos novos profissionais dos cursos de Licenciatura em Física, Bacharelado em Engenharia Civil e Bacharelado em Odontologia.

A formanda Danielle Gouveia de Araújo, do curso de Engenharia Civil, foi a responsável por representar os seus colegas para prestar o juramento de conclusão. Após todos confirmarem sua intenção em continuar honrando o nome da UEPB e praticando sua atividade profissional com ética, foi a vez da Oradora Oficial das turmas, a estudante Júlia Quintela Brandão de Gusmão, do curso de Odontologia, proferir seu discurso. Júlia agradeceu a todos pela oportunidade de representar seus colegas formandos e fez diversas referências aos momentos marcantes ao longo dos últimos anos vivenciados no Câmpus VIII.

“À nossa Instituição, deixemos nosso sentimento de gratidão e respeito. O Câmpus VIII foi o diferencial na vida de todos. Muito nos orgulha saber da qualidade, competência e dos muitos diferenciais nos cursos aqui oferecidos. Saímos sabendo que, apesar de todas as dificuldades e limitação enfrentadas por nossos mestres, o conhecimento foi construído da melhor forma possível. As amizades que construímos aqui, ainda que o tempo desgaste, será impossível apagar da nossa história. E é isso que a graduação na UEPB representa: uma parte inexorável e indelével da nossa história”, discursou a Oradora.

Paraninfa Geral das turmas do CCTS, professora Alessandra Gomes Brandão Câmara fez um discurso emocionado pela homenagem que recebeu e também destacou vários acontecimentos que a levaram a fazer parte do corpo docente do Câmpus. Desde 2010 ela está ligada à Instituição, tendo a oportunidade de participar da coordenação de cursos e direção do Câmpus, algo que a possibilitou ter um aprendizado muito grande. Professora Alessandra ainda fez referência à família, aos amigos, professores e servidores que participaram e ainda participam dessa jornada ao lado dela.

“A universidade pública não pode deixar de cumprir seu importantíssimo papel. Em certa medida, isso depende de como vocês, formandos, a percebem, pois vocês são o futuro. Neste Câmpus eu vi filho de agricultor se tornar engenheiro, se tornar cirurgião, se tornar professor de Física. O conhecimento para mim são asas da liberdade. Ao entrarem nesta Universidade vocês receberam a primeira delas. Hoje, ao receber o grau acadêmico, vocês completam seu par de asas. A todos vocês, meu sincero desejo que alcem seus melhores e maiores voos”, disse professora Alessandra.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, destacou a conquista dos formandos, desejou que todos nunca parem de sonhar, além de ressaltar o papel da Universidade Estadual na vida e no desenvolvimento da Paraíba. “Que o coração de estudante nunca deixe de ser estudante. Nunca deixe de ter motivos para festejar, nunca deixe de se indignar, nunca deixe de sonhar e, acima de tudo, nunca deixe de lutar. Parabéns a todos os graduandos. Multipliquem e dividam os saberes conquistados, mantendo sempre a supremacia do ser sobre o ter. Construam novas histórias cheias de poesia, paixão e esperança”, enfatizou professor Eli.

Já nas palavras do reitor da UEPB, professor Rangel Junior, todos os formandos merecem aproveitar esse momento de conclusão do curso por terem superado todas as dificuldades encontradas ao longo do curso. Ele destacou o empenho dos professores e frisou que, além da conquista dos alunos, outros importantes atores deste momento são os pais dos formandos, por testemunharem mais uma vitória de seus filhos. “Esse momento para os pais e para as mães é especial, é muito mais importante. Eu sei como eles se realizam quando verem o filho conquistar algo. Foi assim quando vocês aprenderam a andar sozinhos, a falar, a comer sozinhos, quando aprenderam a escrever e ler as primeiras palavras. São emoções fantásticas. Voem com cuidado e voltem sempre para abraçarem o pai e a mãe de vocês. Parabéns por mais esta conquista e sejam muito felizes nessa nova etapa que começa a partir de agora”, desejou o reitor.

Para a conferência do grau acadêmico, foram chamados estudantes que representaram todos os formandos em seus respectivos cursos. Djaelson do Nascimento Silva, representante dos concluintes do curso de Física, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor João Hugo Baracuhy da Cunha Campos. Em seguida, a estudante Maria Josiele Lopes, representou os alunos do curso de Engenharia Civil e recebeu o grau conferido pelo professor Alan Barbosa Cavalcanti, coordenador adjunto do curso. Por fim, o formando Antônio Antas Diniz Neto, representou seus colegas do curso de Odontologia e recebeu o grau do coordenador do curso, professor Fernando Antônio de Farias Aires Júnior.

A mesa solene da Colação de Grau do Câmpus VIII também foi composta pelo professor Manuel Antonio Gordón Nuñez, diretor do CCTS. A solenidade contou ainda com a participação do prefeito da cidade de Araruna, Vital da Costa.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma profissionais dos cursos de Física, Engenharia Civil e Odontologia apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Na tarde desta quinta-feira (20), no espaço Vila Requinte, o Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou a cerimônia de Colação de Grau das turmas concluintes do Câmpus VIII, na cidade de Araruna. A solenidade, presidida pelo reitor da Instituição, professor Rangel Junior, marcou a formatura dos novos Leia Mais...

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde forma profissionais dos cursos de Física, Engenharia Civil e Odontologia apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-12-21 13:30:44 [post_date] => 2018-12-21 13:30:44 [post_modified_gmt] => 2018-12-21 13:30:44 [post_modified] => 2018-12-21 13:30:44 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=45943 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-profissionais-dos-cursos-de-fisica-engenharia-civil-e-odontologia/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-profissionais-dos-cursos-de-fisica-engenharia-civil-e-odontologia/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-profissionais-dos-cursos-de-fisica-engenharia-civil-e-odontologia/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => edcb75e43b3c1cc852779f9b5ceb2c97 [1] => a9bfc4cd6ee44242c523c04995f59c0e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-forma-profissionais-dos-cursos-de-fisica-engenharia-civil-e-odontologia )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde da UEPB inscreve candidatos para formação da Turma 2019

Array ( [post_title] => Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde da UEPB inscreve candidatos para formação da Turma 2019 [post_content] =>

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde (PPGCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital para o preenchimento de 21 vagas para a turma 2019 do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde. As inscrições serão realizadas de 4 a 8 de fevereiro de 2019.

A estrutura do PPGCTS consiste de uma área de concentração – Tecnologia em Saúde – e de duas linhas de pesquisa subordinadas: “Desenvolvimento de Produtos e Processos para Tecnologia em Saúde” e “Regulação, Gestão e Desenvolvimento de Projetos Tecnológicos de Produtos para a Saúde”.

Todos os detalhes do processo seletivo podem ser conferidos no edital, clicando AQUI. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3336.

Texto: Leonardo Alves

O post Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde da UEPB inscreve candidatos para formação da Turma 2019 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde (PPGCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital para o preenchimento de 21 vagas para a turma 2019 do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde. As inscrições serão realizadas de 4 a 8 de fevereiro de 2019. A estrutura do Leia Mais...

O post Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde da UEPB inscreve candidatos para formação da Turma 2019 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-12-11 12:27:39 [post_date] => 2018-12-11 12:27:39 [post_modified_gmt] => 2018-12-11 12:27:39 [post_modified] => 2018-12-11 12:27:39 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=45584 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-em-ciencia-e-tecnologia-em-saude-da-uepb-inscreve-candidatos-para-formacao-da-turma-2019/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-em-ciencia-e-tecnologia-em-saude-da-uepb-inscreve-candidatos-para-formacao-da-turma-2019/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-em-ciencia-e-tecnologia-em-saude-da-uepb-inscreve-candidatos-para-formacao-da-turma-2019/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 842da06288361bd37e08df711156c707 [1] => 815fce3b1caa48c7eeedfd466e2e1667 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 19 [1] => 11 [2] => 7 [3] => 45 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => mestrado-em-ciencia-e-tecnologia-em-saude-da-uepb-inscreve-candidatos-para-formacao-da-turma-2019 )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde da UEPB inscreve candidatos para formação da Turma 2019

Array ( [post_title] => Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde da UEPB inscreve candidatos para formação da Turma 2019 [post_content] =>

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde (PPGCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital para o preenchimento de 21 vagas para a turma 2019 do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde. As inscrições serão realizadas de 4 a 8 de fevereiro de 2019.

A estrutura do PPGCTS consiste de uma área de concentração – Tecnologia em Saúde – e de duas linhas de pesquisa subordinadas: “Desenvolvimento de Produtos e Processos para Tecnologia em Saúde” e “Regulação, Gestão e Desenvolvimento de Projetos Tecnológicos de Produtos para a Saúde”.

Todos os detalhes do processo seletivo podem ser conferidos no edital, clicando AQUI. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3336.

Texto: Leonardo Alves

O post Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde da UEPB inscreve candidatos para formação da Turma 2019 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde (PPGCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital para o preenchimento de 21 vagas para a turma 2019 do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde. As inscrições serão realizadas de 4 a 8 de fevereiro de 2019. A estrutura do Leia Mais...

O post Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde da UEPB inscreve candidatos para formação da Turma 2019 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-12-11 12:27:39 [post_date] => 2018-12-11 12:27:39 [post_modified_gmt] => 2018-12-11 12:27:39 [post_modified] => 2018-12-11 12:27:39 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=45584 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-em-ciencia-e-tecnologia-em-saude-da-uepb-inscreve-candidatos-para-formacao-da-turma-2019/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-em-ciencia-e-tecnologia-em-saude-da-uepb-inscreve-candidatos-para-formacao-da-turma-2019/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-em-ciencia-e-tecnologia-em-saude-da-uepb-inscreve-candidatos-para-formacao-da-turma-2019/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 842da06288361bd37e08df711156c707 [1] => 815fce3b1caa48c7eeedfd466e2e1667 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 19 [1] => 11 [2] => 7 [3] => 45 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => mestrado-em-ciencia-e-tecnologia-em-saude-da-uepb-inscreve-candidatos-para-formacao-da-turma-2019 )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Centro de Ciências Tecnologia e Saúde celebra oito anos de fundação com realização de Feira Científica

Array ( [post_title] => Centro de Ciências Tecnologia e Saúde celebra oito anos de fundação com realização de Feira Científica [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

Esta quarta-feira (21) foi de celebração pelas comemorações dos oito anos de fundação do Centro de Ciências Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna. Durante todo o dia, o Câmpus VIII foi espaço para atividades científicas, de pesquisa e extensão, bem como prestação de serviços sociais, cultura, artes e gastronomia. O marco de mais um aniversário do CCTS foi a realização da 3ª Feira Científica e Cultural que reuniu estudantes, professores, servidores e a comunidade para um dia inteiro de muita festa.

De acordo com o diretor do CCTS, professor Manuel Antonio Gordón Núñez, mais de 200 alunos participaram das atividades acadêmicas, que envolveram apresentações de trabalhos desenvolvidos nos laboratórios dos cursos oferecidos pelo Centro, além dos serviços de vacinação e de beleza que estiveram à disposição da população de Araruna. Ao todo, mais de 500 pessoas foram atendidas nas salas de aula do Câmpus, que serviram como espaço para cortes de cabelo, maquiagem, higiene pessoal, entre outros.

“Esse é um momento de gratidão por ser mais um ano de existência que o CCTS completa. São oito anos de batalhas, mas que vencemos e, por isso, estamos comemorando. Apesar das dificuldades de logística, financeira e outras, estamos celebrando por ter a participação fundamental dos alunos, professores e servidores. Tudo isso foi feito com muito amor e esforço. Todos somos parte da UEPB e é por ela que temos que cobrar serviços melhores e respeito pela Instituição”, destacou o diretor.

Após as atividades acadêmicas, sociais e culturais que foram vivenciadas das 8h às 16h, uma mesa solenidade foi formada às 18h, no Auditório do Câmpus, como forma de encerramento da 3ª Feira Científica e Cultural do CCTS. O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, participou deste momento e fez uma retrospectiva sobre alguns momentos de dificuldades que o Câmpus enfrentou, destacando as superações e conquistas que foram alcançadas neste período.

“Em relação ao Câmpus VIII, tenho um misto de sofrimento e alegria. Enfrentamos um grande problema logo no início do meu reitorado, quando tivemos que resolver a falta de condições que a Clínica de Odontologia tinha. Havia uma obra iniciada, mas a urgência dos alunos em terem que assistir as aulas fez com que durante muito tempo eles viajassem para Campina Grande todos os dias, para terem a formação acadêmica necessária. Hoje, posso dizer que a melhor estrutura da UEPB está no Câmpus de Araruna. Tivemos problemas sim, mas conseguimos solucioná-los, trabalhando juntos, colaborando e acreditando que sempre podemos fazer mais e melhor se nos mantivermos unidos”, disse Rangel.

Também durante a solenidade, a professora Alessandra Brandão relembrou a fundação do CCTS e destacou a importância que o Câmpus tem não apenas para o município de Araruna, mas para toda a região que o Centro passou a polarizar. “Quando entrou o mês de setembro de 2010 a boa nova entrou no Câmpus. Como testemunha dessa implantação, construímos a proposta pedagógica e vivemos uma experiência de interiorização muito importante da UEPB. Lembro que muitos foram importantes nesse processo, a ex-reitora Marlene Alves, o ex-vice-reitor Aldo Maciel e muitos professores que aceitaram o desafio que era dar vida a um Câmpus Universitário”, afirmou professora Alessandra.

Também participaram da solenidade de encerramento da 3ª Feira Científica e Cultural do Câmpus VIII, o diretor adjunto do CCTS, professor Leidimar Bezerra; o pró-reitor adjunto de Graduação da UEPB, professor Altamir Souto Dias; e o chefe de gabinete da Prefeitura de Araruna, Íkaro Moraes. O ato de encerramento da Feira também contou com a banda de pífanos Pimenta Malagueta, da cidade de Dona Inês, que realizou uma apresentação cultural ao final da mesa.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Centro de Ciências Tecnologia e Saúde celebra oito anos de fundação com realização de Feira Científica apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Esta quarta-feira (21) foi de celebração pelas comemorações dos oito anos de fundação do Centro de Ciências Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna. Durante todo o dia, o Câmpus VIII foi espaço para atividades científicas, de pesquisa e extensão, bem como prestação de serviços sociais, cultura, Leia Mais...

O post Centro de Ciências Tecnologia e Saúde celebra oito anos de fundação com realização de Feira Científica apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-11-22 17:50:57 [post_date] => 2018-11-22 17:50:57 [post_modified_gmt] => 2018-11-22 17:50:57 [post_modified] => 2018-11-22 17:50:57 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=44974 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-celebra-oito-anos-de-fundacao-com-realizacao-de-feira-cientifica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-celebra-oito-anos-de-fundacao-com-realizacao-de-feira-cientifica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-celebra-oito-anos-de-fundacao-com-realizacao-de-feira-cientifica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 51eee3d6aec829d477799b023d0904a4 [1] => a0dab933a2beee2e1f779a79c6ac444e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-celebra-oito-anos-de-fundacao-com-realizacao-de-feira-cientifica )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Centro de Ciências Tecnologia e Saúde celebra oito anos de fundação com realização de Feira Científica

Array ( [post_title] => Centro de Ciências Tecnologia e Saúde celebra oito anos de fundação com realização de Feira Científica [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

Esta quarta-feira (21) foi de celebração pelas comemorações dos oito anos de fundação do Centro de Ciências Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna. Durante todo o dia, o Câmpus VIII foi espaço para atividades científicas, de pesquisa e extensão, bem como prestação de serviços sociais, cultura, artes e gastronomia. O marco de mais um aniversário do CCTS foi a realização da 3ª Feira Científica e Cultural que reuniu estudantes, professores, servidores e a comunidade para um dia inteiro de muita festa.

De acordo com o diretor do CCTS, professor Manuel Antonio Gordón Núñez, mais de 200 alunos participaram das atividades acadêmicas, que envolveram apresentações de trabalhos desenvolvidos nos laboratórios dos cursos oferecidos pelo Centro, além dos serviços de vacinação e de beleza que estiveram à disposição da população de Araruna. Ao todo, mais de 500 pessoas foram atendidas nas salas de aula do Câmpus, que serviram como espaço para cortes de cabelo, maquiagem, higiene pessoal, entre outros.

“Esse é um momento de gratidão por ser mais um ano de existência que o CCTS completa. São oito anos de batalhas, mas que vencemos e, por isso, estamos comemorando. Apesar das dificuldades de logística, financeira e outras, estamos celebrando por ter a participação fundamental dos alunos, professores e servidores. Tudo isso foi feito com muito amor e esforço. Todos somos parte da UEPB e é por ela que temos que cobrar serviços melhores e respeito pela Instituição”, destacou o diretor.

Após as atividades acadêmicas, sociais e culturais que foram vivenciadas das 8h às 16h, uma mesa solenidade foi formada às 18h, no Auditório do Câmpus, como forma de encerramento da 3ª Feira Científica e Cultural do CCTS. O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, participou deste momento e fez uma retrospectiva sobre alguns momentos de dificuldades que o Câmpus enfrentou, destacando as superações e conquistas que foram alcançadas neste período.

“Em relação ao Câmpus VIII, tenho um misto de sofrimento e alegria. Enfrentamos um grande problema logo no início do meu reitorado, quando tivemos que resolver a falta de condições que a Clínica de Odontologia tinha. Havia uma obra iniciada, mas a urgência dos alunos em terem que assistir as aulas fez com que durante muito tempo eles viajassem para Campina Grande todos os dias, para terem a formação acadêmica necessária. Hoje, posso dizer que a melhor estrutura da UEPB está no Câmpus de Araruna. Tivemos problemas sim, mas conseguimos solucioná-los, trabalhando juntos, colaborando e acreditando que sempre podemos fazer mais e melhor se nos mantivermos unidos”, disse Rangel.

Também durante a solenidade, a professora Alessandra Brandão relembrou a fundação do CCTS e destacou a importância que o Câmpus tem não apenas para o município de Araruna, mas para toda a região que o Centro passou a polarizar. “Quando entrou o mês de setembro de 2010 a boa nova entrou no Câmpus. Como testemunha dessa implantação, construímos a proposta pedagógica e vivemos uma experiência de interiorização muito importante da UEPB. Lembro que muitos foram importantes nesse processo, a ex-reitora Marlene Alves, o ex-vice-reitor Aldo Maciel e muitos professores que aceitaram o desafio que era dar vida a um Câmpus Universitário”, afirmou professora Alessandra.

Também participaram da solenidade de encerramento da 3ª Feira Científica e Cultural do Câmpus VIII, o diretor adjunto do CCTS, professor Leidimar Bezerra; o pró-reitor adjunto de Graduação da UEPB, professor Altamir Souto Dias; e o chefe de gabinete da Prefeitura de Araruna, Íkaro Moraes. O ato de encerramento da Feira também contou com a banda de pífanos Pimenta Malagueta, da cidade de Dona Inês, que realizou uma apresentação cultural ao final da mesa.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Centro de Ciências Tecnologia e Saúde celebra oito anos de fundação com realização de Feira Científica apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Esta quarta-feira (21) foi de celebração pelas comemorações dos oito anos de fundação do Centro de Ciências Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna. Durante todo o dia, o Câmpus VIII foi espaço para atividades científicas, de pesquisa e extensão, bem como prestação de serviços sociais, cultura, Leia Mais...

O post Centro de Ciências Tecnologia e Saúde celebra oito anos de fundação com realização de Feira Científica apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-11-22 17:50:57 [post_date] => 2018-11-22 17:50:57 [post_modified_gmt] => 2018-11-22 17:50:57 [post_modified] => 2018-11-22 17:50:57 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=44974 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-celebra-oito-anos-de-fundacao-com-realizacao-de-feira-cientifica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-celebra-oito-anos-de-fundacao-com-realizacao-de-feira-cientifica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-celebra-oito-anos-de-fundacao-com-realizacao-de-feira-cientifica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 51eee3d6aec829d477799b023d0904a4 [1] => a0dab933a2beee2e1f779a79c6ac444e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-tecnologia-e-saude-celebra-oito-anos-de-fundacao-com-realizacao-de-feira-cientifica )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Empresa Júnior da Universidade Estadual presta serviços em engenharia civil para população de Araruna

Array ( [post_title] => Empresa Júnior da Universidade Estadual presta serviços em engenharia civil para população de Araruna [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

Formada por professores e alunos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Araruna, a Pilares Empresa Júnior foi fundada no ano de 2014 e passou, recentemente, por um processo de reestruturação. Com sede no Câmpus VIII, a empresa oferece serviços diversos na área da Engenharia Civil beneficiando populares e comerciantes de Araruna. A Pilares funciona como qualquer outra empresa atuante no mercado e possui uma hierarquia de diretorias formada pelos próprios alunos e supervisionada pelos professores da Instituição, com registro e CNPJ.

A Pilares é um projeto extensionista que atua sob coordenação do professor Alan Cavalcanti, que orienta os alunos na finalização dos projetos elaborados por eles na empresa. O projeto surgiu com a necessidade de criar atividades relacionadas ao curso de Engenharia Civil de modo mais prático fazendo uma ponte com o exercício da profissão e auxiliando na compreensão dos processos de aprendizagem em sala.

São oferecidos serviços de planejamento elétrico, hidrossanitário, orçamentário, estrutural, arquitetônico, de pavimentação, prevenção de incêndio, reforma, laudo técnico, dentre outros. Ação da Pilares é limitada a projeção, não executando a obra em si. Todo processo de elaboração do projeto é realizado por uma equipe de alunos e repassado a outras diretorias para que possa ser aprovado. Além da orientação dos mestres, a equipe também conta com a colaboração de profissionais e empresas parceiras que atuam no mercado.

Para os alunos, a experiência com a Empresa Júnior é uma oportunidade de contato inicial com o mercado de trabalho e une a prática com a teoria estudada durante a graduação. Qualquer aluno do curso interessado pelo projeto pode fazer parte da empresa após passar por um processo seletivo dividido em três etapas (análise de currículo, entrevista e “período dos pilares”, no qual os alunos seguem instruções de como lidar com alguns desafios enfrentados na empresa). Todo processo é realizado e avaliado pelos alunos que compõem a diretoria da Empresa Júnior.

Os serviços são direcionados a qualquer pessoa que esteja precisando de auxílio na construção civil com relação a elaboração de um projeto. O valor arrecadado, que é baseado nos custos de produção, é revertido no investimento e desenvolvimento da empresa. Os alunos ou quaisquer outros membros da diretoria ou colaboradores não recebem nenhuma remuneração pelos trabalhos desenvolvidos. A empresa tem como fundamento o desenvolvimento profissional dos alunos e a oferta de serviços com qualidade.

Uma Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, funcionando com os objetivos de fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, aproximar o mercado de trabalho do meio acadêmico, gerir com autonomia em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico e elaborar projetos de consultoria na área de formação dos alunos. Para criar uma Empresa Júnior é necessário formar uma equipe, pensar a empresa dentro da sua área de atuação, contatar a sua Instituição de Ensino Superior, criar uma sede e regulamentar a empresa.

Texto: Mirelly Passos (Estagiária Codecom)
Fotos: Empresa Júnior Pilares

O post Empresa Júnior da Universidade Estadual presta serviços em engenharia civil para população de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Formada por professores e alunos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Araruna, a Pilares Empresa Júnior foi fundada no ano de 2014 e passou, recentemente, por um processo de reestruturação. Com sede no Câmpus VIII, a empresa oferece serviços diversos na área da Engenharia Civil beneficiando populares Leia Mais...

O post Empresa Júnior da Universidade Estadual presta serviços em engenharia civil para população de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-09-25 13:13:17 [post_date] => 2018-09-25 13:13:17 [post_modified_gmt] => 2018-09-25 13:13:17 [post_modified] => 2018-09-25 13:13:17 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=43638 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/empresa-junior-da-universidade-estadual-presta-servicos-em-engenharia-civil-para-populacao-de-araruna/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/empresa-junior-da-universidade-estadual-presta-servicos-em-engenharia-civil-para-populacao-de-araruna/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/empresa-junior-da-universidade-estadual-presta-servicos-em-engenharia-civil-para-populacao-de-araruna/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d430647c3de59a285e18cd40abf10347 [1] => 1f1a2e1e9929ba516c1c1cbe272f6aed ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 12 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => empresa-junior-da-universidade-estadual-presta-servicos-em-engenharia-civil-para-populacao-de-araruna )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Empresa Júnior da Universidade Estadual presta serviços em engenharia civil para população de Araruna

Array ( [post_title] => Empresa Júnior da Universidade Estadual presta serviços em engenharia civil para população de Araruna [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

Formada por professores e alunos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Araruna, a Pilares Empresa Júnior foi fundada no ano de 2014 e passou, recentemente, por um processo de reestruturação. Com sede no Câmpus VIII, a empresa oferece serviços diversos na área da Engenharia Civil beneficiando populares e comerciantes de Araruna. A Pilares funciona como qualquer outra empresa atuante no mercado e possui uma hierarquia de diretorias formada pelos próprios alunos e supervisionada pelos professores da Instituição, com registro e CNPJ.

A Pilares é um projeto extensionista que atua sob coordenação do professor Alan Cavalcanti, que orienta os alunos na finalização dos projetos elaborados por eles na empresa. O projeto surgiu com a necessidade de criar atividades relacionadas ao curso de Engenharia Civil de modo mais prático fazendo uma ponte com o exercício da profissão e auxiliando na compreensão dos processos de aprendizagem em sala.

São oferecidos serviços de planejamento elétrico, hidrossanitário, orçamentário, estrutural, arquitetônico, de pavimentação, prevenção de incêndio, reforma, laudo técnico, dentre outros. Ação da Pilares é limitada a projeção, não executando a obra em si. Todo processo de elaboração do projeto é realizado por uma equipe de alunos e repassado a outras diretorias para que possa ser aprovado. Além da orientação dos mestres, a equipe também conta com a colaboração de profissionais e empresas parceiras que atuam no mercado.

Para os alunos, a experiência com a Empresa Júnior é uma oportunidade de contato inicial com o mercado de trabalho e une a prática com a teoria estudada durante a graduação. Qualquer aluno do curso interessado pelo projeto pode fazer parte da empresa após passar por um processo seletivo dividido em três etapas (análise de currículo, entrevista e “período dos pilares”, no qual os alunos seguem instruções de como lidar com alguns desafios enfrentados na empresa). Todo processo é realizado e avaliado pelos alunos que compõem a diretoria da Empresa Júnior.

Os serviços são direcionados a qualquer pessoa que esteja precisando de auxílio na construção civil com relação a elaboração de um projeto. O valor arrecadado, que é baseado nos custos de produção, é revertido no investimento e desenvolvimento da empresa. Os alunos ou quaisquer outros membros da diretoria ou colaboradores não recebem nenhuma remuneração pelos trabalhos desenvolvidos. A empresa tem como fundamento o desenvolvimento profissional dos alunos e a oferta de serviços com qualidade.

Uma Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, funcionando com os objetivos de fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, aproximar o mercado de trabalho do meio acadêmico, gerir com autonomia em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico e elaborar projetos de consultoria na área de formação dos alunos. Para criar uma Empresa Júnior é necessário formar uma equipe, pensar a empresa dentro da sua área de atuação, contatar a sua Instituição de Ensino Superior, criar uma sede e regulamentar a empresa.

Texto: Mirelly Passos (Estagiária Codecom)
Fotos: Empresa Júnior Pilares

O post Empresa Júnior da Universidade Estadual presta serviços em engenharia civil para população de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Formada por professores e alunos do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Araruna, a Pilares Empresa Júnior foi fundada no ano de 2014 e passou, recentemente, por um processo de reestruturação. Com sede no Câmpus VIII, a empresa oferece serviços diversos na área da Engenharia Civil beneficiando populares Leia Mais...

O post Empresa Júnior da Universidade Estadual presta serviços em engenharia civil para população de Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-09-25 13:13:17 [post_date] => 2018-09-25 13:13:17 [post_modified_gmt] => 2018-09-25 13:13:17 [post_modified] => 2018-09-25 13:13:17 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=43638 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/empresa-junior-da-universidade-estadual-presta-servicos-em-engenharia-civil-para-populacao-de-araruna/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/empresa-junior-da-universidade-estadual-presta-servicos-em-engenharia-civil-para-populacao-de-araruna/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/empresa-junior-da-universidade-estadual-presta-servicos-em-engenharia-civil-para-populacao-de-araruna/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d430647c3de59a285e18cd40abf10347 [1] => 1f1a2e1e9929ba516c1c1cbe272f6aed ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 12 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => empresa-junior-da-universidade-estadual-presta-servicos-em-engenharia-civil-para-populacao-de-araruna )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Aluno extensionista do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba conquista título mundial de Jiu Jitsu

Array ( [post_title] => Aluno extensionista do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba conquista título mundial de Jiu Jitsu [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) continua obtendo importantes conquistas no esporte. Graças aos investimentos da Instituição nessa área, através da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), o estudante Elcides Nascimento, conquistou o inédito título mundial de Jiu Jitsu. O Campeonato Mundial de Jui Jitsu Profissional GI & NO GI – 2018 aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade de Fortaleza, no Ceará.

Elcides é aluno do curso de Odontologia do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), em Araruna, e extensionista da Coordenadoria de Esporte e Lazer, ministrando aulas de Judô e Jiu Jitsu no Câmpus VIII, sendo um grande exemplo para os participantes da modalidade, que o incentivam nos treinos para enfrentar os campeonatos e trazer ótimos resultados.

O atleta destacou que a conquista de um título é um dos acontecimentos mais especiais na vida de um esportista e, primeiramente, agradeceu a Deus pela força, ânimo e coragem concedidos para a disputa. “Uma palavra descreve meu sentimento: gratidão. Por tudo! Por fazer parte não só de uma equipe mas de uma família. As dificuldades vivenciadas sempre se tornam motivações para querer estar avançando e me proporcionando dias de muito aprendizado. Aos mestres, reconheço um esforço gigante com muita paciência e sabedoria. São eles que me dão recursos e técnicas para evoluir paulatinamente dia após dia. A família e aos amigos, porque eles que me inspiraram através de gestos e palavras, incentivando na superação”, frisou Elcides.

A conquista de Elcides foi comemorada pela PROEST e pela COEL, como fruto também dos investimentos da UEPB nas modalidades esportivas. O coordenador de Esportes e Lazer da Instituição, professor Eugênio Eloi, disse que UEPB estava honrada e feliz com o título mundial e, mesmo em tempos difíceis, tem mantido a qualidade de seus projetos e programas. “É uma conquista que reflete o incentivo que a Universidade dá a prática de esportes, não apenas no Câmpus I, mas em todos os seus câmpus”, destacou.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

O post Aluno extensionista do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba conquista título mundial de Jiu Jitsu apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) continua obtendo importantes conquistas no esporte. Graças aos investimentos da Instituição nessa área, através da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), o estudante Elcides Nascimento, conquistou o inédito título mundial de Jiu Jitsu. O Campeonato Mundial de Jui Jitsu Profissional GI & NO GI Leia Mais...

O post Aluno extensionista do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba conquista título mundial de Jiu Jitsu apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-08-30 14:17:44 [post_date] => 2018-08-30 14:17:44 [post_modified_gmt] => 2018-08-30 14:17:44 [post_modified] => 2018-08-30 14:17:44 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=43090 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/aluno-extensionista-do-campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-conquista-titulo-mundial-de-jiu-jitsu/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/aluno-extensionista-do-campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-conquista-titulo-mundial-de-jiu-jitsu/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/aluno-extensionista-do-campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-conquista-titulo-mundial-de-jiu-jitsu/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 4640f0d9b8fb5d4a1470e8fa7c4e04d6 [1] => afe922c08bc3f644b77249cf6aef9225 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 8 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => aluno-extensionista-do-campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-conquista-titulo-mundial-de-jiu-jitsu )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Aluno extensionista do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba conquista título mundial de Jiu Jitsu

Array ( [post_title] => Aluno extensionista do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba conquista título mundial de Jiu Jitsu [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) continua obtendo importantes conquistas no esporte. Graças aos investimentos da Instituição nessa área, através da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), o estudante Elcides Nascimento, conquistou o inédito título mundial de Jiu Jitsu. O Campeonato Mundial de Jui Jitsu Profissional GI & NO GI – 2018 aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade de Fortaleza, no Ceará.

Elcides é aluno do curso de Odontologia do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), em Araruna, e extensionista da Coordenadoria de Esporte e Lazer, ministrando aulas de Judô e Jiu Jitsu no Câmpus VIII, sendo um grande exemplo para os participantes da modalidade, que o incentivam nos treinos para enfrentar os campeonatos e trazer ótimos resultados.

O atleta destacou que a conquista de um título é um dos acontecimentos mais especiais na vida de um esportista e, primeiramente, agradeceu a Deus pela força, ânimo e coragem concedidos para a disputa. “Uma palavra descreve meu sentimento: gratidão. Por tudo! Por fazer parte não só de uma equipe mas de uma família. As dificuldades vivenciadas sempre se tornam motivações para querer estar avançando e me proporcionando dias de muito aprendizado. Aos mestres, reconheço um esforço gigante com muita paciência e sabedoria. São eles que me dão recursos e técnicas para evoluir paulatinamente dia após dia. A família e aos amigos, porque eles que me inspiraram através de gestos e palavras, incentivando na superação”, frisou Elcides.

A conquista de Elcides foi comemorada pela PROEST e pela COEL, como fruto também dos investimentos da UEPB nas modalidades esportivas. O coordenador de Esportes e Lazer da Instituição, professor Eugênio Eloi, disse que UEPB estava honrada e feliz com o título mundial e, mesmo em tempos difíceis, tem mantido a qualidade de seus projetos e programas. “É uma conquista que reflete o incentivo que a Universidade dá a prática de esportes, não apenas no Câmpus I, mas em todos os seus câmpus”, destacou.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

O post Aluno extensionista do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba conquista título mundial de Jiu Jitsu apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) continua obtendo importantes conquistas no esporte. Graças aos investimentos da Instituição nessa área, através da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), o estudante Elcides Nascimento, conquistou o inédito título mundial de Jiu Jitsu. O Campeonato Mundial de Jui Jitsu Profissional GI & NO GI Leia Mais...

O post Aluno extensionista do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba conquista título mundial de Jiu Jitsu apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-08-30 14:17:44 [post_date] => 2018-08-30 14:17:44 [post_modified_gmt] => 2018-08-30 14:17:44 [post_modified] => 2018-08-30 14:17:44 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=43090 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/aluno-extensionista-do-campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-conquista-titulo-mundial-de-jiu-jitsu/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/aluno-extensionista-do-campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-conquista-titulo-mundial-de-jiu-jitsu/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/aluno-extensionista-do-campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-conquista-titulo-mundial-de-jiu-jitsu/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 4640f0d9b8fb5d4a1470e8fa7c4e04d6 [1] => afe922c08bc3f644b77249cf6aef9225 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 8 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => aluno-extensionista-do-campus-viii-da-universidade-estadual-da-paraiba-conquista-titulo-mundial-de-jiu-jitsu )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

PROEX lança edital para contratação de Pessoa Física para atuação em projeto conveniado entre UEPB e MEC

Array ( [post_title] => PROEX lança edital para contratação de Pessoa Física para atuação em projeto conveniado entre UEPB e MEC [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (UEPB), mediante convênio celebrado entre a Instituição e o Ministério da Educação (MEC), divulgou edital para processo seletivo simplificado destinado à contratação de serviços de Pessoa Física (PF) para atuação no projeto de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca: implantação da estratégia de Comunicação e Educação Ambiental”, conforme estabelecido no Convênio 839100/2016/PROEXT/MEC/SESU.

Os interessados devem efetuar inscrição até o dia 30 de julho, das 8h às 12h, na Secretaria do Departamento de Física, Câmpus VIII, em Araruna. Para inscrição é necessário comprovar as qualificações profissionais exigidas no edital, de acordo com a função, bem como apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e de documento do PIS/PASEP ou NIT.

Ao todo, estão sendo ofertadas 17 vagas para cargos como condutor turístico, monitor, professor de yoga, profissional de informática ou de comunicação, designer gráfico e fotógrafo. O processo seletivo será conduzido pela coordenadora do projeto, que constituirá uma banca com representante da Pró-Reitoria de Extensão da UEPB e será realizado mediante entrevista e análise da documentação apresentada pelo candidato que comprove as qualificações para o serviço a ser contratado.

As entrevistas serão realizadas no dia 3 de agosto, a partir das 9h, no Câmpus VIII da UEPB, localizado na Rua Pedro Targino, S/N, Centro, Araruna, em sala a ser definida pela coordenadora do projeto e informada aos candidatos no ato da inscrição. O resultado final com a relação dos candidatos aprovados será publicado pela PROEX na página eletrônica da UEPB, no dia 6 de agosto. Os candidatos selecionados iniciarão os trabalhos conforme demanda do projeto.

O edital completo pode ser conferido clicando AQUI. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3403.

Texto: Tatiana Brandão

O post PROEX lança edital para contratação de Pessoa Física para atuação em projeto conveniado entre UEPB e MEC apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (UEPB), mediante convênio celebrado entre a Instituição e o Ministério da Educação (MEC), divulgou edital para processo seletivo simplificado destinado à contratação de serviços de Pessoa Física (PF) para atuação no projeto de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca: implantação da estratégia de Leia Mais...

O post PROEX lança edital para contratação de Pessoa Física para atuação em projeto conveniado entre UEPB e MEC apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-07-19 10:58:52 [post_date] => 2018-07-19 10:58:52 [post_modified_gmt] => 2018-07-19 10:58:52 [post_modified] => 2018-07-19 10:58:52 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=41896 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/proex-lanca-edital-para-contratacao-de-servicos-de-pessoa-fisica-para-atuacao-em-projeto-conveniado-entre-uepb-e-mec/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/proex-lanca-edital-para-contratacao-de-servicos-de-pessoa-fisica-para-atuacao-em-projeto-conveniado-entre-uepb-e-mec/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/proex-lanca-edital-para-contratacao-de-servicos-de-pessoa-fisica-para-atuacao-em-projeto-conveniado-entre-uepb-e-mec/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => e4b0ecaba7161771520ad155f1ce82ad [1] => 7b2384a8fd641624814866aa1c4546aa ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 8 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => proex-lanca-edital-para-contratacao-de-pessoa-fisica-para-atuacao-em-projeto-conveniado-entre-uepb-e-mec )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :PROEX lança edital para contratação de Pessoa Física para atuação em projeto conveniado entre UEPB e MEC

Array ( [post_title] => PROEX lança edital para contratação de Pessoa Física para atuação em projeto conveniado entre UEPB e MEC [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (UEPB), mediante convênio celebrado entre a Instituição e o Ministério da Educação (MEC), divulgou edital para processo seletivo simplificado destinado à contratação de serviços de Pessoa Física (PF) para atuação no projeto de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca: implantação da estratégia de Comunicação e Educação Ambiental”, conforme estabelecido no Convênio 839100/2016/PROEXT/MEC/SESU.

Os interessados devem efetuar inscrição até o dia 30 de julho, das 8h às 12h, na Secretaria do Departamento de Física, Câmpus VIII, em Araruna. Para inscrição é necessário comprovar as qualificações profissionais exigidas no edital, de acordo com a função, bem como apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e de documento do PIS/PASEP ou NIT.

Ao todo, estão sendo ofertadas 17 vagas para cargos como condutor turístico, monitor, professor de yoga, profissional de informática ou de comunicação, designer gráfico e fotógrafo. O processo seletivo será conduzido pela coordenadora do projeto, que constituirá uma banca com representante da Pró-Reitoria de Extensão da UEPB e será realizado mediante entrevista e análise da documentação apresentada pelo candidato que comprove as qualificações para o serviço a ser contratado.

As entrevistas serão realizadas no dia 3 de agosto, a partir das 9h, no Câmpus VIII da UEPB, localizado na Rua Pedro Targino, S/N, Centro, Araruna, em sala a ser definida pela coordenadora do projeto e informada aos candidatos no ato da inscrição. O resultado final com a relação dos candidatos aprovados será publicado pela PROEX na página eletrônica da UEPB, no dia 6 de agosto. Os candidatos selecionados iniciarão os trabalhos conforme demanda do projeto.

O edital completo pode ser conferido clicando AQUI. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3403.

Texto: Tatiana Brandão

O post PROEX lança edital para contratação de Pessoa Física para atuação em projeto conveniado entre UEPB e MEC apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (UEPB), mediante convênio celebrado entre a Instituição e o Ministério da Educação (MEC), divulgou edital para processo seletivo simplificado destinado à contratação de serviços de Pessoa Física (PF) para atuação no projeto de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca: implantação da estratégia de Leia Mais...

O post PROEX lança edital para contratação de Pessoa Física para atuação em projeto conveniado entre UEPB e MEC apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-07-19 10:58:52 [post_date] => 2018-07-19 10:58:52 [post_modified_gmt] => 2018-07-19 10:58:52 [post_modified] => 2018-07-19 10:58:52 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=41896 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/proex-lanca-edital-para-contratacao-de-servicos-de-pessoa-fisica-para-atuacao-em-projeto-conveniado-entre-uepb-e-mec/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/proex-lanca-edital-para-contratacao-de-servicos-de-pessoa-fisica-para-atuacao-em-projeto-conveniado-entre-uepb-e-mec/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/proex-lanca-edital-para-contratacao-de-servicos-de-pessoa-fisica-para-atuacao-em-projeto-conveniado-entre-uepb-e-mec/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => e4b0ecaba7161771520ad155f1ce82ad [1] => 7b2384a8fd641624814866aa1c4546aa ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 8 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => proex-lanca-edital-para-contratacao-de-pessoa-fisica-para-atuacao-em-projeto-conveniado-entre-uepb-e-mec )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Universidade Estadual entrega medalhas a 112 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2017

Array ( [post_title] => Universidade Estadual entrega medalhas a 112 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2017 [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

Com cursos de Física formando professores há décadas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) premiou na manhã desta sexta-feira (29), em solenidade realizada na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), em Campina Grande, os melhores estudantes de Física da Paraíba, oriundos das redes privada e pública de ensino, que disputaram com sucesso a edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

A cerimônia de entrega das medalhas reuniu estudantes, familiares, professores e diretores das escolas participantes. O destaque este ano foi o estudante Leonardo Lima Silva, do 1º ano da Escola Estadual Francisco Assunção da Cunha, em João Pessoa. Ele ganhou quatro medalhas de ouro entre as competições nacionais e estaduais, o que foi considerado um desempenho formidável pelos organizadores. Outro destaque foi o aluno João Victor, que ganhou três medalhas.

A premiação contou com a presença do reitor Rangel Junior; do coordenador estadual da Olimpíada Paraibana de Física, professor Mário César Soares; e do presidente Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), Cláudio Furtado. Antes da premiação, aconteceu uma palestra sobre “Cosmologia”, ministrada pelo professor Jamilton Rodrigues, da UEPB, que também coordena o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na Instituição.

Mais de 100 escolas paraibanas participaram da edição 2017 da competição, envolvendo cerca de 25 mil estudantes de todo o Estado na realização das provas. Os vencedores superaram diversos desafios, enfrentaram três fases de provas teóricas e vivenciaram conceitos importantíssimos para a formação educacional do Ensino Médio. As medalhas de ouro, prata e bronze foram entregues pelo reitor Rangel Junior, pelos professores Mário Cesar e Jamilton Rodrigues, e pelo presidente da FAPESQ, Cláudio Furtado.

Ao participar da premiação, o reitor Rangel Junior enfatizou que a UEPB reafirma o seu compromisso de estar presente nesses eventos, apoiando e estimulando iniciativas que fomentam a busca pelo conhecimento. Ele lembrou que a Universidade forma professores de Física há 51 anos, no Câmpus de Campina Grande, e, mais recentemente, nos câmpus de Araruna e Patos. “Para nós, é fundamental esse tipo de evento. Por isso a UEPB participa e coordena as Olimpíadas de Física e Química na Paraíba”, frisou.

Coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), o professor Mário César Soares ressaltou que a Universidade Estadual da Paraíba tem incentivado o ensino de Física no Estadp. O evento, segundo ele, cresce a cada ano e em 2017 superou as expectativas. “É um evento que há cada ano tem feito um diferencial na vida dos estudantes aqui no Estado”, salientou.

Texto e fotos: Severino Lopes

O post Universidade Estadual entrega medalhas a 112 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2017 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Com cursos de Física formando professores há décadas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) premiou na manhã desta sexta-feira (29), em solenidade realizada na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), em Campina Grande, os melhores estudantes de Física da Paraíba, oriundos das redes privada e pública de ensino, que disputaram com sucesso a edição 2017 Leia Mais...

O post Universidade Estadual entrega medalhas a 112 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2017 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-05-11 17:11:36 [post_date] => 2018-05-11 17:11:36 [post_modified_gmt] => 2018-05-11 17:11:36 [post_modified] => 2018-05-11 17:11:36 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=40473 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-entrega-medalhas-a-112-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2017/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-entrega-medalhas-a-112-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2017/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-entrega-medalhas-a-112-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2017/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f086ff2bad7871121ad40de57b166140 [1] => 15078e123b1c75706b031f12b474676b ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 22 [1] => 11 [2] => 7 [3] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => universidade-estadual-entrega-medalhas-a-112-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2017 )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Universidade Estadual entrega medalhas a 112 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2017

Array ( [post_title] => Universidade Estadual entrega medalhas a 112 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2017 [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

Com cursos de Física formando professores há décadas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) premiou na manhã desta sexta-feira (29), em solenidade realizada na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), em Campina Grande, os melhores estudantes de Física da Paraíba, oriundos das redes privada e pública de ensino, que disputaram com sucesso a edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

A cerimônia de entrega das medalhas reuniu estudantes, familiares, professores e diretores das escolas participantes. O destaque este ano foi o estudante Leonardo Lima Silva, do 1º ano da Escola Estadual Francisco Assunção da Cunha, em João Pessoa. Ele ganhou quatro medalhas de ouro entre as competições nacionais e estaduais, o que foi considerado um desempenho formidável pelos organizadores. Outro destaque foi o aluno João Victor, que ganhou três medalhas.

A premiação contou com a presença do reitor Rangel Junior; do coordenador estadual da Olimpíada Paraibana de Física, professor Mário César Soares; e do presidente Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), Cláudio Furtado. Antes da premiação, aconteceu uma palestra sobre “Cosmologia”, ministrada pelo professor Jamilton Rodrigues, da UEPB, que também coordena o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na Instituição.

Mais de 100 escolas paraibanas participaram da edição 2017 da competição, envolvendo cerca de 25 mil estudantes de todo o Estado na realização das provas. Os vencedores superaram diversos desafios, enfrentaram três fases de provas teóricas e vivenciaram conceitos importantíssimos para a formação educacional do Ensino Médio. As medalhas de ouro, prata e bronze foram entregues pelo reitor Rangel Junior, pelos professores Mário Cesar e Jamilton Rodrigues, e pelo presidente da FAPESQ, Cláudio Furtado.

Ao participar da premiação, o reitor Rangel Junior enfatizou que a UEPB reafirma o seu compromisso de estar presente nesses eventos, apoiando e estimulando iniciativas que fomentam a busca pelo conhecimento. Ele lembrou que a Universidade forma professores de Física há 51 anos, no Câmpus de Campina Grande, e, mais recentemente, nos câmpus de Araruna e Patos. “Para nós, é fundamental esse tipo de evento. Por isso a UEPB participa e coordena as Olimpíadas de Física e Química na Paraíba”, frisou.

Coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), o professor Mário César Soares ressaltou que a Universidade Estadual da Paraíba tem incentivado o ensino de Física no Estadp. O evento, segundo ele, cresce a cada ano e em 2017 superou as expectativas. “É um evento que há cada ano tem feito um diferencial na vida dos estudantes aqui no Estado”, salientou.

Texto e fotos: Severino Lopes

O post Universidade Estadual entrega medalhas a 112 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2017 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Com cursos de Física formando professores há décadas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) premiou na manhã desta sexta-feira (29), em solenidade realizada na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), em Campina Grande, os melhores estudantes de Física da Paraíba, oriundos das redes privada e pública de ensino, que disputaram com sucesso a edição 2017 Leia Mais...

O post Universidade Estadual entrega medalhas a 112 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2017 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-05-11 17:11:36 [post_date] => 2018-05-11 17:11:36 [post_modified_gmt] => 2018-05-11 17:11:36 [post_modified] => 2018-05-11 17:11:36 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=40473 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-entrega-medalhas-a-112-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2017/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-entrega-medalhas-a-112-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2017/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-entrega-medalhas-a-112-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2017/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f086ff2bad7871121ad40de57b166140 [1] => 15078e123b1c75706b031f12b474676b ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 22 [1] => 11 [2] => 7 [3] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => universidade-estadual-entrega-medalhas-a-112-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2017 )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixo encanta crianças e reúne artistas em Araruna

Array ( [post_title] => 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixo encanta crianças e reúne artistas em Araruna [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

O 2° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolveu uma grande programação por todo o dia da última quinta-feira (26), na cidade de Araruna (PB). O Encontro, que teve como ponto de partida o Câmpus VIII da Instituição, também dispôs, como sede, de cartões postais da cidade, a exemplo do Mercado Público, que foi revitalizado e hoje é palco de apresentações artísticas diversas, e o Parque Estadual da Pedra da Boca – imponente conjunto rochoso fincado no Bioma da Caatinga. Um dos pontos altos da programação foi a exibição dos sanfoneiros para as crianças da rede pública de Araruna.

Aproximadamente 20 sanfoneiros se inscreveram na primeira etapa do Encontro e cada um deles esteve no Mercado Público, no final da tarde, onde 300 crianças do Ensino Fundamental os aguardavam. Os infantes eram oriundos da Escola Municipal João Alves Torres e da Escola Municipal Professor João Moreira Soares. A plateia recebeu efusivamente os sanfoneiros e os emboladores de coco, Canário e Caboclo, que também participaram do espetáculo. Um dos mais animados era Renan da Costa Oliveira, 10, estudante do 4° ano. “É muito bonito o som da sanfona, mas dentro da festa eu nem escuto muito, porque tem a voz do cantor, tem toda a música da banda. Gostei de ouvir aqui só a sanfona, porque assim prestei mais atenção”, disse.

Já a estudante Patrícia Sousa Rodrigues, 11, e mais três amigas, todas alunas do 5° ano, assim que viram os artistas chegando, pediram que tocassem Mc. Loma (funkeira que faz muito sucesso na atualidade). Depois, já estava dançando e cantando junto com os emboladores. “Gostei muito, gosto bastante de forró. A gente escuta de tudo que está tocando, que vê na TV, na Internet, que tem no São João, e gosta para dançar porque é bem animado. Eu ainda não tinha visto uma apresentação assim, com um grupo todo de sanfoneiros”, explicou Patrícia.

A visita ao Parque Estadual da Pedra da Boca, de acordo com o coordenador do Encontro em Araruna, o poeta e servidor da UEPB, Lino Sapo, teve o objetivo de valorizar aquele patrimônio natural. “O local foi escolhido para congregar os sanfoneiros, fazendo a foto oficial do evento em um espaço que é a cara da cidade, assim como eles são a cara da nossa cultura regional. É uma oportunidade, igualmente, para que se sobressaia toda a nossa riqueza turística”, destacou. Sobre o Encontro, Lino, que é conhecido também por seu ativismo cultural, disse estar bastante satisfeito por coordená-lo mais um ano. “É uma alegria, embora também traga alguns pontos negativos, como o fato de muitos deixarem de vir. Alguns imaginam ser uma competição, ficam amedrontados, talvez inseguros pelo evento ser proposto por uma universidade. É um pouco frustrante, pois é feito para eles, então gostaríamos de ter uma presença mais significativa”, contou Lino, que costuma ir na casa de cada sanfoneiro efetuando o convite.

Todo o evento teve a presença do secretário de Turismo de Araruna, Edvaldo Costa, e do gerente de Cultura e Artes do município, Wellington Rafael. “A UEPB em Araruna é um vetor de parcerias proveitosas. Temos variadas colaborações entre a Prefeitura e a Instituição abrangendo diversas esferas do conhecimento e fizemos questão de estar nesta iniciativa, sobremodo pertinente e que enobrece nossos artistas”, destacou Edvaldo. O gerente de Cultura concordou com ele, apontando que é de costume e interesse da Prefeitura prestigiar o trabalho dos sanfoneiros e de todos que envolvem a tradicional música nordestina, notadamente no São João da cidade. “Nosso intuito é seguir elevando o forró pé de serra e prezando por nossas raízes na programação junina”, ressaltou Wellington.

No Câmpus VIII

O 2° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba começou bem cedo no auditório do Campus VIII. Efetuaram a abertura, Lino Sapo, o diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), Manuel Antônio Gordón Nunez, o vice-diretor, Leidimar Bezerra e o pró-reitor de Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade.

Em seguida, começaram as apresentações artísticas com todos os inscritos. A dupla de emboladores Canário e Caboclo também se apresentou com a criação improvisada de versos, interagindo de modo lúdico com a plateia. Mais tarde, o professor de fole de oito baixos do Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB, Luizinho Calixto, iniciou sua exibição, acompanhado por Erivelton da Cunha, também docente do CAC, e por Sandrinho Dupan, um dos responsáveis pela curadoria de Música do Museu dos Três Pandeiros (MAPP).

Na ocasião, Luizinho contou um pouco de sua história como artista e desfiou no fole de oito baixos verdadeiros medalhões do cancioneiro nordestino, privilegiando Luiz Gonzaga. Este ano, o Encontro, além das homenagens aos sanfoneiros locais, tem como cerne a figura de Zé Calixto, irmão de Luizinho, outro instrumentista e compositor célebre, saído da “Família Calixto”. “Por razões de saúde, Zé Calixto não pode nos acompanhar nessa iniciativa, fica difícil para ele se deslocar do Rio de Janeiro, mas recebemos com honra e alegria essa reverência a sua obra”, pontuou.

Ainda participaram do 2º Encontro um dos curadores da área de Cordel do MAPP, Alfrânio Gomes de Brito, o servidor da UEPB Igor Carvalho, o assessor da Procult Agnaldo Barbosa e o estudante de Filosofia da UEPB e pesquisador de Cultura popular, com ênfase em Cordel, José Ferreira Neto.

Homenagem a Cabralzim

O evento em Araruna foi dedicado a coroar a trajetória artística de Abraão Basílio Bezerra, mais conhecido como Cabralzim, de 90 anos. O tocador de fole de oito baixos impressionou o público com sua desenvoltura e entusiasmo, tendo participado integralmente da inciativa, ora se apresentando, ora na plateia, atento à programação do Encontro. Bastante aplaudido, mostrou-se emocionado em vários momentos.

Cabralzim, pai de 12 filhos, conhece a dureza da vida, comum a boa parte dos profissionais do fole e da sanfona. Natural do Sítio Cabaças, distrito de Barra de Santa Rosa (PB), foi criado sem os pais, trabalhando na enxada. Teve como primeiro instrumento o vialejo e, através dele, tocando com os amigos, juntou 300 mil réis para comprar seu primeiro fole em 1952, o que foi motivo de discórdia com a esposa. Aprendeu rápido: após 19 dias já sabia tocar.

Ainda no começo da carreira, Cabralzim recebeu um convite para tocar numa festa na Zona Rural de Remigio (PB). Ganhou 100 mil réis e deu 20 aos seus companheiros. Já em casa, Cabralzim comentou com a esposa acerca da soma recebida. Ela duvidou, mas enxergando a quantia, aceitou-o como músico. Outra passagem da vida de Cabralzim remonta à festa de São Sebastião, em Dona Inês (PB), quando ganhou 200 mil réis. O dinheiro foi usado para realizar um sonho do músico: fazer o batizado da sua filha Maria.

Cabralzim segue desconhecendo as partituras, mas domina totalmente a musicalidade do Nordeste. De ouvido, é capaz de reproduzir o trabalho de gênios dela. Não à toa, a primeira canção que tocou foi “Asa Branca”. A ocasião mais marcante da trajetória dele foi o destaque recebido no 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos, efetuado em 2017, em Araruna. Na oportunidade, ele e Naldim Sanfoneiro, seu grande amigo, representaram o município de Barra de Santa Rosa, obtendo os primeiros lugares na categoria “Fole” e “Sanfona”, respectivamente.

O pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, parabenizou Cabralzim pelo seu talento e história de luta e resistência. “O nosso Encontro se curva à retidão da vida desse artista e ao brilhantismo com que levou seu ofício. O evento tem esse papel de ocupar os espaços em defesa do legado desses instrumentistas, tão bem representados aqui por Cabralzim. Dignifica a nossa Instituição guardar, proteger e propagar isso para todas as gerações”, enfatizou.

Acompanhando o Encontro, o prefeito de Barra de Santa Rosa, Neto Nepomuceno, igualmente ressaltou o quanto a cidade se orgulha pelo trabalho de Cabralzim. “É um filho ilustre barrense, só felicidades nos trouxe. É com sentimento de orgulho que o acompanhamos”, apontou.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Talitta Uchôa, Hugo Tabosa e Uirá Agra

O post 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixo encanta crianças e reúne artistas em Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O 2° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolveu uma grande programação por todo o dia da última quinta-feira (26), na cidade de Araruna (PB). O Encontro, que teve como ponto de partida o Câmpus VIII da Instituição, também Leia Mais...

O post 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixo encanta crianças e reúne artistas em Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-04-28 13:28:21 [post_date] => 2018-04-28 13:28:21 [post_modified_gmt] => 2018-04-28 13:28:21 [post_modified] => 2018-04-28 13:28:21 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=40058 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/2o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixo-encanta-criancas-e-reune-artistas-em-araruna/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/2o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixo-encanta-criancas-e-reune-artistas-em-araruna/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/2o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixo-encanta-criancas-e-reune-artistas-em-araruna/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f16f018a1d17cda4b895edb3e015411a [1] => 5cd29285653c6690ac2d41d28f962513 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 2o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixo-encanta-criancas-e-reune-artistas-em-araruna )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixo encanta crianças e reúne artistas em Araruna

Array ( [post_title] => 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixo encanta crianças e reúne artistas em Araruna [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

O 2° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolveu uma grande programação por todo o dia da última quinta-feira (26), na cidade de Araruna (PB). O Encontro, que teve como ponto de partida o Câmpus VIII da Instituição, também dispôs, como sede, de cartões postais da cidade, a exemplo do Mercado Público, que foi revitalizado e hoje é palco de apresentações artísticas diversas, e o Parque Estadual da Pedra da Boca – imponente conjunto rochoso fincado no Bioma da Caatinga. Um dos pontos altos da programação foi a exibição dos sanfoneiros para as crianças da rede pública de Araruna.

Aproximadamente 20 sanfoneiros se inscreveram na primeira etapa do Encontro e cada um deles esteve no Mercado Público, no final da tarde, onde 300 crianças do Ensino Fundamental os aguardavam. Os infantes eram oriundos da Escola Municipal João Alves Torres e da Escola Municipal Professor João Moreira Soares. A plateia recebeu efusivamente os sanfoneiros e os emboladores de coco, Canário e Caboclo, que também participaram do espetáculo. Um dos mais animados era Renan da Costa Oliveira, 10, estudante do 4° ano. “É muito bonito o som da sanfona, mas dentro da festa eu nem escuto muito, porque tem a voz do cantor, tem toda a música da banda. Gostei de ouvir aqui só a sanfona, porque assim prestei mais atenção”, disse.

Já a estudante Patrícia Sousa Rodrigues, 11, e mais três amigas, todas alunas do 5° ano, assim que viram os artistas chegando, pediram que tocassem Mc. Loma (funkeira que faz muito sucesso na atualidade). Depois, já estava dançando e cantando junto com os emboladores. “Gostei muito, gosto bastante de forró. A gente escuta de tudo que está tocando, que vê na TV, na Internet, que tem no São João, e gosta para dançar porque é bem animado. Eu ainda não tinha visto uma apresentação assim, com um grupo todo de sanfoneiros”, explicou Patrícia.

A visita ao Parque Estadual da Pedra da Boca, de acordo com o coordenador do Encontro em Araruna, o poeta e servidor da UEPB, Lino Sapo, teve o objetivo de valorizar aquele patrimônio natural. “O local foi escolhido para congregar os sanfoneiros, fazendo a foto oficial do evento em um espaço que é a cara da cidade, assim como eles são a cara da nossa cultura regional. É uma oportunidade, igualmente, para que se sobressaia toda a nossa riqueza turística”, destacou. Sobre o Encontro, Lino, que é conhecido também por seu ativismo cultural, disse estar bastante satisfeito por coordená-lo mais um ano. “É uma alegria, embora também traga alguns pontos negativos, como o fato de muitos deixarem de vir. Alguns imaginam ser uma competição, ficam amedrontados, talvez inseguros pelo evento ser proposto por uma universidade. É um pouco frustrante, pois é feito para eles, então gostaríamos de ter uma presença mais significativa”, contou Lino, que costuma ir na casa de cada sanfoneiro efetuando o convite.

Todo o evento teve a presença do secretário de Turismo de Araruna, Edvaldo Costa, e do gerente de Cultura e Artes do município, Wellington Rafael. “A UEPB em Araruna é um vetor de parcerias proveitosas. Temos variadas colaborações entre a Prefeitura e a Instituição abrangendo diversas esferas do conhecimento e fizemos questão de estar nesta iniciativa, sobremodo pertinente e que enobrece nossos artistas”, destacou Edvaldo. O gerente de Cultura concordou com ele, apontando que é de costume e interesse da Prefeitura prestigiar o trabalho dos sanfoneiros e de todos que envolvem a tradicional música nordestina, notadamente no São João da cidade. “Nosso intuito é seguir elevando o forró pé de serra e prezando por nossas raízes na programação junina”, ressaltou Wellington.

No Câmpus VIII

O 2° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba começou bem cedo no auditório do Campus VIII. Efetuaram a abertura, Lino Sapo, o diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), Manuel Antônio Gordón Nunez, o vice-diretor, Leidimar Bezerra e o pró-reitor de Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade.

Em seguida, começaram as apresentações artísticas com todos os inscritos. A dupla de emboladores Canário e Caboclo também se apresentou com a criação improvisada de versos, interagindo de modo lúdico com a plateia. Mais tarde, o professor de fole de oito baixos do Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB, Luizinho Calixto, iniciou sua exibição, acompanhado por Erivelton da Cunha, também docente do CAC, e por Sandrinho Dupan, um dos responsáveis pela curadoria de Música do Museu dos Três Pandeiros (MAPP).

Na ocasião, Luizinho contou um pouco de sua história como artista e desfiou no fole de oito baixos verdadeiros medalhões do cancioneiro nordestino, privilegiando Luiz Gonzaga. Este ano, o Encontro, além das homenagens aos sanfoneiros locais, tem como cerne a figura de Zé Calixto, irmão de Luizinho, outro instrumentista e compositor célebre, saído da “Família Calixto”. “Por razões de saúde, Zé Calixto não pode nos acompanhar nessa iniciativa, fica difícil para ele se deslocar do Rio de Janeiro, mas recebemos com honra e alegria essa reverência a sua obra”, pontuou.

Ainda participaram do 2º Encontro um dos curadores da área de Cordel do MAPP, Alfrânio Gomes de Brito, o servidor da UEPB Igor Carvalho, o assessor da Procult Agnaldo Barbosa e o estudante de Filosofia da UEPB e pesquisador de Cultura popular, com ênfase em Cordel, José Ferreira Neto.

Homenagem a Cabralzim

O evento em Araruna foi dedicado a coroar a trajetória artística de Abraão Basílio Bezerra, mais conhecido como Cabralzim, de 90 anos. O tocador de fole de oito baixos impressionou o público com sua desenvoltura e entusiasmo, tendo participado integralmente da inciativa, ora se apresentando, ora na plateia, atento à programação do Encontro. Bastante aplaudido, mostrou-se emocionado em vários momentos.

Cabralzim, pai de 12 filhos, conhece a dureza da vida, comum a boa parte dos profissionais do fole e da sanfona. Natural do Sítio Cabaças, distrito de Barra de Santa Rosa (PB), foi criado sem os pais, trabalhando na enxada. Teve como primeiro instrumento o vialejo e, através dele, tocando com os amigos, juntou 300 mil réis para comprar seu primeiro fole em 1952, o que foi motivo de discórdia com a esposa. Aprendeu rápido: após 19 dias já sabia tocar.

Ainda no começo da carreira, Cabralzim recebeu um convite para tocar numa festa na Zona Rural de Remigio (PB). Ganhou 100 mil réis e deu 20 aos seus companheiros. Já em casa, Cabralzim comentou com a esposa acerca da soma recebida. Ela duvidou, mas enxergando a quantia, aceitou-o como músico. Outra passagem da vida de Cabralzim remonta à festa de São Sebastião, em Dona Inês (PB), quando ganhou 200 mil réis. O dinheiro foi usado para realizar um sonho do músico: fazer o batizado da sua filha Maria.

Cabralzim segue desconhecendo as partituras, mas domina totalmente a musicalidade do Nordeste. De ouvido, é capaz de reproduzir o trabalho de gênios dela. Não à toa, a primeira canção que tocou foi “Asa Branca”. A ocasião mais marcante da trajetória dele foi o destaque recebido no 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos, efetuado em 2017, em Araruna. Na oportunidade, ele e Naldim Sanfoneiro, seu grande amigo, representaram o município de Barra de Santa Rosa, obtendo os primeiros lugares na categoria “Fole” e “Sanfona”, respectivamente.

O pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, parabenizou Cabralzim pelo seu talento e história de luta e resistência. “O nosso Encontro se curva à retidão da vida desse artista e ao brilhantismo com que levou seu ofício. O evento tem esse papel de ocupar os espaços em defesa do legado desses instrumentistas, tão bem representados aqui por Cabralzim. Dignifica a nossa Instituição guardar, proteger e propagar isso para todas as gerações”, enfatizou.

Acompanhando o Encontro, o prefeito de Barra de Santa Rosa, Neto Nepomuceno, igualmente ressaltou o quanto a cidade se orgulha pelo trabalho de Cabralzim. “É um filho ilustre barrense, só felicidades nos trouxe. É com sentimento de orgulho que o acompanhamos”, apontou.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Talitta Uchôa, Hugo Tabosa e Uirá Agra

O post 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixo encanta crianças e reúne artistas em Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O 2° Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolveu uma grande programação por todo o dia da última quinta-feira (26), na cidade de Araruna (PB). O Encontro, que teve como ponto de partida o Câmpus VIII da Instituição, também Leia Mais...

O post 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixo encanta crianças e reúne artistas em Araruna apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-04-28 13:28:21 [post_date] => 2018-04-28 13:28:21 [post_modified_gmt] => 2018-04-28 13:28:21 [post_modified] => 2018-04-28 13:28:21 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=40058 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/2o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixo-encanta-criancas-e-reune-artistas-em-araruna/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/2o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixo-encanta-criancas-e-reune-artistas-em-araruna/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/2o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixo-encanta-criancas-e-reune-artistas-em-araruna/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f16f018a1d17cda4b895edb3e015411a [1] => 5cd29285653c6690ac2d41d28f962513 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 2o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixo-encanta-criancas-e-reune-artistas-em-araruna )