CCTS

CCTS

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde

Atividades esportivas promovidas pela Coel movimentam câmpus da Universidade Estadual da Paraíba

10 de Abril de 2018

Dentro da proposta de descentralizar as atividades esportivas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), através da Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), está apoiando uma série de atividades programadas para esse mês de abril em três câmpus da Instituição. Inicialmente, a COEL incentivou a realização a 1º edição do Saúde e Atividade Física no Câmpus VIII, que está acontecendo no Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), em Araruna.

Os jogos foram abertos na última segunda-feira (9), no ginásio O Maranhão, e seguem até sexta-feira (13) , com atividades como torneio de futsal, aula de zumba, torneio de musculação, aulão de Jiu Jitsu e serviços de saúde gratuitos voltados à comunidade acadêmica. A abertura contou com a presença do coordenador de esportes do CCTS, Ayrton Sena, professores, estudantes e alunos do Câmpus.

Já no dia 19 desse mês acontece, no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII, em Patos, o 1º Campeonato de Xadrez da UEPB. O evento acontecerá no Auditório Celso Furtado, no Câmpus VII, a partir das 8h, nas categorias masculino e feminino. As inscrições podem ser feitas até o dia 16. As atividades esportivas também prometem movimentar o Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV, em Catolé do Rocha, onde será realizado um campeonato de Jiu Jitsu, no dia 29 de abril, reunindo atletas de toda a Paraíba

O coordenador de Esportes e Lazer na UEPB, professor Eugênio Eloi, destaca que todos esses eventos visam descentralizar as atividades esportivas na Instituição, além de incentivar a comunidade universitária a praticar esportes, gerando saúde e qualidade de vida. Ele frisa que a meta é promover atividades semelhantes em todos os câmpus nas mais diversas modalidades esportivas.

 

Texto: Severino Lopes

O post Atividades esportivas promovidas pela Coel movimentam câmpus da Universidade Estadual da Paraíba apareceu primeiro em UEPB.

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Palestra sobre reforma do Ensino Médio marca abertura da 3ª Semana de Educação para a Ciência no CCTS

Array ( [post_title] => Palestra sobre reforma do Ensino Médio marca abertura da 3ª Semana de Educação para a Ciência no CCTS [post_content] => Clique para exibir o slide.

A 3ª edição da Semana de Educação para a Ciência (SEMEC), realizada pelo Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Monteiro, foi aberta nesta segunda-feira (27) com uma palestra sobre a Lei 13.415/2017, que trata sobre reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Federal. O tema foi abordado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luiz de Sousa Júnior, que apresentou a medida e apontou suas aplicações na formação dos jovens brasileiros.

De acordo com Luiz de Sousa, no conjunto geral da proposta, a situação é muito complicada. Ele abordou o assunto sob o seguinte tema: “A contrarreforma do Ensino Médio: dualismo educacional e assepsia curricular”, destacando o cenário vivenciado pelo Brasil no que diz respeito também às reformas trabalhistas, da previdência, bem como do congelamento dos gastos, além da terceirização e privatização das políticas sociais.

“O conceito de contrarreforma é uma reforma que desfaz sem construir nada de positivo neste lugar. É uma contrarreforma regressiva essa do Ensino Médio, já que o dualismo educacional proposto retoma a ideia que vem dos anos de 1940. Já a assepsia curricular apresenta uma flexibilização que está se discutindo muito atualmente em todos os setores, mas, na verdade, traz muito da proposta de limpar as disciplinas que não são utilitaristas, já que o que o governo quer é que fiquem apenas as disciplinas básicas”, introduziu o professor.

Durante sua explanação, o palestrante ainda ressaltou que é preciso entender todo o conjunto das reformas propostas pelo Governo Federal, para que se tenha uma ideia real dos prejuízos que essas mudanças trarão, principalmente no processo de formação educacional dos jovens brasileiros. “Nesse momento, temos um governo que está desconstruindo tudo aquilo que significou em algum momento a ideia de bem-estar social. A Constituição de 1988 aponta para esse sentido, mas hoje temos um desmonte disso e, mais ainda, estamos retroagindo em coisas positivas que foram conquistas há mais de 70 anos”, acrescentou Luiz Sousa.

O vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero Guimarães, que participou da mesa de abertura da 3ª SEMEC, valorizou a realização do evento e fez questão de destacar que a Reforma do Ensino Médio foi proposta pelo governo através de um instrumento pouco apropriado para se lançar uma mudança na Educação, que foi através de Medida Provisória, pouco tempo depois da configuração do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014. “Essa proposta de reforma teve quase que uma unanimidade de rejeição dos estudiosos, não somente pelo conteúdo, mas também pela forma”, destacou Flávio.

Flávio ainda afirmou que essa proposta caminha em sentido contrário com o que estava em construção no país, uma vez que, segundo ele, qualquer reforma tem uma intencionalidade que representa uma ideologia que está por trás de quem a propõe. “Ao se discutir esse tema, vamos perceber o tamanho de nosso desafio. Não se pode fortalecer o Ensino Médio profissionalizante, ou estimulá-lo, a despeito do enfraquecimento do Ensino Médio regular, notadamente o noturno. São situações que precisam ser redefinidas para que não tornemos o Ensino Médio mais excludente”, afirmou o vice-reitor da UEPB.

3ª SEMEC envolve estudantes de graduação e pós-graduação

Iniciada nesta segunda (27), a 3ª edição da Semana de Educação para a Ciência (SEMEC) se estende até a próxima sexta-feira (1º) com várias atividades no CCTS, durante os turnos da manhã e tarde. Dentro da programação estão 20 minicursos, 10 oficinas, 13 conferências, uma mesa redonda, além das apresentações de comunicações orais e painéis de estudantes de graduação e pós-graduação do Câmpus VIII.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação da UEPB e coordenador da SEMEC, professor Altamir Souto Dias, mais de 160 alunos realizaram inscrição em um evento que tem como finalidade estimular a pesquisa e a qualificação da formação dos estudantes. “Nosso evento é bianual e tem como objetivo discutir temas importante para a formação desses alunos”, disse Altamir Souto.

O diretor do CCTS, professor Manuel Antonio Gordón Núñez, destacou o momento que estas discussões estão ocorrendo, uma vez que as reformas que estão sendo implantadas colocam a educação como um produto de barganha. “Ao longo dessa semana vamos aproveitar para discutir todas essas questões. Dentro da sala de aula nós podemos fazer o nosso papel de combater aquilo que não está certo, que postura eu devo ter a frente dessas reformas, por isso a participação de todos é fundamental”, frisou o professor Gordón.

A aluna do 5º período do curso de Física, Ísis Flávia Gomes, disse estar entusiasmada em participar do evento por ele ter uma programação vasta e diversificada, tanto para os alunos que têm foco na formação da seguir a docência, bem como para aqueles que aspiram a carreira de pesquisa. “A variedade de minicursos e conferências nos deixou muito satisfeitos, porque contemplou nossas perspectivas, tanto para quem está focado em ser professor, como também na área de pesquisa”, salientou a jovem.

A programação da 3ª SEMEC segue com a realização dos minicursos nos turnos da manhã e tarde, bem como as conferências e mesas redondas. Serão realizadas na quarta-feira (29) aulas de campo e apresentações culturais nas dependências do Ccâmpus VIII. A conferência de encerramento está marcada para a sexta-feira (1º), às 14h30.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Palestra sobre reforma do Ensino Médio marca abertura da 3ª Semana de Educação para a Ciência no CCTS apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A 3ª edição da Semana de Educação para a Ciência (SEMEC), realizada pelo Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Monteiro, foi aberta nesta segunda-feira (27) com uma palestra sobre a Lei 13.415/2017, que trata sobre reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Federal. O tema foi Leia Mais...

O post Palestra sobre reforma do Ensino Médio marca abertura da 3ª Semana de Educação para a Ciência no CCTS apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-11-28 15:20:38 [post_date] => 2017-11-28 15:20:38 [post_modified_gmt] => 2017-11-28 15:20:38 [post_modified] => 2017-11-28 15:20:38 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=37137 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/palestra-sobre-reforma-do-ensino-medio-marca-abertura-da-3a-semana-de-educacao-para-ciencia-no-ccts/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/palestra-sobre-reforma-do-ensino-medio-marca-abertura-da-3a-semana-de-educacao-para-ciencia-no-ccts/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/palestra-sobre-reforma-do-ensino-medio-marca-abertura-da-3a-semana-de-educacao-para-ciencia-no-ccts/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 1be3e98eba2cd5b7e9e992b15cbfbe3f [1] => b608a09dd3dbe1ad91d10e99c4db273e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => palestra-sobre-reforma-do-ensino-medio-marca-abertura-da-3a-semana-de-educacao-para-a-ciencia-no-ccts )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Palestra sobre reforma do Ensino Médio marca abertura da 3ª Semana de Educação para a Ciência no CCTS

Array ( [post_title] => Palestra sobre reforma do Ensino Médio marca abertura da 3ª Semana de Educação para a Ciência no CCTS [post_content] => Clique para exibir o slide.

A 3ª edição da Semana de Educação para a Ciência (SEMEC), realizada pelo Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Monteiro, foi aberta nesta segunda-feira (27) com uma palestra sobre a Lei 13.415/2017, que trata sobre reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Federal. O tema foi abordado pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luiz de Sousa Júnior, que apresentou a medida e apontou suas aplicações na formação dos jovens brasileiros.

De acordo com Luiz de Sousa, no conjunto geral da proposta, a situação é muito complicada. Ele abordou o assunto sob o seguinte tema: “A contrarreforma do Ensino Médio: dualismo educacional e assepsia curricular”, destacando o cenário vivenciado pelo Brasil no que diz respeito também às reformas trabalhistas, da previdência, bem como do congelamento dos gastos, além da terceirização e privatização das políticas sociais.

“O conceito de contrarreforma é uma reforma que desfaz sem construir nada de positivo neste lugar. É uma contrarreforma regressiva essa do Ensino Médio, já que o dualismo educacional proposto retoma a ideia que vem dos anos de 1940. Já a assepsia curricular apresenta uma flexibilização que está se discutindo muito atualmente em todos os setores, mas, na verdade, traz muito da proposta de limpar as disciplinas que não são utilitaristas, já que o que o governo quer é que fiquem apenas as disciplinas básicas”, introduziu o professor.

Durante sua explanação, o palestrante ainda ressaltou que é preciso entender todo o conjunto das reformas propostas pelo Governo Federal, para que se tenha uma ideia real dos prejuízos que essas mudanças trarão, principalmente no processo de formação educacional dos jovens brasileiros. “Nesse momento, temos um governo que está desconstruindo tudo aquilo que significou em algum momento a ideia de bem-estar social. A Constituição de 1988 aponta para esse sentido, mas hoje temos um desmonte disso e, mais ainda, estamos retroagindo em coisas positivas que foram conquistas há mais de 70 anos”, acrescentou Luiz Sousa.

O vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero Guimarães, que participou da mesa de abertura da 3ª SEMEC, valorizou a realização do evento e fez questão de destacar que a Reforma do Ensino Médio foi proposta pelo governo através de um instrumento pouco apropriado para se lançar uma mudança na Educação, que foi através de Medida Provisória, pouco tempo depois da configuração do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014. “Essa proposta de reforma teve quase que uma unanimidade de rejeição dos estudiosos, não somente pelo conteúdo, mas também pela forma”, destacou Flávio.

Flávio ainda afirmou que essa proposta caminha em sentido contrário com o que estava em construção no país, uma vez que, segundo ele, qualquer reforma tem uma intencionalidade que representa uma ideologia que está por trás de quem a propõe. “Ao se discutir esse tema, vamos perceber o tamanho de nosso desafio. Não se pode fortalecer o Ensino Médio profissionalizante, ou estimulá-lo, a despeito do enfraquecimento do Ensino Médio regular, notadamente o noturno. São situações que precisam ser redefinidas para que não tornemos o Ensino Médio mais excludente”, afirmou o vice-reitor da UEPB.

3ª SEMEC envolve estudantes de graduação e pós-graduação

Iniciada nesta segunda (27), a 3ª edição da Semana de Educação para a Ciência (SEMEC) se estende até a próxima sexta-feira (1º) com várias atividades no CCTS, durante os turnos da manhã e tarde. Dentro da programação estão 20 minicursos, 10 oficinas, 13 conferências, uma mesa redonda, além das apresentações de comunicações orais e painéis de estudantes de graduação e pós-graduação do Câmpus VIII.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação da UEPB e coordenador da SEMEC, professor Altamir Souto Dias, mais de 160 alunos realizaram inscrição em um evento que tem como finalidade estimular a pesquisa e a qualificação da formação dos estudantes. “Nosso evento é bianual e tem como objetivo discutir temas importante para a formação desses alunos”, disse Altamir Souto.

O diretor do CCTS, professor Manuel Antonio Gordón Núñez, destacou o momento que estas discussões estão ocorrendo, uma vez que as reformas que estão sendo implantadas colocam a educação como um produto de barganha. “Ao longo dessa semana vamos aproveitar para discutir todas essas questões. Dentro da sala de aula nós podemos fazer o nosso papel de combater aquilo que não está certo, que postura eu devo ter a frente dessas reformas, por isso a participação de todos é fundamental”, frisou o professor Gordón.

A aluna do 5º período do curso de Física, Ísis Flávia Gomes, disse estar entusiasmada em participar do evento por ele ter uma programação vasta e diversificada, tanto para os alunos que têm foco na formação da seguir a docência, bem como para aqueles que aspiram a carreira de pesquisa. “A variedade de minicursos e conferências nos deixou muito satisfeitos, porque contemplou nossas perspectivas, tanto para quem está focado em ser professor, como também na área de pesquisa”, salientou a jovem.

A programação da 3ª SEMEC segue com a realização dos minicursos nos turnos da manhã e tarde, bem como as conferências e mesas redondas. Serão realizadas na quarta-feira (29) aulas de campo e apresentações culturais nas dependências do Ccâmpus VIII. A conferência de encerramento está marcada para a sexta-feira (1º), às 14h30.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Palestra sobre reforma do Ensino Médio marca abertura da 3ª Semana de Educação para a Ciência no CCTS apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A 3ª edição da Semana de Educação para a Ciência (SEMEC), realizada pelo Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Monteiro, foi aberta nesta segunda-feira (27) com uma palestra sobre a Lei 13.415/2017, que trata sobre reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Federal. O tema foi Leia Mais...

O post Palestra sobre reforma do Ensino Médio marca abertura da 3ª Semana de Educação para a Ciência no CCTS apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-11-28 15:20:38 [post_date] => 2017-11-28 15:20:38 [post_modified_gmt] => 2017-11-28 15:20:38 [post_modified] => 2017-11-28 15:20:38 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=37137 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/palestra-sobre-reforma-do-ensino-medio-marca-abertura-da-3a-semana-de-educacao-para-ciencia-no-ccts/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/palestra-sobre-reforma-do-ensino-medio-marca-abertura-da-3a-semana-de-educacao-para-ciencia-no-ccts/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/palestra-sobre-reforma-do-ensino-medio-marca-abertura-da-3a-semana-de-educacao-para-ciencia-no-ccts/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 1be3e98eba2cd5b7e9e992b15cbfbe3f [1] => b608a09dd3dbe1ad91d10e99c4db273e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => palestra-sobre-reforma-do-ensino-medio-marca-abertura-da-3a-semana-de-educacao-para-a-ciencia-no-ccts )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Periódico de Odontologia da Universidade Estadual é aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes

Array ( [post_title] => Periódico de Odontologia da Universidade Estadual é aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes [post_content] =>

O periódico “Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (PBOCI)”, publicado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal (APESB) foi recentemente aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes, que visa incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento, de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país.

Conforme o editor da publicação, professor Alessandro Leite Cavalcanti, o reconhecimento dos principais órgãos de fomento atesta a qualidade da revista em sua área de conhecimento, não apenas pela excelência dos trabalhos que são publicados, como também pela relevância acadêmica dos pesquisadores que integram o corpo editorial.

Da totalidade de revistas aprovadas das mais distintas áreas no Programa Editorial CNPq/Capes, apenas três são de Odontologia, com destaque para a PBOCI. Coincidentemente, todas estão presentes na mais importante base de indexação, que é a Web of Science/Clarivate Analytics. Informações sobre a revista podem ser obtidas no endereço http://revista.uepb.edu.br/index.php/pboci/index.

O post Periódico de Odontologia da Universidade Estadual é aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O periódico “Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (PBOCI)”, publicado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal (APESB) foi recentemente aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes, que visa incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas Leia Mais...

O post Periódico de Odontologia da Universidade Estadual é aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-11-20 19:01:45 [post_date] => 2017-11-20 19:01:45 [post_modified_gmt] => 2017-11-20 19:01:45 [post_modified] => 2017-11-20 19:01:45 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=36924 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/periodico-de-odontologia-da-universidade-estadual-e-aprovado-no-programa-editorial-cnpq-capes/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/periodico-de-odontologia-da-universidade-estadual-e-aprovado-no-programa-editorial-cnpq-capes/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/periodico-de-odontologia-da-universidade-estadual-e-aprovado-no-programa-editorial-cnpq-capes/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 9c6de5f8d69e0eb63a41710b466de069 [1] => 530a05025bf1a73a0b8ec95e2f402423 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 19 [1] => 7 [2] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => periodico-de-odontologia-da-universidade-estadual-e-aprovado-no-programa-editorial-cnpq-capes )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Periódico de Odontologia da Universidade Estadual é aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes

Array ( [post_title] => Periódico de Odontologia da Universidade Estadual é aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes [post_content] =>

O periódico “Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (PBOCI)”, publicado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal (APESB) foi recentemente aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes, que visa incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento, de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país.

Conforme o editor da publicação, professor Alessandro Leite Cavalcanti, o reconhecimento dos principais órgãos de fomento atesta a qualidade da revista em sua área de conhecimento, não apenas pela excelência dos trabalhos que são publicados, como também pela relevância acadêmica dos pesquisadores que integram o corpo editorial.

Da totalidade de revistas aprovadas das mais distintas áreas no Programa Editorial CNPq/Capes, apenas três são de Odontologia, com destaque para a PBOCI. Coincidentemente, todas estão presentes na mais importante base de indexação, que é a Web of Science/Clarivate Analytics. Informações sobre a revista podem ser obtidas no endereço http://revista.uepb.edu.br/index.php/pboci/index.

O post Periódico de Odontologia da Universidade Estadual é aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O periódico “Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (PBOCI)”, publicado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal (APESB) foi recentemente aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes, que visa incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas Leia Mais...

O post Periódico de Odontologia da Universidade Estadual é aprovado no Programa Editorial CNPq/Capes apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-11-20 19:01:45 [post_date] => 2017-11-20 19:01:45 [post_modified_gmt] => 2017-11-20 19:01:45 [post_modified] => 2017-11-20 19:01:45 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=36924 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/periodico-de-odontologia-da-universidade-estadual-e-aprovado-no-programa-editorial-cnpq-capes/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/periodico-de-odontologia-da-universidade-estadual-e-aprovado-no-programa-editorial-cnpq-capes/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/periodico-de-odontologia-da-universidade-estadual-e-aprovado-no-programa-editorial-cnpq-capes/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 9c6de5f8d69e0eb63a41710b466de069 [1] => 530a05025bf1a73a0b8ec95e2f402423 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 19 [1] => 7 [2] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => periodico-de-odontologia-da-universidade-estadual-e-aprovado-no-programa-editorial-cnpq-capes )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Lançado edital do concurso público com 197 vagas para servidores técnicos administrativos da UEPB

Array ( [post_title] => Lançado edital do concurso público com 197 vagas para servidores técnicos administrativos da UEPB [post_content] => Clique para exibir o slide.

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou nesta segunda-feira (2) o edital com oferta de 197 vagas para servidores técnicos administrativos da Instituição. O lançamento contou com a presença do reitor Rangel Junior; da pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Marina Torres; do pró-reitor de Planejamento e Orçamento, professor Luciano Albino; da presidente da Comissão Permanente de Concursos, professora Analice Sobreira; e do coordenador de Comunicação Institucional, jornalista Hipólito Lucena.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa, no hall do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o reitor explicou que o concurso será realizado para suprir, essencialmente, as vagas deixadas por aposentados, falecidos e servidores efetivos que saíram da Universidade, o que não vai resultar em impacto na folha de pessoal, especialmente porque a maior demanda é nas áreas de níveis fundamentais e médio.

“Estamos entrando em uma fase extremamente crítica de redução do quadro de trabalhadores efetivos da Universidade. Temos hoje, entre terceirizados e trabalhadores temporários, mais de 500 pessoas trabalhando na Universidade que não são do quadro efetivo. Essa é uma tentativa de diminuir esse problema. Devemos entrar no ano de 2018 com os aprovados neste concurso, se não já contratados, mas já convocados para que nos primeiros meses do ano estejam se incorporando ao trabalho na UEPB”, destacou Rangel.

Ele ressaltou a escolha da Comissão Permanente de Concursos (CPCON) para a organização do concurso. “Inovamos na prova do concurso. Está é uma das razões pela qual a CPCON irá organizar o processo e nós confiamos muito na Comissão. Essa estrutura criou uma expertise para a realização de concursos, com uma estrutura e credibilidade que não é de agora e credenciou a UEPB a realizar concursos até fora do Estado. A novidade para este concurso é que nós retomamos a prova de produção textual e colocamos algo bem específico para a UEPB, uma vez que queremos que as pessoas que sejam aprovadas no concurso cheguem aqui conhecendo a Universidade, para que na sua preparação do concurso estudem o que é a UEPB, como ela foi criada, as leis, a legislação federal e estadual sobre a educação superior, enfim, todo um estudo que os capacite para que no dia que chegarem na Universidade, já conheçam a UEPB”, enfatizou.

As inscrições do concurso ocorrem de 9 a 29 de outubro, através do endereço eletrônico http://cpcon.uepb.edu.br/, no qual o candidato preencherá seus dados e fará a emissão do boleto para pagamento. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para nível fundamental; R$ 80,00 para nível médio e R$ 100,00 para nível superior. O pagamento do boleto bancário pode ser feito até o dia 30 de outubro.

Conforme o edital, as vagas para nível fundamental são para os cargos de auxiliar administrativo (92 vagas) e auxiliar de laboratório de análise físico-químicas (3 vagas). Para o nível médio as vagas são para os cargos de almoxarife (5 vagas), assistente técnico (86 vagas), técnico de segurança do trabalho (1 vaga) e desenhista projetista (2 vagas). Já para nível superior as vagas são para os cargos de administrador (1 vaga), advogado (1 vaga), pedagogo (2 vagas), economista (1 vaga), psicólogo (1 vaga), farmacêutico industrial (1 vaga) e secretário executivo (1 vaga).

De acordo com o cronograma do edital, no dia 3 de novembro será divulgada a relação das inscrições homologadas e não homologadas. No dia 23 de novembro serão divulgados os locais das provas, que serão aplicadas no dia 3 de dezembro. Todos os candidatos farão provas na cidade de Campina Grande. No dia 12 de dezembro será divulgado o resultado preliminar da prova escrita objetiva e no dia 21 do mesmo mês o resultado da prova de produção textual. O resultado final do concurso será publicado no dia 29 de dezembro.

Todos os detalhes do concurso, como prazos, quadro de vagas, conteúdo programático e demais informações podem ser conferidas no edital, disponível no endereço http://cpcon.uepb.edu.br/.

 

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Lançado edital do concurso público com 197 vagas para servidores técnicos administrativos da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou nesta segunda-feira (2) o edital com oferta de 197 vagas para servidores técnicos administrativos da Instituição. O lançamento contou com a presença do reitor Rangel Junior; da pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Marina Torres; do pró-reitor de Planejamento e Orçamento, professor Luciano Albino; da Leia Mais...

O post Lançado edital do concurso público com 197 vagas para servidores técnicos administrativos da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-10-02 16:37:02 [post_date] => 2017-10-02 16:37:02 [post_modified_gmt] => 2017-10-02 16:37:02 [post_modified] => 2017-10-02 16:37:02 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=35831 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/lancado-edital-do-concurso-publico-com-197-vagas-para-servidores-tecnicos-administrativos-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/lancado-edital-do-concurso-publico-com-197-vagas-para-servidores-tecnicos-administrativos-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/lancado-edital-do-concurso-publico-com-197-vagas-para-servidores-tecnicos-administrativos-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 2ce82eb552e5bd0601f57912cb0ee876 [1] => eca9959e54eb3c372d81afe8db1b0f47 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 18 [1] => 19 [2] => 20 [3] => 22 [4] => 23 [5] => 25 [6] => 27 [7] => 29 [8] => 11 [9] => 7 [10] => 31 [11] => 33 [12] => 2 [13] => 42 [14] => 44 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => lancado-edital-do-concurso-publico-com-197-vagas-para-servidores-tecnicos-administrativos-da-uepb )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Lançado edital do concurso público com 197 vagas para servidores técnicos administrativos da UEPB

Array ( [post_title] => Lançado edital do concurso público com 197 vagas para servidores técnicos administrativos da UEPB [post_content] => Clique para exibir o slide.

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou nesta segunda-feira (2) o edital com oferta de 197 vagas para servidores técnicos administrativos da Instituição. O lançamento contou com a presença do reitor Rangel Junior; da pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Marina Torres; do pró-reitor de Planejamento e Orçamento, professor Luciano Albino; da presidente da Comissão Permanente de Concursos, professora Analice Sobreira; e do coordenador de Comunicação Institucional, jornalista Hipólito Lucena.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa, no hall do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o reitor explicou que o concurso será realizado para suprir, essencialmente, as vagas deixadas por aposentados, falecidos e servidores efetivos que saíram da Universidade, o que não vai resultar em impacto na folha de pessoal, especialmente porque a maior demanda é nas áreas de níveis fundamentais e médio.

“Estamos entrando em uma fase extremamente crítica de redução do quadro de trabalhadores efetivos da Universidade. Temos hoje, entre terceirizados e trabalhadores temporários, mais de 500 pessoas trabalhando na Universidade que não são do quadro efetivo. Essa é uma tentativa de diminuir esse problema. Devemos entrar no ano de 2018 com os aprovados neste concurso, se não já contratados, mas já convocados para que nos primeiros meses do ano estejam se incorporando ao trabalho na UEPB”, destacou Rangel.

Ele ressaltou a escolha da Comissão Permanente de Concursos (CPCON) para a organização do concurso. “Inovamos na prova do concurso. Está é uma das razões pela qual a CPCON irá organizar o processo e nós confiamos muito na Comissão. Essa estrutura criou uma expertise para a realização de concursos, com uma estrutura e credibilidade que não é de agora e credenciou a UEPB a realizar concursos até fora do Estado. A novidade para este concurso é que nós retomamos a prova de produção textual e colocamos algo bem específico para a UEPB, uma vez que queremos que as pessoas que sejam aprovadas no concurso cheguem aqui conhecendo a Universidade, para que na sua preparação do concurso estudem o que é a UEPB, como ela foi criada, as leis, a legislação federal e estadual sobre a educação superior, enfim, todo um estudo que os capacite para que no dia que chegarem na Universidade, já conheçam a UEPB”, enfatizou.

As inscrições do concurso ocorrem de 9 a 29 de outubro, através do endereço eletrônico http://cpcon.uepb.edu.br/, no qual o candidato preencherá seus dados e fará a emissão do boleto para pagamento. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para nível fundamental; R$ 80,00 para nível médio e R$ 100,00 para nível superior. O pagamento do boleto bancário pode ser feito até o dia 30 de outubro.

Conforme o edital, as vagas para nível fundamental são para os cargos de auxiliar administrativo (92 vagas) e auxiliar de laboratório de análise físico-químicas (3 vagas). Para o nível médio as vagas são para os cargos de almoxarife (5 vagas), assistente técnico (86 vagas), técnico de segurança do trabalho (1 vaga) e desenhista projetista (2 vagas). Já para nível superior as vagas são para os cargos de administrador (1 vaga), advogado (1 vaga), pedagogo (2 vagas), economista (1 vaga), psicólogo (1 vaga), farmacêutico industrial (1 vaga) e secretário executivo (1 vaga).

De acordo com o cronograma do edital, no dia 3 de novembro será divulgada a relação das inscrições homologadas e não homologadas. No dia 23 de novembro serão divulgados os locais das provas, que serão aplicadas no dia 3 de dezembro. Todos os candidatos farão provas na cidade de Campina Grande. No dia 12 de dezembro será divulgado o resultado preliminar da prova escrita objetiva e no dia 21 do mesmo mês o resultado da prova de produção textual. O resultado final do concurso será publicado no dia 29 de dezembro.

Todos os detalhes do concurso, como prazos, quadro de vagas, conteúdo programático e demais informações podem ser conferidas no edital, disponível no endereço http://cpcon.uepb.edu.br/.

 

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Lançado edital do concurso público com 197 vagas para servidores técnicos administrativos da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou nesta segunda-feira (2) o edital com oferta de 197 vagas para servidores técnicos administrativos da Instituição. O lançamento contou com a presença do reitor Rangel Junior; da pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas, Marina Torres; do pró-reitor de Planejamento e Orçamento, professor Luciano Albino; da Leia Mais...

O post Lançado edital do concurso público com 197 vagas para servidores técnicos administrativos da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-10-02 16:37:02 [post_date] => 2017-10-02 16:37:02 [post_modified_gmt] => 2017-10-02 16:37:02 [post_modified] => 2017-10-02 16:37:02 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=35831 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/lancado-edital-do-concurso-publico-com-197-vagas-para-servidores-tecnicos-administrativos-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/lancado-edital-do-concurso-publico-com-197-vagas-para-servidores-tecnicos-administrativos-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/lancado-edital-do-concurso-publico-com-197-vagas-para-servidores-tecnicos-administrativos-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 2ce82eb552e5bd0601f57912cb0ee876 [1] => eca9959e54eb3c372d81afe8db1b0f47 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 18 [1] => 19 [2] => 20 [3] => 22 [4] => 23 [5] => 25 [6] => 27 [7] => 29 [8] => 11 [9] => 7 [10] => 31 [11] => 33 [12] => 2 [13] => 42 [14] => 44 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => lancado-edital-do-concurso-publico-com-197-vagas-para-servidores-tecnicos-administrativos-da-uepb )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

UEPB entrega medalhas a 132 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2016

Array ( [post_title] => UEPB entrega medalhas a 132 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2016 [post_content] => Clique para exibir o slide.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF) premiaram na manhã desta sexta-feira (29) os melhores estudantes de Física da Paraíba, oriundos das redes privada e pública de ensino, pelo desempenho alcançado na edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

A cerimônia de entrega das medalhas foi realizada no Auditório da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e reuniu estudantes, familiares, professores e diretores das escolas participantes. Aguardada com muita expectativa, a premiação contou ainda com a presença do reitor Rangel Junior; do pró-reitor de Extensão, José Pereira Silva; e do coordenador estadual da Olimpíada Paraibana de Física, professor Mário César Soares.

Antes da premiação, aconteceu a leitura do cordel “Pitelin e os Segredos da Física”, de autoria do professor de Física, Josenildo Lima. As atenções, no entanto, estavam voltadas para a entrega das medalhas. No total, 132 medalhas foram entregues aos vencedores, como coroamento de todo o esforço dos estudantes na busca pelo conhecimento ao longo de todo o ano de 2016.

Promotora do ensino e incentivadora de projetos de valorização de aprendizagem dos jovens, a UEPB mais uma vez deu a sua contribuição na realização do concurso de conhecimentos. Somente da etapa estadual foram premiados 132 estudantes oriundos de Ensino Médio e Fundamental e que disputaram a Olimpíada Brasileira de Física e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. Mais de 115 escolas participaram da edição 2016 da competição, envolvendo cerca de 25 mil estudantes de todo o Estado na realização das provas.

Os vencedores superaram diversos desafios, enfrentaram três fases de provas teóricas e vivenciaram conceitos importantíssimos para a formação educacional do Ensino Médio. Foram entregues aos melhores colocados na Olimpíada as medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas pela participação na atividade. Inicialmente foram premiados os estudantes que se destacaram na Olimpíada Nacional. As medalhas de ouro, prata e bronze foram entregues pelo reitor Rangel Junior.

Posteriormente, foram entregues, pelo professor Mário Cesar, as medalhas aos vencedores da etapa Estadual, na modalidade ouro. As medalhas de prata dessa etapa foram entregues pelo pró-reitor de Extensão, José Pereira, enquanto que as medalhas de bronze foram entregues pelos professores de Física, Valdemir Mestre e Josenildo Lima. A premiação estadual da OBFEP foi conduzida pelo professor Paulo Tebúrio, que representou os professores das escolas participantes das Olimpíadas, e pela professora Miriam de Sousa Conserva, que representou todos os diretores.

Entusiasta das Olimpíadas, o reitor Rangel Junior enfatizou que a UEPB sempre apoiou a iniciativa por entender que se trata de uma premiação que incentiva os estudantes a buscarem conhecimentos em suas áreas. “Acredito que essa experiência de Olimpíadas deveria se estender para todas as áreas, porque é uma provocação para quem gosta de estudar e também para despertar o interesse pelo estudo”, destacou.

Ele observou que as olimpíadas consistem em uma atividade que leva o estudante a enfrentar desafios no sentido de superar limitações e atingir determinados patamares para, futuramente, terem sucesso na carreira. Rangel Junior ressaltou que esse modelo de olimpíada também ajuda no processo de formação da UEPB, visto que envolve estudantes no processo de monitorias, ministrando conteúdos. “Não tenho dúvida que desta sala, e de outras, poderão sair grandes profissionais e grandes educadores em uma área que o Brasil precisa tanto que é a área de Física”, projetou o reitor.

Coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), o professor Mário César Soares também destacou a participação da UEPB para a realização dessas premiações. Além de atuar na organização, a Universidade também ajudou os estudantes na preparação para as provas através de um projeto de Extensão. Ele lembrou que os câmpus de Araruna e Patos êem aulas contínuas oferecidas a estudantes da rede pública, que estão se preparando para a OBFEP.

Além disso, esse ano a Instituição foi responsável pela impressão de todas as provas aplicadas no Brasil, o que rendeu elogios de educadores de todo o país. O professor ressaltou que a premiação desta sexta-feira marcou o coroamento de todo um trabalho que envolveu professores e alunos. Mário César enfatizou que os alunos vencedores passaram por várias etapas, sendo a terceira fase a mais difícil.

Ele adiantou que as provas da terceira etapa da edição 2017 da OBF já acontecem no próximo dia 7 de Outubro, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB, e no dia 21 de outubro será aplicada a prova da segunda etapa da OBFEP. Mário César reafirmou que a UEPB está ajudando a promover o ensino da Física, levando mais aprendizado para os alunos e aproximando o conhecimento da ciência com as atividades do dia a dia.

Devido a esse bom desempenho, a Paraíba é uma das candidatas para sediar, em 2020, a Olimpíada Iberoamericana, que reunirá representantes de 22 países. A OBF conta com a participação tanto de alunos de escolas particulares como também de escolas públicas, por ela ser mais ampla. Já a OBFEP é destinada apenas a alunos de escolas públicas.

 

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post UEPB entrega medalhas a 132 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2016 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF) premiaram na manhã desta sexta-feira (29) os melhores estudantes de Física da Paraíba, oriundos das redes privada e pública de ensino, pelo desempenho alcançado na edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas Leia Mais...

O post UEPB entrega medalhas a 132 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2016 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-09-29 23:26:43 [post_date] => 2017-09-29 23:26:43 [post_modified_gmt] => 2017-09-29 23:26:43 [post_modified] => 2017-09-29 23:26:43 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=35823 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/uepb-entrega-medalhas-132-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2016/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/uepb-entrega-medalhas-132-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2016/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/uepb-entrega-medalhas-132-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2016/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => a5e98e208d4ebb766ab96eac8d61b1f1 [1] => da6f9f084fa7fdfd2648c3c465d798cd ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 22 [1] => 11 [2] => 7 [3] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => uepb-entrega-medalhas-a-132-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2016 )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :UEPB entrega medalhas a 132 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2016

Array ( [post_title] => UEPB entrega medalhas a 132 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2016 [post_content] => Clique para exibir o slide.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF) premiaram na manhã desta sexta-feira (29) os melhores estudantes de Física da Paraíba, oriundos das redes privada e pública de ensino, pelo desempenho alcançado na edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

A cerimônia de entrega das medalhas foi realizada no Auditório da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e reuniu estudantes, familiares, professores e diretores das escolas participantes. Aguardada com muita expectativa, a premiação contou ainda com a presença do reitor Rangel Junior; do pró-reitor de Extensão, José Pereira Silva; e do coordenador estadual da Olimpíada Paraibana de Física, professor Mário César Soares.

Antes da premiação, aconteceu a leitura do cordel “Pitelin e os Segredos da Física”, de autoria do professor de Física, Josenildo Lima. As atenções, no entanto, estavam voltadas para a entrega das medalhas. No total, 132 medalhas foram entregues aos vencedores, como coroamento de todo o esforço dos estudantes na busca pelo conhecimento ao longo de todo o ano de 2016.

Promotora do ensino e incentivadora de projetos de valorização de aprendizagem dos jovens, a UEPB mais uma vez deu a sua contribuição na realização do concurso de conhecimentos. Somente da etapa estadual foram premiados 132 estudantes oriundos de Ensino Médio e Fundamental e que disputaram a Olimpíada Brasileira de Física e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. Mais de 115 escolas participaram da edição 2016 da competição, envolvendo cerca de 25 mil estudantes de todo o Estado na realização das provas.

Os vencedores superaram diversos desafios, enfrentaram três fases de provas teóricas e vivenciaram conceitos importantíssimos para a formação educacional do Ensino Médio. Foram entregues aos melhores colocados na Olimpíada as medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas pela participação na atividade. Inicialmente foram premiados os estudantes que se destacaram na Olimpíada Nacional. As medalhas de ouro, prata e bronze foram entregues pelo reitor Rangel Junior.

Posteriormente, foram entregues, pelo professor Mário Cesar, as medalhas aos vencedores da etapa Estadual, na modalidade ouro. As medalhas de prata dessa etapa foram entregues pelo pró-reitor de Extensão, José Pereira, enquanto que as medalhas de bronze foram entregues pelos professores de Física, Valdemir Mestre e Josenildo Lima. A premiação estadual da OBFEP foi conduzida pelo professor Paulo Tebúrio, que representou os professores das escolas participantes das Olimpíadas, e pela professora Miriam de Sousa Conserva, que representou todos os diretores.

Entusiasta das Olimpíadas, o reitor Rangel Junior enfatizou que a UEPB sempre apoiou a iniciativa por entender que se trata de uma premiação que incentiva os estudantes a buscarem conhecimentos em suas áreas. “Acredito que essa experiência de Olimpíadas deveria se estender para todas as áreas, porque é uma provocação para quem gosta de estudar e também para despertar o interesse pelo estudo”, destacou.

Ele observou que as olimpíadas consistem em uma atividade que leva o estudante a enfrentar desafios no sentido de superar limitações e atingir determinados patamares para, futuramente, terem sucesso na carreira. Rangel Junior ressaltou que esse modelo de olimpíada também ajuda no processo de formação da UEPB, visto que envolve estudantes no processo de monitorias, ministrando conteúdos. “Não tenho dúvida que desta sala, e de outras, poderão sair grandes profissionais e grandes educadores em uma área que o Brasil precisa tanto que é a área de Física”, projetou o reitor.

Coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), o professor Mário César Soares também destacou a participação da UEPB para a realização dessas premiações. Além de atuar na organização, a Universidade também ajudou os estudantes na preparação para as provas através de um projeto de Extensão. Ele lembrou que os câmpus de Araruna e Patos êem aulas contínuas oferecidas a estudantes da rede pública, que estão se preparando para a OBFEP.

Além disso, esse ano a Instituição foi responsável pela impressão de todas as provas aplicadas no Brasil, o que rendeu elogios de educadores de todo o país. O professor ressaltou que a premiação desta sexta-feira marcou o coroamento de todo um trabalho que envolveu professores e alunos. Mário César enfatizou que os alunos vencedores passaram por várias etapas, sendo a terceira fase a mais difícil.

Ele adiantou que as provas da terceira etapa da edição 2017 da OBF já acontecem no próximo dia 7 de Outubro, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB, e no dia 21 de outubro será aplicada a prova da segunda etapa da OBFEP. Mário César reafirmou que a UEPB está ajudando a promover o ensino da Física, levando mais aprendizado para os alunos e aproximando o conhecimento da ciência com as atividades do dia a dia.

Devido a esse bom desempenho, a Paraíba é uma das candidatas para sediar, em 2020, a Olimpíada Iberoamericana, que reunirá representantes de 22 países. A OBF conta com a participação tanto de alunos de escolas particulares como também de escolas públicas, por ela ser mais ampla. Já a OBFEP é destinada apenas a alunos de escolas públicas.

 

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post UEPB entrega medalhas a 132 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2016 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF) premiaram na manhã desta sexta-feira (29) os melhores estudantes de Física da Paraíba, oriundos das redes privada e pública de ensino, pelo desempenho alcançado na edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas Leia Mais...

O post UEPB entrega medalhas a 132 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2016 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-09-29 23:26:43 [post_date] => 2017-09-29 23:26:43 [post_modified_gmt] => 2017-09-29 23:26:43 [post_modified] => 2017-09-29 23:26:43 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=35823 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/uepb-entrega-medalhas-132-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2016/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/uepb-entrega-medalhas-132-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2016/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/uepb-entrega-medalhas-132-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2016/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => a5e98e208d4ebb766ab96eac8d61b1f1 [1] => da6f9f084fa7fdfd2648c3c465d798cd ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 22 [1] => 11 [2] => 7 [3] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => uepb-entrega-medalhas-a-132-alunos-premiados-na-olimpiada-brasileira-de-fisica-2016 )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Câmpus VIII celebra sete anos de fundação com Feira Científica Cultural e prestação de serviços a população

Array ( [post_title] => Câmpus VIII celebra sete anos de fundação com Feira Científica Cultural e prestação de serviços a população [post_content] => Clique para exibir o slide.

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna, está completando sete anos de fundação. Para marcar a data, a direção do Câmpus, juntamente com as coordenações dos cursos que compõem o Centro, está realizando a 2ª Feira Científica Cultural do CCTS. O evento, voltado para os estudantes e professores dos cursos de Odontologia, Engenharia Civil e Física, movimentou toda a comunidade acadêmica através das palestras, mesa redonda, exposição de trabalhos de pesquisa e extensão, além de apresentações culturais.

A Feira Científica Cultural foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (26), pelo diretor do Câmpus, Manuel Antônio Gordón Nunez, e pelo diretor ajunto do CCTS, professor Raimundo Leidimar Bezerra. O Pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, representou o reitor Rangel Junior na solenidade, que marcou a comemoração oficial do aniversário do Câmpus VIII. Durante a solenidade, o prefeito da cidade, Vital Costa, destacou a importância do Câmpus de Araruna para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

Logo após a abertura aconteceu o lançamento do projeto “Praça de Convivência do CCTS”, por parte da Empresa Junior “Pilares”, do curso de Engenharia Civil, seguido da premiação dos ganhadores das amostras de Extensão e Pesquisa da 1º FECIC realizada em 2016. Foram premiados cinco trabalhos do curso de Odontologia, um trabalho do curso de Licenciatura em Física, e outro do curso de Engenharia Civil, todos apresentados em forma de banner. Técnicos e professores também foram premiados.

Dentro da programação festiva, o Laboratório Itinerante (LABIT) realizou uma série de ações de saúde voltadas para a melhora da qualidade de vida da população, além de uma ação social com cortes de cabelo, manicure e maquiagem. Apresentações de trabalhos científicos, mostra de gastronomia, artesanato e uma oficina de cordel e contação de histórias também fizeram parte da programação.

O diretor do Câmpus, professor Manuel Antônio Gordón Nunez, reafirmou que a presença da UEPB no Curimataú Oriental da Paraíba representa o alicerce mais forte do aspecto social da Instituição. Manuel Gordón lembrou que o Câmpus tem as clínicas de Odontologia muito bem equipadas e os laboratórios dos cursos de Engenharia e Física funcionando muito bem, o que só resulta em ganhos para a população da região. “Com o que realizamos no Câmpus VIII, promovemos um impacto muito positivo na saúde pública local e auxiliamos no desenvolvimento regional”, frisou. Para o professor, aos poucos o CCTS desponta como um dos principais Câmpus da UEPB e, na sua avaliação, muito ainda será realizado pelao Câmpus de Araruna que reverterá em mais benefícios para a sociedade.

A Feira prossegue nesta quarta (27) com a apresentação do ballet popular “Terra Potiguares”, a realização das oficinas “Qualidade de Atendimento ao Público”, “Xilogravura”, “Desenho e Tela”, além da apresentação dos trabalhos científicos e das mostra de gastronomia, artesanato e apresentações culturais. Também haverá um show de calouros com estudantes do Câmpus. O encerramento da Feira será às 20h, com apresentações culturais e um momento de confraternização.

O Câmpus Professora Maria da Penha, em Araruna, foi inaugurado no dia 20 de setembro de 2010 e já colocou centenas de profissionais no mercado de trabalho. Desde que se instalou na cidade, como parte do processo de interiorização da UEPB, o Câmpus VIII passou a realizar uma função estratégica na região, tendo impulsionado o desenvolvimento econômico e social, além de melhorar a qualidade de vida da população, através dos diversos projetos de extensão, desenvolvidos por professores e estudantes dos cursos de Bacharelado em Odontologia e Engenharia Civil e da Licenciatura em Física.

 

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Câmpus VIII celebra sete anos de fundação com Feira Científica Cultural e prestação de serviços a população apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna, está completando sete anos de fundação. Para marcar a data, a direção do Câmpus, juntamente com as coordenações dos cursos que compõem o Centro, está realizando a 2ª Feira Científica Cultural do CCTS. Leia Mais...

O post Câmpus VIII celebra sete anos de fundação com Feira Científica Cultural e prestação de serviços a população apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-09-27 14:45:23 [post_date] => 2017-09-27 14:45:23 [post_modified_gmt] => 2017-09-27 14:45:23 [post_modified] => 2017-09-27 14:45:23 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=35720 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-celebra-sete-anos-de-fundacao-com-feira-cientifica-cultural-e-prestacao-de-servicos-populacao/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-celebra-sete-anos-de-fundacao-com-feira-cientifica-cultural-e-prestacao-de-servicos-populacao/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-celebra-sete-anos-de-fundacao-com-feira-cientifica-cultural-e-prestacao-de-servicos-populacao/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => cc89143a893a21ba2931e7d492f0b9c2 [1] => 2e466a536367e21342d05b227a198090 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-viii-celebra-sete-anos-de-fundacao-com-feira-cientifica-cultural-e-prestacao-de-servicos-a-populacao-2 )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Câmpus VIII celebra sete anos de fundação com Feira Científica Cultural e prestação de serviços a população

Array ( [post_title] => Câmpus VIII celebra sete anos de fundação com Feira Científica Cultural e prestação de serviços a população [post_content] => Clique para exibir o slide.

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna, está completando sete anos de fundação. Para marcar a data, a direção do Câmpus, juntamente com as coordenações dos cursos que compõem o Centro, está realizando a 2ª Feira Científica Cultural do CCTS. O evento, voltado para os estudantes e professores dos cursos de Odontologia, Engenharia Civil e Física, movimentou toda a comunidade acadêmica através das palestras, mesa redonda, exposição de trabalhos de pesquisa e extensão, além de apresentações culturais.

A Feira Científica Cultural foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (26), pelo diretor do Câmpus, Manuel Antônio Gordón Nunez, e pelo diretor ajunto do CCTS, professor Raimundo Leidimar Bezerra. O Pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, representou o reitor Rangel Junior na solenidade, que marcou a comemoração oficial do aniversário do Câmpus VIII. Durante a solenidade, o prefeito da cidade, Vital Costa, destacou a importância do Câmpus de Araruna para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

Logo após a abertura aconteceu o lançamento do projeto “Praça de Convivência do CCTS”, por parte da Empresa Junior “Pilares”, do curso de Engenharia Civil, seguido da premiação dos ganhadores das amostras de Extensão e Pesquisa da 1º FECIC realizada em 2016. Foram premiados cinco trabalhos do curso de Odontologia, um trabalho do curso de Licenciatura em Física, e outro do curso de Engenharia Civil, todos apresentados em forma de banner. Técnicos e professores também foram premiados.

Dentro da programação festiva, o Laboratório Itinerante (LABIT) realizou uma série de ações de saúde voltadas para a melhora da qualidade de vida da população, além de uma ação social com cortes de cabelo, manicure e maquiagem. Apresentações de trabalhos científicos, mostra de gastronomia, artesanato e uma oficina de cordel e contação de histórias também fizeram parte da programação.

O diretor do Câmpus, professor Manuel Antônio Gordón Nunez, reafirmou que a presença da UEPB no Curimataú Oriental da Paraíba representa o alicerce mais forte do aspecto social da Instituição. Manuel Gordón lembrou que o Câmpus tem as clínicas de Odontologia muito bem equipadas e os laboratórios dos cursos de Engenharia e Física funcionando muito bem, o que só resulta em ganhos para a população da região. “Com o que realizamos no Câmpus VIII, promovemos um impacto muito positivo na saúde pública local e auxiliamos no desenvolvimento regional”, frisou. Para o professor, aos poucos o CCTS desponta como um dos principais Câmpus da UEPB e, na sua avaliação, muito ainda será realizado pelao Câmpus de Araruna que reverterá em mais benefícios para a sociedade.

A Feira prossegue nesta quarta (27) com a apresentação do ballet popular “Terra Potiguares”, a realização das oficinas “Qualidade de Atendimento ao Público”, “Xilogravura”, “Desenho e Tela”, além da apresentação dos trabalhos científicos e das mostra de gastronomia, artesanato e apresentações culturais. Também haverá um show de calouros com estudantes do Câmpus. O encerramento da Feira será às 20h, com apresentações culturais e um momento de confraternização.

O Câmpus Professora Maria da Penha, em Araruna, foi inaugurado no dia 20 de setembro de 2010 e já colocou centenas de profissionais no mercado de trabalho. Desde que se instalou na cidade, como parte do processo de interiorização da UEPB, o Câmpus VIII passou a realizar uma função estratégica na região, tendo impulsionado o desenvolvimento econômico e social, além de melhorar a qualidade de vida da população, através dos diversos projetos de extensão, desenvolvidos por professores e estudantes dos cursos de Bacharelado em Odontologia e Engenharia Civil e da Licenciatura em Física.

 

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Câmpus VIII celebra sete anos de fundação com Feira Científica Cultural e prestação de serviços a população apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna, está completando sete anos de fundação. Para marcar a data, a direção do Câmpus, juntamente com as coordenações dos cursos que compõem o Centro, está realizando a 2ª Feira Científica Cultural do CCTS. Leia Mais...

O post Câmpus VIII celebra sete anos de fundação com Feira Científica Cultural e prestação de serviços a população apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-09-27 14:45:23 [post_date] => 2017-09-27 14:45:23 [post_modified_gmt] => 2017-09-27 14:45:23 [post_modified] => 2017-09-27 14:45:23 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=35720 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-celebra-sete-anos-de-fundacao-com-feira-cientifica-cultural-e-prestacao-de-servicos-populacao/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-celebra-sete-anos-de-fundacao-com-feira-cientifica-cultural-e-prestacao-de-servicos-populacao/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-viii-celebra-sete-anos-de-fundacao-com-feira-cientifica-cultural-e-prestacao-de-servicos-populacao/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => cc89143a893a21ba2931e7d492f0b9c2 [1] => 2e466a536367e21342d05b227a198090 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-viii-celebra-sete-anos-de-fundacao-com-feira-cientifica-cultural-e-prestacao-de-servicos-a-populacao-2 )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Com apoio da UEPB, aluno do Ensino Médio participa de seletiva para etapa internacional da Olimpíada de Física

Array ( [post_title] => Com apoio da UEPB, aluno do Ensino Médio participa de seletiva para etapa internacional da Olimpíada de Física [post_content] => Clique para exibir o slide.

Com o olhar atento às futuras promessas acadêmicas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), tem investido seu tempo e dedicação em jovens talentos. No próximo sábado, 2 de setembro, o estudante Eduardo de Oliveira Silva, de 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Geo Sul, em João Pessoa, participará das provas da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), com vistas a se classificar para a etapa internacional da competição. Para tanto, tem contato com o auxílio da Instituição.

Em 2016, Eduardo se submeteu às provas da OBF e levou duas medalhas dentre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental: ouro na etapa estadual e prata na etapa nacional. Como resultado, agora faz parte da seletiva para a competição internacional, tendo ultrapassado mais de 190 mil alunos que inicialmente se candidataram.

De acordo com César Soares, professor de Física do Câmpus de Araruna da UEPB e coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Física, a Universidade apoia constantemente projetos voltados às Olimpíadas, a exemplo também das de Química e de Matemática. Assim, o suporte acontece através de projetos de extensão, dos quais participam alunos de todo o Estado. “Temos nos câmpus de Araruna e Patos, que são polos de Ciências Exatas, turmas específicas para aulas de olimpíadas, focadas em estudantes de escolas públicas”, explicou o professor.

Como a escola do aluno Eduardo o preparou previamente para a primeira fase da Olimpíada, agora ficou a cargo da UEPB torná-lo apto a se classificar para a etapa internacional. “A Universidade Estadual da Paraíba está dando todo o suporte acadêmico e pedagógico para que Eduardo faça essa prova”, esclareceu César Soares. “Foi decisão da coordenação estadual incentivar os estudos e treinos durante uma semana de aulas intensivas em Matemática e Física avançadas”, completou.

E sobre o futuro do aluno prodígio, engana-se quem pensa que Eduardo pretende cursar Física na graduação. “Como eu sempre tive interesse em jogos eletrônicos, percebi que além de jogar poderia também criar. Assim, meu interesse é ingressar no curso de Programação”, planeja Eduardo, deixando claro a opção por uma área que, como a Física, também depende de raciocínio lógico. “Nunca tive dificuldade com a disciplina e ter ganhado medalhas na Olimpíada do ano passado me mostrou que poderia superar os obstáculos até a fase internacional”, acrescentou. Para ele, a preparação realizada pela UEPB tem sido muito útil e a expectativa para a próxima etapa, claro, é de que consiga êxito.

 

Texto: Giuliana Rodrigues

O post Com apoio da UEPB, aluno do Ensino Médio participa de seletiva para etapa internacional da Olimpíada de Física apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Com o olhar atento às futuras promessas acadêmicas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), tem investido seu tempo e dedicação em jovens talentos. No próximo sábado, 2 de setembro, o estudante Eduardo de Oliveira Silva, de 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Geo Sul, em Leia Mais...

O post Com apoio da UEPB, aluno do Ensino Médio participa de seletiva para etapa internacional da Olimpíada de Física apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-08-30 20:03:42 [post_date] => 2017-08-30 20:03:42 [post_modified_gmt] => 2017-08-30 20:03:42 [post_modified] => 2017-08-30 20:03:42 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=34982 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/com-apoio-da-uepb-aluno-do-ensino-medio-participa-de-seletiva-para-etapa-internacional-da-olimpiada-de-fisica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/com-apoio-da-uepb-aluno-do-ensino-medio-participa-de-seletiva-para-etapa-internacional-da-olimpiada-de-fisica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/com-apoio-da-uepb-aluno-do-ensino-medio-participa-de-seletiva-para-etapa-internacional-da-olimpiada-de-fisica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 3ccaf3386906afe87b9a7657a569bef9 [1] => 95aa28c303aa06387accaade393ad2ac ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 8 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => com-apoio-da-uepb-aluno-do-ensino-medio-participa-de-seletiva-para-etapa-internacional-da-olimpiada-de-fisica )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Com apoio da UEPB, aluno do Ensino Médio participa de seletiva para etapa internacional da Olimpíada de Física

Array ( [post_title] => Com apoio da UEPB, aluno do Ensino Médio participa de seletiva para etapa internacional da Olimpíada de Física [post_content] => Clique para exibir o slide.

Com o olhar atento às futuras promessas acadêmicas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), tem investido seu tempo e dedicação em jovens talentos. No próximo sábado, 2 de setembro, o estudante Eduardo de Oliveira Silva, de 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Geo Sul, em João Pessoa, participará das provas da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), com vistas a se classificar para a etapa internacional da competição. Para tanto, tem contato com o auxílio da Instituição.

Em 2016, Eduardo se submeteu às provas da OBF e levou duas medalhas dentre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental: ouro na etapa estadual e prata na etapa nacional. Como resultado, agora faz parte da seletiva para a competição internacional, tendo ultrapassado mais de 190 mil alunos que inicialmente se candidataram.

De acordo com César Soares, professor de Física do Câmpus de Araruna da UEPB e coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Física, a Universidade apoia constantemente projetos voltados às Olimpíadas, a exemplo também das de Química e de Matemática. Assim, o suporte acontece através de projetos de extensão, dos quais participam alunos de todo o Estado. “Temos nos câmpus de Araruna e Patos, que são polos de Ciências Exatas, turmas específicas para aulas de olimpíadas, focadas em estudantes de escolas públicas”, explicou o professor.

Como a escola do aluno Eduardo o preparou previamente para a primeira fase da Olimpíada, agora ficou a cargo da UEPB torná-lo apto a se classificar para a etapa internacional. “A Universidade Estadual da Paraíba está dando todo o suporte acadêmico e pedagógico para que Eduardo faça essa prova”, esclareceu César Soares. “Foi decisão da coordenação estadual incentivar os estudos e treinos durante uma semana de aulas intensivas em Matemática e Física avançadas”, completou.

E sobre o futuro do aluno prodígio, engana-se quem pensa que Eduardo pretende cursar Física na graduação. “Como eu sempre tive interesse em jogos eletrônicos, percebi que além de jogar poderia também criar. Assim, meu interesse é ingressar no curso de Programação”, planeja Eduardo, deixando claro a opção por uma área que, como a Física, também depende de raciocínio lógico. “Nunca tive dificuldade com a disciplina e ter ganhado medalhas na Olimpíada do ano passado me mostrou que poderia superar os obstáculos até a fase internacional”, acrescentou. Para ele, a preparação realizada pela UEPB tem sido muito útil e a expectativa para a próxima etapa, claro, é de que consiga êxito.

 

Texto: Giuliana Rodrigues

O post Com apoio da UEPB, aluno do Ensino Médio participa de seletiva para etapa internacional da Olimpíada de Física apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Com o olhar atento às futuras promessas acadêmicas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), tem investido seu tempo e dedicação em jovens talentos. No próximo sábado, 2 de setembro, o estudante Eduardo de Oliveira Silva, de 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Geo Sul, em Leia Mais...

O post Com apoio da UEPB, aluno do Ensino Médio participa de seletiva para etapa internacional da Olimpíada de Física apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2017-08-30 20:03:42 [post_date] => 2017-08-30 20:03:42 [post_modified_gmt] => 2017-08-30 20:03:42 [post_modified] => 2017-08-30 20:03:42 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=34982 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCTS – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/com-apoio-da-uepb-aluno-do-ensino-medio-participa-de-seletiva-para-etapa-internacional-da-olimpiada-de-fisica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/com-apoio-da-uepb-aluno-do-ensino-medio-participa-de-seletiva-para-etapa-internacional-da-olimpiada-de-fisica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccts/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/com-apoio-da-uepb-aluno-do-ensino-medio-participa-de-seletiva-para-etapa-internacional-da-olimpiada-de-fisica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 3ccaf3386906afe87b9a7657a569bef9 [1] => 95aa28c303aa06387accaade393ad2ac ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 7 [1] => 2 [2] => 8 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => com-apoio-da-uepb-aluno-do-ensino-medio-participa-de-seletiva-para-etapa-internacional-da-olimpiada-de-fisica )