Física – Projetos de Pesquisa

PIBID - UEPB

Coordenação: José Jamilton Rodrigues dos Santos

Integrantes: João Hugo Baracuy da Cunha Campos / Altamir Souto Dias

Descrição: O PIBID é um programa concebido pelo Ministério da Educação, atendendo às atribuições legais da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para incentivar e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério (Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007), dentro das diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007), aos princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e Lei n° 11.947, de 16 de junho de 2009, no seu art. 31), à Portaria Normativa MEC n° 9, de 30 de junho de 2009, às normas do Edital CAPES/DEB N. 61/2013 – PIBID e à legislação em vigor aplicável à matéria. Em nosso subprojeto contempla 24 bolsistas discentes, 06 discentes voluntários e 3 bolsistas docentes, supervisores de escolas subjacentes ao Campus VIII da UEPB – Araruna.

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES MICROCLIMÁTICAS DO CAMPUS VIII - CCTS/UEPB

Coordenação: Prof. Dr. João Hugo Baracuy da Cunha Campos

Integrantes: Marcos Aurélio de Oliveira Santos

Descrição: O sistema atmosférico vem sendo um dos mais afetados nesses últimos séculos, principalmente no que diz respeito ao seu estado de equilíbrio termoquímico, pois as diversas atividades antrópicas têm alterado significativamente sua composição química. As alterações ambientais presentes nos centros urbanos são os mais sentidos pela população e geram microclimas específicos que podem ocasionar a formação de ilhas de calor e consequentemente o desconforto térmico. Tais mudanças podem ser provocadas, principalmente, pela expansão das cidades com uso e ocupação do solo sem planejamento, desmatamento das áreas verdes e poluição do ar. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa é estudar a dinâmica do sistema microclimático no campus VIII da UEPB a partir da análise do campo térmico e de suas relações com o uso e a ocupação do solo. A área de estudo será constituída por pontos com superfícies distintas, principalmente por conter área construída e áreas com superfícies vegetadas. A metodologia será conduzida com base nas seguintes fases: levantamento de dados meteorológicos da área; definição os pontos de coleta baseado na escala microclimática; cálculo do nível de desconforto térmico e estabelecimento de correlação com mapas gerados e elaboração de diretrizes. Espera-se que esse estudo forneça dados para pesquisas futuras, contribuindo assim para a difusão científica do conhecimento entre vários pesquisadores e instituições científicas e tecnológicas do país.

EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO COMO SUBTITUIÇÃO PARCIAL DE AGREGADOS GRAUDOS EM CONCRETOS

Coordenação: Prof. Dr. João Hugo Baracuy da Cunha Campos

Integrantes: Celiane Cabral Belarmino

Descrição: Um grande problema atrelado a urbanização é o elevado volume de resíduos oriundos dos processos construtivos das cidades. Tais resíduos necessitam de uma destinação adequada devido as suas características nocivas ao ambiente. Uma solução viável é a reutilização desse material na própria construção civil, transformando-os em agregados reciclados. Esse processo promove os efeitos da sustentabilidade, além de minorar a contínua extração de matéria prima, adentrando na problemática da possível escassez dos recursos utilizados nas obras. Diante disso, este trabalho objetiva analisar a substituição parcial dos agregados graúdos naturais do concreto por agregados graúdos provenientes da reciclagem dos Resíduos da Construção e Demolição. Para isso, serão analisados traços de concreto contendo três porcentagens de substituição (10%, 20% e 30%) do agregado natural pelo agregado reciclado, partindo-se de um traço de concreto estrutural com resistência média em torno de 30 Mpa, e realizando uma análise quanto ao comportamento mecânico de resistência à compressão simples e a verificação quando a abrasão do agregado reciclado.

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GOVERNANÇA

Coordenação: Profa. Dra. Alessandra Gomes Brandão

Integrantes: Marcionila Fernandes / Carlos Henrique Ruyz / João Hugo Baracuy da Cunha Campos Descrição:

Descrição: Contribuir para a renovação teórica e conceitual da ação pública orientada para o desenvolvimento do Estado da Paraíba através da: Produção e Difusão do conhecimento, buscando subsidiar a ação pública governamental; Pesquisa, avaliação e monitoramento de políticas públicas; Preparação e Formação de quadros para o estado.

ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE CIÊNCIA

Coordenação: Profa. Dra. Alessandra Gomes Brandão

Integrantes: Altamir Souto Dias

Descrição: No âmbito do Ensino de Ciências, o Ensino Não Formal ou, os Espaços não Formais de Ensino, como é atualmente denominado, têm tido um importante crescimento, uma vez que o mesmo é atualmente entendido como um importante aliado do Ensino de Ciências em âmbito Formal. O aumento das experiências nessa área deve-se, especialmente, a busca por alternativas que auxiliem no enfrentamento de uma já histórica crise no Ensino de Ciências, que inclui desde dificuldades para formar professores e, especialmente com uma formação renovada, até a constatação de que o ensino de ciências tradicionalmente realizado é desinteressante e privilegia a memorização de conceitos estanques, como está bem registrado nos PCN´s (BRASIL, 1999). Por outro lado, o campo de Ensino não Formal das Ciências é uma área de estudo recente, mas que tem se mostrado como uma importante alternativa para tornar o Ensino de Ciências mais dinâmico e prazeroso. Dessa forma, torna-se importante conhecer a analisar o que tem sido feito nessa área e o potencial pedagógico dessas atividades.

MENINAS NA FÍSICA E NA ENGENHARIA CIVIL: ESTRATÉGIAS PARA ENTRADA E MANUTENÇÃO DE MENINAS NOS CURSOS DA UEPB (ARARUNA)

Coordenação: Profa. Dra. Alessandra Gomes Brandão

Integrantes: Altamir Souto Dias / Marcionila Fernandes

Descrição: O projeto oferece um conjunto de atividades cientifico-culturais a cerca de mil meninas de escolas públicas da região do curimataú paraíbano, com vistas a incentivá-las e prepara-las para os curso de Física e Engenharia Civil do campus VIII da UEPB.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL PEDRA DA BOCA: UMA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL(ARARUNA)

Coordenação: Profa. Dra. Alessandra Gomes Brandão

Integrantes: Altamir Souto Dias / João Hugo Baracuy da Cunha Campos

Descrição: O projeto de extensão, aprovado com recursos no Edital MEC 2016, prevê a execução de três projetos dentro do Parque Estadual Pedra da Boca, em Araruna-PB. (1) um plano de Comunicação Ambiental para o PEPB; (2) Ações de Educação Ambiental: Domingo no Parque (realizado a cada 15 dias no PEPB durante 01 ano; Pesquisa, organização para geração de um catálogo com as principais formações rochosas (Pedras), Fauna e Flora do Parque.