Licenciatura em Física

Turno: Matutino e Vespertino

Duração: Mínimo de 8 semestres e máximo de 12 semestres.

Modalidade: Seriado/Semestral

Regime acadêmico: Integral

Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/030/2013

Formação profissional: Licenciado em Física

Campo de atuação profissional: Ensino de Física

Contato: lic.fisica.ccts@setor.uepb.edu.br

Laboratório de Física I

Responsável:
Prof. Dr. Raoni Sávio de Negreiros Moreira

Objetivos:
Introduzir métodos e técnicas básicas para realização de experimentos de Física e uma posterior análise dos resultados. A disciplina também visa fomentar a iniciativa e análise racional para compreender fenômenos naturais.

Serviços Prestados:
A disciplina Laboratório de Física I é oferecida semestralmente pelo Departamento de Física do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde – CCTS, da Universidade Estadual da Paraíba, possuindo uma carga horária de 30 horas. Nesta disciplina, o estudante será apresentado aos fundamentos de instrumentação e realizará experimentos, referentes aos conceitos físicos vistos nos cursos teóricos de Física Básica. Com isso, o aluno aprenderá ferramentas fundamentais da atividade de física experimental, em particular, algumas técnicas básicas de medições e análise de dados. Além disso, a disciplina deve permitir ao estudante identificar e compreender as limitações de modelos ou idealizações teóricas, assim como estabelecer conexões destas com o mundo real.


Laboratório de Física II

Responsável:
Prof. Dr. Kelly Christian

Objetivos:
Introduzir conceitos relacionados à medição de grandezas elétricas, e à observação de algumas propriedades básicas de elementos simples usados em circuitos elétricos, tais como, resistores, capacitores e indutores, bem como as características básicas de circuitos resistivos simples: RC, RL e RLC.

Serviços Prestados:
A disciplina Laboratório de Física II é oferecida semestralmente pelo Departamento de Física do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde – CCTS, da Universidade Estadual da Paraíba, possuindo uma carga horária de 30 horas. Nesta disciplina, o estudante será apresentado aos fundamentos de instrumentação e realizará experimentos, referentes aos conceitos físicos vistos nos cursos teóricos de Física Básica II. Com isso, o aluno aprenderá ferramentas fundamentais da atividade de física experimental, em particular, algumas técnicas básicas de medições e análise de dados. Além disso, a disciplina deve permitir ao estudante identificar e compreender as limitações de modelos ou idealizações teóricas, assim como estabelecer conexões destas com o mundo real.


Laboratório de Física III

Responsável:
Prof. Dr. Mario Cesar Soares Xavier

Objetivos:
Introduzir conceitos relacionados à medição de grandezas elétricas, e à observação de algumas propriedades básicas de elementos simples usados em circuitos elétricos, tais como, resistores, capacitores e indutores, bem como as características básicas de circuitos resistivos simples: RC, RL e RLC.

Serviços Prestados:
A disciplina Laboratório de Física III é oferecida semestralmente pelo Departamento de Física do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde – CCTS, da Universidade Estadual da Paraíba, possuindo uma carga horária de 30 horas. Nesta disciplina, o estudante será apresentado aos fundamentos de instrumentação e realizará experimentos, referentes aos conceitos físicos vistos na disciplina teórica Física Básica 3. Com isso, o aluno aprenderá ferramentas fundamentais da atividade de física experimental, em particular, algumas técnicas básicas de medições e análise de dados. Além disso, a disciplina deve permitir ao estudante identificar e compreender as limitações de modelos ou idealizações teóricas, assim como estabelecer conexões destas com o mundo real.


Laboratório de Física IV

Responsável:
Prof. Dr. Mario Cesar Soares Xavier

Objetivos:
Pretende-se explorar o conteúdo a partir de exposições dialogadas, seguindo a abordagem de problemas centrais, com foco no aprofundamento dos temas mais relevantes para o domínio dos conceitos na mecânica quântica. Algumas dessas questões são estudadas em conjunto e apresentadas em momentos de aprofundamento do conteúdo apresentado.

Serviços Prestados:
Proporcionar ao aluno um contato sistemático com a experimentação envolvendo experiências de Fíisca Moderna. O processo de ensino/aprendizagem dar-se-á, numa relação teórico/prática, utilizando-se das diversas abordagens de laboratório, tanto com equipamentos e/ou Kits manufaturados, como também com material confeccionado nas atividades desenvolvidas. Discussão e questionamentos acerca dos fenômenos relacionados com os fenômenos físicos descritos na ementa.


Computational Method Laboratory – COMEL

Responsável:
Prof. Dr. Valdecir Alves dos Santos Júnior

Objetivos:
O Laboratório de métodos computacionais da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VIII, Araruna-PB, o COMEL – Computacional Methods Laboratory tem por finalidade apresentar estudos em dinâmica dos fluidos computacionais e tratamento de imagens. Desta forma, as pesquisas realizadas se concentram em resultados numéricos do comportamento do fluido em situações reais da Engenharia, tais como aquecimento e resfriamento de fluidos em dutos e canais, assim como escoamento em fraturas e carste, e de estudos em tratamento de imagens em diversos campos, como em saúde, no caso de melhoramento em ressonâncias, raio-x e identificação de elementos em imagens na área de Patologia Oral.

Serviços Prestados:
Desenvolvimento de pesquisas – PIBIC/TCC. 2 alunos PIBIC; 2 alunos de TCC.

Coordenador: Prof. Dr. Mário Cesar Soares Xavier
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5782444178715342

Doutor pela Universidade Federal da Paraíba, atuando na área Ótica, possui mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba e graduação em Física pela Universidade Federal da Paraíba . Coordenador Estadual da Olimpíada Brasileira de Física (OBF e OBFEP), membro do Comitê Nacional da OBF. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ótica e sistemas mesoscópicos , atuando nos seguintes temas: Fotônica em meios desordenados, localização de Anderson da luz, quebra de simetria de paridade, médios ópticos fortemente desordenados, espalhamento múltiplo, nanopartículas de núcleo-casca. Laser de diodo, realimentação ótica ortogonal e Mecânica Quântica. Atualmente é professor da Universidade Estadual da Paraíba, vinculado ao Departamento Física do Campus VIII/CCTS na cidade de Araruna – PB, desenvolve trabalho de pesquisa a área de Fotônica em meios desordenados, Orienta trabalhos de Extensão e PIBIC. Atualmente é Revisor da revista Principia (IFPB).

 

 

Coordenadora Adjunta: Profª. Drª. Gabriela Coutinho Luna
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8615120041846954

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2013); mestrado em física pela Universidade Federal de Campina Grande (2016), no qual desenvolveu pesquisa na área de buracos negros acústico; e doutorado em física pela Universidade Federal da Paraíba, no qual pesquisou por modificações da gravitação em escala atômica. Atuou como pesquisadora de pós doutorado da Universidade Federal de Campina Grande (2021-2022). Professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba, campus VIII. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação.

 

 

 

 

Secretária do Curso: Amanda da Silva Ferreira de Melo

Contato: amanda.melo@servidor.uepb.edu.br

Docentes Efetivos

Docentes Substitutos

OS EFEITOS DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA SOBRE AS MEDIDAS DE ESPAÇO E TEMPO

Docente Responsável – Gabriela Coutinho Luna

Antes da formulação da Teoria da Relatividade Restrita, era a Mecânica Newtoniana que descrevia o movimento dos corpos, tanto do ponto de vista da cinemática, quanto da dinâmica. Esta é baseada num princípio de relatividade que afirma que as leis da mecânica são as mesmas para qualquer observador em um sistema de referência inercial, que se mova em movimento retilineo e uniforme em relação a outro referencial. Na teoria de Newton, as equações que descrevem um evento físico, em um determiando referencial, são as transformações de Galileu. Para estas transformações de coordenadas, a medida de comprimento de um dado objeto é a mesma, independente do sistema de referência no qual é observado, isto é, o comprimento é invariante. Nesta teoria, as componentes medidas da aceleração de uma partícula não são afetadas pela velocidade relativa uniforme do sistema de referência. Como na Física Clássica a massa também não é afetada pelo movimento do sistema de referência, temos que o produto F ⃗=ma ⃗ será o mesmo para todos os observadores inerciais. Com isto, cada observador obtém a mesma medida para a força. Assim, como afirma o princípio de relatividade Newtoniano, as leis da mecânica são as mesmas em todos os sistemas inerciais. Formulada por Einstein, em 1905, a Teoria da Relatividade Restrita surge trazendo novas concepções sobre as medidas de espaço, de tempo e sobre o conceito de simultaneaidade. Aqui, as transformações de Galileu são substituidas pelas de Lorentz. O que traz consequências para a medida de espaço e tempo. Estes são considerados, nesta teoria, uma única entidade, indissociável, chamada espaço-tempo (RINDLER, 2006). Primeiro, se o tempo não é mais absoluto, um evento que podia ser considerado simultâneo a outro, na relatividade Newtoniana, aqui não é mais simultâneo. Este conceito passa a ser relativo. E além disso, o tempo sofre uma dilatação quando medido por observadores em referenciais diferentes, que se movam com uma velocidade relativa, um em relação ao outro (RESNICK, 1968). Outra consequência é com relação a medida de espaço. Este se contrai na TRR. Um observador em um referencial mede um comprimento diferente do medido por um observado em outro sistema de referência, desde que esse se mova com uma velocidade relativa constante e próxima a da luz. Tudo isso é consequência dos postulados da Teoria da Relatividade Restrita. Este projeto tem por finalizade fazer um estudo sobre a Teoria da Relatividade Restrita, levando o aluno a adentrar numa área da física que tem pesquisas atuais sobre questões ainda não explicadas físicamente: a gravitação e cosmologia.


IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE BAIXO CUSTO DA IRRADIAÇÃO SOLAR NAS REGIÕES URBANA E RURAL DE ARARUNA – PB

Docente Responsável – Mário César Soares Xavier

Implementar e validar um sistema de monitoramento de baixo custo para medir a irradiação solar nas região de Araruna-PB, utilizando sensores LDR e um pirânometro para calibração e comparação.


MEDIÇÃO DO COEFICIENTE DE ATENUAÇÃO ÓPTICA DE MATERIAIS FRACAMENTE ESPALHADORES UTILIZANDO SISTEMA DE VARREDURA AUTOMÁTICA

Docente Responsável – Mário César Soares Xavier

Medir e determinar o coeficiente de atenuação óptica de materiais fracamente espalhadores utilizando um sistema de varredura automática controlado por Arduino.


Teste de Modelos Cosmológicos: Preparação para o BINGO-ABDUS

Docente Responsável – José Jamillton Rodrigues dos Santos

Buscaremos realizar os mapas de intervalos de validade dos modelos obtidos e verificar a sua compatibilidade em confiança, inicialmente para o banco de dados de outros experimentos, disponível na plataforma Project Jupyter, e em seguida, uma vez disponíveis os dados do Radiotelescópio BINGO, avaliar a precisão dos modelos cosmológicos, ou mesmo, do comportamento assintótico desses modelos, de modo a contribuir com uma das linhas de atuação do Projeto BINGO-ABDUS.


Manipulação coerente de luz em átomos de dois níveis: teoria e simulação

Docente Responsável – Raoni Sávio de Negreiros Moreira

Construir estratégias experimentais para a amplificação e o armazenamento coerente de um feixe de luz portando carga topológica, buscando uma realidade física que seja capaz de ser utilizada em um posterior experimento no Laboratório de Óptica e Física Atômica do CCTS/UEPB.


Grupo de Estudos em Imagens e Dinâmica dos Fluidos Computacional – GEIDFC

Docente Responsável -Valdecir Alves dos Santos Júnior

O Grupo de Estudos em Imagens e Dinâmica dos Fluidos Computacional (GEIDFC) é ligado ao Laboratório de métodos computacionais da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VIII, Araruna-PB, o COMEL ¿ Computacional Methods Laboratory. Este grupo tem por finalidade apresentar estudos em dinâmica dos fluidos computacionais e tratamento de imagens. Desta forma, as pesquisas realizadas se concentram em resultados numéricos do comportamento do fluido em situações reais da Engenharia, tais como aquecimento e resfriamento de fluidos em dutos e canais, assim como escoamento em fraturas e carste, e de estudos em tratamento de imagens em diversos campos, como em saúde, no caso de melhoramento em ressonâncias, raio-x e identificação de elementos em imagens na área de Patologia Oral.


ANÁLISE DE ESCOAMENTO DE ÓLEO PESADO VIA MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS EM DUTOS COM INCRUSTAÇÕES

Docente Responsável -Valdecir Alves dos Santos Júnior

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo numérico/analítico do escoamento de óleo pesado em seções transversais de dutos circulares com incrustações. A abordagem numérica se trata da simulação via método de elementos finitos em seções transversais dos dutos via software livre FreeFem++. Os resultados são avaliados para três tipos de óleos pesados com densidade relativa e API de 0,9648 e 14,6º API com a viscosidade dependente da temperatura. Perfis de velocidade e parâmetros de interesses são encontrados e discutidos. Estrutura de malhas são estudadas para melhor convergência e aplicação do método. O método integral de Galerkin também é aplicado, via simulação no software Maple 2022 e as duas abordagens são discutidas, comparadas e avaliadas.


ANÁLISE DA TORTUOSIDADE NA CLÁSSICA EQUAÇÃO DE KOZENY-CARMAN

Docente Responsável -Valdecir Alves dos Santos Júnior

Este projeto aborda o problema de analisar a incorporação de definições, na literatura, da tortuosidade no conceito de fator de forma para geometrias genéricas, como seções transversais de meios capilares. A proposta é abranger/generalizar o fator de forma para meios porosos, incorporando a tortuosidade e o número de Poiseuille no cálculo do fator de forma, oferecendo uma abordagem mais abrangente e precisa para a análise desses sistemas.

Projeto BINGO-Esperança no Espaço

Docente Responsável – José Jamilton Rodrigues dos Santos

O projeto tem por objetivo a coordenação do subprojeto1 da colaboração BINGO-Esperança no Espaço em três vertentes: 1. O aprimoramento de equipamentos e modelos teóricos para o Radiotelescópio BINGO, seja em suas aplicações técnicas de construção e funcionamento, seja para o desenvolvimento de áreas da cosmologia e da radioastronomia para o tratamento de dados obtidos do experimento. 2. O aperfeiçomento da construção de telescópio junto aos reeducandos da cadeia pública de Esperança-PB sob o escopo do Projeto de Ressocialização Esperança no Espaço. 3. A formação em Astronomia e Astrometria para os Reeducandos do Esperança no Espaço e para os recebedores dos telescópios construídos.


Preparação para Olimpíadas Brasileira de Física nas Escolas públicas do Municíıpio de ARARUNA-PB e região

Docente Responsável – Mario Cesar Soares Xavier

O ensino das ciências exatas em específico à Física na rede pública de ensino continua sendo um desafio e acumula algumas das maiores dificuldades da formação básica em nosso país. Um dos fatores que poderíamos elencar é a falta de transversalidade nos conteúdos temáticos do currículo padrãoo. Baseado na importância de incentivar os nossos alunos ainda no ensino fundamental e médio, foi criado o projeto “Preparaão para Olimpíadas Brasileira de Física nas escolas públicas do município de Araruna e Região-PB”, que tem como proposta principal a organizção das Olimpíadas Brasileiras de Física nas Escolas Públicas de Araruna e municípios vizinhos ampliando os canais de colaboração entre a Universidade e a rede pública de ensino. As aulas serão ministradas em dois turnos, nas salas do CCTS, campus VIII da UEPB, pelos alunos vinculados ao projeto sob orientação e supervisão constante do professor coordenador. Durante as mesmas onde serão apresentados os conteúdos cobrados na prova da OBFEP, com resolução de muitos exercícios, e também a solução das provas dos anos anteriores, ao térrmino das aulas práticas e teóricas os alunos participantes do projeto farão a 1º e 2º Fase da OBFEP. Após a conclusão das ações extensionistas espera-se que o projeto funcione como um mecanismo didático facilitador no ensino das ciências exatas, estimulando nos alunos um interesse pela carreira cientifica, e fazendo com que eles fiquem com uma visão mais ampla da Física como uma ciência experimental e encontrem a importância da disciplina no seu cotidiano.