Pesquisa
TITULO | RESUMO | DOCENTES RESPONSÁVEIS | QUANTIDADE DE DISCENTES ENVOLVIDOS | QUANTIDADE DE TÉCNICOS ENVOLVIDOS | POSSUI FINANCIAMENTO? |
LIXO DO BOM: Educação ambiental para coleta seletiva na EMEF Branca de Neve – Araruna – PB | A educação ambiental é fundamental para promover sensibilização e mudanças de comportamento sobre a importância do manejo ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. Sendo assim, este projeto tem como objetivo a promoção da educação ambiental e a consolidação da prática de coleta seletiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Branca de Neve, no município de Araruna – PB, que atende crianças entre 6 e 10 anos. As ações incluem toda a comunidade escolar da instituição, na realização de atividades lúdicas alinhadas com décimo primeiro objetivo do desenvolvimento sustentável proposto pela ONU. Através de palestras, oficinas e campanhas educativas, ocorrerá a sensibilização de alunos, professores e funcionários da escola sobre a importância da separação correta dos resíduos e os impactos ambientais do descarte inadequado. Espera-se como resultado uma maior adesão a coleta seletiva na escola e o desenvolvimento de uma consciência ambiental mais sólida, contribuindo para tornar o ambiente escolar e a comunidade mais sustentáveis e resilientes. Vale a pena ressaltar que, a implementação da coleta seletiva na escola não só contribuirá para a redução da quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário, mas também estimulará a reflexão sobre o consumo consciente e a responsabilização socioambiental. | Igor Souza Ogata | 9 | 0 | Não |
LIXO DO BOM: Educação ambiental para coleta seletiva na EMEF Professor João Moreira Soares– Araruna – PB | Ambientes urbanos são ecossistemas propícios a problemas ambientais, o que contribui negativamente na manutenção de uma vida saudável para os seres humanos. Nesse cenário, os resíduos sólidos se apresentam como um dos principais causadores desses problemas, especialmente quando dispostos de forma inadequada. Sendo assim, este projeto de extensão tem o intuito de consolidar a coleta seletiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Moreira, localizada na cidade de Araruna – PB e que atende crianças entre 6 e 10 anos. Essa decisão se fundamenta no fato de que o ambiente escolar participa do processo de construção da personalidade e dos costumes dos cidadãos, no qual, é possível adquirir habilidades que serão usadas por toda vida, incluindo, portanto, a prática da coleta seletiva. Para isso, serão realizadas adequações na infraestrutura de manejo dos resíduos sólidos da escola, além de treinamento com funcionários e professores e atividades lúdicas de educação ambiental com os alunos, consolidando a coleta seletiva da instituição e sensibilizando a comunidade escolar a ser agente multiplicadora dessa ideia. | Igor Souza Ogata
Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro |
3 | 0 | Não |
CAIXA DE AREIA: IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE ARARUNA/PB | Trabalhar conteúdos ligados a área de Geociências, estimula, por parte dos alunos, a intuição, o desenvolvimento da linguagem visual, apreciação de formas e estética, raciocínio e representação espacial, além da análise de eventos diretamente ligados ao meio ambiente e como esses fenômenos se estabelecem, criando assim um pensamento sustentável, visualizando fatores que podem ajudar e prejudicar o meio ambiente. A partir dessa perspectiva, este projeto, utiliza de uma tecnologia que une o mundo virtual ao mundo real, ocorrendo a inserção de objetos virtuais em ambientes físicos. A implementação dessas tecnologias em escolas públicas pode incentivar crianças e adolescentes a entrarem no ramo da ciência e futuramente contribuírem para o desenvolvimento científico, tecnológico e ambiental do país. Além disso, esse projeto busca capacitar professores e promover aulas interativas com estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas do município de Araruna/PB, permitindo que o uso da tecnologia de realidade aumentada ajude no aprimoramento da qualidade do ensino e no conteúdo das geociências. Na primeira fase será feita a revisão bibliográfica sobre o tema, melhoria da estrutura da caixa de areia, uso e calibração dos softwares e equipamentos, divulgação do projeto nas escolas da cidade e realização de aulas interativas com os alunos e professores. A segunda fase é destinada ao planejamento das atividades que serão realizadas, estudo e funcionamento da caixa de areia, bem como sobre os assuntos que serão ensinados com o seu auxílio didático. Por fim, na terceira fase, os membros da equipe visitarão as escolas do município divulgando o projeto nas salas de aula, incentivando a participação e registrando a inscrição dos interessados, e em conclusão, ocorrerão as aulas, nas quais a caixa de areia será usada como recurso didático principal. | ALAN BARBOSA CAVALCANTI | 1 | 1 | Não |
CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM ENGENHARIA CIVIL | Durante seu período de graduação o aluno deve adquirir vários conhecimentos necessários para que ao fim da sua formação se torne um profissional capaz de enfrentar as dificuldades encontradas nas obras de engenharia. Para garantir a base de um referencial científico e teórico relevante para a vida pós-acadêmica do estudante, devem ser empregadas várias formas de aprendizado. O uso de diversas ferramentas no processo de aprendizado garante que o aluno aprenda de forma mais eficiente, de modo a conseguir, posteriormente, aplicar esse conhecimento na prática. Para que o acadêmico faça essa transição para o mercado de trabalho da forma mais adequada é necessário que ele possua conhecimentos das novidades tecnológicas, ferramentas utilizadas em cada Área, e as dificuldades encontradas por profissionais já atuantes. Contudo, tais fatores muitas vezes são abordados em salas de aula de forma superficial. Avaliando a situação, vê-se a necessidade da capacitação dos estudantes de Engenharia Civil da UEPB no Campus VIII/Araruna-PB e de outras instituições de ensino superior da Paraíba e estados vizinhos. Assim, o projeto Expo Civil foi idealizado a fim de garantir a exposição de novos conhecimentos para os alunos na forma de pesquisas científicas, palestras e minicursos. Deste modo, com o projeto de capacitação, pretende-se levar novos conhecimentos mais voltados ao mercado de trabalho, de diferentes formas, com o objetivo de tornar o aprendizado mais próximo de sua aplicabilidade na prática, contribuindo para a formação profissional dos participantes do evento. | ALAN BARBOSA CAVALCANTI
MARIA ADRIANA DE FREITAS MAGERO RIBEIRO IGOR SOUZA OGATA. |
4 | 0 | Não |
Engenharia e Sociedade: Uma proposta de conscientização quanto à segurança no trânsito. | Com o objetivo de promover a conscientização sobre a segurança no trânsito, especialmente na cidade de Araruna, este projeto destaca-se por sua abordagem multidisciplinar e participativa. Envolve a colaboração ativa de alunos de Engenharia Civil e membros da comunidade local. Por meio de diversas atividades educativas e práticas, busca-se não apenas reduzir os problemas no trânsito, mas também fomentar uma cultura de segurança e responsabilidade viária. Desde palestras informativas até eventos de divulgação, esta iniciativa visa contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida de todos os envolvidos. |
Loredanna Melyssa Costa Souza de Almeida Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro. |
5 | 0 | Não |
Pilares Consultoria Júnior de Engenharia Civil – Araruna – PB | Empresa Júnior (EJ) é por definição, uma associação civil sem fins lucrativos, com foco totalmente educacional que presta serviços de consultoria e assessoria, objetivando aliar a teoria de sala de aula à prática de mercado, por meio de projetos. Estruturalmente é um grupo formado e gerido única e exclusivamente por alunos de cursos de graduação espalhados em todo o país. Seu principal objetivo deve proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar e aprimorar os conhecimentos teóricos, adquiridos durante o curso, por meio do exercício prático da atividade na EJ. Os alunos que passam pela experiência de compor o quadro de membros de uma Empresa Júnior, adquirem um grande diferencial antes mesmo de chegar no mercado como profissionais sêniores, visto que ele antecipou a prática empresarial, técnica e profissional, posicionando-o em situações reais, ao qual ele terá que tomar ações e decisões que lhe dará a experiência necessária para se tornar um profissional cada vez mais seguro e capaz de agir com ética e profissionalismo. A empresa visa atuar no campo da construção civil a partir da realização de projetos e o suporte será destinado aos clientes residentes na área, de localização da Pilares Consultoria Júnior e cidades vizinhas, com o intuito de atender a demanda da sociedade em geral, bem como, adquirir habilidades empresariais, como organizações de reuniões mensais, palestras, minicursos de capacitação com o objetivo de prevalecer profissionais capacitados para a área de atuação da empresa. Além disso, promover estudos, revisões bibliográficas e relatórios para execução do projeto. Durante o período de atuação da EJ houve muitas conquistas a serem destacadas, 3 indicadores exemplificam os maiores impactos que os membros e a EJ causaram, não só na vida acadêmica e profissional dos membros, mas também na vida dos clientes que receberam os produtos e serviços, são eles: mais de 60 estudantes já envolvidos, mais de 80 projetos entregues e mais de 15 cidades diferentes impactadas. Os resultados de todos os esforços somados, culminaram na satisfação total dos clientes, onde foi possível alcançar 100% em NPS (Net Promoter Score). Desta forma os resultados do ano de 2023 foram muito gratificantes e impactaram não apenas os alunos com a vivência empresarial, como também, os clientes envolvidos. |
Loredanna Melyssa Costa Souza de Almeida
Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro. |
19 | 0 | Não |
JIU JITSU: A ARTE ABRINDO NOVOS CAMINHOS | O projeto ocorrerá na Universidade Estadual da Paraíba-Campus VIII, localizadana cidade de Araruna-PB. As aulas serão ministradas durante dois encontros semanais, sendo eles na terça e quinta-feira das 19 horas às 21horas. O aluno aprenderá as técnicas e exercícios marciais, bem como história, filosofia, código de conduta social, princípios éticos e morais. O objetivo é possibilitar aos graduandos do Campus VIII e a toda comunidade da cidade de Araruna-PB o acesso ao conhecimento e aprendizagem da arte marcial JIU JITSU, assim como, propiciar melhoria na qualidade de vida dos 6 praticantes nos aspectos: físico, mental e social. Espera-se que com a implantação do projeto seja disseminada a prática do Jiu-jitsu, não apenas como um esporte, mas sim como uma ação formadora, reflexiva, e que busque trabalhar os valores morais de cada participante. A implantação do projeto também será útil para elevação do aspecto social previsto pela universidade, demonstrando a relação transformadora entre a instituição de ensino e a sociedade através do esporte. O presente projeto proporcionará também a importante missão de atingir a uma parcela da população local que apresenta carência de acesso a atividades desportivas, tendo em visto que proporcionará aulas de jiu-jitsutotalmente grátis. | DANIEL BARACUY DA CUNHA CAMPOS | 1 | 1 | Não |
Capacitação em práticas sustentáveis de acordo com a agenda ESG -Environmental, Social, and Governance | O ESG (Environmental, Social, and Governance) é uma cultura de negócios que não leva apenas em consideração o lucro das empresas, mas também os impactos ambientais, sociais e de governança corporativa que são gerados para que as empresas possam conseguir se alavancar financeiramente. A agenda ESG apresenta métricas que orientam as organizações a desenvolverem a sustentabilidade. Nas últimas décadas a sociedade passou a exigir de governos e empresas mudanças na condução dos negócios, devido a percepção de riscos globais, principalmente as mudanças climáticas. Neste contexto o Brasil lançou a política de neoindustrialização com metas para 10 anos, até 2033. Aliada a esta temática este projeto extensionista tem como objetivo principal difundir e sensibilizar a agenda ESG como ferramenta para o desenvolvimento sustentável. Para tal pretende-se realizar palestras, minicursos e workshops em empresas, startups, prefeituras, órgãos públicos, estabelecimentos de ensino, associações, fundações e nos próprios centros da UEPB. Em relação ao público-alvo espera-se contribuir para o desenvolvimento do senso de responsabilidade de todos em relação ao combate das mudanças climáticas. A participação dos discentes neste projeto lhe dará oportunidade de despertar uma nova mentalidade como futuro profissional, com relação as questões de sustentabilidade dos negócios. Deste modo a propositura de um projeto de capacitação em práticas sustentáveis ESG na conjuntura atual se apresenta como essencial para o desenvolvimento local e regional. | Maria das Vitórias do Nascimento
Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro |
7 | 0 | Não |
LIXO DO BOM: Educação ambiental para coleta seletiva na EMEF Marizete Araújo Bezerra – Araruna – PB | A educação ambiental é fundamental para promover sensibilização e mudanças de comportamento sobre a importância do manejo ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. Sendo assim, este projeto tem como objetivo a promoção da educação ambiental e a consolidação da prática de coleta seletiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marizete Araújo Bezerra, no município de Araruna – PB, que atende crianças entre 6 e 10 anos. As ações incluem toda a comunidade escolar da instituição, na realização de atividades lúdicas alinhadas com décimo primeiro objetivo do desenvolvimento sustentável proposto pela ONU. Através de palestras, oficinas e campanhas educativas, ocorrerá a sensibilização de alunos, professores e funcionários da escola sobre a importância da separação correta dos resíduos e os impactos ambientais do descarte inadequado. Espera-se como resultado uma maior adesão a coleta seletiva na escola e o desenvolvimento de uma consciência ambiental mais sólida, contribuindo para tornar o ambiente escolar e a comunidade mais sustentáveis e resilientes. Vale a pena ressaltar que, a implementação da coleta seletiva na escola não só contribuirá para a redução da quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário, mas também estimulará a reflexão sobre o consumo consciente e a responsabilização socioambiental. | Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro
Igor Souza Ogata |
4 | 0 | Não |