Bacharelado em Engenharia Civil

Turno: Integral

Duração: Mínimo de 10 semestres e máximo de 15 semestres.

Modalidade: Seriado/Semestral

Regime acadêmico: Integral

Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/ 032/2010

Formação profissional: Bacharel em Engenharia Civil

Campo de atuação profissional: Curso generalista na área de Engenharia Civil

Em breve!

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro
CV: http://lattes.cnpq.br/7697750384944092

Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Doutora em Recursos Naturais pela UFCG, com Doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa (ICS). Professora efetiva do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Tem experiência na área de Gestão de Recursos Hídricos, atuando nos seguintes temas: Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos (outorga e cobrança), Participação Pública, Meio Ambiente e Saneamento

 

 

Coordenadora adjunta: Profa. Dra. Maria Das Vitórias do Nascimento
CV: http://lattes.cnpq.br/1173283848995598

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFCG (2011), Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFCG (2023), área Geotécnica/Mecânica e Gerência de Pavimentos. Tem experiência na elaboração de Estudo de Impacto Ambiental EIA/RIMA em barragens. Atualmente é professora efetiva do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus VIII – Araruna/PB. Atua em pesquisas e extensão, com ênfase em ESG (Environmental, Social, and Governance), Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional Sustentável e em pavimentação com revestimentos delgados (Microrrevestimento – MRAF).

 

 

 

 

Secretário do Curso: Téc. Adm. João Maria Felisberto da Silva

Contato: secengenhariaciviluepb@gmail.com

 

 

Docentes Efetivos

Docentes Substitutos

  • Dra. Andreza Costa Miranda – dezacm@gmail.com
  • Dr. Imarally Vitor de S. Ribeiro Nascimento – imarally.souza@hotmail.com
  • Me. Eduardo Morais de Medeiros – mm.edu@hotmail.com
  • Me. Daysan Fritzgirard K. Leal de Medeiros – daysanmedeiros@gmail.com
  • Me. Lauandes Marques de Oliveira – lauandesmarques@gmail.com
  • Me. Luísa Eduarda Lucena de Medeiros – lu.mdeiros@gmail.com
  • Me. Rafael de Brito Cândido Gomesrbcandidog@gmail.com
  • Me. Welky Klefson Ferreira de Brito – klefsonbrito@hotmail.com
  • Esp. José Edvaldo Pereira dos Santos – jedvaldorn@hotmail.com

Prof. Arthur Henrique França Figueiredo Leão – arthurleao04@gmail.com

DESENVOLVIMENTO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

Docente Responsável – Prof. Dr. Igor Souza Ogata

A vigilância da qualidade da água para consumo humano não é universalmente implementada no Brasil e pouco se sabe sobre o nível de implementação a nível local. Nesse sentido, este projeto se propõe a desenvolver um índice capaz de verificar o grau de implementação da VQACH em nível municipal, a partir da avaliação das quinze ações do VIGUAGUA. Para isso irá realizar um processo de elaboração de índice constituído das etapas de seleção de variáveis, normalização das variáveis, ponderação, agregação e análise de robustez, aplicando o índice em escala piloto no município de Araruna – PB. Sendo assim, espera-se desenvolver um índice capaz de facilitar a o entendimento sobre o cenário da VQACH a nível local, inclusive indicando as possíveis falhas que haja no processo.


ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL À EROSÃO NA REGIÃO DA SERRA DE ARARUNA-PB

Docente Responsável – Prof. Dr. Alan Barbosa Cavalcanti

A degradação da paisagem natural pode prejudicar o uso dos recursos naturais renováveis pelo conjunto de processos que atuam sobre ela, podendo ser por origem natural e também por fatores antrópicos, oriundos do uso e ocupação inadequada do solo. A vulnerabilidade ambiental é o grau em que um sistema é suscetível e incapaz de lidar com os efeitos adversos da mudança do clima, inclusive variabilidade climática e os extremos. A evolução dos sistemas de informações geográficas (SIG) facilitaram a seleção e cruzamento de diferentes variáveis consideradas relevantes na análise ambiental, permitindo maior agilidade na integração de dados e na geração de resultados. Os critérios para atribuição da vulnerabilidade para os temas Geologia, Geomorfologia, Solos, Precipitação e Vegetação, foram determinados por Crepani et al., (2001), segundo o qual, para se analisar a vulnerabilidade ambiental de uma unidade de paisagem é necessário conhecer sua gênese, constituição física, forma e estágio de evolução, bem como o tipo de cobertura vegetal constituinte. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de aplicar os critérios de Crepani et al., (2001) para analisar a vulnerabilidade ambiental da região da Serra de Araruna-PB e determinar as regiões com maior e menor grau de vulnerabilidades quanto a erosão. A integração dos dados ocorrerá em ambiente SIG utilizando o software livre Qgis, envolvendo o detalhamento de cinco fatores: geologia, geomorfologia, pedologia, precipitação pluviométrica e uso e ocupação do solo. Para cálculo será utilizado a Álgebra de Mapas que denota o conjunto de operadores matemáticos, em analogia aos ambientes de álgebra e estatística, que manipulam campos geográficos sejam estes compostos por imagens, mapas temáticos ou modelos numéricos digitais do terreno.


OTIMIZAÇÃO DE DOSAGENS DE ARGAMASSAS E CONCRETOS PARA BLOCOS ESTRUTURAIS E DE VEDAÇÃO

Docente Responsável – Prof. Dr. Daniel Baracuy da Cunha Campos

Este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver um método eficaz de produção de elementos prismáticos em argamassa e concreto, utilizando resíduos minerais disponíveis na Paraíba e adições pozolânicas regionais. A pesquisa busca difundir a tecnologia de argamassas e concretos sustentáveis, reduzindo o uso de cimento e energia, e formar recursos humanos especializados na área. Serão realizados estudos para determinar a proporção ideal de resíduos a serem utilizados, avaliar a resistência mecânica dos blocos produzidos e analisar o custo-benefício do produto. A pesquisa será realizada em um laboratório na cidade de Araruna/PB e a amostra consistirá em corpos-de-prova produzidos com diferentes dosagens. Os dados serão coletados por meio de testes de resistência mecânica e inspeção visual, e serão analisados estatisticamente para verificar a viabilidade e desempenho dos protótipos em comparação com o concreto convencional.


ANÁLISE TEÓRICO EXPERIMENTAL DA SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO POR PÓ DE PEDRA NA PRODUÇÃO DE CONCRETO

Docente Responsável – Prof. Dr. Daniel Baracuy da Cunha Campos

O concreto é amplamente utilizado como material de construção em todo o mundo e aproximadamente 30% de seu volume é composto por areia. No entanto, devido às crescentes preocupações com o meio ambiente e ao gradual esgotamento das reservas naturais de areia, a extração desse recurso está se tornando cada vez mais insustentável. Diante dessa situação, a indústria da construção civil vem buscando alternativas, e uma solução encontrada é a substituição da areia natural por pó de pedra. Esta abordagem visa resolver o impasse, permitir a continuidade da produção de concreto e ao mesmo tempo reduzir a dependência da areia natural, cuja extração está se tornando inviável. Logo, este estudo tem como objetivo realizar ensaios utilizando o pó de pedra como substituto, analisando suas propriedades e vantagens quando utilizado como substituto do agregado miúdo natural na produção de concretos de cimento Portland. O objetivo principal é caracterizar o pó de pedra, avaliando suas propriedades e identificando os benefícios proporcionados por sua aplicação nesse contexto específico de produção de concreto. Para cada percentual de substituição (10%, 20%, 30%, 40%, 50%), serão rompidos 3 (três) corpos-de-prova, nas idades de cura, e comparados aos corpos de prova padrão.


ESTUDO DA APLICAÇÃO DO MICRORREVESTIMENTO NAS RODOVIAS FEDERAIS BRASILEIRAS: ETAPA REGIÃO NORTE

Docente Responsável – Profª. Drª Maria das Vitórias do Nascimento

A durabilidade e a serventia dos pavimentos estão associadas a inadequações de projeto, escolha de materiais, falhas na execução e também ausência de atividades de conservação. A manutenção preventiva prolonga a vida útil dos pavimentos. O microrrevestimento é a mistura contendo, emulsão asfáltica de ruptura controlada modificada por polímero, agregados minerais, água e aditivos, é utilizado no Brasil e no mundo nas atividades de conservação de rodovias, que ainda mantém sua capacidade estrutural preservada. Entretanto, pavimentos tratados com essa técnica, vêm apresentando problemas tais como: fissuração, baixa resistência ao cisalhamento, o que compromete a vida útil. Nesse contexto, essa pesquisa visa mensurar o emprego dessa tecnologia nas atividades de manutenção nas rodovias federais brasileiras, bem como avaliar sua performance. O estudo nesta etapa será realizado na região norte, em função das altas precipitações e elevadas temperaturas. A pesquisa será realizada com auxílio da plataforma VGEO e do portal da transparência no site do DNIT, e pesquisas de desempenho do microrrevestimento nas superintendências do DNIT dos sete estados, por meio de questionário. A partir dos resultados obtidos espera-se contribui com os gestores e executores dos serviços de conservação de rodovias na escolha consciente da técnica de manutenção, dessa maneira colaborar com emprego de matérias primas e recursos financeiros de maneira sustentável.


COMPARAÇÃO ENTRE TELHADOS VERDES E TELHADOS CONVENCIONAIS PARA USO SUSTENTÁVEL EM PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

Docente Responsável – Profª. Drª Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro

A busca por novas tecnologias e práticas ambientalmente sustentáveis visa mitigar os impactos da urbanização, que frequentemente resultam em mudanças na paisagem e nas condições ambientais urbanas (ARAÚJO, 2022). Com mais da metade da população global vivendo em áreas urbanas, a construção civil desempenha um papel central nesse cenário, destacando a importância de abordagens sustentáveis no planejamento e execução de projetos urbanos. Dentre as práticas sustentáveis, estudos têm sido realizados visando desenvolver a aplicação do telhado verde, devido às camadas estruturais de impermeabilização, drenagem, filtragem, substrato e vegetação que em conjunto proporcionam muitos benefícios. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a eficiência do telhado verde em relação aos aspectos de conforto térmico e retenção de água pluvial, a partir da execução de protótipos residenciais, sendo um com telhado convencional e outro com telhado verde. Para tanto, construiu-se os protótipos e, posteriormente, serão aferidos os parâmetros necessários para o conforto térmico. Assim, destaca-se que a aplicação do telhado verde proporciona um ambiente com características de conforto térmico e retenção de água pluvial, apresentando-se como uma alternativa viável em caráter técnico, ambiental e econômico.


GOVERNANÇA DA ÁGUA POR MEIO DA PERSPECTIVA DOS MULTIATORES EM SISTEMAS DE RECURSOS HÍDRICOS – O CASO DO COMITÊ DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO LITORAL NORTE – PARAÍBA

Docente Responsável – Profª. Drª Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro

A água é um recurso natural indispensável ao pleno desenvolvimento humano, econômico e manutenção dos serviços ecossistêmicos. As pressões sobre a água estão relacionadas ao desequilíbrio entre oferta e demanda hídrica, à poluição dos ambientes aquáticos, aos riscos de desastres relacionados à falta ou ao excesso de água (secas e cheias) e à falta de ordenamento institucional e legal para lidar com essas pressões. Tendo em vista que as crises no abastecimento de água são muitas vezes principalmente crises de governança, é necessário analisar a governança da água em diversos níveis, escalas e múltiplos atores. Esta avaliação se materializa por meio de ferramentas compostas por indicadores de governança de água. Nesse sentido, este projeto de pesquisa pretende investigar a governança da água e integração entre políticas públicas na perspectiva dos multiatores inseridos no comitê das bacias hidrográficas do Litoral Norte. Entender as interconexões entre os sistemas políticos, legais, econômicos e administrativos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos é extremamente eficaz na perspectiva da governança da água. Além disso, para alcançar uma boa governança, os sistemas de gestão de recursos hídricos devem propiciar a participação de diversos atores em diversos níveis de atuação.

LIXO DO BOM: Educação ambiental para coleta seletiva na EMEF Branca de Neve – Araruna – PB

Docente Responsável – Prof. Dr. Igor Souza Ogata

A educação ambiental é fundamental para promover sensibilização e mudanças de comportamento sobre a importância do manejo ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. Sendo assim, este projeto tem como objetivo a promoção da educação ambiental e a consolidação da prática de coleta seletiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Branca de Neve, no município de Araruna – PB, que atende crianças entre 6 e 10 anos. As ações incluem toda a comunidade escolar da instituição, na realização de atividades lúdicas alinhadas com décimo primeiro objetivo do desenvolvimento sustentável proposto pela ONU. Através de palestras, oficinas e campanhas educativas, ocorrerá a sensibilização de alunos, professores e funcionários da escola sobre a importância da separação correta dos resíduos e os impactos ambientais do descarte inadequado. Espera-se como resultado uma maior adesão a coleta seletiva na escola e o desenvolvimento de uma consciência ambiental mais sólida, contribuindo para tornar o ambiente escolar e a comunidade mais sustentáveis e resilientes. Vale a pena ressaltar que, a implementação da coleta seletiva na escola não só contribuirá para a redução da quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário, mas também estimulará a reflexão sobre o consumo consciente e a responsabilização socioambiental.


LIXO DO BOM: Educação ambiental para coleta seletiva na EMEF Professor João Moreira Soares– Araruna – PB

Docentes Responsáveis – Prof. Dr. Igor Souza Ogata e Profª. Drª Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro

Ambientes urbanos são ecossistemas propícios a problemas ambientais, o que contribui negativamente na manutenção de uma vida saudável para os seres humanos. Nesse cenário, os resíduos sólidos se apresentam como um dos principais causadores desses problemas, especialmente quando dispostos de forma inadequada. Sendo assim, este projeto de extensão tem o intuito de consolidar a coleta seletiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Moreira, localizada na cidade de Araruna – PB e que atende crianças entre 6 e 10 anos. Essa decisão se fundamenta no fato de que o ambiente escolar participa do processo de construção da personalidade e dos costumes dos cidadãos, no qual, é possível adquirir habilidades que serão usadas por toda vida, incluindo, portanto, a prática da coleta seletiva. Para isso, serão realizadas adequações na infraestrutura de manejo dos resíduos sólidos da escola, além de treinamento com funcionários e professores e atividades lúdicas de educação ambiental com os alunos, consolidando a coleta seletiva da instituição e sensibilizando a comunidade escolar a ser agente multiplicadora dessa ideia.


CAIXA DE AREIA: IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE ARARUNA/PB

Docente Responsável – Prof. Dr. Alan Barbosa Cavalcanti

Trabalhar conteúdos ligados a área de Geociências, estimula, por parte dos alunos, a intuição, o desenvolvimento da linguagem visual, apreciação de formas e estética, raciocínio e representação espacial, além da análise de eventos diretamente ligados ao meio ambiente e como esses fenômenos se estabelecem, criando assim um pensamento sustentável, visualizando fatores que podem ajudar e prejudicar o meio ambiente. A partir dessa perspectiva, este projeto, utiliza de uma tecnologia que une o mundo virtual ao mundo real, ocorrendo a inserção de objetos virtuais em ambientes físicos. A implementação dessas tecnologias em escolas públicas pode incentivar crianças e adolescentes a entrarem no ramo da ciência e futuramente contribuírem para o desenvolvimento científico, tecnológico e ambiental do país. Além disso, esse projeto busca capacitar professores e promover aulas interativas com estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas do município de Araruna/PB, permitindo que o uso da tecnologia de realidade aumentada ajude no aprimoramento da qualidade do ensino e no conteúdo das geociências. Na primeira fase será feita a revisão bibliográfica sobre o tema, melhoria da estrutura da caixa de areia, uso e calibração dos softwares e equipamentos, divulgação do projeto nas escolas da cidade e realização de aulas interativas com os alunos e professores. A segunda fase é destinada ao planejamento das atividades que serão realizadas, estudo e funcionamento da caixa de areia, bem como sobre os assuntos que serão ensinados com o seu auxílio didático. Por fim, na terceira fase, os membros da equipe visitarão as escolas do município divulgando o projeto nas salas de aula, incentivando a participação e registrando a inscrição dos interessados, e em conclusão, ocorrerão as aulas, nas quais a caixa de areia será usada como recurso didático principal.