UEPB firma parceria com instituições de Pernambuco e Ceará para fortalecer estudos em Matemática

2 de dezembro de 2021

A fim de ampliar atividades, projetos e pesquisas no âmbito da Reunião de Estudos em Didática da Matemática (Rede), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) celebrou, nesta quarta-feira (1º) um acordo de cooperação com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA). A Rede é formada por docentes dos cursos de Licenciatura em Matemática das Instituições.

A Rede, formada por professores de Licenciatura em Matemática que atuam em câmpus do interior da UEPB, UFPE, IFPE e UFCA existe há dois anos e já vinha promovendo pesquisas, eventos e parcerias conjuntamente. “A Rede nasce para proporcionar um maior intercâmbio de saberes entre as instituições”, relatou o professor José Luiz Cavalcante, professor de Matemática do Câmpus VI, em Monteiro. Os docentes possuem projetos em comum, que inclui pesquisa e formação de professores; ações como o evento virtual da Rede, previsto para o próximo dia 14 de dezembro; e um e-book em fase de edição.

O acordo de cooperação prevê a proposição de programas e projetos de pesquisa e extensão, formação e intercâmbio de recursos humanos e instalação de laboratórios multiusuário com cessão de uso de equipamentos e infraestrutura, visando à geração e à transferência de tecnologias e informações que promovam o desenvolvimento acadêmico, social e cultural das comunidades acadêmicas.

Representando a UEPB na reunião, estavam o professor Luciano Albino, chefe de Gabinete da Reitoria; e o professor José Luiz Cavalcante, que faz parte da Rede. Participantes da reunião, que ocorreu de modo virtual, reforçaram a necessidade de união entre as instituições públicas de ensino superior.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Reprodução Sala Virtual