Pós em Ensino de Ciências e Matemática promove encontro sobre pesquisa em contextos adversos

19 de agosto de 2021

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promovem de 16 a 19 de novembro, o 25º Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM). O EBRAPEM é um evento de dimensão nacional, anualmente organizado por alunos de pós-graduação em Educação Matemática de diversas instituições do Brasil, e este ano terá como tema “Educação Matemática: pesquisa, diálogos e saberes em contextos adversos”.

Neste ano, sendo organizado por alunos dos mestrados profissional e acadêmico, bem como do doutorado profissional e do acadêmico (RENOEN) do PPGECEM, o evento contará com apresentações de pesquisas de mestrado/doutorado em Educação Matemática, palestras e mesas redonda, com a participação de professores de várias universidades brasileiras, e até mesmos estrangeiras. Em razão da pandemia, e mesmo com o andamento da vacinação contra a Covid-19, o EBRAPEM será realizado no formato on-line, resgatando temas pertinentes para debates em Educação Matemática.

A programação do 25.º EBRAPEM contemplará cinco mesas redondas, intituladas, “Educação Matemática: pesquisa, diálogos e saberes em contextos adversos; “Tessituras entre pesquisa e sala de aula em educação matemática”; “ Programas profissionais em educação matemática: produção científica e práticas docentes”; “Educação Matemática no mundo pós-pandemia: perspectivas críticas”; e “Perspectivas plurais críticas e pós-críticas em Educação Matemática”.

Além das mesas, também ocorrerão palestras, contemplando os temas. “A Pesquisa em Educação Matemática e a formação de professores na contemporaneidade”; “Programas profissionais em educação matemática: produção científica e práticas docentes” e “Educação Matemática no mundo pós-pandemia: perspectivas críticas”.

As inscrições para alunos sócios ou não sócios da SBEM, bem como para ouvintes podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico do evento. Para saber mais detalhes sobre a programação, prazos e normas para submissão de trabalhos, entre outras informações, consulte: https://www.even3.com.br/xxvebrapem/.

Texto: Severino Lopes