26 de fevereiro de 2018

O Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GPDM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza no dia 6 de março a palestra “Integração do uso da Calculadora Científica como Recurso Didático na Prática Docente: contribuições para o desenho de aulas”, a ser ministrada pelo professor Jalman Lima, coordenador da divisão educativa da CASIO no Brasil e doutorando em Matemática pela Université Catholique de Louvain (Bélgica). O encontro começa às 14h, no Laboratório de Matemática. Estão sendo ofertadas 30 vagas para a atividade.

Esta palestra tem como objetivo propor a discussão de desenhos de planos de aulas com uso da calculadora no ensino da Matemática para o Ensino Médio. Segundo a coordenação do Grupo de Pesquisa, um dos pontos mais controversos em educação tecnológica para entrar em sala de aula tem sido a calculadora. Por isso muitos países adotaram, no passado, calculadoras científicas ou gráficas em seus exames nacionais. Todavia, o seu uso não está longe de atingir unanimidade entre os professores do Ensino Médio. Assim, o objetivo será mostrar os potenciais da calculadora, bem como o planejamento de atividades para sala de aula.

O Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática da UEPB está em andamento há mais de um ano e regularmente vem promovendo atividades acadêmicas voltadas ao desenvolvimento dos alunos e formação complementar de professores da área de Matemática. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail katiamedeirosuepb@gmail.com.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Palestra do Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática abordará uso da calculadora científica como recurso didático apareceu primeiro em UEPB.