Instituto da Empresa Junior de Estatística da UEPB registra índices mais precisos das eleições em CG

4 de outubro de 2016

As eleições municipais de Campina Grande revelaram um novo e promissor instituto de pesquisa da cidade: o Open Data Analysis, oriundo da Empresa Junior de Estatística da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que registrou os índices estatísticos mais precisos do pleito em pesquisa realizada para verificar a preferência do eleitorado na Rainha da Borborema. Formado por professores e estudantes, o instituto praticamente cravou o resultado das eleições para prefeito e vereadores, realizadas no último domingo (2).

Os números levantados pelo Open Data foram os que mais se aproximaram do resultado das urnas divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), entre os institutos que realizaram pesquisa eleitoral na cidade. Segundo os dados da pesquisa, o prefeito Romero Rodrigues seria reeleito com 63,3%. Nas urnas, ele obteve 62,8% dos votos válidos, uma diferença de apenas 0,5% entre os números da pesquisa e o resultado oficial. A pesquisa também colocou Veneziano Vital do Rêgo em segundo lugar, com 25,5% da intenção de votos, e o candidato obteve 24,3% dos votos válidos, uma diferença de apenas 1,2%.

A pesquisa do Open Data Analysis veiculada na Rádio Campina FM também cravou o nome do vereador mais votado na cidade, o novato Renan Maracajá. Dos 16 nomes apontados pelo instituto da Empresa Junior de Estatística da UEPB, 12 conquistaram o mandato no legislativo campinense. Os outros quatro que constavam na lista dos mais votados na pesquisa registraram votação expressiva, mas não conseguiram se eleger devido a legenda partidária.

Ao todo, 1.600 pessoas foram entrevistas por 22 estudantes do curso de Estatística, dos quais 16 ligados a Empresa Junior. A consulta foi feita em vários bairros da cidade. O Open Data Analysis é uma Empresa Junior recriada em 2015 por iniciativa dos professores Ricardo Alves de Olinda e Tiago Almeida de Oliveira. Idealizador do projeto, professor Ricardo destacou que o Open Data Analysis utilizou os mesmos critérios de amostragens usados durante o curso e ressaltou que a pesquisa não teve cunho comercial, mas científico, o que atesta ainda mais a sua credibilidade. Para fazer a amostragem, os estudantes recorreram a um software estatístico gratuito que também é usado no curso.

Esta foi a primeira pequisa realizada pelo Open Data, mas a empresa já realizou outros trabalhos como realização de minicursos. A Open Data Analysis Júnior (ODA – Jr.) foi fundada em 2015, é uma associação civil sem fins lucrativos constituída e gerenciada por estudantes do curso de Estatística da Universidade Estadual da Paraíba. Com autonomia administrativa, financeira e disciplinar, a ODA – Jr. tem por finalidade aplicar a teoria ministrada em sala de aula, prestando serviços de alta qualidade, como consultoria, cursos e pesquisas a um custo reduzido para comunidade acadêmica, empresários, empresas públicas e privadas. Estas atividades são desenvolvidas com acompanhamento e orientação de professores e profissionais especializados, promovendo a excelência na preparação e no estímulo da formação profissional.

A equipe é composta por 15 alunos do curso de Bacharelado em Estatística de UEPB, supervisionada diretamente pelos professores Tiago Almeida de Oliveira (coordenador do curso) e Ricardo Alves de Olinda (coordenador adjunto do curso).

Texto: Severino Lopes