19 de julho de 2016

No dia 26 de julho, no Auditório do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, será realizado o 1º Seminário de Inovação de Engenharia Sanitária e Ambiental (SIESA), que busca discutir temas pertinentes aos problemas enfrentados nas questões que envolvem recursos hídricos, qualidade da água para consumo humano, transposição do Rio São Francisco e novas tecnologias utilizadas no tratamento de águas eutrofizadas, além de estimular a sociedade civil para debater questões relacionadas especialmente à crise hídrica e ambiental nos dias atuais.

As inscrições serão feitas no dia do evento. O seminário contará com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, empresas, instituições de tecnologia e sociedade civil organizada para contribuir com as discussões que o tema do evento suscita. Dentro da programação constam palestras com abordagens sobre modelos de transferências de riscos hídricos, controle operacional de abastecimento, técnicas de tratamento de água, entre outras.

Conforme os organizadores do seminário, a água é o recurso natural renovável mais abundante do planeta. A água é vital não apenas para matar a sede, mas afeta diretamente a economia, pois está nos alimentos, nas roupas, nos computadores, carros, combustíveis, celulares, e em muitos bens manufaturados. Entretanto, o recurso fundamental para a sobrevivência dos seres humanos está agonizando, mostrando seus limites para toda humanidade e hoje são diversas populações que estão enfrentando a escassez de recursos hídricos, como é o caso de Campina Grande e diversos outros municípios da Paraíba.

Segundo a professora Weruska Brasileiro, coordenadora do evento, “foi pensando nessa problemática que o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba vai promover o Seminário de Inovação de Engenharia Sanitária e Ambiental, para não apenas capacitar nossos engenheiros sanitaristas e ambientais, mas para que a sociedade também tenha ciência das questões que envolvem o abastecimento de água para consumo humano, para que possa colaborar com a preservação dos recursos hídricos bem como saiba lutar pela garantia da água com qualidade para todos”.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pela rede social https://www.facebook.com/ISIESA.

Texto: Leidiana Bem (Estágiaria)

Confira a programação:

SIESA---PROGRAMAÇÃO

O post Universidade Estadual da Paraíba realiza Seminário de Inovação de Engenharia Sanitária e Ambiental apareceu primeiro em UEPB.