6 de abril de 2016

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), realiza na próxima segunda-feira (11), o seminário “Tecnologia eletroquímica aplicada no tratamento de resíduos da indústria do petróleo”. O evento acontece a partir das 10h20, no bloco C do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Câmpus de Bodocongó. A palestra será do professor e pesquisador Eudesio Oliveira Vilar, alocado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Unidade Acadêmica de Engenharia Química.

Em sua exposição, o professor Eudesio mostrará como a tecnologia eletroquímica vem sendo aplicada nos últimos anos em diversos setores da indústria química, seja no controle, análise ou tratamento de efluentes em geral. Além das vantagens do baixo consumo operacional, esses processos, segundo ele, apresentam rendimento relativamente alto quando comparado aos tradicionais. Além disto, eles oferecem grandes vantagens no tratamento de efluentes diluídos ou concentrados com alta carga poluidora, como é o caso dos metais pesados e efluentes orgânicos respectivamente.

O seminário procura oferecer noções básicas da eletroquímica aplicada aos problemas de poluição ambiental, seja por agentes orgânicos ou inorgânicos. O evento é aberto à comunidade acadêmica.

Texto: Severino Lopes

O post Seminário promove discussão sobre tecnologia aplicada no tratamento de resíduos da indústria do Petróleo apareceu primeiro em UEPB.