O CCEA

[wptabs]

[wptabtitle]Equipe[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Diretores
Diretora: Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo
Diretor Adjunto: José Ginaldo de Souza Farias

Secretárias
Dinaihara Torres Fernandes de Araujo
Valéria Andrade Calado Dantas

Contatos
Telefones
(83) 3421 1475/ 3421 3251/ 3421 1447 – Ramal 200

E-mails
Direção: ccea@setor.uepb.edu.br
Diretora: carolinacoeli@servidor.uepb.edu.br
Diretor Adjunto: ginaldo@servidor.uepb.edu.br
Secretária:dinaihara@servidor.uepb.edu.br
Secretária: valeriacalado@servidor.uepb.edu.br

Redes Sociais
Facebook: Direção Ccea Campus VII
Instagram: @cceacampusvii

Atendimento
7h30 às 21h30

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Histórico[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas – CCEA

História, Avanços e Perspectivas

A instalação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na Cidade de Patos-PB se deu através da Criação do Campus VII – Governador Antônio Mariz – e do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas – CCEA, que ocorreu durante o Reitorado da Professora Marlene Alves Luna e foi parte da política de expansão universitária conquistada a partir da autonomia financeira da instituição.

Oficialmente inaugurado no dia 28 de agosto de 2006, o Campus VII – Governador Antônio Mariz – constituído pelo Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas – CCEA – da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, completa, neste ano de 2021, 15 (quinze) anos de existência. No início das suas atividades, o CCEA ocupava as instalações da antiga Escola Profissional Ministro Ernani Sátyro, localizada na Rua 5 de Agosto, no Bairro do Belo Horizonte, Patos-PB, onde, na época funcionava a Sexta Gerência Regional de Ensino. Neste local, o Campus VII funcionou até dezembro de 2008, momento em que, através de uma permuta com a Escola Normal Dom Expedito Eduardo de Oliveira e a Escola Capitão Manoel Gomes, passou a ocupar, até o presente, o prédio localizado à Rua Alfredo Lustosa Cabral, s/n, no bairro do Salgadinho, espaço antes ocupado por estas mesmas escolas. Entre agosto de 2006 e setembro de 2010, período capital à consolidação da instalação do Campus, a sua direção ficou a cargo da Professora Rochane Villarim de Almeida, responsável, à época, pela instalação da UEPB na cidade.

A implantação do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas – CCEA trouxe para o sertão do Estado cursos que, naquele momento, objetivavam atender à demanda da região: por um lado, a formação de administradores privados e gestores públicos, a partir do Curso de Bacharelado em Administração e, por outro, a formação de professores da Educação Básica, a partir dos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação.

Sob a direção da professora Rochane Villarim de Almeida, entre 2006 e 2010, a estrutura do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba se consolidou com uma estrutura composta por 14 salas de aulas, laboratórios de Química e Computação, além do projeto de criação da Biblioteca Setorial que traria, em sua homenagem, o nome do jornalista Virgílio Trindade. Durante esse período o Campus VII contou com um quadro técnico constituído por 37 professores, 18 técnicos administrativos e cerca de 1.100 alunos, matriculados nos Cursos de Licenciatura em Ciências Exatas, Bacharelado em Administração e Licenciatura em Computação.

O Curso de Ciências Exatas funcionou, até 2011, na modalidade de Licenciatura Plena, com habilitação em Química, Física e Matemática. O curso foi criado pela RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/016/2006, justificado, à época, pela carência de professores formados nessa área de conhecimento, objetivando, dessa forma minimizar a multiplicação de leigos em escolas públicas e particulares.

O Curso de Bacharelado em Administração foi criado pela RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/015/2006 com a proposta de formação profissional para as diferentes funções de gerenciamento, análise e planejamento das atividades empresariais, especialmente nas áreas de Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Informática e Gestão.

O Curso de Licenciatura em Computação foi criado através da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/017/2006. A criação do curso foi baseada nas diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação e o perfil profissional foi àquele sugerido pela Sociedade Brasileira de Informática, consubstanciado no domínio de técnicas e na formação profissional didático-pedagógica.

Em 2011, agora com 05 anos de existência e sob a direção dos Professores Odilon Avelino da Cunha e Ilauro Souza de Lima, como Diretor e Diretor Adjunto, respectivamente, o CCEA/Campus VII inaugurou a Biblioteca Setorial Professor Virgílio Trindade. Durante a gestão dos professores Odilon Avelino e Ilauro Souza, todas as salas de aula do Campus foram climatizadas, houve significativas melhorias no mobiliário do Campus com a aquisição de novos equipamentos escolares, além da expansão do quadro de professores e funcionários e a redefinição de espaços internos na perspectiva de otimizar e dinamizar o ambiente acadêmico do Campus. Em 2012, ainda sob a gestão dos professores Odilon Avelino e Ilauro Souza e objetivando a adequação do Campus e dos Cursos às necessidades de formação profissional prevalecentes naquele contexto, houve o desmembramento do Curso Licenciatura de Ciências Exatas, nos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. Esse desmembramento resultou da RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/035/2011, que criou os Cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.

Em 2013, agora já no segundo mandato do Professor Odilon Avelino da Cunha como Diretor e tendo como Diretora Adjunta a Professora Cheyenne Ribeiro Guedes Isidro Abilio, o Curso de Licenciatura em Computação foi transformado no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, atendendo às exigências, à época, da nova configuração do mercado profissional da área. No início de 2014, objetivando atenuar os problemas de espaço físico, em função falta de salas de aulas suficientes para o desenvolvimento das atividades dos diversos cursos em funcionamento, foi estabelecido o entre a UEPB e o Governo do Estado o Termo de Cessão de Uso Gratuito de Bem Imóvel onde, a partir deste, o Campus VII passou a utilizar 05 salas de aula da Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa (PREMEM), localizada ao lado do prédio onde, atualmente, se desenvolvem as aulas e atividades gerais de graduação do CCEA. Entre os anos de 2013 e 2014 houve um importante conjunto de melhorias entre as quais destaca-se: a instalação de aparelhos de datashow, novos quadros de vidro nas salas de aula, implantação de grupos de pesquisa, reorganização de espaços e rotinas administrativas, etc., todos objetivando visando à melhoria das ações desenvolvidas no Campus.

Entre 2015 e 2016, sob a gestão da Professora Cheyenne Ribeiro Guedes Isidro Abilio como Diretora e da Professora Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva, como Diretora Adjunta, foi realizado um conjunto de ações que resultaram na organização do estacionamento, no plantio de árvores, objetivando uma melhor arborização do Campus, na climatização das salas cedidas temporariamente pela Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa (PREMEM), propiciando um maior conforto térmico aos Professores, Alunos e Funcionários. Ainda durante a gestão das Professoras Cheyenne Ribeiro e Lidiane Campêlo, houve a construção do novo Centro de Vivências do Campus, um espaço equipado com ambientes para fotocopiadoras e lanchonetes, além do Espaço (praça) de Vivência dos estudantes.

Entre agosto de 2016 e agosto de 2018 o Campus VII esteve sob a gestão dos Professores Adriano Homero Vital Pereira e Odilon Avelino da Cunha, Diretor e Diretor Adjunto, respectivamente. Durante esta gestão, uma série de atividades foi realizada com o objetivo fundamental de resolver os problemas de espaço físico e infraestrutura do Campus entre as quais destacam-se: a construção de 05 (cinco) salas de aulas, cada uma delas com capacidade para 35 lugares; a construção do Auditório Celso Furtado, com capacidade para 250 lugares, representando, hoje, o segundo maior Auditório existente na Cidade de Patos-PB; construção do Quiosque Universitário, mais um novo Espaço de Vivência para os Estudantes, equipado com mobiliário e ponto de acesso à Rede; Reforma estrutural da Secretaria da Direção do Centro; Melhorias na infraestrutura da Coordenadoria Setorial da Tecnologia da Informação – CTIC/Setorial Campus VII; Climatização do ambiente de recepção do Campus; Instalação de Quadros de Vidro nos laboratórios do Campus; Melhorias na infraestruturas das Salas  de Aula de Aula; Melhorias no Sistema de Climatização do Campus (troca e substituição de equipamentos); Construção da nova Biblioteca Setorial Campus VII Professor Virgílio Trindade; Ampliação da Rede de Baixa Tensão do Campus VII a partir da instalação da Subestação de 300 KVA; Instalação de uma serralharia para conserto de equipamentos e mobiliários; Aquisição de 01 (uma) Betoneira; Instalação física do Laboratório de Ótica do Curso de Licenciatura em Física; Contratação de 01 (um) Técnico em Laboratório de Física, demanda histórica do Campus e do Curso de Licenciatura em Física desde a sua instituição; Aquisição de 01 (uma) Motocicleta 160 Cilindradas; Instituição do Núcleo de Arte e Cultura do Campus VII; Aquisição de 10 (dez) violões para o Núcleo de Arte e Cultura; Construção da Praça do Quiosque; Construção da Praça da Biblioteca; Realização do I Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de 8 Baixos da Paraíba; Realização do Curso de Iniciação à Dança de Salão e Danças Populares; Realização de diversos eventos de natureza acadêmica e cultural entre os quais se destaca o Seminário Interinstitucional de Diversidade – SEMID, O Fórum de Economia Solidária e a Feria de Economia Solidária; Reforma estrutural do espaço onde funcionava a Biblioteca, para a instalação de 02 (duas) novas Salas de Aula, cada uma com capacidade para abrigar 40 alunos; Construção em andamento de um novo Bloco de edificação que abrigará a nova os novos Laboratórios de Física (01), Matemática (01) e Computação (02); Aquisição (em andamento) de novos equipamento para os Laboratórios de Física, Matemática e Computação; Fabricação (própria e em andamento) de 60 mil tijolos intertravados para pavimentação do Pátio (estacionamento) do Campus.

Entre agosto de 2018 e dezembro de 2020 o CCEA se manteve sob a gestão dos professores Adriano Homero Vital Pereira e Odilon Avelino da Cunha, Diretor e Diretor Adjunto, respectivamente. (Em construção…).

Entre janeiro e abril de 2021 a gestão do Campus VII passou a ser realizada pelos professores Odilon Avelino da Cunha e José Ginaldo de Souza Farias, Diretor e Diretor Adjunto, respectivamente. (Em construção…).

[/wptabcontent]

[wptabtitle]Estrutura atual[/wptabtitle]
[wptabcontent]

Entre maio de 2021 e maio de 2023 o CCEA está sob a gestão da professora Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo e do professor José Ginaldo de Souza Farias, Diretora e Diretor Adjunto, respectivamente. (Em construção…).

[/wptabcontent]

[/wptabs]