Serviços Oferecidos

A ficha catalográfica é um documento que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca.

Todos os trabalhos de conclusão de curso da Universidade Estadual da Paraíba devem conter a ficha catalográfica.

As solicitações devem ser feitas exclusivamente através do SISCOBIB. O documento recebido deve ser impresso no verso da folha de rosto (para trabalhos impressos – consulte sua coordenação) e inserido após a folha de rosto na versão digital.

Trata-se de um documento de caráter obrigatório nos Trabalhos de Conclusão de Curso da UEPB. O prazo máximo para atendimento da Ficha Catalográfica é 48 horas.

Através da comutação bibliográfica nossos usuários tem acesso a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se: periódicos técnico-científicos; teses e dissertações; anais de congressos nacionais e internacionais; relatórios técnicos; partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais. Para ter acesso a Comutação, basta procurar uma de nossas bibliotecas e procurar o setor responsável.

Como forma de garantir a qualidade da produção discente e docente, as bibliotecas do SIB, por meio de seus bibliotecários, estão aptos a oferecerem o serviço de orientação normativa dos TCC’s, monografias, dissertações e teses, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT]. Clique aqui e tenha acesso a lista atualizada das Normas Brasileiras Registradas [NBRs] que estão disponíveis para os bibliotecários e para os usuários nas bibliotecas do SIB.

A Universidade Estadual da Paraíba encontra-se inserida no atual movimento de Acesso Livre e criação de Repositórios Institucionais, possibilitando a divulgação e publicização dos trabalhos de conclusão de curso de nossos graduandos. Por meio do Repositório Institucional é possível acessar os mais diversos assuntos estudados em nossa Instituição.

O empréstimo é permitido aos estudantes regularmente matriculados, professores e técnicos administrativos da UEPB que possuam cadastro na Biblioteca. Apenas os livros disponíveis no acervo geral estão disponíveis para empréstimo. O prazo de empréstimo é de 20 (vinte) dias, os materiais podem ser renovados pelo mesmo prazo até 02 (duas) vezes, desde que não possua reserva.

* Ao utilizar desse serviço, os usuários são automaticamente responsáveis pela reposição de um exemplar novo em casos de extravio ou de dano sobre as obras que estiverem sob sua guarda.

** Para que o usuário possa utilizar o serviço de empréstimo, deve manter sua situação regularizada nas bibliotecas, ou seja, não estar em débito e com o cadastro atualizado. Para cadastrar-se na Biblioteca Prof. Virgílio Trindade Monteiro, os três segmentos da comunidade universitária devem observas o seguinte:

Usuários estudantes

  • Horário individual (RDM), devidamente assinado pelo coordenador do curso;
  • Documento de identidade – original;
  • Comprovante de residência – original;

Usuários Professores

  • EfetivosContra-cheque;
  • Documento de identidade – original;
  • Comprovante de residência – original;
  • SubstitutosContrato de trabalho;
  • Documento de identidade – original;
  • Comprovante de residência – original;

Usuários Técnicos-administrativos

  • Contra-cheque;
  • Documento de identidade – original;
  • Comprovante de residência – original;
  • Os documentos acima citados serão apresentados no momento do cadastro e devolvidos imediatamente.

Instrumento que serve ao usuário na busca da informação no âmbito das bibliotecas. Dispõe de buscas por vários campos, principalmente por autor, título e assunto. O usuário deve ser orientado por um funcionário do setor para os devidos esclarecimentos de funcionamento e ordenação do mesmo.

Os bibliotecários e auxiliares estão orientados a prestar atendimento aos usuários no acesso à informação acadêmico-científica via online, bem como no uso das bibliotecas e do acervo. Clique aqui para acessar catálogo online.

A renovação pode ser feita presencialmente no balcão de empréstimo ou diretamente pelo sistema, clicando em Acervo On-line e entrando com o número da matrícula e a senha da biblioteca. O usuário tem ainda a opção de realizar a renovação através de seu celular através da versão SIABI Mobile.

A reserva pode ser feita presencialmente ou através do sistema clicando em Acervo On-line, entrando com o número da matrícula e  senha, após acessar o sistema o usuário deve fazer a busca do material desejado, a reserva só poderá ser efetuada se obedecer aos seguintes critérios:

  • Quando todos os exemplares da obra desejada estiverem emprestados;
  • A reserva obedecerá à ordem cronológica dos pedidos;
  • A obra ficará à disposição do usuário, no máximo, por 48 (quarenta e oito) horas após sua devolução. Se no fim deste período não for procurada será emprestada ao próximo da lista de reserva.

Os guarda-volumes são de uso exclusivo dos usuários da biblioteca e destinam-se à guarda de mochilas, bolsas, pastas fechadas, lanches ou similares antes de ter acesso físico à sala de estudo e acervo da biblioteca, somente enquanto o usuário estiver na biblioteca.

Confira o regulamento de utilização do guarda-volume:

  • Ao entrar na Biblioteca, todos os usuários deverão guardar seus pertences como pastas, sacolas, bolsas, mochilas e similares;
  • O guarda-volumes destina-se exclusivamente para guardar pertences dos usuários durante a permanência deste na Biblioteca;
  • O usuário deverá solicitar as chaves dos guarda-volumes ao funcionário, assinar o formulário de controle de chave, guardar seus pertences no guarda volumes e, ao sair da Biblioteca, retirar todo seu material e devolver a chave;
  • A chave do escaninho é de responsabilidade do usuário, ficando em sua posse durante a permanência na biblioteca, não sendo a Biblioteca responsável por valores ou objetos lá deixados;
  • A utilização indevida do guarda-volumes tais como o uso pessoal para outra finalidade sem que seja na biblioteca, pode acarretar em pagamento de multa no valor de R$5,00 (por dia);
  • Pelo extravio ou quebra da chave / chaveiro do guarda-volumes, o usuário se responsabilizará quanto aos serviços de chaveiro ou pagamento de multa no valor de R$5,00 para que seja feito a reposição do material;
  • O usuário que sair da Biblioteca, por qualquer motivo, deverá retirar seu material do guarda-volumes e devolver as chaves na recepção.

Coleção que visa a dar suporte aos usuários no tocante ao uso de obras de referências, nas quais se destacam: dicionários, enciclopédias, guias, anuários, repertórios bibliográficos, catálogos, bibliografias e almanaques. As obras têm um “R” acima do número de chamada para melhor identificá-las. Essas obras têm localização física especial e não podem ser emprestadas, só consultadas no recinto da biblioteca.

Coleção composta por um exemplar de cada título de grande procura no acervo das bibliotecas. A circulação desse material fica restrita e controlada, no âmbito das bibliotecas. Os livros pertencentes a essa coleção estão sinalizados com adesivos nas cores vermelho e amarelo e estão dispostas em um local distinto das outras coleções.

Disponibilizamos visitas dirigidas como uma salutar possibilidade de interação entre os que formam os três segmentos da UEPB e a biblioteca, em especial, os nossos alunos, no sentido de esclarecer o papel dessa unidade de informação na construção do conhecimento. Para solicitar esse serviço, qualquer pessoa vinculada a UEPB encaminhará uma solicitação à biblioteca, através do seguinte e-mail: biblioteca.campus7@uepb.edu.br.

Contamos com um acervo de periódicos nacionais e estrangeiros que compreendem principalmente as áreas de Administração, Física, Química e Matemática. Dispomos de alguns títulos com conteúdos em várias áreas do conhecimento. Os periódicos estão disponibilizados para consulta local, ou para retirada por um curto espaço de tempo para fotocópias, bastando a apresentação de documento com foto até a devolução do material.

O nosso acervo conta com o Setor de Coleções Especiais, que abrigam os Trabalhos de Conclusão de Curso [TCC], e relatórios de pesquisa defendidos no âmbito do Campus VII da UEPB, seja na Graduação com na Pós-Graduação, produção intelectual que vem contribuindo para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão da UEPB. Além de contar com materiais em suporte físico, a Biblioteca do Campus VII, disponibiliza os TCC para a comunidade acadêmica e a quem interessar por meio de Repositório Institucional (DSpace), que pode ser acessado através do link http://dspace.bc.uepb.edu.br/.