Estágio e Monitoria

Coordenação de Estágio e Monitoria

Equipe

Diogo Medeiros Nóbrega
diogomedeiros@servidor.uepb.edu.br

Rodrigo Roberto de Almeida
rodrigouepb@servidor.uepb.edu.br

SOBRE MONITORIA

Telefone: (83) 3421 1475 – Ramal 206

Sala 303 – Setor B

SOBRE ESTÁGIO

Documentos necessários:

Para formalizar o estágio junto a UEPB o aluno precisa atender os requisitos da lei 11.788/2018(Lei Geral de Estágios), e das resoluções da UEPB/CONSEPE 11/2006 (Estágios Eletivos), 001/2010 (Convalidação de Estágios), 11/2013 (Estágios Obrigatórios de Cursos de Bacharelado) e  12/2013 (Estágios Supervisionados de Cursos de Licenciatura).

A documentação pertinente tanto em bacharelado quanto licenciatura, e exigida por lei se constitui de:

  • Termo de Compromisso de Estágio: Corresponde ao contrato de estágio, onde aluno, concedente (empresa que oferta estágio mediante convênio ou iniciativa própria), e Instituição de Ensino assinam e formalizam os termos do Estágio. A UEPB tem seu modelo/padrão específico. Ocasionalmente agentes de integração como CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi) podem figurar no termo de compromisso, sendo nesse caso o modelo fornecido por estes; – Tem que ser no número de vias correspondentes as partes que assinam;
  • Plano de Estágio: Documento no qual se descrevem as atividades desenvolvidas no estágio, se especificando detalhes do estágio como vigência. –  é assinado pelo aluno, e pelos supervisores da empresa e da UEPB.
    Declaração de aceite de orientador: Declaração assinada pelo professor que supervisionará na UEPB, e pelo coordenador de estágio do curso- Só é necessária em estágios eletivos;
  • Declaração de que cursa estágio: Declaração exigida pela PROGRAD para comprovar o vinculo do aluno em caso de estágio obrigatório de bacharelado.

SOBRE MONITORIA

A monitoria na UEPB é normatizada pela RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/020/2007. Enquanto experiência pedagógica oferecida ao aluno regularmente matriculado em curso de graduação, a monitoria tem por objetivos despertar, no aluno, o interesse pela docência e promover a cooperação entre os corpos docente e discente, em benefício da qualidade do ensino de graduação, ministrado pela Instituição.

Nesse aspecto o setor coordena e centraliza todas as seleções de monitoria no centro, trabalhando na divulgação, recolhimento de inscrições, elaboração de quadro de vagas por curso, compilação de resultados detalhados e envio à PROGRAD, bem como divulgação destes.

Além disso, atua também como ponte entre a PROGRAD e suporte ao aluno e orientador durante a execução da monitoria, disponibilizando formulários, esclarecendo sobre dúvidas, recebendo documentos e encaminhando qualquer demanda referente à atividade de monitoria no centro.