Sobre

Apresentação

A Biblioteca Setorial Professor Virgílio Trindade, localizada no Campus VII, na cidade de Patos/PB, faz parte do Sistema Integrado de Biblioteca (SIB) da UEPB, e tem por objetivo difundir e estimular o acesso à informação, por meio de seu acervo voltado principalmente, para estudantes universitários, docentes e técnico-administrativos.

Inaugurada em 2011, durante as comemorações do quinto aniversário do Campus VII,  a biblioteca tem continuamente expandido seu acervo , contando atualmente com um acervo variado, com cerca de 9.000 (nove mil) exemplares, abrangendo títulos principalmente das áreas de Administração, Computação, Física e Matemática, que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do cursos do campus.

Em 2013, ano em que a UEPB completou sete anos em Patos, a Biblioteca inovou com a implementação de serviços automatizados. Após passar por processo de automação do acervo, passou a disponibilizar aos usuários, acesso remoto a base de dados contendo os títulos existentes na Biblioteca. Serviços tais como empréstimos, devoluções e renovações, são executados de forma mais ágil. De modo especial, a renovação de empréstimos de livros pode ser feita sem que o usuário necessite se fazer presente, desde que ele tenha acesso ao site da Biblioteca.

Patrono

Virgílio Trindade Monteiro homem envolvido com a cultura, escritor, compositor, professor e radialista; polivalente, atuou em vários segmentos de nossa sociedade. Filho de José Trindade Monteiro e Cecília Cavalcante Monteiro, Virgílio nasceu aos 09 dias de junho de 1940, no município de Piancó, onde cursou o primário na Escola Ademar Leite e o curso ginasial na Escola Agrotécnica Vidal de Negreiros.

Em 1958, foi tentar a sorte em João Pessoa, seqüenciando os estudos no Liceu Paraibano e no Curso Técnico em Contabilidade na Academia de Comércio Epitácio Pessoa. Paralelo às atividades educacionais passou a desenvolver funções profissionais como forma de sobrevivência, tendo como ponto de primeiro emprego o Moinho Teone e iniciando também a sua vida de homem da comunicação com uma função na Rádio Arapuan e depois na Tabajara. Com relação à imprensa escrita teve passagem pelos Jornais Correio da Paraíba e A União. No ano de 1963, aportou na cidade de Patos, passando a coordenar o Departamento de Jornalismo da Rádio Espinharas e assumindo emprego no Banco do Estado da Paraíba, em 1965. Nessa instituição financeira, permaneceu apenas um ano, quando decidiu instalar o seu próprio escritório de contabilidade, enquanto que na Rádio Espinharas permanece até os dias atuais, inclusive tendo estado uma temporada no Sistema Itatiunga de Comunicação. Virgílio Trindade teve em Patos uma participação fundamental no futebol. Na condição de técnico dirigiu o Nacional Atlético Clube, entre 1966 a 1985, período em que o time viveu suas maiores façanhas, inclusive na conquista do Vice-Campeonato paraibano em 1978, oportunidade em que foi eleito o “Técnico do Ano”, entre os demais do Estado. Comandou também a Sociedade Esportiva São Sebastião, o Esporte Clube de Patos e o Treze de Campina Grande. Como homem notadamente polivalente, conseguiu grande destaque no campo musical, na condição de compositor, com a autoria de quase 50 músicas, três das quais gravadas por Pinto do Acordeon, como parceiro. Participou de todos os festivais de músicas realizados na Capital do Sertão e como cantor integrou vários grupos musicais, a exemplo do VAZ-7 e Ataulfo Alves, a partir da década de 60.

Na Política local foi vereador no período de 1977 a 1982; Vice-Prefeito de 1983 a 1988, tendo assumido a titularidade do Executivo Municipal durante 44 dias. Virgílio também presidiu o PPS no período de 1992 a 2001. Bacharelado em Ciências Econômicas pela Fundação Francisco Mascarenhas, com especialidade em Teoria Econômica, Virgílio Trindade passou a ser professor da referida instituição de ensino superior, tendo atuado nas seguintes disciplinas: Moedas e Bancos; Economia Agrícola, Economia Internacional; Historia do Pensamento Econômico; Economia do Setor Público, Desenvolvimento Sócio-Econômico e Contabilidade Social. Vivendo intensamente esta relação com a cultura deixou marcas na vida da sociedade patoense, de forma que hoje não se pode falar em Patos sem relatar Virgilio e sua contribuição.