Graduação

Turno: Diurno/ Noturno

Duração:

  • Diurno – Mínimo: 8 semestres / Máximo: 12 semestres
  • Noturno – Mínimo: 9 semestres / Máximo: 14 semestres

Código do Curso: 114756

Coordenador: Odilon Avelino da Cunha

Coordenadora adjunta: Simone Costa Silva

Secretária: Flávia Bertoldo Ferreira

Endereço: Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, Salgadinho – Patos/ PB CEP: 58.706-560

Telefone: (83) 3421 1475 – Ramal 204

E-mails:

  • Coordenação: coord.administracao.ccea@setor.uepb.edu.br
  • Coordenador: odilonavelino@servidor.uepb.edu.br
  • Coordenadora adjunta: monyadm@servidor.uepb.edu.br
  • Secretária: flavia12@servidor.uepb.edu.br

Sitehttps://www.facebook.com/groups/admuepbpatos

Modalidade: Bacharelado

Regime acadêmico: Seriado semestral

Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/015/2006

Breve resumo do curso:

A UEPB oferece um curso de Administração no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas – CCEA em Patos/PB que forma profissionais para as diferentes funções de controle, análise e planejamento tanto no setor privado, quanto no setor público. A evolução da matrícula no Curso de Administração da UEPB ao longo de sua história é significativa, com os egressos atuando no mercado de trabalho, especialmente nas áreas de Finanças, Marketing, Gestão de Pessoas, Informática e Gestão, atendendo não somente às necessidades do mercado, mas procurando estar sempre com a atenção voltada para o desenvolvimento da sociedade, incorporando os avanços da ciência em sua ação.

Ensino, Pesquisa e Extensão:

Conforme Resolução UEPB/CONSEPE/13/2005, em seu art. 15, “A operacionalização curricular será feita através do ensino, da pesquisa e da extensão, de modo a favorecer a integração entre teoria e prática”. De acordo com o parágrafo único, “ Para facilitar a operacionalização curricular, cada curso deverá definir, pelo menos, 03 (três) linhas de pesquisa e extensão”. Portanto, com o intuito de dá suporte às atividades teóricas e práticas da pesquisa o curso conta com as seguintes Linhas de Pesquisa:

  • Gestão Empresarial;
  • Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas
  • Métricas e Desenvolvimento Econômico.

Formação profissional:

O mercado de trabalho atual exige muito mais do profissional do que no século passado. Os cursos de administração precisam buscar o constante desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. Nesse foco, a formação assume a missão de capacitar indivíduos para que tenham condições de disponibilizar durante seu desempenho profissional os atributos adquiridos na vida social, escolar, pessoal e laboral, preparando-os para lidar com a incerteza, com a flexibilidade e com a rapidez na resolução de problemas. Com base nesse contexto, o profissional de Administração egresso terá uma formação humanística que possibilitará uma compreensão do meio social, político, econômico e cultural em que ele vive, tornando-o capaz de tomar decisões em um mundo globalizado. Além disso, terá uma formação técnica e científica para gerenciar os diversos tipos de organizações e desenvolver atividades específicas da prática profissional, com o intuito de atender as necessidades regionais, nacionais e mundiais.

Campo de atuação profissional:

Tendo em vista que o Curso de Administração da UEPB se propõe a oferecer uma formação de caráter generalista especializada, o profissional egresso do mesmo, ao ingressar no mercado de trabalho, poderá atuar nos diversos tipos de organizações, nas áreas pertinentes ao Curso. De acordo com o Conselho Federal de Administração – CFA, o formando ao ingressar no mercado de trabalho (empresas privadas e públicas, organizações filantrópicas e sociais – terceiro setor) poderá atuar em diversas áreas de conhecimento, tais como:

  • Administração Financeira
  • Administração de Materiais
  • Administração Pública
  • Administração Mercadológica
  • Administração de Produção
  • Gestão de Pessoas
  • Orçamento
  • Organização, Sistemas e Métodos
  • Campos Conexos (Administração de Consórcio; Administração de Comercio Exterior; Gestão Hospitalar; Administração de Condomínios; Administração de Imóveis; Administração de Processamento de Dados/Informática; Agronegócio; Factoring; Turismo; Desenvolvimento Sustentável).

Acesse o PPC do curso aqui.

Turno: Diurno/ Noturno

Duração:

  • Diurno – Mínimo: 8 semestres / Máximo: 12 semestres
  • Noturno – Mínimo: 9 semestres / Máximo: 13 semestres

Coordenador: Jucelio Soares dos Santos

Coordenador adjunto: Janderson Jason Barbosa de Araújo

Secretário: Damião Rodrigues de Sousa

Endereço: Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, Salgadinho – Patos/ PB CEP: 58.706-560

Telefone: (83) 3421 1475 – Ramal 205

E-mails:

  • Coordenação: coord.computacao.ccea@setor.uepb.edu.br
  • Coordenador: jucelio@servidor.uepb.edu.br
  • Coordenador adjunto: janderson@servidor.uepb.edu.br
  • Secretário: damiao@servidor.uepb.edu.br

Site:

Modalidade: Bacharelado

Regime acadêmico: Seriado semestral

Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/029/2013

Breve resumo do curso:

Breve resumo do curso:

Desde meados dos anos 50 as tecnologias associadas à computação têm sido cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, afetando o modo de vida de todos os indivíduos. Essa influência é significativa tanto na presença de novos hardwares, aparelhos que utilizamos, quanto no software, os programas feitos para automatizar todo tipo de tarefa.

A Ciência da Computação destaca-se pela sua característica multidisciplinar, uma vez que se faz presente em diversas áreas de conhecimento, devido à popularização do uso do computador e outros dispositivos como apoio para a realização de atividades diversas. Por isso é de fundamental importância para uma universidade o oferecimento do curso de Ciência da Computação, não só para a formação de mão de obra qualificada tendo a computação como área fim, mas para a construção de saber para a utilização da computação como área meio, dando suporte a outras áreas.

Deste modo, o Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba, localizado na cidade de Patos, mostra-se propício ao oferecimento do curso de Ciência da Computação pelo fato de que não há, na região, outro curso superior público na área. Como o sertão tem apresentado altos índices de desenvolvimento, é notória a demanda do mercado local por profissionais capazes de desenvolver programas de apoio a seus negócios.

O profissional egresso do curso de Ciência da Computação apresenta a capacidade não só de desenvolver software, mas de criar e gerenciar projetos de computação, o que pode aquecer o mercado através da criação de empresas ou do provimento de serviços.

Perfil profissional:

O perfil do profissional formado é o de um cientista de computação. Este deve reunir conhecimentos básicos para a aplicação da ciência e da tecnologia, para o desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento científico, possuir atuação profissional voltada para a qualidade, o compromisso social, compromisso organizacional e a ética. O Bacharel em Ciência da Computação terá base interdisciplinar e tecnologicamente generalista, mas com possibilidade de especialização em alguma área de sua escolha, o que permite grande flexibilidade de atuação em várias áreas do conhecimento que requerem o domínio de técnicas computacionais. Deverão possuir capacidade de raciocínio lógico e abstrato, compreender e aplicar conceitos, princípios e práticas essenciais no contexto de cenários bem definidos, mostrando discernimento na seleção e aplicação de técnicas e ferramentas. Dentre outras coisas, este profissional é capaz de projetar, implementar, implantar, manter e operar ambientes computacionais para solucionar problemas nas diversas áreas de aplicação do curso, com sólido embasamento científico-tecnológico.

Visando o exercício profissional em Computação, em âmbito regional e nacional, o egresso do curso de bacharelado em Ciência da Computação deverá ser capaz de: Projetar e construir modelos computacionais para aplicações de naturezas diversas;

  • Oferecer suporte e gerenciamento no setor tecnológico;
  • Desenvolver aplicações para redes de computadores;
  • Racionalização, seleção e administração de recursos de hardware;
  • Desenvolvimento de interfaces e aplicativos para automação;
  • Administração de Bancos de Dados;
  • Gerência em Informática, desenvolvendo atividades de planejamento e
  • execução de tarefas pertinentes à área;
  • Desenvolvimento de sistemas aplicativos comerciais ou científicos;
  • Pesquisa de novos modelos computacionais;
  • Pesquisa em áreas afins à computação.

Campo de atuação profissional:

O mercado de trabalho para o profissional de Ciência da Computação é um dos mais carentes e promissores. Visto que, a necessidade por profissionais especializados e de pesquisadores de novas tecnologias na área cresce diariamente nas empresas interessadas em aplicar a tecnologia da informação como instrumento para automação do seu processo organizacional. Assim, o Bacharel em Ciência da Computação pode exercer diversas funções em empresas que utilizem tecnologia da informação, tais como empreendedor, consultor, coordenador de equipe, membro de equipe ou pesquisador. Dentro destas funções os formandos podem atuar em cargos como engenheiro de software, programador, desenvolvedor, analista de sistema, gerente de projetos, engenheiro de redes, gerente de redes, auditor de sistemas e várias outras denominações de cargos e funções.

Além da inserção no mercado de trabalho, o aluno egresso tem a possibilidade de seguir seu estudo em um curso de pós-graduação, tanto Lato-Sensu quanto – Especialização, quanto Stricto-Sensu – Mestrado e Doutorado.

Acesse o PPC do curso aqui.

Turno: Diurno/Noturno

Duração:

  • Diurno – Mínimo: 8 semestres / Máximo: 12 semestres
  • Noturno – Mínimo: 9 semestres / Máximo: 13 semestres

Coordenador: Marcelo da Silva Vieira

Coordenador adjunto: Messias de Brito Cruz

Secretária: Josefa Thayamma Andrade dos Santos

Endereço: Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, Salgadinho – Patos/ PB CEP: 58.706-560

Telefone: (83) 3421 1475 – Ramal 220

E-mails:

  • Coordenação: coord.fisica.ccea@setor.uepb.edu.br
  • Coordenador: marcelovieira@servidor.uepb.edu.br
  • Coordenador adjunto: messiasdebritocruz@servidor.uepb.edu.br
  • Secretária: thayamma@servidor.uepb.edu.br

Sitehttps://www.facebook.com/groups/461835683933262/

Modalidade: Licenciatura

Regime acadêmico: Seriado semestral

Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/035/2011

Breve resumo do curso:

O Curso de Licenciatura Plena em Física, de acordo com as Diretrizes Curriculares, tem como objetivo principal; preparar profissionais que se “dediquem à formação e à disseminação do saber científico nas diferentes instâncias sociais”; através das diversas formas de atuação, tais como no ensino médio e fundamental, escolas técnicas e universidades, permitindo uma educação científica contemporânea, de modo que proporcione ao estudante condições de dar prosseguimento a sua formação. Especificamente, objetiva-se:

  • Abordar e tratar problemas novos e tradicionais, apoiado em conhecimentos sólidos de Física;
  • Organizar as atividades instrucionais e planejar os conteúdos de um curso de Física;
  • Localizar e dar significados às dificuldades conceituais e operacionais de seus alunos;
  • Refletir sobre sua prática docente, procurando explicar e relacionar as razões de seu comportamento e do desempenho dos seus alunos, identificar sua postura, além da capacidade de diálogo nas diferentes instâncias de atuação
  • Programar, sustentar e renovar suas atualizações didática, cultural e científica.

Perfil profissional:

O físico-educador deve ser portador de amplo conhecimento científico e educacional, que o capacite a difundir o saber científico, focalizado na ciência para a apresentação da Física, como uma atividade humana e como instrumento que auxilie o aluno na compreensão-transformação do mundo em que vive, assim como, seja possuidor de pleno domínio e compreensão da realidade, devendo ainda, localizar e dar significados às dificuldades conceituais e operacionais de seus alunos. Também é função deste profissional, usar conhecimentos sólidos de Física na abordagem de problemas tradicionais e atuais que possibilitem a compreensão de que o conhecimento científico é uma construção e não tem um fim em si só. O físico-educador deve ser capaz de planejar e organizar um curso de Física, que envolva atividades teóricas e práticas que possibilite á disseminação do saber científico centrado na ciência. Ele deve também ser capaz de refletir sobre sua própria prática docente, sobre sua interação com alunos e ser capaz de mudar práticas e atitudes, quando achar necessário. Por outro lado, deseja-se a sua atuação crítica, reflexiva e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos sócio-econômicos, ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade atual.

Campo de atuação profissional:

O físico-educador tem como campo de atuação principal o exercício da docência no ensino escolar formal básico, abrangendo o ensino fundamental e médio, mas também pode atuar no ensino profissionalizante e superior. No entanto, conforme, o artigo 66 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 2001), a preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente, em programas de mestrado e doutorado. Pode ainda, atuar noutras formas de ensino, como é o caso de cursos específicos, programas especiais de educação e similares. O trabalho desenvolvido por este profissional no âmbito educacional, pode se dar: em sala de aula, laboratório, encontros pedagógicos; desenvolvimento de projetos político-pedagógicos, participação em equipes técnicas/pedagógicas multidisciplinares; podendo ainda ser requisitado pelas mais diversas instituições de ensino básico, para apresentar seminários, palestras, etc., objetivando a integração de novos saberes.

Acesse o PPC do curso aqui.

Turno: Diurno/Noturno

Duração:

  • Diurno – Mínimo: 8 semestres / Máximo: 12 semestres
  • Noturno – Mínimo: 9 semestres / Máximo: 13 semestres

Coordenador: Arlandson Matheus Silva Oliveira

Coordenador adjunto: Ademir Benteus Pampu

Secretária: Débora Martins Farias

Endereço: Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, Salgadinho – Patos /PB CEP: 58.706-560

Telefone: (83) 3421 1475 – Ramal 210

E-mails:

  • Coordenação: coord.matematica.ccea@setor.uepb.edu.br
  • Coordenador: arlandsonm@servidor.uepb.edu.br
  • Coordenador adjunto: ademir@servidor.uepb.edu.br
  • Secretária: debora@servidor.uepb.edu.br

Sitehttps://www.facebook.com/groups/336419066423625/

Modalidade: Licenciatura

Regime acadêmico: Seriado semestral

Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/035/2011

Breve resumo do curso:

Em 2006 a UEPB passou a implementar um plano de expansão para pólos regionais de desenvolvimento estadual. Tal expansão levou em consideração tanto a importância para a sociedade paraibana da criação de novas oportunidades de formação em nível superior, mediante a oferta de vagas públicas e gratuitas, como a política de Educação do Governo Estadual, definida no Plano Estadual de Educação, a qual contempla a expansão do ensino superior como ação complementar para o desenvolvimento educacional do Estado. Dentro desse plano de expansão o Conselho Universitário da Universidade Estadual da Paraíba, com a aprovação da RESOLUÇÃO/UEPB/ CONSUNI/ 035/2011, de 25 de julho de 2011, criou o Curso de Licenciatura em Matemática para funcionar no Campus Governador Antônio Mariz (Campus VII) da Instituição, localizado na cidade de Patos – PB. O novo curso está proposto para funcionar no regime Seriado Semestral, com duas entradas anuais nos turnos diurno e noturno, ofertando 30 vagas em cada entrada e em cada turno.

Ensino, Pesquisa e Extensão:

MATEMÁTICA PURA

  • Geometria Diferencial;
  • Álgebra Abstrata;
  • Análise.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • Teorias e Práticas em Educação Matemática;
  • Novas Tecnologias no Ensino Da Matemática;
  • Metodologia Matemática Aplicada a Educação de Jovens e Adultos;
  • Etnomatemática;
  • Investigação em Educação Matemática como proposta pedagógica em sala de aula.

MATEMÁTICA APLICADA

  • Modelos Estatísticos;
  • Estatística Aplicada;
  • Modelagem Matemática;
  • Matemática Aplicada a Ciências Exatas.

Formação profissional:

  • O perfil profissional desejado para caracterizar o egresso, visa contemplar uma ampla formação técnico-científica, cultural e humanística, preparando o profissional para que o mesmo tenha:
  • Autonomia intelectual, que o capacite a desenvolver uma visão histórico-social, necessária ao exercício de sua profissão, como um profissional crítico, criativo e ético, capaz de compreender e intervir na realidade e transformá-la;
  • Capacidade para estabelecer relações solidárias, cooperativas e coletivas; Possibilidade de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias e, capacidade para compreender as necessidades dos grupos sociais e comunidades com relação a problemas socioeconômicos, culturais, políticos e organizativos; Constante desenvolvimento profissional, exercendo uma prática de formação continuada e que possa empreender inovações na sua área de atuação.

Campo de atuação profissional:

O professor de Matemática deverá ter atitudes éticas, competências e habilidades necessárias ao exercício profissional, no âmbito da educação. Nesse sentido, a formação do licenciado em Matemática deverá ter como concepção norteadora, o desenvolvimento de competências gerais relacionadas ao comprometimento com os valores da sociedade democrática e à compreensão do papel da escola nessa sociedade; ao domínio dos conteúdos específicos da Matemática, do conhecimento pedagógico, assim como às competências relacionadas ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.

Com essa concepção, espera-se que o curso de Licenciatura em Matemática da UEPB/CCEA oportunize o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades específicas:

  • Analisar, criar e adaptar alternativas pedagógicas ao seu ambiente de trabalho para desenvolver habilidades de estudo independente e a criatividade dos alunos;
  • Atuar em equipes multidisciplinares e exercer liderança no encaminhamento de questões didático-pedagógicas;
  • Utilizar novas ideias, tecnologias, estratégias metodológicas e materiais de apoio, com vistas a otimização do processo de ensino-aprendizagem;
  • Compreender as principais características da Matemática, seus métodos, suas ramificações e aplicações a outras áreas do conhecimento;

Avaliar a estruturação de cursos, de conteúdos escolares, de livros-texto e outros materiais didáticos, com visão crítica do significado da Matemática e do papel social da escola, entre outras.

Acesse o PPC do curso aqui.