PROMATESC e CCEA promovem ciclo de palestras em celebração ao Dia do Pi 2026

19 de março de 2026


O Dia do Pi, celebrado em 14 de março, é uma data dedicada a uma das mais importantes constantes da Matemática. A comemoração foi criada em 1988 pelo físico Larry Shaw, no Exploratorium. A escolha do dia está relacionada à notação de datas nos Estados Unidos (3/14), que coincide com os primeiros dígitos do número π. Na mesma data, comemora-se também o Dia Internacional da Matemática, instituído pela UNESCO em 2019.

Em alusão à data, o programa de extensão PROMATESC (Matemática, Sociedade e Ensino), em parceria com a Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Exatas e Aplicadas (CCEA), realizou, na noite da última terça-feira (18/03), no Auditório Celso Furtado, um ciclo de três palestras voltadas à divulgação científica e ao fortalecimento do ensino de Matemática.

A atividade integrou a programação da “Com π tição de palestras: Comemorando o Dia do Pi, divulgando a Matemática” e contou com a participação dos avaliadores do concurso de vídeos. O evento se estendeu durante toda a noite e conferiu certificação de três horas aos participantes.

A comissão avaliadora da competição é composta pelos professores Emanuela Régia de Sousa Coelho (UEPB/CCT), José Lucas Galdino da Silva (UFCG/UAMat) e Leilyanne Silva de Morais (IFPB/Campus Cajazeiras).

O prazo para submissão de vídeos foi prorrogado até o dia 28 de março. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, que também disponibiliza o regulamento completo do concurso.

Resumo das palestras

A professora Emanuela Régia de Sousa Coelho apresentou a palestra “Algumas Aplicações da Álgebra Linear no Cálculo”, abordando relações entre conceitos da Álgebra Linear e o Cálculo Diferencial e Integral, com foco na resolução de integrais e equações diferenciais por meio de ferramentas como transformações lineares e subespaços invariantes.


Já o professor José Lucas Galdino da Silva ministrou a palestra “Da Álgebra Linear às PI-Álgebras: uma viagem em forma de convite”, propondo uma introdução acessível às ideias iniciais da teoria de PI-álgebras, a partir de conceitos básicos e exemplos didáticos.


Encerrando a programação, a professora Leilyanne Silva de Morais discutiu o uso de metodologias ativas no ensino de Matemática, destacando a importância de atividades criativas, jogos e materiais manipuláveis como estratégias para ampliar o engajamento dos estudantes.

A iniciativa reforça o compromisso institucional com a popularização da Matemática e a valorização de práticas inovadoras no ensino, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.