Ciclo de Palestras do Curso de Licenciatura em Matemática realiza palestra com tema “Gauss e o estudo das superfícies curvas”

30 de maio de 2023

Em 1827, o matemático alemão Johann Carl Friedrich Gauss publicou seu artigo Disquisitiones generales circa superficies curvae [Investigações gerais sobre superfícies curvas] com o qual inaugurou um dos mais importantes capítulos da história da Matemática: o estudo da Geometria Diferencial intrínseca das superfícies curvas.

Gauss mostrou como estudar a geometria de uma superfície tomando por referência a própria superfície, sem se preocupar com o espaço ao redor dela ou onde ela se encontra, introduziu as coordenadas curvilíneas u e v numa superfície e obteve a forma diferencial quadrática ds2=Edu2+2Fdudv+Gdv2 para o elemento de comprimento de arco ds, em termos de três funções E, F e G de u e v, o que lhe permitiu escrever equações para as curvas geodésicas. O estudo da noção de “representação esférica” de uma superfície, hoje conhecida como aplicação de Gauss, o levou a definir a “medida de curvatura” da superfície em cada um de seus pontos, hoje denominada curvatura gaussiana. Um de seus maiores resultados é o famoso Theorema Egregium [teorema notável], que afirma que a curvatura gaussiana depende somente da primeira forma fundamental (que essencialmente exprime as distâncias sobre a superfície) e é, portanto, invariante se transformarmos a superfície em outra superfície isometricamente, isto é, sem alterar distâncias sobre ela.

A edição deste mês de maio do Ciclo de Palestras 2023 do Curso de Matemática do CCEA abordará este importante marco da história da Matemática. Para isso, contaremos com a presença da Prof.ª Dr.ª Ana Paula Bispo da Silva (DF/CCT/UEPB), que ministrará a palestra intitulada Gauss e o estudo das superfícies curvas. Licenciada e mestra em Física e doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ela atua na UEPB desde 2007, onde coordena o Grupo de História da Ciência e Ensino (GHCEN); pesquisa e orienta na área de história da ciência (HC) e ensino de ciências e matemática, tanto no estudo histórico de casos internacionais, como na potencialidade da HC para a formação de professores e professoras.

Idealizado pela Coordenação e realizado por esta em parceria com o Centro Acadêmico do Curso, o evento ocorrerá na noite desta terça-feira (30/05), com início às 18h30min, no Auditório Celso Furtado, e é voltado à comunidade acadêmica do Curso de Matemática, mas todas as pessoas interessadas são bem-vindas. A quem participar será concedido certificado de 3h.

Obs.: A palestra será baseada no LIVRO “Investigações gerais sobre superfícies curvas” de Gauss: texto e análise. SILVA, Ana Paula Bispo da; MARTINS, Roberto de Andrade.

Atenciosamente,