UEPB é contemplada com demandas no Orçamento Democrático Estadual para obras de infraestrutura

27 de setembro de 2021

Como resultado da mobilização realizada durante o mês julho pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), dentro da estratégia para tentar captar recursos extra do Duodécimo para as obras de infraestrutura, a Instituição foi contemplada na lista de prioridades do Orçamento Democrático Estadual (ODE) com demandas para quatro câmpus da Universidade.

A ação, conforme enfatizou a pró-reitora de Planejamento, Pollyanna Xavier, contou com o apoio dos diretores dos Centros e resultou na inclusão de demandas do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), no Câmpus II de Lagoa Seca; Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Câmpus I de Campina Grande; Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Câmpus V de João Pessoa; e Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII de Patos. Todas as demandas estão na área de Educação do ODE.

A UEPB conseguiu angaria junto ao incentivo estadual o pedido de construção da biblioteca e laboratório, além da reforma da sede do Câmpus V; a construção de um bloco de salas de aula no Câmpus II; a construção da segunda etapa do bloco de laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), no Câmpus I; a construção do bloco de salas de aulas no Câmpus VII, de Patos; além da criação de polo universitário da UEPB no Sertão.

A pró-reitora de Planejamento enfatizou ainda que a ação de mobilização da comunidade universitária para participar da ODE contou com o apoio da assessora de planejamento, professora Marta Simone. A partir disso, criou-se uma estratégia que faz parte de um projeto de mobilização para captação de recursos extras para a infraestrutura da Universidade. “Essa lista significa que de acordo com todas as demandas solicitadas pela comunidade universitária no sistema ODE, essas tiveram a votação suficiente para serem contempladas na lista de prioridades”, explicou Pollyanna.

Agora a lista segue para ser analisada pelo governador da Paraíba, João Azevêdo, para definir quais demandas serão atendidas, conforme o orçamento do Estado. Pollyana enfatizou que a PROPLAN vai continuar trabalhando junto aos secretários para o governo destinar os recursos do ODE para as demandas contempladas na lista. “Nesse momento a articulação entre a gestão e os secretários de Educação e Planejamento continua, a fim de garantir que sejamos atendidos”, enfatizou a pró-reitora.

Foram colocadas no Planejamento Democrático pelo menos 10 demandas de cada região, sendo que a perspectiva é que pelo menos cinco sejam escolhidas e inseridas na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Texto: Severino Lopes

Texto: Severino Lopes