Biblioteca do CCEA oferta Serviço de Referência Virtual para intensificar contato com comunidade acadêmica

20 de julho de 2020

A Biblioteca Setorial Professor Virgílio Trindade, localizada no Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Patos, está ofertando ao público do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) o Serviço de Referência Virtual (SRV) como nova forma de atendimento ao usuário. Segundo Esdras Renan, bibliotecário responsável pela implantação do serviço, o SRV permite intensificar o contato dos profissionais de informação com a comunidade acadêmica e o público em geral, em um momento em que a modalidade home office é a saída para enfrentar o novo coronavírus e evitar o aumento de casos da Covid-19.

Ele esclarece que o SRV é um mecanismo pelo qual os usuários têm a possibilidade de enviar perguntas e obter respostas por meio virtual. Na Biblioteca Setorial do Câmpus de Patos, o Serviço de Referência está sendo ofertado com um diferencial: de forma on-line e simultânea pelo período de oito horas diárias. Via chat, utiliza a ferramenta gratuita JivoChat, que permite aos usuários da Biblioteca Setorial do CCEA conversar simultaneamente com os bibliotecários do setor, apresentando as mais variadas demandas de informação.

Para utilizar o serviço, os usuários devem acessar a página do SRV da Biblioteca disponível no endereço https://sites.google.com/view/biblioteca-ccea-uepb. O público pode conversar on-line com os bibliotecários, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, sendo atendido por Esdras Renan; e das 13h as 17h, com atendimento de Edmilson Eugênio. Além de utilizar o serviço de referência, os usuários podem ser orientados sobre a elaboração de trabalhos acadêmicos e tirar dúvidas relativas à aplicação de Normas da ABNT em textos técnico-científicos.

Os profissionais da Biblioteca indicarão fontes de informação confiáveis para que os usuários possam ter suas necessidades atendidas de forma satisfatória e confiável. Isso possibilitará usufruir do serviço de referência que já era ofertado presencialmente e que, agora, está sendo oferecido à distância, sem que as pessoas necessitem se comparecer à biblioteca fisicamente.

A adaptação se fez imprescindível diante da pandemia e tende a se estabelecer como nova ordem laboral para o setor. “A situação nos encaminhou a modernizar os serviços. Vale ressaltar que o projeto de implantação do serviço não gera ônus para a Instituição, o que é salutar em tempos de contenção de despesas e transferência de recursos para o combate aos efeitos do novo coronavírus”, destaca Esdras.

Texto: Colaboração Biblioteca Setorial do Câmpus VII