19 de dezembro de 2019

Concluintes dos cursos de Administração, Computação, Física e Matemática do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além do curso de Educação Física ofertado, no Câmpus VII, pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), colaram grau acadêmico na noite desta quarta-feira (18), em solenidade presidida pelo reitor em exercício da Instituição, professor Flávio Romero Guimarães.

A cerimônia foi marcada pela emoção e contou com a presença de amigos e familiares dos formandos, professores e funcionários do CCEA, que acompanharam a jornada acadêmica dos concluintes. Maria Rafaela Andrade da Nóbrega, do Curso de Matemática, foi a juramentista da solenidade, que teve, ainda, a formanda Francisca dos Santos Lopes, do Curso de Administração, como Oradora Oficial das turmas.

Francisca agradeceu a Deus e a todos que apoiaram os formandos nos diversos momentos de desafios e superações, destacando que o caminho percorrido foi difícil, mas a perseverança fez com que cada um chegasse ao momento glorioso de formatura. Ela frisou que as dificuldades não foram maiores que o desejo de realizar o sonho da conclusão do curso superior e colaborar com a sociedade, fazendo a diferença na área escolhida para formação.

“Hoje estamos juntos, celebrando. Amanhã se inicia um novo capítulo. Somos, agora, instruídos por meio da educação para assumirmos posições onde muitos se espelharão em nós. Vamos lutar como garotos e garotas para fazer um país diferente. Vamos ser profissionais éticos e humanos, vamos ser exemplo”, enfatizou a Oradora.

A professora Eunice Ferreira Carvalho, escolhida como Paraninfa Geral das turmas concluintes, fez um discurso de valorização da Educação, salientando que tudo o que conquistou na vida foi através dos livros. Ela lembrou do estímulo que recebeu do pai para estudar, desde criança, citando-o como seu grande incentivador apesar de mal saber escrever seu nome. Eunice recordou dos ensinamentos recebidos do pai, que lhe dizia: “Estude, porque o seu conhecimento ninguém tira, você leva com você”.

Eunice destacou, ainda, seu amor pela UEPB, especialmente pelo Câmpus de Patos, onde, segundo ela, criou raízes e cresceu profissionalmente. “A Universidade Estadual da Paraíba me permitiu as condições necessárias para eu explorar minhas potencialidades. Me deu estabilidade, confiança, liberdade e, assim, a convicção de que a sala de aula é o meu lugar”, frisou, concluindo suas palavras com um pedido aos formandos para que defendam a universidade pública. “Usem a luza da razão e desconfiem de quem tenta denegrir a imagem da Universidade para justificar o seu desmonte. Defendam a UEPB por ter lhes dado a oportunidade estarem aqui orgulhando seus familiares e por ter mudado a vida de tanta gente”, finalizou.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, dirigiu palavras aos concluintes reforçando que a missão da Universidade é uma grande aposta na transformação social pela Educação, formando profissionais qualificados e cidadãos críticos e eticamente comprometidos com o bem-estar humano, bem como com o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico e cultural da Paraíba. Ele salientou que são poucos os que conseguem ingressar em uma instituição pública de ensino superior e que é ainda menor o número dos que alcança a conclusão do curso, o que faz dos formandos da solenidade, vitoriosos.

Professor Adriano Homero, diretor do Câmpus VII, também parabenizou os formandos pelo momento de formatura e desejou sucesso na nova etapa que se inicia. Presidente da solenidade, o reitor em exercício da UEPB, professor Flávio Romero Guimarães, falou de sonhos e da importância de cada um seguir firme e dedicado aos seus propósitos de vida. Ele lembrou aos concluintes que o momento da Colação de Grau era o encerramento de um ciclo, mas que abria novas janelas para a formação dos agora graduados. Flávio aconselhou os concluintes a não abrirem mão de ser felizes e desejou êxito na nova caminhada que cada um vai iniciar após a graduação.

Posteriormente aos discursos foi feita a conferência do grau acadêmico aos alunos representantes das turmas. Vanine Joemilly de Oliveira recebeu o grau conferido pela professora Carolina Coeli, em nome dos seus colegas do Curso de Administração. O professor Rodrigo Alves, coordenador do Curso de Computação, conferiu o grau ao estudante Francisco Valdi de Andrade, que representou seus colegas de turma. A formanda Ana Paula Bezerra dos Santos, representou seus colegas do Curso de Física e recebeu o grau conferido pelo professor Marcelo Silva, coordenador do Curso de Física.

O coordenador do Curso de Matemática, professor José Ginaldo de Souza, conferiu o grau acadêmico ao formando Lucas Souza Guerra, representante dos seus colegas do Curso de Matemática. Diego Urbano Santos da Silva representou seus colegas da turma de Educação Física (PARFOR) e recebei o grau conferido pelo professor Odilon Avelino Cunha. A Láurea Acadêmica, conferida aos concluintes com melhor desempenho entre os formandos, foi entregue aos estudantes Keila Lucas dos Santos (Computação), Janiette Pereira da Silva (Matemática) e Francisca dos Santos Lopes (Administração).

Acesse também: UEPB solicita que concluintes 2019.2 enviem mídias e dados das turmas para atualização do Portal das Placas

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Paizinha Lemos

O post CCEA forma novos profissionais de Administração, Computação, Física, Matemática e Educação Física apareceu primeiro em UEPB.