Feira da Economia Solidária será realizada no Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba

4 de junho de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), em parceria com o Governo do Estado, Fórum Estadual de Economia Solidária e Ação Social Diocesana de Patos, promove a Feira da Economia Solidária. O evento acontece no dia 13 de junho, das 8h às 20h, no Câmpus Universitário da UEPB, em Patos.

Com o tema “Compartilhando as Trilhas do Bem Viver”, o evento constitui-se como um espaço de articulação e diálogo entre múltiplos atores sociais acerca de um modelo alternativo de empreendimento econômico autossustentável, que propicia a inclusão e o resgate da cidadania, e se contrapõe ao modelo mercantil capitalista vigorante, apontando um novo caminho para a geração de trabalho e renda, proporcionando a melhoria das condições de vida da população e a construção de regimes de bem estar social que favoreçam o desenvolvimento do país e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A feira contará com a participação de empreendedores solidários, que valorizam práticas sustentáveis e o desenvolvimento da economia local, que comercializarão produtos artesanais e alimentícios da região. Durante a feira será realizado ainda um fórum de discussão e troca de experiências com o público acerca da condução coletiva e democrática dos empreendimentos solidários, os avanços na construção de políticas de economia solidária e os desafios e limites que cercam a sua prática.

De acordo com Cidoval Morais de Sousa, professor da UEPB vinculado ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, e organizador do evento, a feira consiste em uma provocação no âmbito universitário para que se possa refletir internamente sobre as práticas acadêmicas e a intrínseca relação com a sociedade, e que este pensar incida em uma perspectiva que permita construir novas realidades socioeconômicas, políticas e culturais e nos conduza na direção de um mundo mais sustentável e justo, a partir de uma ruptura com as noções de desenvolvimento, pautadas na acumulação de bens e capital, e a impiedosa exploração dos recursos naturais.

A entrada no evento é gratuita e aberta a toda população. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone (83) 3421 1475.

 

Texto: Tatiany Escarião