Cine debate do mês de abril promove exibição do documentário brasileiro “O dia que durou 21 anos”
O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do projeto Cine Debate, realiza na próxima quarta-feira (25), às 19h, no auditório Celso Furtado, a segunda sessão de cinema do projeto com exibição comentada do documentário brasileiro “O dia que durou 21 anos”, dirigido por Camilo Tavares.
A produção cinematográfica apresenta os bastidores para efetivação do golpe de estado de 1964, que ocorreu no Brasil, revelando a influência de interesses internacionais e privados na instauração de um regime ditatorial no país durante mais de duas décadas.
Diante de um contexto de retrocessos políticos, sociais e econômicos, experienciados no atual momento histórico nacional, o documentário possibilitará enxergar como a história brasileira está marcada por retrocedências que fragilizam a democracia que, com dificuldades, ainda se luta para construir.
Desta forma, torna-se imprescindível que a comunidade acadêmica assista a exibição do documentário para amplitude dos conhecimentos históricos sobre o período e construção de uma análise crítica acerca da atual conjuntura política do país. O evento é gratuito e aberto ao público.
O projeto Cine Debate é um espaço de produção de conhecimento que associa o debate histórico a crítica cinematográfica, possibilitando a compreensão crítica e a discussão dos temas contemporâneos da realidade socioeconômica e política brasileira em perspectiva histórica colaborando, desta forma, com o processo de formação social.
A iniciativa é uma organização da Socióloga Susi Resende, professora dos Cursos de bacharelado em Administração; e Jefferson Felipe, professor do curso de Ciências da Computação.
Texto: Tatiany Escarião