Direção do CCEA informa sobre o início das inscrições para o curso “Futuro da Democracia Brasileira”

13 de março de 2018

A direção do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), informa a toda comunidade acadêmica que já estão abertas as inscrições para o curso “Futuro da Democracia Brasileira”, coordenado pelo professor Cidoval Morais de Sousa. As aulas começam no dia 19 de março, e acontecerão às segundas-feiras, das 14 às 17h, no Câmpus VII da UEPB, em Patos.

Para a atividade estão sendo oferecidas 40 vagas e o curso tem como público-alvo a comunidade acadêmica e todos os cidadãos que se interessem pelo debate em questão. A previsão é de que sejam realizados entre 15 e 18 encontros, somando uma carga horária total de 60 horas. As aulas ministradas no curso se alinham em favor da liberdade, da democracia e da justiça social, sem dispensar o rigor científico ou aderir a qualquer tipo de dogmatismo. A disciplina é facultativa e não integra a grade obrigatória de nenhum curso. No entanto, o curso poderá ser contado como extensão ou disciplina eletiva para graduação e pós-graduação.

Em conformidade com a ementa que resume o conteúdo conceitual, o curso conta com três objetivos complementares que são entender os elementos de fragilidade do sistema político brasileiro que permitiram a ruptura democrática de maio e agosto de 2016, com a deposição da presidente Dilma Rousseff; analisar o governo presidido por Michel Temer e investigar o que sua agenda de retrocesso nos direitos e restrição às liberdades diz sobre a relação entre as desigualdades sociais e o sistema político no Brasil; perscrutar os desdobramentos da crise em curso e as possibilidades de reforço da resistência popular e de restabelecimento do Estado de direito e da democracia política no Brasil.

Além de perfilar à proposta do professor Luís Felipe, da Universidade de Brasília (UnB), o curso inclui ainda três importantes questões ao programa que são o balanço das repercussões internacionais em vários setores; o debate sobre o golpe e as políticas de desenvolvimento regional/ local/ territorial e urbanas; e o debate acerca das políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com o professor Cidoval, para o curso específico a ser ministrado no câmpus de Patos, foram articulados e mobilizados pesquisadores de história, ciência política, direito, sociologia, economia política, administração pública, e tem como colaboradores os professores Dr. Antonio Guedes Rangel Junior (UEPB); Prof. Me. Adriano Homero (UEPB); Prof. Dr. Luciano Albino; Prof. Me. Gilbergues Santos Soares (UEPB); Prof. Dr. Luciano do Nascimento Silva (UEPB); Prof. Me. Hipólito de Sousa Lucena (UEPB); Hermano Nepomuceno (UFCG); Valmir Pereira (UEPB); Geraldo Medeiros (UEPB); Ivo Theis (FURB – SC); Carlos Brandão (UFRJ); João Morais de Sousa (UFRPE); Jessé Souza (UFABC), além de dois colaboradores internacionais Pedro Andrade, de Portugal; e José Esteban Castro, da Argentina.

Os interessados podem efetuar a inscrição nas secretarias dos cursos que compõem o Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas ou por meio do preenchimento do formulário online disponível no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLbGwf8oYg8Cd1rf2qj0EL4XvhaSnHtJ7OHclrqoreVd8mRA/viewform

 

Texto: Tatiany Escarião