28 de novembro de 2017

Clique para exibir o slide.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), do qual a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) faz parte, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizou no último sábado (25) o 3º Encontro de Formação de Professores (ENFOP). O evento aconteceu no Auditório Celso Furtado, no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII, em Patos, e marcou a conclusão acadêmica da terceira turma do curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR – Polo Patos.

Com o tema “Formação de professores e educação do campo: diálogos teórico-práticos”, o encontro reuniu professores e estudantes que debateram questões pertinentes à constituição de políticas educacionais efetivas voltadas para as comunidades campesinas e como essas políticas são postas em prática no cenário da atual conjuntura sociopolítica nacional. Os participantes foram recepcionados com café da manhã e desfrutaram de um momento cultural com o canto de Milena Fernandes.

A abertura solene foi coordenada pela professora Nadia Farias e contou com a presença do diretor adjunto do Câmpus VII, Odilon Avelino da Cunha; da coordenadora local do PARFOR, Eunice Ferreira Carvalho; dos professores palestrantes Edivan da Silva Nunes Júnior e Janine Dias; da representante do corpo docente do PARFOR, professora Lidiane Rodrigues; e do representante do corpo discente, Romildo Santos.

Ao dar início ao 3º ENFOP, o diretor adjunto saudou a todos e parabenizou a organização do evento pela iniciativa, destacando a importância das contribuições das atividades acadêmicas realizadas para o desenvolvimento do Câmpus VII. Odilon ressaltou o papel preponderante da educação no atual contexto do país e a relevância do debate acerca da temática proposta para o evento.

O professor aproveitou a ocasião para felicitar os alunos concluintes pelo encerramento de um importante ciclo e o início de uma nova jornada em suas vidas. Odilon finalizou parabenizando a coordenação do PARFOR, na pessoa da professora Eunice, pelo trabalho desenvolvido a frente do programa no Câmpus.

Eunice Ferreira, coordenadora do PARFOR, parabenizou os concluintes em nome da coordenadora geral do PARFOR/ UEPB, professora Rochane Villarim de Almeida, e da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Adalgisa Rasia. Ela fez um discurso emocionado sobre a trajetória acadêmica da turma concluinte e relembrou as dificuldades e desafios enfrentados por todos durante os anos de curso, ressaltando a coragem dos que encararam o desafio em busca da realização de um sonho.

A professora ansiou que, diante do contexto educacional do país, os alunos pudessem aplicar todo o conhecimento teórico e prático adquirido no curso e assim fazerem a diferença na sociedade. Eunice desejou ainda que eles conseguissem, cada vez mais, despertar a reflexão e a capacidade crítica de seus alunos no sentido de incentivar a percepção de que a educação é o único caminho para a transformação. A professora parabenizou os concluintes e finalizou com uma mensagem de otimismo e perseverança para o início de uma nova caminhada.

O ciclo de palestra começou com a arguição de Edivan da Silva, professor do Centro de Ciências Humanas e Agrárias, Câmpus IV da UEPB, situado em Catolé do Rocha, que fez uma ampla exposição sobre as práticas conservacionistas e o desenvolvimento rural sustentável. O professor falou sobre as relações socioespaciais dos lugares e do processo de construção do território, considerando fatores econômicos, sociais, políticos e culturais que fazem parte da caracterização dessa paisagem e da construção da sociedade.

A professora Janine promoveu um resgate acerca de questões sociais inerentes à cultura e à luta do povo campesino e expôs a relevância histórica de movimentos sociopolíticos em favor da valorização dos sujeitos do meio rural, incluindo indígenas e remanescentes quilombolas, e o reconhecimento da sua importância para a história do país.

Janine falou ainda sobre a atenção política voltada ao contexto rural e suas escolas, e ponderou as práticas e dinâmicas curriculares submetidas ao modelo escolar implantado nestes espaços, ressaltando a importância da implementação de politicas educacionais e práticas pedagógicas pensadas no contexto social e identitário dos povos do campo, que atendam as suas necessidades e respeitem os saberes acumulados historicamente pelos seus indivíduos para que eles se vejam, dentro deste processo, como sujeitos sociais transformadores de suas próprias histórias.

A tarde, em sessão pública nas dependências do Câmpus VII, aconteceram as defesas dos trabalhos de conclusão de curso. Cerca de trinta e três alunos da Licenciatura em Pedagogia do PARFOR, tiveram a oportunidade de demonstrar o grau de habilitação e o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica adquirida durante todo curso. A banca examinadora dos trabalhos acadêmicos foi constituída pelos professores Eunice Ferreira Carvalho, Lidiane Rodrigues, Nadia Farias, Kilmara Rodrigues, Jorge Miguel Lima e Mary Delane Gomes, também responsáveis pela organização do evento.

Texto e fotos: Tatiany Escarião

O post 3º Encontro de Formação de Professores é realizado no Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba apareceu primeiro em UEPB.