CCEA da UEPB forma novos profissionais de Administração, Ciências Exatas e Computação

29 de agosto de 2017

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) do Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Patos, realizou na noite do dia 23 de agosto a solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes 2016.2 dos cursos de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Ciências Exatas – Habilitação em Matemática e Física e de Licenciatura em Computação. A cerimônia aconteceu no Auditório Celso Furtado e foi presidida pelo pró-reitor de graduação, professor Eli Brandão. Na sessão solene, ao todo 66 alunos receberam a outorga de grau acadêmico.

A mesa solene da cerimônia foi composta pelo professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação; professor Elias Dias Coelho Neto, paraninfo geral das turmas; professor Adriano Homero Vital Pereira, diretor do CCEA; professor Odilon Avelino da Cunha, diretor adjunto do CCEA; professora Cheyenne Ribeiro, pró-reitora adjunta de Infraestrutura; professora Ayalla Cândido Freire, coordenadora do curso de Bacharelado em Administração; professor Wellington Candeia de Araújo, coordenador adjunto do curso de Licenciatura em Computação; professora Soraia Carvalho de Souza, coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Exatas; professor José Ginaldo de Souza Farias, coordenador adjunto do curso de Licenciatura em Matemática; e pelo professor Marcelo da Silva Vieira, coordenador do curso de Licenciatura em Física.

O aluno do curso de Bacharelado em Administração, Billy Jó Frazão Mota, em nome de todos os formandos e em compromisso assumido diante de todos, fez o juramento de compartilhar os saberes construídos, trabalhar por um mundo mais justo e fraterno, exercer a profissão com ética buscando ampliar a ciência e a técnica, lutar por um Brasil mais cidadão e reverenciar a UEPB em um gesto de gratidão.

Taiana Pedrosa de Arruda, do curso de Licenciatura em Física, foi a Oradora Oficial das turmas e, em seu discurso, recordou os laços criados ao longo da jornada acadêmica e agradeceu aos familiares por todo apoio, compreensão e incentivo. Aos mestres, agradeceu pelos ensinamentos, conselhos, lições de vida, provocações intelectuais e inspirações transmitidas nos anos de graduação. “Um turbilhão de emoções nos rodeia nesse instante, um misto de alívio e realização, de medo e coragem para enfrentarmos nossos desafios. Sabíamos que esse dia chegaria e que o riso e o choro estariam em nossa face, ao mesmo tempo que as palavras seriam silenciadas pela emoção. Foram anos de muito aprendizado, determinação, companheirismo e alegria”, destacou.

O paraninfo das turmas concluintes do CCEA, professor Elias Dias Coelho Neto, não escondeu a emoção e o sentimento de honra por ter sido escolhido paraninfo. Ele falou sobre a satisfação de ser lembrado pelos formandos. “Ao receber esse convite fiquei muito alegre e emocionado. Emoção genuína. Muito obrigado pela homenagem. São esses gestos que me fazem dizer com muita convicção que eu tenho muito orgulho de ser professor e sou apaixonado pelo que faço”, frisou, acrescentando que, a cada trabalho realizado, o que mais o deixa feliz é a sensação em poder contribuir de alguma forma para o crescimento pessoal e profissional dos seus alunos.

Elias deu alguns conselhos aos formandos e ressaltou a importância de cada um assumir e honrar a profissão. “É preciso encontrar aquilo pelo que se apaixonar. Seu trabalho será parte importante da sua vida e a única maneira de sentir satisfação completa é ser apaixonado pelo que vocês fazem. Um conselho que dou a vocês: nunca se acomodem. Tudo vai melhorar com o tempo. Insistam. Lembrem-se: sempre é possível aperfeiçoar seus talentos. Ao terminar essa etapa, cada um de vocês tem a plena consciência de sua missão como profissional, como ser humano, como responsável pelo desenvolvimento econômico, social e sustentável desse país”, enfatizou.

O Diretor do CCEA, professor Adriano Homero Vital Pereira, também parabenizou os formandos e discorreu sobre a importância da Universidade na atual conjuntura do país. O diretor ponderou reflexões no sentido de coletividade e abordou a importância da educação como instrumento de transformação social, instigando os formandos a reverenciarem a Universidade, reconhecendo a importância do compromisso social e a sua contribuição no desenvolvimento cultural, científico e tecnológico da Paraíba.

“Temos uma dívida moral com o Estado da Paraíba, uma dívida social com o povo paraibano. A Universidade é pública, estamos nos formando enquanto financiamento público. É importante pensar que para estarmos aqui muitas pessoas, de diferentes maneiras, financiaram esse processo de formação. Por isso é tão importante fazer questionamentos e ensinar além do conteúdo formal. Precisamos ensinar as pessoas a serem solidárias umas com as outras”, disse o professor.

O pró-reitor Eli Brandão também falou aos formandos e celebrou a importância desse momento singular e de grande alegria dos formandos e da Instituição. Eli falou também sobre a contribuição que a Universidade presta a sociedade e a incerteza no cenário atual sobre o futuro da educação pública. “Vocês são privilegiados por viverem esse momento em uma universidade pública, porque nem todos que entraram na estrada chegaram até esse momento, de modo que todos nós temos um compromisso de nos unirmos com a sociedade brasileira para defendermos princípios como democracia, cidadania e principalmente, defender a educação pública, como um direito e dever do Estado”, salientou.

Ao final da solenidade foi feita a conferência de Grau Acadêmico aos alunos formandos. Os alunos do curso de Administração foram representados por Eumara Ramos Bezerra; Jacicleide Rodrigues de Sousa representou os formandos do curso de Licenciatura em Computação; os concluintes do curso de Licenciatura em Física foram representados por Taiana Pedrosa de Arruda. A concluinte Lays Gomes de Lacerda recebeu grau acadêmico em nome dos demais formandos em Matemática e José Ramalho Holanda da Silva recebeu o grau acadêmico em nome de todos os colegas do curso de Ciências Exatas.

 

Texto: Tatiany Escarião
Fotos: Givaldo Cavalcanti